A farmacologia, ou o estudo dos medicamentos, é a área que aborda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Trata-se de uma importante ferramenta para o profissional da saúde, assim como a Fitoterapia. Os remédios fitoterápicos, aqueles produzidos a partir de plantas medicinais ou de seus derivados, têm ganhado cada vez mais espaço como uma alternativa, tanto na prevenção quanto no tratamento de problemas de saúde dos brasileiros. Hoje em dia, alguns medicamentos fitoterápicos - aqueles que constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), já estão disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tradicionais, seguros, com eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os produtos à base de plantas medicinais, quanto utilizados de forma correta, ainda apresentam menor grau de efeitos adversos. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a utilização de fitoterápicos e plantas medicinais valoriza a cultura e os conhecimentos tradicional e o popular, e fortalece o desenvolvimento da cadeia produtiva.
O curso ofertado pela UFSCar fornece subsídios para a utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, em relação ao preparo, conservação, parâmetros de qualidade e emprego terapêutico, assim como contextualiza a fitoterapia em relação os princípios de farmacologia. Médicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas e outros profissionais e estudantes da área da saúde e das ciências biológicas, podem participar.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho, pela plataforma Box UFSCar. Há vagas gratuitas limitadas. Os formulários específicos para servidores da UFSCar, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade e para a comunidade externa estão disponíveis em www.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..