fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 25 Janeiro 2022

As armas não letais foram adquiridas com emendas parlamentares dos vereadores Bruno Zancheta e Professora Neusa

 

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos recebeu nesta quarta-feira (26/01), oito novos equipamentos elétricos incapacitantes (SPARK), dispositivo elétrico que emite pulsos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor, pelo agente da lei.

A entrega aconteceu na sede da Guarda Municipal pelo secretário de Segurança Pública, Samir Gardini e pelos vereadores Bruno Zancheta e Professora Neusa que repassaram emendas parlamentares no valor de R$ 20 mil cada uma para a aquisição das armas não letais.

“A destinação dessa emenda é o reconhecimento da importância da corporação. Acredito ser primordial a atenção do poder público com a Guarda Municipal, valorizando a carreira dos agentes, estruturando a instituição com equipamentos modernos e aumentando o efetivo. A nossa GM é reconhecida em todo o estado pela excelência do seu trabalho”, disse a vereadora Professora Neusa.

Para o vereador Bruno Zancheta é muito gratificante poder contribuir com a Guarda Municipal que presta um serviço de excelência. “Sempre ouvi as reivindicações dos agentes e coloco o meu mandato à disposição da corporação. Entendemos que saúde, segurança e educação são eixos fundamentais para a qualidade de vida da população”.

De acordo com Michel Yabuki, comandante da GM, a utilização dos equipamentos reforça o serviço de prevenção e repressão juntamente aos demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade. “Já tínhamos 30 equipamentos elétricos incapacitantes, porém 12 já são muito antigos, por isso essas novas armas são muito importantes para que os agentes se protejam e assim possam proteger a população”, afirmou Yabuki.

Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, agradeceu o apoio dos vereadores e do prefeito Airton Garcia e disse que os equipamentos são necessários para a proteção individual dos agentes. “A Guarda Municipal continua sendo estruturada, trabalhamos na parte de logística e de infraestrutura. Além da aquisição de novos carros, novas motocicletas, rádios, uniformes, coletes balísticos, armamentos, estruturação do Canil sempre são necessários investimentos em equipamentos de segurança, por isso essa entrega é muito importante”, explicou Gardini lembrando que já está sendo licitada nova uma camionete com recursos da Prefeitura e outras duas devem ser repassas pelo Estado.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Na madrugada de hoje, 26, um homem foi morto após trocar tiros com a Polícia Militar, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

De acordo com a Polícia Militar, uma viatura realizava o trabalho de patrulhamento, quando no cruzamento entre as ruas Gildeney Carreri com Elias Landgraf, os Militares tentaram abordar um grupo de homens que estavam em atitude suspeita, mas todos tentaram fugir e um deles sacou um revólver e atirou contra os Policiais, que a partir daí revidaram.

Um homem foi atingido no tórax e no abdômen e caiu. Imediatamente o SAMU foi acionado, e a USA ao chegar constatou o óbito. O nome da vítima é Claudio Catarino Lourenço Filho, 24 anos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE São Carlos – informa que está realizando a manutenção corretiva emergencial da bomba do poço do Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Jardim do Bosque, localizado na rua Antônio Novaes. 

Como o Centro de Produção auxilia o abastecimento dos bairros Parque Fehr, Jardim Embaré, Terra Nova, Moradas I, II, III, Jardim Araucária e região do grande Santa Felícia poderá ocorrer desabastecimentos nestas regiões.

As equipes estão trabalhando ininterruptamente para concluir os trabalhos até a próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro. O SAAE realizou manobras nas redes de distribuição de água e providenciou caminhões pipa para abastecer os reservatórios. A autarquia solicita que os usuários utilizem a água somente para tarefas essenciais e inadiáveis.

Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Usuário pelo telefone 0800-300-1520. 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal aprovou requerimento, de autoria do vereador Gustavo Pozzi, solicitando a criação de Comissão de Estudos para a implantação de Políticas Públicas para Idosos no município. Gustavo Pozzi, que têm como uma das prioridades em seu mandato o zelo pelos idosos, e um olhar atento para as casas de repouso e permanência, quer através da comissão de estudos, garantir medidas que tutelam os cuidados dignos aos idosos.

 O parlamentar apresenta o requerimento, diante dos dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que no ano de 2000, 10,5% dos moradores são-carlenses tinham mais de 60 anos, passando para 16,8% em 2020 e deve beirar os 22% em 2030. 

Publicado em Política

JAPÃO - Já existem diversos relatos de micróbios capazes de degradar plástico. A primeira descoberta aconteceu no Japão, onde cientistas observaram que esses microrganismos usavam o material das garrafas PET para se alimentar.

Foi relatado que essas bactérias passam por um processo de evolução em resposta ao aumento da poluição de plástico do mundo. A evolução fez com que os microrganismos criassem enzimas que reduziam o plástico PET em materiais ambientalmente benignos.

Inicialmente, a descoberta fez com que cientistas tentassem replicar essas enzimas para conseguir ajudar a reduzir a poluição por plástico.

Em 2018, por exemplo, um laboratório nos Estados Unidos conseguiu criar uma enzima capaz de consumir plástico com até 20% de eficiência. Depois disso, em 2020, eles criaram um novo modelo de super-enzima que consegue digerir o material a uma velocidade seis vezes maior.

Embora promissor, mesmo com a aparição de mais bactérias capazes de fazer o mesmo, seriam necessários micróbios mais eficientes para acabar com o problema da poluição.

A produção de plástico teve um aumento de 79% desde 2000 e 2015. Além disso, acredita-se que a massa total do material, por exemplo, seja de duas vezes a massa de todos os mamíferos presentes no planeta. Cerca de 80% de todos os plásticos que já foram produzidos no planeta ainda estão presentes no meio ambiente. Ainda assim, especialistas acreditam que a sua confecção pode aumentar.

Desde a primeira descoberta, mais de 300 mil espécies de enzimas com habilidades similares às que foram observadas no Japão. Essas enzimas são capazes de degradar pelo menos dez tipos de plástico. Outros estudos também mostram que áreas onde a poluição por plástico é mais vasta carregam mais tipos desses microrganismos como o Mar Mediterrâneo e o Oceano Pacífico do sul.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Tecnologia Chalmers da Suécia, as enzimas são distribuídas tanto nos oceanos quanto em locais terrestres. A maioria desses organismos, contudo, foi encontrada no fundo do oceano, onde há uma maior concentração de microplásticos.

Publicado em Meio Ambiente

Atendimento será 24 horas por dia

 

 

SÃO CARLOS/SP - A partir das 7h desta quinta-feira, 27 de janeiro, o Pronto Atendimento Infantil da Unimed São Carlos passará a ser no Hospital Unimed São Carlos – Unidade II. Nessa primeira etapa da ativação, funcionará apenas o Pronto Atendimento Infantil, 24 horas por dia. 

SÃO CARLOS/SP - Ontem, 25, na Vila Prado, em São Carlos, um homem foi agredido pelo atual namorado de sua ex-mulher.

Segundo a vítima relatou aos policiais, ele teria ido se encontrar com a ex-companheira para tratar de assuntos particulares, mas o atual namorado da mulher apareceu o ameaçando com palavras de baixo calão.

Publicado em Policial

BOSTON - Um hospital dos EUA negou um transplante de coração a um paciente, alegando, entre outros motivos, que ele não foi vacinado contra a covid-19.

DJ Ferguson, de 31 anos, precisa urgentemente de um novo coração, mas o Brigham and Women's Hospital, em Boston, o tirou da lista de transplantes, disse seu pai, David.

David disse que a vacina contra a covid vai contra os "princípios básicos de seu filho, ele não acredita nela".

O hospital disse que estava seguindo sua política para transplantes.

"Dada a escassez de órgãos disponíveis, fazemos tudo o que podemos para garantir que um paciente que recebe um órgão transplantado tenha a maior chance de sobrevivência", disse o Brigham and Women's Hospital disse à BBC em um comunicado.

Um porta-voz disse que o hospital exige "a vacina contra covid-19 e determinados comportamentos e estilo de vida para os candidatos a transplante para criar a melhor chance de uma operação ser bem-sucedida e otimizar a sobrevivência do paciente após o transplante, já que seu sistema imunológico é drasticamente suprimido".

A declaração do hospital indica que outros motivos, além do status não vacinado do paciente, podem ter pesado na sua inelegibilidade para o transplante. Mas o hospital se recusou a discutir detalhes, citando a privacidade do paciente.

O hospital acrescentou que a maioria das 100 mil pessoas em lista de espera para transplantes de órgãos não receberá um órgão dentro de cinco anos devido à escassez de órgãos disponíveis.

Ferguson está no hospital desde 26 de novembro. Ele sofre de um problema cardíaco hereditário que faz com que seus pulmões se encham de sangue e fluido, de acordo com uma página no site de arrecadação de dinheiro GoFundMe.

O organizador da vaquinha para Ferguson disse que o paciente está preocupado com a possibilidade de sofrer inflamação cardíaca — um efeito colateral potencial da vacinação contra o coronavírus que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA enfatizam ser raro e temporário — e que isso poderia ser perigoso devido à fraqueza de seu coração.

O CDC incentiva os receptores de transplantes e aqueles em seus círculos imediatos a serem totalmente vacinados, inclusive com dose de reforço.

 

Arthur Caplan, diretor de Ética Médica da NYU Grossman School of Medicine, disse à CBS News que, após qualquer transplante de órgão, o sistema imunológico de um paciente é praticamente "desligado" e que até mesmo um resfriado comum pode ser fatal.

"Os órgãos são escassos, não vamos distribuí-los para alguém que tenha poucas chances de viver quando outros vacinados têm mais chances de sobreviver após a cirurgia", disse Caplan.

Pai de dois filhos e com um terceiro a caminho, Ferguson permanece no hospital, dizem seus familiares.

Publicado em Saúde

NOVA YORK - O Twitter disse que governos de todo o mundo fizeram pedidos para remover conteúdo de um número recorde de contas de usuários entre janeiro e junho do ano passado, segundo dados que seriam divulgados pela empresa de mídia social nesta terça-feira. A plataforma disse que os governos fizeram 43.387 demandas legais para a remoção de conteúdo de 196.878 contas no período, segundo dados do último relatório de transparência da empresa visto pela Reuters. O Twitter afirmou que este foi o maior número de contas já alvo de solicitações de remoção por governos em um relatório desde que a empresa começou a divulgá-los em 2012. Também foi o maior número de solicitações de remoção pelos governos.

Noventa e cinco por cento dessas demandas vieram de cinco países, com a maioria tendo o Japão como origem, seguido por Rússia, Turquia, Índia e Coreia do Sul, disse a rede social. O site está bloqueado em vários países, incluindo China e Coreia do Norte.

Publicado em Ciência & Tecnologia
Quarta, 26 Janeiro 2022 07:34

Chamada de pacientes mulheres para pesquisa

Tratamento de lesões causadas pelo vírus HPV (condilomas/verrugas)

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está convocando pacientes mulheres com idades entre os 18 e 60 anos, que sejam portadoras de lesões do tipo condilomas/verrugas causadas pelo vírus HPV na região genital.

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e tem como principal objetivo comparar a Terapia Fotodinâmica com o tratamento convencional, tornando este procedimento uma realidade para o tratamento de condilomas.

Nesta pesquisa não poderão participar mulheres grávidas e lactantes, ou que apresentem quadro de imunossupressão (portadora do vírus HIV, indivíduos transplantados ou em quimioterapia).

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.