fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Maneiras de tornar o ensino remoto proveitoso e eficaz Foto: reprodução

Maneiras de tornar o ensino remoto proveitoso e eficaz

Escrito por  Set 10, 2020

Especialista do Senac São Carlos dá dicas para otimizar a rotina de estudos on-line, sem perder o foco do aprendizado

           

SÃO CARLOS/SP - Novos jeitos de pensar, agir e ampliar o conhecimento surgiram com a pandemia, modificando práticas e costumes. Na área da educação, proporcionar a aprendizagem remota foi a solução, mas o atual sistema requer uma nova postura frente às responsabilidades do estudante e também do docente, fomentando a criatividade, flexibilidade e organização. Para Márcia Cristina Fragelli, coordenadora pedagógica do Senac São Carlos, os maiores vilões para quem estuda nesse modelo são o agir no hoje com olhar para o que existia antes, sem acompanhar as alterações do mundo, e procrastinar, desconsiderando a relevância das atividades propostas.

            “Para evitar erros, é preciso sempre cumprir os combinados estabelecidos nas aulas, como tarefas, prazos e participação”, ressalta a especialista. “A nova realidade fez com que outras formas surgissem para manter a atualização profissional, então é preciso encarar isso com seriedade para conquistar uma formação estratégica e direcionada para as novas demandas de mercado, sem perder as oportunidades que estão surgindo.”

            Outro erro, segundo Márcia, é a inflexibilidade. “A pandemia deixará reflexos em todos os setores, por isso é necessário compreender o atual cenário e se adaptar à nova realidade com afinco”, afirma. Para facilitar o aprendizado remoto, algumas dicas são:

·         Tenha uma agenda, seja física, seja virtual. Quando é possível enxergar os compromissos do dia ou da semana, é mais fácil se organizar e direcionar a atenção com exclusividade para o estudo.

·         Estabeleça um calendário de leitura e estudo após acompanhar as aulas remotamente. O interesse do estudante em aprofundar a informação recebida ainda é de grande valia para uma formação eficaz.

·         Coloque alarmes para atividades importantes e que sejam mais para frente, para não correr o risco de esquecer no dia.

·         Identifique quais as ferramentas tecnológicas necessárias. Há aplicativos que precisam ser abertos por desktop ou notebook.

·          Participe das atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas. Todo o conteúdo proposto tem um motivo para ampliar o conhecimento em determinada área.

·         Mantenha o ambiente de estudo organizado e sem ruídos, para que não atrapalhe a atenção no que realmente é necessário.

Além desses pontos, a coordenadora pedagógica do Senac São Carlos pontua que a cidadania virtual, a maneira como ocorrem os relacionamentos no mundo digital, precisa ser pautada em respeito e compreensão. “Estar atento ao bom uso da internet é fundamental.”

 

Oportunidades no Senac

            Para atender à necessidade de isolamento social e, ao mesmo tempo, garantir a relação ensino-aprendizagem com os alunos, o Senac São Carlos se organizou para oferecer cursos remotamente. Entre eles, técnicos, que tiveram alternância nas atividades curriculares para continuar promovendo um ensino direcionado em práticas. “Vivenciamos uma fase de metamorfose das instituições de ensino, e o Senac, com inovação e atenção ao estudante, organizou-se para manter sua referência na área de educação”, diz Márcia.

            Alguns cursos técnicos iniciam neste mês e reforçam aos participantes a importância de se manterem atualizados diante das novas demandas e de um mundo diferente.  “Mesmo com a pandemia, é necessário manter o movimento de se qualificar e garantir a atualização diante das novas possibilidades e dilemas de cada área. Apropriar-se dos novos protocolos e demandas profissionais é imprescindível para continuar crescendo na carreira”, orienta a coordenadora.

            As atividades práticas dos cursos técnicos serão fomentadas tanto por videoaulas em ambientes propícios para a atividade em questão quanto por meio de estudos de casos e tutoriais. Para algumas áreas, que exigem estágio obrigatório, haverá uma mudança na ordem das atividades para que, quando possível e seguro, os estudantes consigam cumprir a parte prática.

            A unidade está com inscrições abertas para os cursos Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Publicidade, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Administração, Técnico em Logística e Técnico em Meio Ambiente. Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/saocarlos.

 

Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700, Centro - São Carlos/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos

Redação

Redação Radio Sanca Web TV


E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30