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Praticar Mindfulness ajuda crianças a controlarem emoções durante período de quarentena

Escrito por  Abr 27, 2020

Centro de promoção e divulgação de pesquisas sobre atenção plena realiza trabalho com famílias para melhorar concentração, criatividade e regulação de sentimentos difíceis.

SÃO CARLOS/SP - Em tempos de isolamento social e incertezas da pandemia de coronavírus, pais e responsáveis precisam se adaptar imediatamente às mudanças de rotina para lidar com as crianças e suas necessidades dentro de casa.

Mais do que manter os pequenos ocupados, é importante que a preocupação com o bem-estar dos filhos também seja uma prioridade, já que a quarentena ainda não tem prazo para acabar e pode trazer à tona sentimentos de impaciência e estresse.

De acordo com o coordenador do Centro Mente Aberta, Marcelo Dermazo, assim como treinar os músculos e a capacidade aeróbia com a prática esportiva, o controle das emoções também precisa de prática para ser aprimorado.

“A atenção plena pode ser considerada como uma das bases para a aceitação do momento e dos sentimentos. Não é uma solução instantânea, mas com um pouco de disciplina e dedicação podemos dedicar pequenas pausas durante o dia para a prática e analisar os resultados”, diz.

Dessa forma, o treinamento de Mindfulness durante a infância pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar o bem-estar, promover a aprendizagem adequada, e melhorar as relações interpessoais. 

“Essas habilidades potencialmente ajudam a preservar o relacionamento entre pais e filhos, em especial em momentos de crise, além de criarem modelos positivos de como lidar com situações difíceis, os quais serão usados pelos filhos em situações desafiadoras semelhantes no futuro”, explica.

Prática de Mindfulness

De acordo com Demarzo, para dar início ao treinamento, o ideal seria que as crianças participassem junto com os pais de um programa estruturado, com um instrutor certificado para trabalhar com a faixa etária. 

Entretanto, há algumas técnicas simples que podem ser aplicadas em casa, como a “O Som da Respiração”. 

“Nessa prática, a ideia é observar os sons que a respiração faz. As crianças podem imaginar que estão no mar e que a respiração são as ondas, que se aproximam e se afastam da costa. O convite é para que elas ‘possam ouvir seu próprio mar’, enquanto respiram”, explica. 

O ideal, segundo Demarzo, é que a prática seja feita em um lugar silencioso e que não se modifique o ritmo natural da respiração da criança.

Pais e Filhos

Para ensinar a prática a pais e mães e torna-los facilitadores para repassar exercícios de Mindfulness para os filhos, o Centro Mente Aberta realiza um workshop especial para as famílias, de 5 a 7 de maio.

Os encontros serão realizados online (via Zoom), terça e quinta-feira, das 18h30 às 20h30. 

Para mais informações, acesse o site do Mente Aberta (mindfulnessbrasil.com/workshop-mindfulness-para-pais-e-filhos-online). É necessário apenas um ticket por família.

O que é Mindfulness? 

Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.

Em Mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julga-la ou reagir a ela no "piloto automático".

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.

Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o Mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

Mente Aberta

Fundado pelo especialista pioneiro em Mindfulness no Brasil, o Mente Aberta (Brazilian Center for Mindfulness and Health Promotion) é um Centro de promoção e divulgação de intervenções baseadas em Mindfulness com foco em práticas e programas, formação profissional e pesquisas científicas.

O Centro Mente Aberta coordena um Programa de Extensão Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um grupo de pesquisa certificado pela universidade e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e segue as Diretrizes da Rede Britânica de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers).

Quem é Marcelo Demarzo?

É médico especialista em Mindfulness para adultos e crianças, com treinamentos na Inglaterra (Mindfulness in Schools Project, em Londres; Oxford Mindfulness Centre, na Universidade de Oxford; e Instituto Breathworks, em Manchester), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society, na Universidade de Massachusetts).

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde na Universidade de Zaragoza, na Espanha, e diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana em Dharamsala, Índia.

Junto com o professor Javier Garcia-Campayo, da Universidade de Zaragoza, desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
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