IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté acatou na tarde desta última sexta-feira, 03, a determinação do Governo do Estado e vai manter o comércio fechado na cidade até o dia 07 de abril, conforme decreto estadual. O decreto municipal previa o fechamento do comércio e serviços considerados não essenciais, até o dia 05 de abril.
A decisão segue as recomendações e orientações descritas no teor do decreto assinado pelo Governador João Dória, juntamente com a orientação do Ministério Público, que estipulou o prazo de quarentena até o dia 07 de abril de 2020 (terça-feira), e visa proteger a população, além de auxiliar na diminuição da propagação do vírus COVID-19, que tanto assola o mundo, sendo o Brasil atualmente, um dos focos da propagação no cenário mundial.
Comerciantes e trabalhadores autônomos pedem à municipalidade de Ibaté a reabertura do comércio já nesta segunda-feira, 06 de abril, porém, a determinação do governo estadual impede a abertura.
Na região central, o município e Dourado tentou retomar as atividades do comércio na última segunda-feira, 30 de março, mas foi advertido pelo Governo do Estado.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, encaminhou oficio notificando o prefeito de Dourado, Juninho Rogante, a manter o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e seguir as orientações que determinam a obrigatoriedade do regime de quarentena em todo território paulista até o dia 07 de abril, informando que a Secretaria de Segurança Pública poderia impor ações penais para aqueles que não cumprirem as recomendações.
As denúncias dos estabelecimentos que não estão em acordo com o decreto, podem continuar sendo realizadas através do Disque Denúncia, no telefone 3353.7243.