Atividades serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro
SÃO CARLOS/SP - Nos dias 29 e 30 de novembro, acontece o evento intitulado "Pensando a prática pedagógica do nosso tempo através do espaço e dos filmes". O objetivo é discutir, a partir da temática étnico-racial e dos filmes da 2ª Mostra Taturana de Cinema, a formação pedagógica na contemporaneidade, diante dos impactos - em termos de direitos - da crise humanitária sobre os grupos minoritários. A realização é do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com grupos e coletivos parceiros.
No dia 29/11, serão debatidos os filmes "Pontes sobre abismos" (2017) e "Travessia" (2017). As debatedoras serão Linderlane Pereira, pibidiana e graduanda do curso de Licenciatura em Geografia, no Campus Sorocaba da UFSCar; Thais Alves, produtora cultural, fotógrafa e integrante da Mostra Taturana de Cinema 2021; e Lourdes Carril, professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) e coordenadora do Observatório Quilombola Evamariô, também do Campus Sorocaba da Instituição.
Já no dia 30/11, a programação apresenta os filmes "Filhas de lavadeiras" (2018/2019) e "Ipa/Ipá" (2020). O debate ficará a cargo de Linderlane Pereira; Ronaldo Ramos, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo-So) do Campus Sorocaba da UFSCar e membro do Coletivo Negro Raízes; e Júlia Cordeiro, graduanda em Geografia no Campus Sorocaba da UFSCar e participante do Coletivo Negro Raízes.