Um quinto envolvido também foi indiciado e teve a prisão preventiva solicitada à Justiça
CAMPINAS/SP - A Polícia Civil prendeu três mulheres, entre 27 e 52 anos, e um homem, de 24, responsáveis pela extorsão mediante sequestro de um comerciante, de 51. A ação ocorreu na última sexta-feira (28), em Campinas.
Na ocasião dos fatos, a vítima foi arrebatada pelos criminosos em um pesqueiro na Chácara São Rafael, e levado, sob ameaças e agressões, até o cativeiro.
Durante o trajeto até o local onde o comerciante seria mantido, os suspeitos acessaram suas contas bancárias com o uso do seu celular e verificaram que a vítima não possuía chave para transferências via PIX.
Com isso, o comerciante foi mantido em cativeiro e a sua família recebeu ligações dos sequestradores, os quais solicitaram alta quantia como resgate.
A esposa da vítima, chegou a transferir mais de R$ 5 mil para os criminosos em troca da liberdade do marido – o que não foi feito, sendo solicitado ainda mais dinheiro como resgate. Diante disso, ela acionou a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) local, a qual mobilizou o Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da 1º Delegacia de Investigações Gerais (DIG), para atuar na ocorrência.
Por meio do monitoramento das ligações e os dados bancários passados pelo grupo à família, além de atividades de campos e inteligência, os agentes conseguiram identificar e deter parte da quadrilha no bairro Cidade Singer, em uma adega usada para passar altas quantias em máquinas de cartão. No local, após análise de filmagens, foi possível identificar outro envolvido no esquema – um homem, de 20 anos, o qual ainda não foi localizado.
Os quatro autores foram presos em flagrante e levados à unidade especializada. Também foram apreendidas dez máquinas de cartão utilizadas para transferências e compras ilegais com os cartões de vítimas da região, além de nove espelhos de carteira de identidade sem preenchimento, duas folhas de cheque, um cartão bancário, dois capacetes, um televisor, um notebook, um gravador digital de vídeo, quatro celulares e uma motocicleta.
Com a ação policial, a vítima foi libertada próximo à entrada da cidade de Sumaré. O comerciante foi localizado sem ferimentos graves e encaminhado ao pronto socorro para atendimento médico. A caminhonete da vítima também foi encontrada e restituída.
Os presos e o quinto envolvido identificado foram indiciados por extorsão mediante sequestro, associação criminosa, roubo, extorsão e falsificação de documento público. Todos tiveram a prisão preventiva solicitada à Justiça.
As mulheres detidas foram encaminhadas posteriormente à Penitenciária Feminina de Paulínia e o homem para a Unidade de Detenção, Triagem e Encaminhamento (UDTE) de Campinas.
Os trabalhos investigativos continuam visando a identificação e prisão de outros integrantes do grupo criminoso.