Evento objetiva propiciar reflexões relacionadas ao ensino a distância emergencial nas escolas e os seus possíveis desdobramentos
SÃO CARLOS/SP - No dia 9 de maio, o Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, totalmente a distância, a 1ª Jornada das Licenciaturas, que pretende dar visibilidade a questões pertinentes à formação inicial e continuada de professores, de forma que os envolvidos no campo educacional possam se inteirar do debate sobre a profissionalização docente, destacando-se o conhecimento da pluralidade de saberes para atuar como professor.
Em sua edição inaugural, dado o contexto vivenciado pelo mundo diante da pandemia do novo Coronavírus, a temática será "Profissão docente em pauta - O que aprendemos com a Covid-19?", para propiciar aos participantes reflexões relacionadas ao ensino a distância emergencial nas escolas e os seus possíveis desdobramentos. A Jornada tem como públicos-alvo licenciandos, professores da Educação Básica, professores universitários, gestores da Educação.
O evento terá duas sessões de debates online, transmitidas pela plataforma Google Meet. A primeira ocorre das 9 às 11 horas e terá a participação de Elisângela Venâncio Ananias, docente do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que abordará o tema "Autonomia e identidades docentes em tempos de crise". Em seguida, das 15 às 17 horas, a videoconferência, intitulada "Tecnologias e ensino", será ministrada por Ana Elisa Sobral Caetano, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP, campus de Cubatão).
As atividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas, com inscrições a serem feitas por meio do preenchimento deste formulário online (https://bit.ly/