fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 24 Fevereiro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que receberá nesta sexta-feira (26/02) mais 3.150 doses da vacina ASTRAZENECA/OXFORD para continuar a imunização contra a COVID-19 no município.

Continua depois da publicidade

A nova remessa da vacina será retirada a partir das 12h no Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III). Essa é a segunda remessa que São Carlos recebe da ASTRAZENECA/OXFORD. O primeiro lote desse laboratório chegou com 3.050 doses. Do Butantan o município já recebeu 3 remessas da CORONVAC, sendo 3.960 na primeira, 4.200 na segunda e mais 5.719 doses na terceira grade. Com mais essa remessa o município contabiliza 20.079 doses da vacina contra a COVID-19.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, a partir da próxima semana terá início a vacinação de idosos de 80 a 84 anos. “Nessa faixa etária esperamos vacinar 3.745 idosos em São Carlos. Com as doses que vamos receber teremos imunizante para vacinar 78% desse grupo, porém esperamos receber novas remessas antes de finalizar esse percentual”, explica Crislaine Mestre.

A vacinação dos idosos continuará sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) para idosos cadastrados no programa de saúde da família e no posto volante com sistema drive thru na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery. O horário será das 9h às 14h. 

Para ser imunizado o idoso precisa fazer o pré-cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/ e entregar impresso na hora da vacinação, além de apresentar um documento com foto e CPF. 

A Prefeitura de São Carlos informa que já imunizou 15.455 pessoas até esta quinta-feira (25/02), sendo 11.747 profissionais da saúde (8.431 receberam 1ª dose e 3.316 as duas doses) e 3.708 idosos com 90 anos ou mais e de 89 a 85 anos.

Para imunizar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário com a primeira dose, o que inclui profissionais da saúde e idosos de 90 anos ou mais até a faixa etária dos 60 anos, a cidade precisa no total de 43 mil doses da vacina contra a COVID-19.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (25/02/21) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 10.163 casos positivos para COVID-19 (58 resultados positivos foram divulgados hoje), com 135 óbitos confirmados e 118 descartados.

Continua depois da publicidade

O óbito descartado é de um homem de 65 anos, internado em hospital público desde 20/02, porém com resultado negativo para COVID-19 e morte registrada nesta quarta-feira (24/02).

Dos 10.163 casos positivos, 9.573 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 10 óbitos sem internação, 580 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 412 receberam alta hospitalar e 125 positivos internados foram a óbito. 9.587 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 27.183 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (142 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 73 pessoas, sendo 26 adultos na enfermaria (23 positivos, 1 suspeito e 2 negativos). Na UTI adulto estão internadas 45 pessoas (45 positivos). Neste momento 1 criança está internada na enfermaria com suspeita da doença. Uma criança também está internada na UTI, porém já com resultado negativo para a doença. 23 pacientes de outros municípios permanecem internados em São Carlos, sendo 17 em UTI/SUS e 2 em UTI de hospital particular. 

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 82% (36 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 35 adultos e 1 criança). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 90%. Na enfermaria/SUS estão internadas 18 pessoas. Na rede particular 9 pessoas estão internadas na enfermaria e 10 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 43.214 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 40.877 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.337 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 27.552 pessoas já realizaram coleta de exames, 21.161 tiveram resultado negativo para COVID-19, 6.204 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 187 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

Na nova unidade da Instituição, os profissionais de saúde vão contar com sala de aula virtual e laboratório, além do Centro de Simulação Realística

A Santa Casa de São Carlos inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Instituto de Ensino e Pesquisa, uma evolução do Departamento de Ensino da Instituição. A nova unidade conta com quatro salas de aula; um Centro de Simulação Realística com sala de controle; salas de apoio às atividades acadêmicas; área de convivência; a biblioteca e também um laboratório para atividades práticas para cursos e treinamentos. 

Nessa nova estrutura, a Santa Casa investiu em inovação. A biblioteca passa a oferecer, além do acervo físico, conteúdos virtuais por meio de terminais com acesso à Internet. Além disso, uma das salas de aula conta com equipamentos de última geração. E o Centro de Simulação Realística, um dos mais modernos do interior de São Paulo, simula uma sala de cirurgia real, com um robô que tem as mesmas reações de um ser humano, o que torna possível fazer todo tipo de simulação cirúrgica – cardíaca, neurológica e abdominal – e treinar também procedimentos de primeiros socorros.

Continua depois da publicidade

Com a inauguração dessa nova unidade, a Santa Casa vai solicitar o credenciamento do Curso Técnico de Enfermagem, visando a formação de profissionais capacitados para atender às necessidades da assistência, tanto na rede pública quanto na rede privada.

“Com as novas instalações do IEP, a Santa Casa dá um passo a mais para consolidar a vocação da Instituição para o Ensino e Pesquisa. Temos investido em promover programas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, o que vai contribuir também para a melhoria da assistência aos pacientes. Acreditamos que educação e saúde caminham juntas”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

Participaram da inauguração a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; o vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz; e o vice-presidente da Câmara Municipal, Rodson Magno; Dr. André Luiz Giusti, Coordenador da COREME da Santa Casa de São Carlos; e Dr. Massoud Issa Sobrinho, Radiologista do CIDI da Santa Casa.

“Parabenizo o Provedor e toda a equipe da Santa Casa. A inauguração do IEP vai ajudar a trazer mais qualidade para o atendimento da população. Com isso, quem ganha é a cidade de São Carlos”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, Rodson Magno.

“Acho que é um ganho para saúde, já que com o Instituto de Ensino e Pesquisa, vai ser possível preparar profissionais mais bem qualificados. E a Santa Casa, que nesses 130 anos tem tido um papel de excelência, pode contar com todo o apoio da Prefeitura”, ressalta o vice-prefeito de São Carlos. Edson Ferraz.

 

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

O Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa oferece 7 Programas de Residência Médica (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.

“Em 2021, expandimos a nossa grade. Já estamos oferecendo Cursos de Pós-Graduação, de Instrumentação Cirúrgica e de Ventilação Mecânica. E estamos pleiteando a aprovação do nosso Curso Técnico de Enfermagem”, explica o coordenador do IEP, André Mascaro.

“Nós autorizamos a criação do Curso Técnico de Enfermagem, seguindo as deliberações do Conselho Estadual de Educação e comprovamos que o IEP atende todas as exigências. E não tem lugar melhor para se montar um curso como este. O profissional formado dentro do hospital vai ter qualidade e experiência, o que vai beneficiar toda a população. Acredito que o Curso Técnico de Enfermagem comece ainda neste primeiro semestre de 2021”, afirma a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

 

 

Com investimento de R$ 8 milhões e sem custo o município, 1/3 da iluminação pública será substituída 

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz e do secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo, conferiu nesta semana o trabalho de modernização da iluminação pública com luzes de LED (light-emitting diode). Com um investimento de R$ 8 milhões e sem custo algum para a Prefeitura, ao todo, 10.130 pontos da iluminação pública em diversos locais da cidade serão substituídos pela nova tecnologia por meio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que corresponde a 1/3 de toda a iluminação do município. 

A substituição das lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia de LED, com potência que variam de 70 a 115 watts, atende uma solicitação do prefeito Airton Garcia feita a CPFL. A nova tecnologia além de modernizar e melhorar a iluminação pública, irá gerar uma economia de 60% no consumo de energia para o município.

“Hoje conferi de perto a diferença das antigas lâmpadas com as novas, a diferença realmente é grande, essa modernização além de trazer mais luminosidade com certeza irá trazer mais economia”, enfatizou o prefeito o prefeito Airton Garcia, que também lembrou que há anos a cidade não recebia um investimento desse porte em iluminação pública, sem custo algum para o município. 

Os trabalhos começaram na semana passada. A Avenida Parque Faber, Passeio das Quaresmeiras, Passeio dos Flamboyants, Passeio dos Ipês, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Morumbi, Avenida Theodureto de Camargo e Rua Maestro Adolpho Raimundo Caputo já receberam a nova iluminação. Nesta semana a modernização da iluminação pública está concentrada na Rua Maestro Adolpho Raimundo Caputo, Avenida República do Líbano, Avenida Santa Madre Cabrine, Avenida Paulo VI e Avenida Doutor Teixeira de Barros.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, a indicação dos locais que irão receber a nova tecnologia foi estabelecida por meio de um estudo feito pela própria Prefeitura, que levou em consideração a importância das vias e a economia que esses locais podem gerar. “Para a escolha das avenidas e das ruas que irão receber a nova tecnologia de LED levamos em consideração a importância das vias, o fluxo de veículos, a circulação de pessoas e a segurança que a nova iluminação pública poderá trazer. Um dos fatores que também foi levado em consideração, foi o consumo de energia que esses locais irão gerar a partir das novas luzes, prevista para ser de R$ 2 milhões ao ano”, explicou o secretário Mariel Olmo.

Seis equipes da V.A. Engenharia, empresa contratada pela própria CPFL, realiza a substituição das lâmpadas pela nova tecnologia em dois turnos, a previsão para a conclusão dos trabalhos é de 6 meses. Durante o acompanhamento dos trabalhos o vice-prefeito Edson Ferraz lembrou que além da melhoria na iluminação, segurança e economia, outro fator a ser levando em consideração é a geração de empregos. “É uma modernização que vai ao encontro não só da melhoria da iluminação, como também da segurança e na geração de empregos, já que todo o trabalho é realizado com mão de obra da cidade, mostrando que São Carlos tem profissionais especializados para todos os segmentos”, concluiu o vice-prefeito.

Publicado em Política

Na ação também foi localizada uma motocicleta que havia sido furtada

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 24 anos, por tráfico de drogas e receptação, na última quarta-feira (24), na rua Vitório Redígolo, no Parque dos Flamboyans, em Ribeirão Preto, no interior do Estado. Na ação foram apreendidas 551 porções de maconha e localizada uma motocicleta que havia sido furtada.

Os trabalhos foram desempenhados por equipes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da região. Os agentes receberam informações sobre o armazenamento de drogas em um imóvel e foram até o local verificar.

Continua depois da publicidade

Chegando na casa, os policiais civis sentiram forte odor de entorpecentes e entraram no local. O autor foi localizado em um dos quartos, onde também foram encontradas diversas porções de maconha, algumas já embaladas para a venda. Na residência também foi localizada uma motocicleta que havia sido furtada em data anterior.

Toda a substância foi apreendida para perícia e a motocicleta recolhida para ser devolvida ao proprietário. Também foram apreendidos no local uma balança de precisão e R$ 634.

O homem foi preso em flagrante e levado à especializada, onde foi indiciado e posteriormente encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Policiais de Força Tática deteve três sujeitos na Avenida Pacaembu, no Jardim Gonzaga, em São Carlos. A ação ocorreu na tarde desta última 4ª feira (24).

Os Militares realizavam patrulhamento na região sul, quando na referida Avenida os indivíduos foram abordados. Com um foi localizado 8 porções de maconha e com o segundo sujeito mais 4 porções da mesma droga, já com o terceiro elemento, foi encontrado R$ 22,00 em dinheiro.

Continua depois da publicidade

Uma varredura no local onde os indivíduos estavam foi realizada e uma sacola com mais entorpecentes foi localizada.

O trio foi conduzido ao Plantão Policial, onde ficaram à disposição do delegado plantonista.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite França (Cidadania), diretor do Centro do Professorado Paulista, regional de São Carlos, alertou que “a educação sofrerá um duro golpe” caso o Senado aprove o relatório da PEC Emergencial, do Senador Márcio Bittar (MDB-AC) que prevê a desvinculação dos percentuais constitucionais destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino para União, Estados e Municípios.

A PEC 186/2019 cria mecanismos de ajuste fiscal para União, Estados e Municípios e traz um dispositivo que desvincula as receitas previstas na Lei Orçamentária para saúde e educação. Atualmente, os Estados são obrigados a destinar 12% de seus recursos para a saúde e 25% para a educação. Já no orçamento federal, os índices são de 15% e 18%, respectivamente. O texto será votado no Senado Federal nesta quinta-feira (25/2).

Continua depois da publicidade

Azuaite ponderou que  medida afetaria o Fundeb que recém foi aprovado pelo Congresso Nacional, após cinco anos de discussão. Ele concordou com o alerta lançado pela ONG “Todos pela Educação” que considera que a desvinculação não pode ser aprovada de forma aligeirada e oportunista no contexto da pandemia e político. 

“O momento atual exige mais investimentos nas áreas sociais”, afirmou o vereador. “Precisamos defender a saúde pública e a educação pública e sua garantia na Constituição; a aprovação da PEC da maneira como se propõe é um golpe e um inaceitável retrocesso”, concluiu.

Publicado em Política

O evento virtual foi realizado na terça-feira (23) e contou com a participação de mulheres envolvidas com as políticas públicas do Paraná (PR) e do país

 

BRASÍLIA/DF - Com a proposta de ouvir contribuições voltadas às políticas públicas para mulheres, a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, integrou encontro virtual na terça-feira (23). O evento promovido pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) também contou com a participação de representantes do estado do Paraná e parlamentares.

"São essas rodas de conversa que nos ajudam bastante. Quem está na ponta são vocês, que nós precisamos ouvir, pois vocês sabem as necessidades do dia a dia. O governo Bolsonaro tem a máxima 'Mais Brasil, menos Brasília'. Vamos caminhar juntos na busca de respostas", afirmou Damares.

Na oportunidade, a ministra enfatizou que é necessário combater todos os tipos de violência contra a mulher, seja física, sexual, psicológica, patrimonial, moral. "Tem modalidades que não existiam antigamente. Por exemplo, a mulher termina um relacionamento e o homem ameaça divulgar vídeos íntimos dela. Essa mulher fica refém pelo resto da vida, ou tira a própria vida. É por isso que estamos revendo e atualizando documentos importantes", acrescentou.

Também palestrante, a secretária nacional de políticas para as mulheres do MMFDH, Cristiane Britto, abordou a necessidade de criar procuradorias da mulher nas câmaras legislativas dos estados e municípios. "O órgão tem um papel fiscalizador, para a efetiva proteção dos direitos das mulheres", disse.

Na oportunidade, a gestora citou ações da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH). Entre os destaques, estiveram a iniciativa "Mais mulheres na política", que teve a proposta de eleger pelo menos uma vereadora por município, além de combater a violência política; e a ampliação dos canais de denúncia Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

Continua depois da publicidade

Pela SNPM, constaram ainda ações como o projeto Mães Unidas, que visa formar uma rede de mães voluntárias para o acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade; a elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio; e o projeto-piloto Qualifica Mulher, que oferece cursos de capacitação e empreendedorismo.

Para a deputada Leandre Dal Ponte, o evento "foi uma grande oportunidade para a promoção de políticas públicas no campo da defesa e garantia dos direitos das mulheres". A atividade virtual contou também com a participação do defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR), Eduardo Pião Ortiz Abrãao.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O vereador Robertinho Mori (PSL) apresentou na Câmara Municipal de São Carlos nesta segunda-feira (22) um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre a distribuição de cestas básicas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

No documento, o parlamentar apontou que foi indagado por munícipes sobre qual o critério de aquisição e distribuição das cestas e também sobre a escassez do kit de produtos de primeira necessidade.

Robertinho pede que a Prefeitura informe quais os critérios para o recebimento de cesta básica, quantas cestas foram distribuídas nos últimos 24 meses pelas unidades Cras (Centro de Referência de Assistência Social)/Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e quantas famílias estão cadastradas em cada unidade do Cras.

Continua depois da publicidade

Ele ainda pergunta se houve redução de distribuição de cestas básicas e no caso da resposta positiva, que sejam apontados os motivos. O vereador também indaga se o Fundo Social continua com o serviço de distribuição de cestas.

Após aprovado, o requerimento será encaminhado ao Poder Executivo para que o setor competente forneça as informações necessárias sobre o assunto em questão.

Publicado em Política

RIO DE JANEIRO/RJ - Gracyanne Barbosa encantou os fãs nesta última quarta-feira (24) ao divulgar novos cliques em seu perfil do Instagram, dando um show de boa forma.

A musa posou com seus pets e apostou numa produção diferenciada, ostentando seu shape sarado e com o bronzeado em dia nos registros que levaram os fãs de Gracyanne à loucura na rede social.

As fotos da musa fitness contaram com mais de 138 mil curtidas, além de muitos elogios dos fãs nos comentários.

Continua depois da publicidade

“Kim Kardashian sonha”, brincou um seguidor, comparando Gracyanne com a socialite americana. “Rainha de tudo”, apontou outra fã. “Perfeita demais, como pode?”, questionou um terceiro.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.