Iniciativa visa contribuir na formação de um contingente habilitado para propor estratégias de prevenção contra formas de violação de direitos
SÃO CARLOS/SP - A manifestação da violência em diversos contextos da vida cotidiana exige do poder público e da sociedade civil mobilização para o enfrentamento dessa realidade que atinge diferentes populações em todo o território nacional. Com base nisso, o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece o curso de especialização lato sensu "Atendimento psicossocial a vítimas de violência", que tem a finalidade de colaborar na formação continuada de profissionais de diferentes áreas do conhecimento no que se refere ao atendimento psicossocial às vítimas de violência, bem como contribuir na formação de um contingente que seja habilitado para propor estratégias de prevenção contra formas de violação de direitos.
A iniciativa, coordenada por Alex Pessoa, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, é voltada a profissionais da Psicologia e da Saúde (como médicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais), além de assistentes sociais, professores, educadores sociais, advogados, entre outros.
O curso, com carga horária total de 380 horas, está estruturado em eixos temáticos, subdivididos em temas e módulos que serão ministrados presencialmente. Haverá encontros mensais, distribuídos aos sábados e domingos, em períodos matutino e vespertino. As aulas, que têm início previsto para o dia 13 de junho, acontecerão no Auditório da Educação Especial, localizado no DPsi, área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas até a primeira semana de junho, por meio da plataforma box UFSCar (https://bit.ly/3eNcF55), onde constam mais informações sobre valores, corpo docente e disciplinas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail especializacao.laprev@gmail.