De acordo com a professora Aline Okido, do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar e uma das coordenadoras da especialização, existe uma demanda do mercado de trabalho por enfermeiros pediatras que tenham conhecimento de documentos orientadores da atenção às crianças, assim como competências para planejar o cuidado por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), sustentada por habilidades clínicas, psicomotoras e psicossociais eficazes e efetivas. "O curso da UFSCar oferta ao enfermeiro a oportunidade de ampliar esse repertório, tanto no âmbito do conhecimento científico quanto de habilidades práticas", afirma Okido.
A docente, que divide a coordenação da especialização com outras colegas do DEnf da área de Saúde da Criança e do Adolescente - todas com ampla experiência profissional -, lembra que a filosofia do cuidado centrado na família e na criança está presente em todas as disciplinas. "Por meio das aulas, pretendemos proporcionar espaços de reflexão e aprimoramento, incorporar as tendências atuais e os avanços no conhecimento na literatura e prática clínica, além de criar condições para os estudantes elaborarem trabalhos científicos que respondam lacunas no cuidado em Enfermagem Pediátrica baseado em evidências", ressalta ela.
Dividida em quatro módulos, que abordam desde o crescimento e o desenvolvimento infantil até pesquisa científica, a pós-graduação prepara os profissionais para poderem atuar em diferentes cenários, desde o nível primário até o terciário, bem como em escolas e clínicas privadas de vacinação. As aulas começam dia 22 de janeiro, com carga horária total de 388 horas. Enfermeiros e outros profissionais que atuam ou pretendem trabalhar na área de Enfermagem Pediátrica podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar, - em www.box.ufscar.br, na qual há mais informações como disciplinas, professores e valores de investimento. Profissionais da Santa Casa de São Carlos e do Hospital Universitário (HU) da UFSCar têm desconto.