fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Uma verdadeira obra-prima: Foi eleito o melhor filme da história do cinema, mas poucos sabem que ele existe © Fornecido por Adorocinema

Uma verdadeira obra-prima: Foi eleito o melhor filme da história do cinema, mas poucos sabem que ele existe

Escrito por  Fev 06, 2024

EUA - Em 2022, os críticos da Sight and Sound, uma conceituada revista britânica de cinema, fizeram uma votação para eleger os melhores filmes da história da sétima arte. Nela, entre obras como Amor à Flor da Pele, Beau Travail, Era uma Vez em Tóquio e mais, o icônico primeiro lugar ficou com Jeanne Dielman, um longa-metragem belga que nem todos conhecem.

Dirigido por Chantal Akerman e lançado em 1976, na trama, acompanhamos três dias na vida de Jeanne Dielman, uma mulher ainda jovem, porém viúva, que mora com o filho adolescente.

A rotina enfadonha e a clareza de pequenos gestos dessa figura que cuida da casa enquanto o filho está na escola torna-se o alvo da narrativa, principalmente pelo fato de a personagem ocasionalmente se prostituir. Desta forma, a junção do sufocamento do cotidiano com o atendimento aos clientes - feito na própria residência - podem conduzir Jeanne a uma tragédia.

 

UMA VERDADEIRA SURPRESA

O fato de Jeanne Dielman 23, Quai Du Commerce, 1080 Bruxelles (título original do filme) aparecer em primeiro lugar configurou uma grande surpresa para quem costuma acompanhar a votação. Feito de tempos em tempos, o ranking da Sight and Sound costuma colocar títulos clássicos como Cidadão Kane (1941) na ponta - que desta vez, ficou em terceiro lugar.

Com roteiro assinado por Akerman, no elenco, nomes conhecidos do cinema europeu da época marcaram presença, como Delphine Seyrig, Jacques Doniol-Valcroze e Jan Decorte.

Com mais de 3 horas de duração, Jeanne Dielman também ganhou a aprovação de 95% dos críticos do Rotten Tomatoes, através de um consenso de que a película oferece "uma visão persistente, simples e, em última análise, hipnotizante da existência de uma mulher".

Vale ainda ressaltar que, na eleição, Um Corpo que Cai (1958), 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), Cidade dos Sonhos (2001), O Poderoso Chefão e mais também estiveram presentes - filmes cultuados que você sempre encontra em listas do tipo.

 

 

por Rafael Felizardo / ADOROCINEMA

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.