Em um processo colaborativo, foram redefinidos os conceitos de Propósito, Missão, Visão e Valores da Santa Casa
SÃO CARLOS/SP – A Santa Casa de São Carlos reuniu as cinquenta e cinco principais lideranças das áreas assistenciais, administrativas e de operações para redefinir a Identidade Organizacional da Instituição.
O processo começou há 3 meses, quando foi criada uma Nova Diretoria Executiva, com a contratação da Diretora de Práticas Assistenciais, Vanessa de Freitas, e do Diretor Administrativo e Operações, Remídio Vizzotto Júnior, para dar apoio ao já Diretor Técnico, Vitor Marim.
Durante esse período, a Diretoria Executiva estudou e analisou todos os fluxos, processos e protocolos de atendimento executados na Santa Casa para, a partir desse diagnóstico, pensar em um Planejamento Estratégico para a Instituição.
A Construção da Nova Identidade Organizacional da Santa Casa foi feita de forma colaborativa. Depois do diagnóstico e da Apresentação desses resultados, as lideranças do hospital foram divididas em 4 times. Nesses grupos, foram discutidos quais seriam o Propósito, a Missão, a Visão e os Valores da Santa Casa. Com base nessa análise, é que esses conceitos foram sintetizados e redefinidos.
Propósito da Santa Casa: Cuidar, ensinar e valorizar
Missão: Oferecer cuidado humanizado e seguro, desenvolvendo pessoas
Visão: Ser excelência regional em alta complexidade, ensino e pesquisa de forma sustentável até 2025.
Valores: Humanização, Voluntariado, Ética e Inovação
“Para que a Nova Identidade Organizacional da Santa Casa tivesse legitimidade, é que todo o processo foi feito de forma colaborativa e participativa. Os colaboradores do hospital precisam estar conectados ao propósito e à cultura da organização. Por isso, o primeiro passo foi que esses conceitos fossem definidos por quem está na linha de frente, seja da assistência, administrativa ou na parte operacional do hospital”, explica a Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Vanessa de Freitas.
A construção da Nova Identidade Organizacional é a primeira etapa para elaboração do Planejamento Estratégico da Santa Casa para os próximos anos.
“Precisamos ter planos bem elaborados para alcançar objetivos. É o que nos dá o foco para utilização adequada dos recursos, nos guia para a tomada de decisões e nos ajuda a avaliar como estamos progredindo ou não com relação às nossas metas. Por isso, reconstruir a Identidade Organizacional da Santa Casa foi um primeiro passo importante. E foi fundamental que esse processo tenha sido feito de forma coletiva”, afirma o Diretor Técnico da Santa Casa, Vitor Marim.
“Nós queremos continuar cuidando da população e, ao mesmo tempo, trabalhar para desenvolver pessoas. Por isso, nos próximos anos, queremos consolidar a nossa vocação para o Ensino e a Pesquisa e nos tornar uma Instituição sustentável financeiramente. E para isso, todo esse investimento em planejamento é fundamental”, conclui o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.