fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 09 Novembro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos passou a disponibilizar o pagamento de taxas e multas de trânsito por meio do PIX, o sistema eletrônico de pagamento instantâneo.

Para o serviço, os condutores já podem acessar o site www.saocarlos.sp.gov.br e clicar no link “Consulta de Multas”. Em seguida, basta fornecer dados como o número de RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou chassi do veículo, ou ainda o número do auto de infração.  Com o fornecimento de um destes dados, os condutores podem baixar a multa que, ao ser impressa, tem na parte de baixo à direita um QR-Code para fazer o pagamento por meio de PIX.

CONVÊNIOS - Correntistas de outros bancos também podem efetuar pagamento das guias em terminais do Banco do Brasil. A medida facilita as operações dos usuários que possuem cartão de outras instituições e precisam pagar os valores referentes às multas de trânsito da Prefeitura de São Carlos.

Para efetuar o pagamento do boleto, o contribuinte insere o cartão de qualquer banco no terminal de autoatendimento do Banco do Brasil, informa o código de barra (leitora ou manual) referente à guia e confirma o pagamento na função débito em conta. O terminal emite o comprovante de pagamento e a operação financeira é efetuada.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que está em construção uma rotatória na rua Drº Marino da Costa Terra com a avenida José Poianas, antes do trevo do Jardim Tangará, um investimento de R$ 31.220,60 via processo licitatório.

A intervenção viária é necessária para organizar o fluxo de veículos e trazer mais segurança aos pedestres e condutores.

A SMTT solicita a todos que tenham atenção redobrada e respeitem a sinalização.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Fábio Cervini e do vereador Ubirajara Teixeira (Bira), acompanhou na manhã desta quarta-feira (10/11), os serviços que estão sendo realizados na estrada de servidão na região da fazenda Barra Mansa.

A equipe da SMAA está realizando a manutenção da estrada com a colocação de material agregado, nivelamento da via e correção dos leitos da margem. “O principal objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais para o desenvolvimento das atividades. Neste momento estamos com duas frentes de trabalho, uma na recuperação da estrada municipal que liga São Carlos a Analândia e outra aqui na servidão da Barra Mansa. Na semana passada finalizamos os trabalhos na SCA-123, na região da Fazenda Sapé”, revela o secretário de Agricultura e Abastecimento.

A reivindicação dos proprietários rurais foi feita por meio do vereador Bira. “Os produtores estavam com dificuldade para escoar a produção e também para receber os implementos agrícolas, além do desgaste dos próprios veículos. Falamos com o prefeito e o pessoal aqui da Barra Mansa já está sendo atendimento”, agradece o vereador.

“Temos 1.100 quilômetros de estradas rurais, mas com muito trabalho e esforço das nossas equipes vamos avançando, uma vez que a conservação é fundamental para que os produtores rurais escoem a produção”, afirmou o prefeito Airton Garcia. 

Os trabalhos na estrada de servidão na região da fazenda Barra Mansa devem ser concluídos em 15 dias.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Uma chuva forte caiu na tarde desta 4ª feira (10), e o que aconteceu? Adivinhem? O córrego transbordou e a rotatória do Cristo ficou intransitável.

Agentes de trânsito fizeram um excelente trabalho, mesmo em baixo de muita chuva estavam orientando os motoristas. Nossa câmera flagrou um motociclista tentando passar e quase caiu com a moto. Já um ciclista teimoso também tentou e mesmo com a Defesa Civil e os Amarelinhos pedindo para ele voltar, o mesmo foi indo até ele ver que não dava, pois, a correnteza era forte, ai o cidadão deu meia volta.

Segundo Pedro Caballero, não houve outros pontos de alagamento na cidade. A chuva começou às 15h20, com total precipitado até 17h45 de 48,8mm. 

Assista o vídeo exclusivo.

 

Publicado em Outras Notícias

BRASÍLIA/DF - A flexibilização das medidas de isolamento social, resultante do avanço da vacinação contra a covid-19, tem reaquecido o ritmo de atividade dos serviços turísticos. A expectativa é que o segmento contrate 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Desse total, 81,7 mil serão voltados, especificamente, para atender à demanda da alta temporada, com vagas temporárias, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o Índice de Atividades Turísticas, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de receitas do setor avançou 49,1% desde o fim da segunda onda da pandemia no Brasil. E, embora ainda esteja 20,7% abaixo do nível registrado antes do início da crise sanitária, é o melhor resultado desde fevereiro de 2020.

Com a permanência desse cenário, a CNC projeta que as atividades turísticas faturem R$ 171,9 bilhões ao longo da próxima alta temporada o que contribuiria para levar o nível de volume de receitas ao patamar registrado imediatamente antes do início da pandemia a partir de maio de 2022.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, um sinal de reativação parcial das atividades é o comportamento de preços setoriais.

“Embora, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, os serviços turísticos tenham ficado mais baratos, apresentando reduções de 6,3% nas diárias de hotéis e pousadas e de 28,5% nas passagens aéreas, por exemplo, nos últimos meses, a retomada da demanda e, principalmente, a evolução de tarifas, como a energia elétrica, vêm pressionando praticamente todos os preços da economia”, avaliou.

De acordo com a entidade, apenas em 2021, a energia elétrica acumulou alta de 24,97% e os gastos com energia representam, em média, 19% dos custos nos serviços de hospedagem e 15% em bares e restaurantes

“Ainda assim, de março de 2020 a outubro de 2021, a variação média dos preços dos serviços turísticos (+7,8%) se deu abaixo da inflação medida pelo IPCA-15 (+11,8%) e alguns serviços típicos do setor ainda apresentaram preços inferiores aos praticados antes do início da crise sanitária, como hospedagem (-5,7%), transporte por aplicativo (-6,7%) e passagens rodoviárias intermunicipais (-10,7%)”, informou a CNC.

 

Avanço na vacinação

O estudo também aponta que os impactos positivos da flexibilização vêm sendo percebidos na geração de postos de trabalho formal nas atividades turísticas. Em 2020, quando o setor apresentou retração de 36% no volume de receitas, a diferença entre o número de admissões (897,51 mil) e desligamentos (1,13 milhão) produziu um saldo negativo anual de 238,68 mil vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Entre janeiro e setembro de 2021, antes do início do período de contratações para a alta temporada, as empresas já haviam registrado um saldo positivo de 167,53 mil postos formais. A maior parte dessas vagas (126,8 mil) foi gerada a partir de maio, com o avanço da vacinação.

O economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, analisa que, tradicionalmente, o segmento que mais oferece oportunidades temporárias nessa época do ano é o de bares e restaurantes.

“Para a temporada iniciada este ano, o ramo deverá responder por 77,5% ou 63,4 mil vagas. Outro ramo que costuma se destacar é o de hospedagem, que, historicamente, oferece durante o período a quase totalidade (97,2%) das suas vagas temporárias ao longo de doze meses. Para a alta temporada 2021/2022, esse segmento deverá responder por 13,8% (11,2 mil) do total de empregos criados no turismo”.

Em relação às ocupações, os principais profissionais demandados pelo setor ao longo da próxima alta temporada deverão ser recepcionistas (14,49 mil vagas); cozinheiros e auxiliares (8,09 mil); camareiros (7,30 mil); garçons e auxiliares (4,76 mil); e auxiliares de lavanderia (7,76 mil). A expectativa é que São Paulo (23,49 mil vagas), Rio de Janeiro (10,34 mil) e Minas Gerais (7,43 mil) ofereçam metade do total de vagas.

 

 

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia
Quarta, 10 Novembro 2021 12:04

Dia do Mau Humor – Dia 13 de novembro

SÃO PAULO/SP - O mau humor é ardiloso. Às vezes, já acordamos mal-humorados. Ou esse sentimento pode aparecer em resposta a um acontecimento chato, de maneira súbita. Quando é algo corriqueiro necessita de atenção médica. Seja como for, controlar esta oscilação de humor não é uma tarefa simples. Por isso, separamos algumas dicas de especialistas para espantar de vez esse problema, confira!

Chocolate: A chef Mirian Rocha, Especialista em Cacau e Chocolate, tem uma solução para o problema: chocolates!!!!

“O cacau, matéria prima do chocolate, possui Serotonina e feniletilamina, duas substâncias estimulantes que levantam o ânimo. Além disso, o fruto é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer”, explica a especialista.

Além de proporcionar a melhora no humor, os componentes do chocolate têm o poder de inibir a agressividade e é indicado como complemento de terapias que combatem a depressão, ajudam na regulação do sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais.

“Frutos oleaginosos, como castanhas, amêndoas e nozes, auxiliam na diminuição do estresse por conterem selênio, mineral com propriedades antioxidantes e que combate o envelhecimento das células. E podem ser harmonizados com o chocolate”, - finaliza Mirian Rocha.

Aceite o mau humor e crie novos hábitos: O mau humor não afeta só o ambiente e as pessoas que estão nele, como a saúde de quem está sentindo toda essa onda de negatividade. Ester Gomes, consultora de desenvolvimento humano, fala exatamente sobre isso.

“Mal humor é o estado de espírito de quem não está bem disposto. O mal-humorado é aquele que está irritado, desgostoso com alguma coisa, e gosta de reclamar de tudo.”

A consultora indica a criação de hábitos simples, que podemos redirecionar a energia densa para algo positivo.

“A primeira dica para acabar com o mau humor é aceitá-lo, rejeitá-lo apenas faz com que ele se torne mais forte; Alimente-se bem, pratique atividades físicas, ouça músicas, crie listas de gratidão. Aos poucos, sua mente aprenderá a valorizar as coisas boas, o que ajudará ativamente a reduzir o mau humor.”

Plantas: A paisagista Rayra Lira mostra como uma relação com as plantas pode se tornar uma terapia para quem lida com depressão e oscilações frequentes.

“Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental.”

Rayra diz que as plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia. 

“Observe sempre a sua plantinha, tirei até fotos para ter uma noção do crescimento dela. As plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio, ajudam a desenvolver os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental.” – Finaliza.

 

Publicado em Ciência & Saúde

Os ingressos para os espetáculos desta sexta-feira e sábado já podem ser reservados de forma online pelo site Meu Sesi   

 

SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta e sábado, 12 e 13 de novembro, os Centros de Atividades (CAT) do Sesi Araraquara, São Carlos, Rio Claro e Araras oferecem mais entretenimento para toda a família. 

A entrada dos eventos é gratuita, com ingressos reservados pelo Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi. As apresentações seguirão todos os protocolos de segurança e terão capacidade reduzida para manter o distanciamento social necessário.   

Edital Extra de Cultura  

Os espetáculos integram o Edital Extra de Cultura do SESI-SP, que visa incentivar e apoiar ao setor cultural tão afetado pela pandemia.  

 

Araraquara  

Na sexta-feira, às 19h30, o artista AKAAKA apresenta o show de música eletrônica Sinestesia_Sesi_Experiência que levará influências da Bass Music e gêneros como o Techno e o House para dentro do Sesi Araraquara. 

Além da música, a apresentação também conta com uma experiência visual através de projeções de videomapping, onde serão criadas sobreposições nas camadas sonoras, transformando o evento em uma galeria de arte em que o público pode criar conexões através do olhar e do ouvir 

Gênero: Musica eletrônica
Classificação: Livre
Duração: 120min 

O CAT Sesi Araraquara está localizado na Avenida Octaviano de Arruda Campos, nº 686, no Jardim Floridiana.

Seguindo os protocolos de saúde e segurança determinados no Decreto nº 12.725, de 5 de novembro de 2021, pela Prefeitura do Município de Araraquara, para ter acesso ao evento a população necessita seguir as seguintes medidas de segurança: 

- É obrigatório a apresentação do RG/CPF/CNH para ter acesso ao evento; 

- Pessoas maiores de 12 anos devem apresentar obrigatoriamente o comprovante de vacinação (com duas doses ou dose única); 

- Para quem tomou apenas uma dose da vacina é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação + um teste negativo para COVID-19, emitido em prazo inferior a 48h em caso de RT-PCR ou emitido em prazo inferior a 24h em caso de antígeno; 

- Pessoas com idade inferior a 12 anos, também devem apresentar o laudo de teste negativo para COVID-19; 

- Uso obrigatório de máscara (incluindo crianças maiores de 2 anos); 

- Distanciamento obrigatório.  

 

São Carlos 

O CAT Sesi São Carlos também oferece ao público um show musical nesta sexta-feira. Às 20h, a dupla In'forme Instrumental sobe ao palco para apresentar uma verdadeira mistura de sons únicos e inusitados.  

O duo utiliza de acordes e melodias da guitarra jazz somadas à percussão alternativa, feita com objetos do cotidiano, como caixa de pizza, colheres e até mesmo com água. 

Gênero: Música instrumental
Classificação: Livre
Duração: 60min 

O CAT Sesi São Carlos está localizado na Rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, nº 1325, no bairro Vila Izabel.  

 

Rio Claro 

 Na sexta-feira, às 16h, Carlos Navas apresenta o show musical Chico e Vinícius para Crianças. O espetáculo, que será realizado no CAT Sesi Rio Claro, é um verdadeiro passeio lúdico pela beleza das canções do Poetinha Vinícius de Moraes eternizadas na série "Arca de Noé", dos anos 80 e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças. 

 Gênero: Pop
Classificação: Livre
Duração: 60min 

 No sábado, às 20h, a Banda Ellum faz uma homenagem ao grande artística Cazuza, apresentando suas músicas mais icônicas e grandes sucessos da sua carreira, através do Show 30 anos sem Cazuza. 

 Gênero: Pop
Classificação: Livre
Duração: 60min 

 O CAT Sesi Rio Claro está localizado na Avenida M-29, nº 441, no Jardim Floridiana. 

 

Araras 

 No CAT Sesi Araras, o sábado será regado a samba, choro, arrasta-pé, forró, baião, ciranda e xote em versões instrumentais no show musical Duo de Rabecas.  

O grupo transita pelas obras dos compositores e mestres Dominguinhos, Jacob do Bandolim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga com arranjos ricos em improvisações e sutilezas. Também compõe o espetáculo os temas próprios do Duo. A apresentação está marcada para às 15h. 

Gênero: Samba/Forró
Classificação: Livre
Duração: 60min 

 O CAT Sesi Araras está localizado na Avenida Melvin Jonez, nº 2.600, no Parque Heitor Villa Lobos.  

 

 Protocolos  

  • O uso de máscara é obrigatório;  
  • Atentar-se quanto ao distanciamento social necessário de, no mínimo, 1,0m;  
  • A entrada está condicionada à aferição da temperatura no limite máximo permitido de 37,5°C;  
  • Totens com álcool em gel para higienização das mãos estão disponíveis em todos os nossos espaços;  
  • O SESI-SP pratica o distanciamento na disposição dos assentos diante a pandemia da Covid-19 e sua fase atual vigente, publicados nos decretos Estaduais e Municipais;  
Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) denunciou nesta terça-feira (9) que mais de quarenta medicamentos de alto custo estão em falta na rede municipal de Saúde. A situação foi alvo de reclamações em massa por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É lamentável o descaso na forma como a população é tratada. Faltar insulina? Isso não pode acontecer. Estamos protocolando de imediato um pedido de audiência pública para tratar sobre esse assunto. Precisamos chamar a DRS para conversar, se for necessário vamos até o Governador ou até mesmo mobilizar forças em Brasília para que as pessoas recebam um tratamento digno e humanizado”, disse o parlamentar.

 O gabinete do vereador acionou o Secretário de Saúde, Marcos Palermo, para questionar sobre a situação caótica.“O alto custo é de competência do governo estadual, nós não temos objeto favorável para fazer compras diretas. Nesses casos, normalmente deve ser feito um pedido judicial, caso a justiça determine, o município providencia a compra e o estado faz o ressarcimento aos cofres públicos municipais”, explicou Palermo.

Além do requerimento solicitando audiência pública, o vereador Elton Carvalho informou que também irá protocolar requerimento questionando oficialmente quais medicamentos estão em falta, quando foi solicitada a compra e qual a previsão de chegada, bem como qual o trâmite que pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos devem seguir.

Publicado em Política

EUA - A MRV teve alta robusta do lucro no terceiro trimestre, beneficiada pelas fortes vendas de sua divisão AHS, nos Estados Unidos.

A construtora com sede em Minas Gerais anunciou nesta terça-feira que teve lucro líquido de 165 milhões de reais de julho a setembro, aumento de 17,5% sobre um ano antes. Em termos ajustados, o lucro de 231 milhões de reais foi 64,1% mais alto.

A receita líquida da companhia somou 1,8 bilhão de reais no trimestre, alta de 1,1% no comparativo anual, mas queda de 0,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na outra ponta, as despesas comerciais ficaram estáveis em 168 milhões de reais, enquanto as gerais subiram 11,7%, a 124 milhões de reais.

Mas 620 milhões de reais em vendas da AHS fez a linha 'outros' da MRV passar de 34 milhões de reais negativos para um número positivo de 133 milhões de reais no comparativo anual.

"A recorrência de receitas da AHS tem sido maior do que a imaginada e temos cerca de 3,5 bilhões de reais construídos para serem vendidos nos próximos dois anos", disse o diretor de finanças e relações com investidores da MRV, Ricardo Paixão.

Com isso, o resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) somou 386 milhões de reais, aumento de 54,9% contra mesma etapa de 2020. A margem Ebitda subiu 7,4 pontos percentuais, para 21,5%.

Segundo Paixão, a pressão de custos dos últimos trimestres derivada do aumento dos preços de matérias-primas no Brasil se estabilizou no trimestre. Mas a perspectiva é de que a margem bruta consolidada, que caiu de 28,1% para 27,1% no ano a ano, seja mantida por alguns trimestres.

Ele também avalia que o impacto da alta de juros sobre a demanda por financiamento imobiliário para compra de imóveis da MRV deve ser limitado, uma vez que isso afeta apenas os bens financiados pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que representam 12% das receitas da operação.

 

 

Por Aluísio Alves / REUTERS

Publicado em Economia

Nesta quarta e quinta-feira vai ter plantão noturno em 3 Unidades Básicas de Saúde

 

SÃO CARLOS/SP - Apesar de já ter aplicado mais de 424 mil doses de vacinas contra a COVID-19, 23.046 pessoas ainda não compareceram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose dentro do prazo adequado, além disso outras 10.013 pessoas não procuraram o sistema de saúde para receber a dose de reforço ou terceira dose. 
Com a primeira dose foram imunizadas 218.067 pessoas, ou seja, 85,68% da população em geral. Com as duas doses estão imunizadas 186.882 pessoas, o que representa 73,43% da população em geral com esquema completo de proteção. A terceira dose já foi aplicada em 19.969 pessoas, ou seja, em 7,84% da população que já pode receber o reforço.


FALTOSOS – Mais de 23 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose. Entre os faltosos 3.586 deixaram de tomar a segunda dose da AstraZeneca, 5.069 da Coronavac e 14.391 da Pfizer. Os jovens até 18 anos são os mais faltosos totalizando 8.989 pessoas, seguidos por 5.443 pessoas da faixa etária entre 20 e 29 anos e 3.158 de 30 a 39 anos. 

Com relação aos faltosos da terceira dose, 2.014 pessoas são trabalhadores da saúde, 116 da educação, 6.598 são idosos e 1.285 tem comorbidades, totalizando 10.013 pessoas. Hoje podem receber a dose adicional pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas que tomaram as duas doses da CORONAVAC e que comprovem que vão viajar para o exterior.

“Oferecemos as vacinas de segunda a segunda, uma vez que o posto do Ginásio Milton Olaio Filho atende aos sábados, domingos e feriados. Também oferecemos a vacinação no período noturno, além de ser possível buscar a vacinação sem necessidade de agendamento. Quero fazer um apelo sobre a importância da vacinação. Todas as vacinas já foram aprovadas pela Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde, pelos cientistas, com pesquisas e resultados. A única forma de voltarmos à normalidade é através da vacina”, destacou Crislaine Mestre.

LOCAIS – Nesta quarta-feira (10/11), na quinta (11/11) e na sexta (12/11) a vacinação vai ser nos seguintes locais:

- Ginásio Milton Olaio Filho – 7h30 às 18h30;
- FESC (Vila Nery) – 8h às 16h;
- Fundação Pró-Memória – 8h às 16h;
- Igreja Guadalupe (Cidade Aracy) – 10h às 19h;

Plantão Noturno - Na quarta-feira (10/11) e na quinta (11/11) das 16h às 20h será realizado um plantão de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, Santa Felícia e Redenção.

Não é necessário agendamento para nenhum desses locais. O posto de vacinação da Paróquia São Nicolau de Flue neste momento foi desativado.

Publicado em Coronavírus

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30