SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de exames e plantão de vacinação no último sábado (01/07) e domingo (02/07). As medidas visam, respectivamente reduzir as filas de espera do município e aumentar a cobertura vacinal.
De um total de 434 eletrocardiogramas agendados, 300 pessoas compareceram e efetuaram o exame, enquanto, para os casos de nasofibroscopia e laringoscopia, 46 exames foram feitos de 66 agendados.
Já a imunização contra COVID-19 e influenza (gripe) aconteceu no Centro Municipal de Especialidades (CEME) e no Centro Municipal de Atividades Equestres “Vereador Paraná”. Foram 213 doses aplicadas contra a gripe e 203 contra a COVID-19, gerando um total de 416 vacinas utilizadas.
Durante a semana, a vacinação continua normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, bastando o munícipe levar a carteira de vacinação, documento com foto e CPF para se imunizar.
Já com relação ao mutirão de exames, o CEME recebeu pacientes que aguardavam pelos procedimentos de nasofibroscopia, laringoscopia e eletrocardiograma pertencentes às UBS’s Cidade Aracy, São José e Vila Nery e às USF’s Água Vermelha, Antenor Garcia, Astolpho Luiz do Prado, Itamaraty, Jardim Munique, Jardim Zavaglia, Santa Eudóxia, São Carlos VIII e São Rafael.
O secretário de Governo, Netto Donato, juntamente com a secretária adjunta de Saúde, Luciana Caldeira e a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), esteve neste domingo (02/07) no CEME para acompanhar o mutirão de exames. “Estes exames, que estão sendo realizados aqui no CEME, visam aliviar a demanda que existe sobre algumas especialidades. Buscamos recursos dentro do próprio orçamento da pasta e vamos intensificar o mutirão ao longo desse mês. É uma ação muito positiva, pois sabemos que a saúde não marca hora e as pessoas precisam do atendimento", afirmou Netto.
Crislaine Mestre, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, confirmou a realização de novos exames. “A Secretaria Municipal de Saúde realizará mutirões destes exames para os outros núcleos de saúde da cidade, com as próprias equipes avisando os pacientes por telefone e orientando-os quanto ao preparo para cada um dos procedimentos”, finaliza a diretora.
Contabilizando os dois últimos mutirões de exames, já foram agendados 717 eletrocardiogramas, dos 1.460 prescritos, porém realizados 569, já que 351 pacientes confirmaram, mas no dia não compareceram.