SÃO CARLOS/SP - Nossa reportagem recebeu denúncias de pacientes que estavam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Santa Felícia, em São Carlos, onde esperavam mais de 4 horas para serem atendidas, nesta última 3ª feira (18).
Nossa reportagem foi ao local por volta das 17h e conversou com pacientes que estavam revoltados.
“Cheguei na UPA perto das 16h. Ela tá com sintomas respiratórios, com tosse, não consegue nem falar, mas o atendimento é muito demorado. Os atendentes não falam qual é o problema. A gente só tem que aguardar e lutar por um lugar para sentar, pois como podem ver tem poucos assentos. Disse uma mãe”
Outra paciente questiona o sistema de protocolo de Classificação de Risco do Sistema Único de Saúde (SUS), uma sistemática que permite agilidade à dinâmica de serviços por meio de cores preestabelecidas. A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).
“Me explica como uma enfermeira (o) pode me classificar se não é um médico? Pois, como esse profissional pode saber se a minha dor é maior ou menor que a dor do paciente ao lado? E mais, dizem que esse sistema é para agilizar, mas tem gente que chegou depois que eu e passou na minha frente” questionou e desabafou outra paciente.
A Rádio Sanca perguntou para um funcionário da UPA sobre o tempo estimado de 4 horas, e o funcionário que pediu para não se identificar disse que naquele momento havia 2 médicos atendendo, mas que a UPA recebe pessoas que o SAMU leva e assim um dos médicos para de atender os que estão esperando e atendente aquele com a urgência levada pelo SAMU.
O funcionário afirmou ainda que o número de pessoas atendidas havia aumentado, pois muitas pessoas que tinham plano particular migraram para o SUS e com isso aumentou o número de atendimentos, mas o número de médicos são os mesmos. Disse ainda a nossa reportagem que quando vai trocar o plantão a espera aumenta, pois os médicos tem que terminar o atendimento daqueles que já estão sendo atendidos.
O site São Carlos Verdade publicou uma matéria ontem, 18, falando do mesmo problema na Upa do bairro Cidade Aracy.
- A população paga tantos impostos e as perguntas que ficam são:
- Até quando o povo vai sofrer com essa situação de espera para ser atendido em uma unidade de saúde?
- O que a prefeitura está fazendo para solucionar o problema para contratar mais médicos?
- Os vereadores fiscalizam e fazem reuniões, mas efetivamente isso está resolvendo o problema da população?
- Falavam tanto de não ter aglomerações devido a pandemia de covid-19, e agora as pessoas se aglomeram nas UPAs por demora no atendimento, e ninguém faz nada?!
Vale ressaltar que o problema de saúde é praticamente no Brasil inteiro, porém, temos que ver os nossos problemas, ou seja, em São Carlos, e aqui a população está sofrendo em alguns quesitos e um deles é a saúde pública.