Ensino Médio Técnico do Senac São Carlos contempla tanto a formação técnica quanto o aprimoramento do olhar crítico para experiências pessoais e profissionais
SÃO CARLOS/SP - Mais do que aptidões tecnológicas, o relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019 destaca outros pontos importantes de aprendizado para os profissionais do futuro. As habilidades comportamentais estão em destaque, entre elas, o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional. O relatório também indica que algumas das competências mais valorizadas pelo mercado são: ética profissional, comunicação, atitude colaborativa, flexibilidade, gestão do tempo, liderança, visão holística e crítica e resiliência.
Esse olhar atento para o desenvolvimento integral dos futuros profissionais faz parte da metodologia do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Carlos. O estudante, além de concluir o ensino médio e poder iniciar uma graduação, torna-se apto a ingressar no mundo do trabalho com conhecimento em tecnologia e com características pessoais bem fomentadas, com a autoconfiança e a criatividade.
A coordenadora do Ensino Médio Técnico em Informática da unidade, Thamara Moretti Jurado, reforça que a proposta do curso vem ao encontro das novas necessidades do mercado e do mundo. “O cenário atual tem demandado uma grande quantidade de pessoas aptas a atuar na área de informática e que possuam, além do domínio técnico, visão sistêmica, capacidade de trabalhar em equipe, propor soluções e resolver problemas, dentre outras habilidades.”
Tanto essas habilidades quanto as competências valorizadas pelo mercado, conforme apontamento do Fórum Econômico Mundial de 2019, estão contempladas na proposta pedagógica do Senac para o Ensino Médio Técnico, que está organizado em áreas do conhecimento e focado em competências e projetos. Um deles é o Projeto de Vida, que trata do exercício contínuo e orientado para o planejamento de ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.
“Todas as reflexões propostas durante esse percurso de autoconhecimento contribuem para a construção de sentido e significado para a vida dos alunos, seja no universo próprio, seja na relação com os outros, bem como na definição de sonhos e metas”, diz Thamara. Já nos projetos coletivos, além da pesquisa e análise crítica, os jovens exercitam o diálogo para compor as construções. Portanto, a visão de futuro e de mundo passam por um redimensionamento, ganhando novas perspectivas e responsabilidades.
A coordenadora do curso ressalta ainda que a primeira aula de projeto do Ensino Médio Técnico parte de uma problematização que instiga os estudantes a trazerem à tona os seus sonhos, reflexões, questionamentos e olhares. “São sempre as perguntas dos jovens, bem como seus interesses e curiosidades que direcionam o trabalho de pesquisa e as etapas de desenvolvimento dos projetos.”
Nessa imersão, o estudante se torna criador de perspectivas, soluções e possibilidades inéditas, entendendo na prática, por exemplo, a relação entre conhecimento técnico-científico e a realidade na qual está inserido. “Cria-se um cidadão profissional proativo, com pensamento crítico, participativo e pesquisador. Com os projetos, trabalhamos tanto as habilidades comportamentais, que já permitem que eles se destaquem inicialmente como seres humanos melhores e conscientes de seus direitos e deveres, quanto a habilidades profissionais, que os ajudarão a enfrentar os desafios que o mundo corporativo trará”, explica Thamara.
Entre os projetos coletivos em desenvolvimento no Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Carlos estão:
- Cidacity: jogo para conscientização ambiental, no qual o personagem precisa apagar os incêndios de uma floresta enquanto resgata os animais silvestres que estão em perigo.
- Conscientiza São Carlos: tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da poluição no meio ambiente.
- Sinalização de Enchentes On-line: a proposta é melhorar a sinalização da cidade referente às enchentes.
- Instituto da Felicidade: desenvolve brinquedos por meio da coleta de lixo e reciclagem.
Novas turmas para 2021
Interessados no Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Carlos já podem entrar em contato com a instituição, por meio do Portal www.sp.senac.br/ensinomedio, para verificarem as novas turmas disponíveis para 2021. As inscrições estão abertas.
Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Bolsa de Estudo, basta acessar www.sp.senac.br/descontos.