SÃO PAULO/SP - Com o lançamento de Avatar: O Caminho da Água, e as confirmações de que novos filmes acontecerão no futuro, Avatar tem tudo para se tornar uma das maiores franquias da história do cinema. O primeiro filme, por exemplo, desde seu lançamento, em 2009, segue como o longa que mais arrecadou em bilheteria em todo o mundo. E, ao que tudo indica, o segundo filme deve seguir um caminho parecido e se tornar um grande sucesso.
Pensando nisso, é quase impossível que algumas comparações entre Avatar e outras franquias gigantescas do cinema, como Star Wars e O Senhor dos Anéis, não sejam feitas. E quem falou sobre isso foi o próprio diretor James Cameron, em conversa com o companheiro de profissão, Robert Rodriguez, para a revista Variety.
"É perigoso contar uma história com muitos personagens porque ela pode perder seu foco. Mas eu apenas aceitei o desafio. Há essa paisagem épica com um storytelling épico. E eu estava tentando emular universos como o de Star Wars ou de O Senhor dos Anéis. Algo que seja um mundo duradouro para o qual as pessoas podem voltar e aproveitar ao longo do tempo", revelou Cameron.
O artista seguiu: "se você olhar para algo como O Senhor dos Anéis, com aquelas múltiplas tramas e personagens interessantes, era isso o que eu estava querendo fazer. Mas eles tinham um guia: eu não. Eu tive que escrever meu próprio 'Silmarillion' ou 'O Senhor dos Anéis' como se fossem notas. Mas eu também não queria fazer isso sozinho. Eu sabia que faria vários filmes, então, eu criei uma sala de roteiristas, como em uma série de TV", concluiu.
A fala de Cameron mostra como o diretor se inspirou, sim, em outras famosas sagas cinematográficas para criar um universo rico e repleto de boas histórias. Porém, como o próprio artista destaca, ele não teve uma obra de base para dar vida à Avatar e teve que começar a jornada de Pandora do zero. O que apenas mostra toda a criatividade por trás da franquia.
Avatar 2 fez sua estreia nos cinemas ontem, 15 de dezembro.
Jean Carlos Foss / TecMundo