Segunda turma da pós-graduação online tem início das aulas marcado para agosto
SÃO CARLOS/SP - Os remédios fitoterápicos, aqueles produzidos a partir de plantas medicinais ou de seus derivados, têm ganhado cada vez mais espaço como uma alternativa, tanto na prevenção quanto no tratamento de problemas de saúde dos brasileiros. Tradicionais, esse tipo de medicamento tem segurança e eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em cápsulas, comprimidos, pomadas, xaropes ou óleos essenciais, hoje em dia, pelo menos, 12 medicações fitoterápicas já estão incluídas na Relação Nacional de Medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para atender a uma demanda crescente por conhecimento por parte dos profissionais da saúde desse tipo de medicamento, estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso online de especialização em Fitoterapia Clínica da UFSCar. Com início das aulas em agosto de 2021, a pós-graduação aborda desde os princípios básicos em fitoterapia clínica e farmacologia até a fisiopatologia - que analisa os fenômenos que provocam alterações no corpo humano doente.
A grade curricular trata de múltiplos e inovadores mecanismos de ação dos princípios ativos naturais para tratar distúrbios em diferentes sistemas do organismo, como o Nervoso Central, Respiratório, Cardiovascular, Digestivo, Renal e Reprodutivo. Ainda são apresentados conceitos relacionados ao controle de inflamações crônicas, tratamento de feridas, dores e estresse. A formação também tem disciplinas relativas a nutrição esportiva, estética e medicina tradicional chinesa.
Promovido pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar, o curso tem aulas em um final de semana por mês, nas manhãs e tardes de um sábado e um domingo, além de outras atividades e fóruns de discussão. O formulário de inscrição, valores de investimento e mais informações podem ser encontradas no link bit.ly/cursofitoterapiaclinica