SÃO PAULO/SP - A rede Globo tomou uma decisão inédita e derrubou sua programação dominical para colocar o jornalismo da GloboNews na TV aberta, após os ataques de vândalos contra os três poderes em Brasília no domingo (8/1).
A decisão teve apoio de Luciano Huck, apresentador do “Domingão”, que usou seu perfil no Instagram para criticar os invasores pelos atos contra a democracia brasileira e manifestar sua indignação.
“Tá lá na nossa bandeira: ORDEM. Sem isso, não há progresso, crescimento, inclusão. A hora exige ainda mais respeito ao estado democrático de direito. O Brasil, nossa gente ordeira e nossas instituições democráticas merecem ser protegidos desses extremistas“, escreveu Luciano.
Além de não exibir o programa do apresentador, a Globo interrompeu o filme “Vingadores: Guerra Infinita” para transmitir as notícias ao vivo do caos em Brasília. Após introdução de Poliana Abritta, diretamente dos estúdios do “Fantástico”, a emissora abriu o sinal da GloboNews para todo o Brasil.
A programação só voltou ao “normal” na hora do “Fantástico”, novamente com Poliana, que foi transformado numa extensão do jornalismo da emissora, totalmente focado na invasão.
Já as concorrentes se dividiram em suas reações. Com tradição em jornalismo, a Band também passou a fazer uma cobertura intensa, tanto na TV aberta, num plantão com Datena, quanto na Band News.
Por sua vez, Record TV e SBT chegaram a ser detonados nas redes sociais por ignorarem as manifestações golpistas em Brasília. As duas emissoras mostraram cenas ao vivo de Brasília, mas logo seguiram retomaram a programação normal, com exibições de “Eliana” e “Hora do Faro”, respectivamente.
por Marcel Plasse / PIPOCA MODERNA