fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 18 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - Um bandido acabou morrendo em confronto com a Polícia Militar na noite de ontem, 18, no km 156 da rodovia SP-215, São Carlos

Segundo informações, três criminosos teriam roubado uma caminhonete S-10 de um lava-rápido no bairro Cidade Aracy. O que os bandidos não contavam é que o veículo possuía um rastreador, assim a Polícia foi atrás.

Próximo ao local onde estaria a S-10, os PMs avistaram um veículo Tiguan preto, suspeito, e os Policiais deram ordem de parada, mas o motorista não parou, iniciando assim a perseguição, porém os bandidos despistaram a viatura, mas outras equipes foram dar apoio e uma viatura de Força Tática avistou o Tiguan preto em fuga.

Ao avistar os Policiais, os três ocupantes do carro abandonaram o veículo e entraram na mata, e os PMs foram atrás, onde teriam sido recebidos por 5 disparos, ao revidar acertou Matheus Silva Santana, que morreu no local.  

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A preservação de espécies animais nativos, ameaçadas ou não, sempre foi um dos principais pilares de trabalho do Parque Ecológico de São Carlos, sendo um dos poucos zoológicos no Brasil a dedicar seus trabalhos a fauna sul-americana, em especial a brasileira.

Com base nesta filosofia o Parque integrou como signatário o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), no qual se compromete, junto com outras instituições no Brasil a aumentar seus esforços na recuperação de algumas espécies de animais brasileiros seriamente impactadas pela destruição do ambiente e pela caça

Nestes últimos dias, a equipe do Parque Ecológico, destinou dois Sauins de Coleira (Saguinus bicolor), espécie de primata amazônico que é mantida no local e com vários nascimentos em São Carlos, a duas novas instituições para formar outras famílias da mesma espécie, BioPark de Cotia (SP) e Mantenedor Arca de Noé (RS). Estas transferências atendem ao Plano Nacional de Conservação desta espécie coordenando pela AZAB e sob responsabilidade da Zootecnista Claudia Ladeira, diretora do Zoológico de Bauru/SP.

As transferências, após a devida autorização dos órgãos oficiais foram feitas de carro e por via aérea, e os animais chegaram bem a seus destinos.

Publicado em Cidadania
Sábado, 19 Março 2022 09:38

Ana Almeida, a Bella Mascarada

Acesse www.belladasemana.com.br

 

FLORIANÓPOLIS/SC - Se você pensou que o Carnaval já tinha acabado, aqui no Bella da Semana nosso bloco segue a todo vapor! Finalmente vamos revelar a identidade da maravilhosa “Bella Mascarada”. Conheça Ana Almeida, uma loiraça que chegou com tudo, completamente sem pudores, levando os assinantes ao delírio durante o ensaio ao vivo (que foi super apimentado). O ensaio com a modelo já está no ar no site www.belladasemana.com.br

Nascida em Florianópolis, Ana é torcedora do Avaí. Divertida, humilde e verdadeira, com ela mesmo descreve sua personalidade, a modelo conta que o segredo para manter a forma é treinar pesado cinco vezes na semana e manter uma alimentação saudável. 

Publicado em Entretenimento
Estímulo à autonomia, empoderamento de famílias e acesso ao ensino regular são essenciais para melhora da qualidade de vida e fomento à inclusão

 

SÃO CARLOS/SP - No dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da síndrome de Down, também chamada de Trissomia 21 (T21). A data faz alusão à presença de três cópias do cromossomo 21 nas pessoas com a síndrome.
Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisas buscam respostas a demandas que surgem na prática e apontam três ações para melhora na qualidade de vida de pessoas com Trissomia 21, bem como no fomento à inclusão: estímulo à autonomia e à independência, empoderamento familiar e acesso ao ensino regular.
Márcia Duarte Galvani, docente no Departamento de Psicologia (DPsi) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD) da Universidade, trabalha com o tema há mais de 20 anos e conta que dois projetos de extensão desenvolvidos sob sua coordenação em parceria com o Instituto Conviva Down de Araraquara (SP) - "ABC da inclusão para crianças e adolescentes com síndrome de Down" e "O direito à participação social de jovens e adultos com síndrome de Down", voltados a pessoas com Trissomia 21, seus familiares e educadores - permitem a escuta sensível de suas necessidades cotidianas.
"Trabalhamos a identidade delas que, juntamente com seus familiares, trazem angústias; nós desenvolvemos os temas colocados em rodas de conversa e, em paralelo, realizamos estudos para entender mais sobre este universo. Pesquisa e extensão estão intimamente relacionadas", registra a docente.
Segundo a pesquisadora, a autonomia e a independência devem ser fortalecidas desde a infância, por meio de estímulo às habilidades físicas (movimentos do corpo), motoras (coordenação, segurar e manusear objetos) e sociais (empatia, autocontrole, falar e trabalhar em público, resolução de problemas).
Para isso, um primeiro passo é enxergar cada pessoa como única. "Nossos estudos (https://bit.ly/3COQ7x2) apontam que há habilidades sociais que precisam ser mais ou menos aperfeiçoadas, não podendo generalizá-las. O ideal é detectar as dificuldades individuais e trabalhá-las, sempre com novos incentivos."
Um exemplo de preocupação, ainda na idade infantil, foi relatado por mães: há filhos que não seguram corretamente o lápis ou a tesoura. "Passamos a trabalhar essas habilidades motoras para que eles utilizem os objetos sozinhos; somente a partir deste passo é possível avançar com a alfabetização", relata Galvani.
Assim, os projetos de extensão também promovem atividades lúdicas, exercícios de motricidade, estímulo à identidade e a atividades sociais - estas últimas, para os adultos, envolvendo conhecer pessoas, buscar interações e práticas de lazer.
No que tange à socialização, como poucas pessoas com Trissomia 21 chegam ao Ensino Superior - seja por falta de ensino adequado ou de oportunidades -, há uma tendência ao isolamento. "Sem círculo social, não há encorajamento à independência, e o excesso de proteção familiar pode intensificar ainda mais este cenário", analisa a docente da UFSCar.
Ela exemplifica: "As escolhas precisam partir destas pessoas; ir para bares e restaurantes que as agradam, escolher o que comer, ter uma carteira para colocar o dinheiro, pagar a conta, ou seja, dar oportunidades. São ações que promovemos no grupo e que geram resultados positivos; elas devem ser criadas também por familiares e professores de forma contínua".
Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O partido Republicanos lançou em São Carlos duas frentes de trabalho muito importantes no fortalecimento da democracia e da educação política: os projetos Jovens Republicanos e Mulheres Republicanas.

Presidida atualmente pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos), a executiva municipal conta agora com o Secretário do Jovens Republicanos Leonardo Bono e com a Secretária das Mulheres Republicanas Marli Moretti, com o objetivo de atrair e capacitar lideranças femininas e jovens para ampliar a representatividade e contribuir com a renovação política na cidade.

“Ambos os projetos são muito importantes e contam com o apoio irrestrito deste parlamentar, assim como do nosso presidente estadual Sérgio Fontellas e do nosso presidente nacional Marcos Pereira. O foco é na capacitação técnica e política de jovens e mulheres para agregar valor ao cenário político da nossa cidade nos próximos anos. Fico feliz que estas iniciativas saíram do papel, materializando nosso planejamento estratégico desenvolvido em setembro, e é apenas o começo”, disse Elton.

Para a Secretária das Mulheres Republicanas São Carlos, Marli Moretti, o projeto é fundamental na atração de lideranças femininas, ampliando a paridade e representatividade da mulher na política. “Cada vez mais se faz necessária a presença das mulheres em todos os setores, inclusive na política. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser”.

Leonardo Bono destaca que a participação dos jovens no processo político e eleitoral é fundamental para a renovação de lideranças.

“Os jovens têm interesse em participar da política e fazer parte da renovação, basta comunicar isso de forma assertiva e eficiente. Oficinas, dinâmicas, o uso de tecnologia, visitas técnicas entre outros, são formas mais atraentes de se interessar pelo tema. Sabemos que temos que preparar uma nova geração para atuar na política de forma competente, técnica, mudando o escopo da política, que atualmente serve-se de troca de favores e está repleta de corrupção”, finalizou.

Para quem desejar conhecer e/ou ingressar em um dos projetos, basta entrar em contato através do WhatsApp (16) 996383837 e para quem desejar se filiar ao partido Republicanos, acesse o link https://republicanos10.org.br/filie-se/

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia juntamente com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, inaugurou nesta sexta-feira (18/03), mais um serviço de atendimento às mulheres. Trata-se da Casa de Apoio Feminina.

O novo espaço disponibilizado sinaliza um reordenamento e aprimoramento no acolhimento provisório no município. A Casa de Apoio Feminina proporciona um serviço de acolhimento diferenciado para mulheres a partir dos 18 em situação de rua, com vulnerabilidade social e ameaça de violência, atendendo também os filhos.

O atendimento é referenciado, ou seja, as mulheres que procuram o Centro POP (Centro de Referência para População em Situação de Rua), a Casa de Passagem (Albergue), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Guarda Municipal e Delegacia da Mulher, podem ser encaminhadas para o local. Uma equipe multidisciplinar vai acompanhar cada caso.

“O acolhimento é provisório para mulheres adultas em situação de vulnerabilidade social, de desabrigo, abandono, com ou sem trajetória de rua. A casa possui três dormitórios grandes e a nossa capacidade inicial é para 9 pessoas. Neste primeiro dia de funcionamento já recebemos uma mulher com dois filhos”, explicou a secretária Vanessa Soriano, agradecendo o apoio do vereador André Rebello que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 170 mil para o projeto.

A secretária de Cidadania e Assistência Social ressaltou, ainda, que esse serviço não substitui a Casa Abrigo “Terezinha Gravelina Lemes” que oferta acolhimento para mulheres em situação de violência com risco de morte. “A Casa de Apoio também não substitui o acesso por demanda espontânea, o que já é ofertado na Casa de Passagem “Reynaldo Bertolino Neto” e não é uma comunidade terapêutica, portanto não será local de acolhimento para mulheres em uso abusivo de substâncias”.

Publicado em Política

Dispositivo ficará fechado para o trânsito nesta segunda, das 7h às 17h

 

JAÚ/SP - A alça de acesso localizada no km 183 da SP 225 - Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Jaú, será interditada nesta segunda-feira (21), das 7h às 17h, para que seja realizada adequação da sinalização horizontal na pista, após recuperação do pavimento executada pela Eixo SP Concessionária de Rodovias, empresa responsável pelo trecho.

A alça é o principal acesso em direção a Bauru para os motoristas que seguem no sentido Capital-Interior pela SP 225. Durante a interdição, a melhor alternativa é utilizar o retorno no dispositivo seguinte, na altura do km 294 da SP 304 - Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza, que liga Jaú a Dois Córregos (veja ilustração).

Durante as obras, o local estará devidamente sinalizado e monitorado pelas equipes da concessionária. Em caso de chuva, os serviços poderão ser reprogramados.

Publicado em Outras Cidades

A ação focou no combate ao tráfico de drogas na região

 

BARRETOS/SP - Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), desencadearam na manhã desta sexta-feira (18/3), a Operação Antessala para prender diversos membros de uma associação criminosa responsável pelo armazenamento, distribuição e venda de drogas em Barretos.

A ação contou com o auxílio de policiais civis das Delegacias Seccionais de Bebedouro, Sertãozinho, Franca, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Araraquara e São Carlos, bem como de agentes da DEIC de Ribeirão Preto.

A investigação foi iniciada em julho do ano passado, quando foram presas seis pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.  A partir de informações colhidas, os agentes descobriram o possível envolvimento de outros suspeitos com a venda de entorpecentes, especialmente cocaína. Entre eles estão, a avó de um dos acusados, que o ajudava com o tráfico, e o proprietário da gráfica que fazia os adesivos colados nos entorpecentes.

Ao todo, 12 pessoas – 10 homens e duas mulheres - foram presas temporariamente, além de dois adolescentes apreendidos. Um dos homens presos temporários estava com 51 microtubos de cocaína e também foi autuado em flagrante por tráfico.

Os homens presos serão removidos à Cadeia Pública de Colina e as mulheres à Cadeia Pública de Bebedouro. Os adolescentes serão levados à Fundação Casa de Araraquara.

Publicado em Outras Cidades

RIO DE JANEIRO/RJ - Na sexta-feira (18) o cantor Lucas Lucco revelou que está se divorciando da modelo Lorena Carvalho. Em seu perfil do Instagram o artista escreveu um longo texto falando sobre a relação que eles tiveram. Os dois se casaram em 2020 e tiveram o pequeno Luca, que está com quase 1 ano de idade.

“Vou tentar ser breve porque dói demais escrever cada uma dessas linhas. Conheci a Lorena em um camarim em 2013. Foi amor à primeira vista. Começamos a namorar, tivemos alguns términos de curto período, e toda nossa estrada juntos rendeu uma linda história de 8 anos, quase 2 de casamento e um filho lindo que só puxou ela. O Luca, é saudável e muito abençoado, graças a Deus”, disse.

Publicado em Celebridades

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara está publicando nos atos oficiais, deste sábado (19), o decreto municipal nº 12.833 de 18 de março de 2022, que adequa as medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-10 no município às novas regras anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Porém, com a orientação de não baixar a guarda, já que a pandemia não acabou.

O documento foi elaborado após reunião do Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico, nesta sexta-feira (18). Além de considerar as avaliações da situação epidemiológica do município, a decisão leva em conta também a cobertura vacinal de Araraquara, que está acima das médias estadual e federal: 94% dos araraquarenses tomaram alguma vacina (primeira dose ou única), 87% já estão imunizados com as duas doses ou com a dose única e 53% já têm a terceira dose ou dose de reforço.

Dessa forma, o decreto municipal, que entra em vigor da data da sua publicação, retira a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, exceto nas unidades médico-hospitalares e nos equipamentos de transporte público coletivo de passageiros.

Ainda de acordo com o documento, “fica fortemente recomendado que as pessoas do grupo de risco para a COVID-19, tais como as imunossuprimidas e idosas, bem como as pessoas com síndrome gripal, utilizem máscara facial com total cobertura do nariz e da boca em ambientes abertos e fechados”.

E ainda fica facultada a decisão, aos estabelecimentos de ensino, sobre o uso de máscara em ambientes fechados.

“O importante é que a população seja consciente. No momento, a situação epidemiológica permite que o município siga a regras do Estado, como sempre foi feito, desde o início da epidemia. Mas é importante que todos continuem atentos, principalmente as pessoas do grupo de risco. Os imunossuprimidos, os idosos e as pessoas com sintomas gripais devem continuar utilizando a máscara em locais abertos e fechados, para se proteger e reduzir os riscos. E o Comitê também continuará atento à situação epidemiológica, mantendo as análises diárias”, declara Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.