A tradicional Caminhada Outubro Rosa será realizada dia 22/10
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 1º de outubro, no auditório do Paço Municipal, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2023, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
“A Campanha está em sua 11ª edição e desde então todos os anos são realizadas diversas atividades para alertar sobre a importância da conscientização do diagnóstico precoce e orientação sobre tratamento e saúde da mulher. Agradeço a vereadora Cidinha do Oncológico, autora da Lei 16.887/2013 que garantem as atividades da campanha”, disse Lucinha Garcia, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Lucinha Garcia ressaltou, ainda, a programação do Outubro Rosa. “A Campanha segue com a realização de uma carreata no sábado, dia 7 de outubro, com concentração a partir das 8h30 e saída da Praça Itália. Já no domingo, dia 22, será realizada a tradicional Caminhada Outubro Rosa. Para pegar o ticket para depois trocar pela camiseta do evento, a pessoa precisar levar produtos de limpeza ou de higiene pessoal a partir do dia 10 de outubro na sede do Fundo Social ou no Paço Municipal, no Ambulatório Oncológico ou na Casa Amarela em Santa Eudóxia. A troca do ticket pela camiseta acontece a partir das 7h30 no dia da caminhada. A saída está programada para às 8h do Parque do Kartódromo. O percurso será feito pela avenida Trabalhador São-carlense”, destaca a presidente do FSS.
Um baile no sábado (28/10), a partir das 20h, no Clube Ítalo Brasileiro, encerra as atividades da programação do mês Outubro Rosa 2023. Para entrar no baile é necessário doar produto de higiene pessoal ou de limpeza.
A supervisora do Ambulatório Oncológico e coordenadora do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM), psicóloga Alessandra Groppa, falou da importância da detecção precoce da doença. “As chances de cura são de mais de 90%. Hoje temos 260 mulheres em tratamento de câncer de mama, tanto na parte de Radioterapia, como de Quimioterapia e as que recebem a medicação que é tomada durante cinco anos de tratamento. Percebemos todos os anos, logo após o início da campanha, que a procura por consultas e mamografias aumenta. Queremos que o assunto seja discutido entre as famílias e que sirva mesmo de alerta para a realização de exames periódicos, salvando dessa maneira muitas vidas”.
Na sequência a médica mastologista Rita de Cássia Tassinari Barini ministrou palestra de orientação sobre o tema. “A conscientização das mulheres acarreta no maior número de exames, em diagnóstico precoce e com isso na redução da mortalidade. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos”, informou a médica.
Iraides de Oliveira Leite, que por 67 foi a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, falecida em 23 de julho desse ano, aos 97 anos, foi a homenageada da 11ª edição da Campanha Outubro Rosa.
A mamografia de rastreamento, exame de rotina em mulheres para diagnóstico de câncer de mama é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.
Segundo a secretária de Saúde, Jôra Porfírio, em São Carlos são oferecidas pelo SUS mais de 900 mamografias por mês e também exames de Papanicolau (demanda livre). “De janeiro a setembro de 2023 já foram realizadas 8.405 mamografias. A solicitação para fazer o exame pode ser solicitada diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) ”, garantiu a secretária.
O Ambulatório Oncológico está localizado na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza. Os telefones para contato são 3368-4833 ou 3419-3460. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.