"A criatividade é a capacidade de estabelecer relações e criar ideias e respostas inovadoras a partir de estímulos específicos (como uma pergunta) e do conhecimento prévio da pessoa", define André Cazzoli Vieira, estudante do curso de graduação em Psicologia e responsável pelo estudo. Segundo ele, "a utilização do curta animado foi proposta para ser uma espécie de treinamento no tipo de cenário exposto nele, para testar se essa intervenção breve é capaz de aumentar e/ou melhorar as reflexões produzidas sobre esse cenário".
Assim, a pesquisa busca testar se um curta-metragem animado, que tem cerca de seis minutos, pode ser utilizado como intervenção para melhorar a criatividade.
O trabalho, intitulado "O uso de um curta animado como intervenção de curto prazo sobre a criatividade", tem orientação da professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é voltado para a produção de uma monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Como participar
Podem participar da pesquisa estudantes universitários de 18 a 25 anos. Os participantes passam por um pré-teste e um pós-teste; o tempo total de participação é de meia hora e ocorre presencialmente no DPsi, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
Os interessados devem responder o formulário online https://bit.ly/3FobPuc. Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador André Vieira pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..