fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 26 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - No início desta noite de sábado (26), a Viatura Patrulha Maria Da Penha da Guarda Municipal de São Carlos foi solicitada a comparecer no endereço situado no Parque São João Batista para atendimento de ocorrência de descumprimento de medida protetiva.

De acordo com o relato da vítima M.A.A. 50 anos, teve a medida protetiva de afastamento do lar em desfavor de seu ex-cônjuge, R.D.N. 58anos, descumprida e que o mesmo trocou os cadeados da casa deixando-a para fora impedindo sua entrada.

Publicado em Policial

Além de menos risco de infecção,  transmissões on-line para o IEP  vão capacitar médicos residentes e estudantes de Medicina

 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa realizou, no sábado (26), a primeira cirurgia na Sala Inteligente do Centro Cirúrgico do hospital. A nova sala conta com 2 monitores, 1 foco cirúrgico com duas cúpulas, 2 câmeras (1 delas acoplada no foco cirúrgico), 1 torre de vídeo, 4 caixas de som, 2 estativas de teto e 1 monitor multiparâmetro (para monitorar os sinais vitais do paciente, como batimentos cardíacos, CO2, pressão e oximetria). O espaço foi montado e equipado com recursos do ex-vereador Júlio Cesar. Um outro diferencial é que todos esses equipamentos funcionam de forma integrada.

A integração é a grande vantagem de uma Sala Inteligente. Em um centro cirúrgico tradicional, todos os exames impressos são trazidos para a sala durante o procedimento. A nova tecnologia, dá para acessar em tempo real os dados atualizados do paciente. Um dos resultados é a diminuição do tempo dos procedimentos. E se a equipe médica consegue fazer o trabalho mais rapidamente, o tempo de hospitalização também diminui”, explica o Vice-Diretor Técnico da Santa Casa, Roberto Muniz Júnior.

Outra vantagem é a diminuição de fios espalhados pelo chão. Ela é projetada com equipamentos sem fio e com estativas de teto - suportes que mantêm monitores, acessórios e gases medicinais suspensos, longe do chão, e que podem ser movidos pelos profissionais de acordo com as necessidades da cirurgia. Além de facilitar a mobilidade dentro da sala de cirurgia, isso também reduz o risco de infecção porque não é possível esterilizar os fios.

Segundo o Coordenador da Engenharia Clínica e Elétrica da Santa Casa, Vinicius Tiburcio, “a estruturação para montagem do espaço foi um desafio, visto a complexidade para a instalação dos equipamentos. Por isso, o trabalho de uma equipe multidisciplinar (equipe de Manutenção Geral, Tecnologia da Informação e equipe para Implantação de Rede de Gases Medicinais) foi essencial para a entrega. A instalação da Sala inteligente é um ganho tecnológico para a instituição e uma oportunidade para ampliar a área de atuação da equipe de engenharia clínica, pois para operacionalização do sistema é necessário o conhecimento em várias áreas técnicas”, comenta. 

NOVA TÉCNICA CIRÚRGICA MARCA INAUGURAÇÃO

E para marcar a inauguração da Sala Inteligente foi realizada, pela primeira vez em São Carlos, três casos de enucleação endoscópica de próstata, procedimento realizado sem cortes, que tem por objetivo remover a parte central da próstata aumentada, retirando a obstrução urinária.

De acordo com o urologista, Fábio Augusto Vasilceac, “nós homens podemos apresentar o crescimento benigno da próstata a partir dos 40 anos. Sendo assim, com o envelhecimento, podemos apresentar uma dificuldade para urinar, cada vez maior. Alguns pacientes necessitam de sonda para urinar. Na técnica tradicional, o urologista pode realizar uma cirurgia pelo canal da urina que raspa fragmentos de próstata ou a cirurgia aberta onde abre-se a bexiga e retira o interior da glândula com as mãos. Nestes casos com alguns dias de internação, há risco aumentado de apresentar dores e obstrução da sonda por coágulos”.

O médico complementa a explicação sobre a técnica. “Na enucleação endoscópica de próstata, podemos comparar a próstata com uma laranja, onde retiramos os gomos da laranja permanecendo com a casca íntegra. O urologista pode fazer isto pelo canal da urina, sem cortes no abdômen. Como vantagem temos menor tempo de internação e recuperação, melhora imediata e mais duradoura do fluxo urinário, menor risco de complicações, como o sangramento, risco baixo de incontinência urinária e impotência sexual” - afirma o urologista.

Jorge Lira, dono da empresa que fornece os equipamentos para a cirurgia, a FJ Hospitalar, também ressalta a importância da nova técnica. “São equipamentos que fazem cirurgia minimamente invasiva, e isso diminui o tempo cirúrgico, melhora a qualidade da cirurgia e traz mais segurança para o paciente. Levamos esse equipamento para Goiânia, Minas Gerais, agora em São Paulo, e São Carlos é a primeira cidade paulista com a nova técnica, e a ideia é a gente desenvolver Brasil afora”.

Com a Sala Inteligente do Centro Cirúrgico, também vai ser possível transmitir as cirurgias para o Auditório anexo ao Centro de Simulação do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP). O Auditório tem capacidade para 25 pessoas. Nesse espaço, quem fizer os treinamentos, vai poder contar com lousa eletrônica, pra assistir às cirurgias e interagir com os cirurgiões em tempo real. Hoje, há uma limitação no número de pessoas que podem acompanhar um procedimento em uma sala de cirurgia, uma das determinações exigidas pelo Ministério da Saúde para se evitar os riscos de infecção.

“Os nossos médicos residentes e os estudantes de Medicina vão poder acompanhar as cirurgias como se estivessem dentro do Centro Cirúrgico. E, dessa forma, vão poder interagir com os cirurgiões e tirar dúvidas. Isso vai incrementar a formação dos nossos alunos, que vão concluir os Programas de Internato ou Residência Médica como profissionais mais completos”, afirma o Gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), André Mascaro.  

SÃO PAULO/SP - Está procurando por receitas para preparar um petisco diferenciado? Pois saiba que você acabou de encontrar! A seguir, vamos ensinar o passo a passo de como fazer uma maravilhosa costelinha de porco assadas no forno. O modo de preparo é fácil e rápido e, o resultado, é espetacular!

Costelinha de porco assada no forno

Nesta receita, as costelinhas são primeiro fervidas para amaciar a carne e tirar um pouco da gordura, e depois assadas numa deliciosa calda de laranja e mostarda. Na hora da compra, escolha costelinhas bem carnudas. Ao servi-las, lembre-se de colocar à mesa tigelas com água e guardanapos. Veja a seguir a lista de ingredientes e o modo de preparo!

  • 12 costelinhas de porco bem carnudas ((cerca de 900g no total))
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 2 colheres de chá de óleo de girassol
  • 1 tira grande de casca de laranja
  • 150 ml de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de purê de tomate
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de mostarda francesa
  • Pimenta-malagueta em pó a gosto
  • Preaqueça o forno a 200°C.

Tire o máximo de gordura que puder das costelinhas e coloque-as numa panela. Cubra com água fria e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo brando por 20 minutos, retirando a espuma que se acumula na superfície de vez em quando.

Numa panela pequena, misture a colher de sopa de vinagre restante, o óleo de girassol, a tira de casca e o suco de laranja, o purê de tomate, o açúcar mascavo, o molho inglês, a mostarda e a pimenta-malagueta em pó, e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando por 4 a 5 minutos ou até reduzir um pouco de volume.

Escorra as costelinhas e arrume-as, numa só camada, num tabuleiro. Jogue por cima o caldo de laranja e vire as costelinhas para que fiquem embebidas nele por igual. Cubra frouxamente com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

Retire o papel-alumínio e asse por mais 20 a 25 minutos, virando e molhando as costelinhas de vez em quando, até que estejam marrom-escuras e carameladas. Sirva quente.

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia participou na manhã deste sábado (26/03), na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, de solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

Acompanhado do presidente do SAAE,  Benedito Marchezin, e do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), o prefeito foi conhecer as novas tecnologias dos laboratórios físico-químico e de biologia do SAAE, recentemente avaliados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro que reconheceu formalmente que seus processos de análises de água são executados de forma precisa e de acordo com padrões de excelência definidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2017, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Airton Garcia também participou com as crianças do projeto de educação ambiental da autarquia de uma visita monitorada pela ETA, inclusive nos tanques de tratamento de água da unidade. Depois entregou brindes alusivos ao Dia Mundial da Água, como copos e canecas, para todos os participantes mirins do projeto.

Airton também foi presenteado com um exemplar do Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos.

"Sabemos dos problemas que o SAAE enfrenta, como os vazamentos e uma rede muita antiga, mas também temos coisas boas, uma delas é a qualidade da nossa água", disse o prefeito Airton Garcia, agradecendo o trabalho de todos os servidores da ETA.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), realizou na manhã deste sábado (26) a assembleia extraordinária para votação da proposta de reajuste salarial da categoria em 18% e aumento do tíquete refeição para R$ 650,00.

Com o salão social do SINDSPAM lotado, a maioria dos servidores presentes aprovaram a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal. Com esse resultado o Acordo Coletivo da categoria para o período 2022/2023, foi concluído.

Porém a assembleia deste sábado (26) não foi concluída, foi aprovado pela maioria dos presentes que a mesma fique suspensa até a ação judicial sobre a reposição do 14º salário e prêmio assiduidade seja transitado e jugado. O motivo se dá pelo fato do prefeito municipal Airton Garcia, ter se comprometido com o SINDSPAM e com toda a categoria de devolver esse dinheiro que se encontra separado e depositado em forma de reposição salarial.

Caso o compromisso firmado não seja cumprido a categoria concordou em reabrir a assembleia para aprovação de uma futura greve.

Publicado em Política
Grupos 4, de forma escalonada, e 5 retornaram ao Campus São Carlos nesta semana

 

SÃO CARLOS/SP - A Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), voltada para educação básica, retomou na última segunda-feira (21/3) o atendimento presencial para os Grupo 5 (crianças completando 5 anos) e para as do Grupo 4 (completando 4 anos) de forma escalonada. "O retorno das atividades presenciais da UAC foi planejado com muito cuidado e responsabilidade e está sendo possível graças a uma construção em conjunto e em constante diálogo com o Comitê Gestor da Pandemia da Universidade e com o Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS), de maneira consciente e segura para todas as pessoas envolvidas", afirma Elaine Italiano Vidal, diretora da Unidade.
Para garantir a segurança e saúde das profissionais e das crianças, a UAC, a partir de orientação NEVS, conta com um plano de contingência específico para assegurar o cumprimento das medidas de biossegurança recomendadas contra a Covid-19, com orientações destinadas tanto à equipe da Unidade, como aos pais e às crianças. As orientações incluem a recomendação do uso de máscara de proteção, controle de quantidade de pessoas por sala, ambientes ventilados, além de protocolos para entrada e saída das crianças e para o uso dos sanitários e refeitório. Além disso, todos os profissionais da UAC que realizam o atendimento presencial das crianças foram testados para a Covid-19 pela Vigilância Epidemiológica da UFSCar. O plano de contingência com todas as informações está disponível no site da UFSCar, em www.ufscar.br.
Publicado em Educação
Domingo, 27 Março 2022 08:18

Ciclista é roubado em trilha em Araraquara

ARARAQUARA/SP - Um homem de 58 anos, foi vítima de criminosos, na tarde de sábado (26), durante trilha. O crime aconteceu em uma estrada de terra que fica próxima a Usina Zanin, na cidade de Araraquara.

Segundo a vítima, era por volta das 18h, quando dois criminosos em uma moto de trilha, se aproximaram e, o “garupa” com uma arma de fogo na cintura, anunciou o roubo.

A vítima foi forçada a entregar sua bicicleta, uma Canonndale Scalpel de Carbono, avaliada em R$ 49.000,00.

Publicado em Araraquara

BROTAS/SP - O Brotas Eco Hotel Fazenda, em Brotas, a 220 Km de São Paulo, preparou uma programação especial para toda a família curtir o feriadão de Páscoa com muita diversão e contato com a natureza. No Domingo de Páscoa será servido um almoço especial, com decoração temática e muitas delícias típicas da data, caça aos ovos de chocolate com os coelhinhos e várias atividades de lazer.

Os pacotes de quinta a domingo, entre 14 e 17/04, têm tarifas variando a partir de R$ 3.810, o casal, em regime completo de alimentação. Uma criança de até 9 anos é cortesia. Os hóspedes ainda ganharão um ingresso por apartamento para participar de uma sessão de observação das estrelas no planetário na Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), um dos maiores centros astronômicos da América Latina, instalado nas dependências do hotel.

Atividades para toda a família

Além das atrações temáticas, também haverá uma intensa programação de lazer para crianças e adultos, com a tradicional monitoria de lazer do hotel. Entre elas: desafio do arco e flecha, gincana noturna, piscina natural com tirolesa e standup paddle. Mas não para por aí. Há ainda paredão de escalada, toboáguas, futebol de sabão, visitas a fazendinha com ordenha das vacas e muitos mais.

Os adultos ainda podem aproveitar um tour pela cidade de Brotas, com visitas à Casa da Cachaça, Parque dos Saltos, quedas d’água do rio Jacaré Pepira, além de jantares temáticos, paintball, gincana na piscina, com concurso de cerveja e caipirinha, caminhadas, gincana da família, ioga e alongamento no bosque, jantar com música ao vivo e passeio de bike.

A infraestrutura de lazer conta com um verdadeiro parque aquático com cinco piscinas, dois toboáguas, além de cama elástica, sauna, jacuzzi coberta, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas, ginásio, campos de futebol, paintball, fazendinha com minizoológico, lago com tirolesa, sala de leitura, sala de TV, brinquedoteca, redário, além de serviços opcionais de babá e massagem.

Lagoa Encantada: atração inédita e exclusiva

Uma das atrações exclusivas do Brotas Eco Hotel Fazenda é a Lagoa Encantada: a única piscina com projeção mapeada no Brasil. Com 600 m², ela está ambientada em uma caverna cenográfica, temática e coberta. Conta com cachoeiras, cascatas, além de 40 jatos de jacuzzi com água aquecida.

Viajar com pets é ainda mais gostoso

As famílias que viajam com pets podem ficar tranquilas. O Brotas Eco é o único hotel de São Paulo a oferecer uma estrutura exclusiva para os peludos: o Dog Park. Com uma área de 1.000 metros quadrados, o Dog Park conta com 2 pistas de agility para cães de todos os portes, 6 dog-apartamentos (canis) com portões e cadeados, caso os hóspedes queiram deixar o pet em segurança enquanto curtem o parque aquático ou realizam alguma atividade inapropriada para cães. É cobrada uma taxa para pets.

Publicado em Brotas

SÃO PAULO/SP - João Guilherme Silva, filho de 18 anos de Fausto Silva, curtiu o Lollapalooza ao lado da namorada, a modelo Schynaider, de 33 anos. Os dois trocaram muitos beijos e aproveitaram os shows que rolaram no Autódromo de Interlagos neste sábado (26).

Publicado em Celebridades

Latrocínios permaneceram estáveis

 

PIRACICABA/SP - A região de Piracicaba terminou o mês de fevereiro com redução nos roubos em geral e a bancos. Os indicadores de latrocínios permaneceram estáveis.
Os roubos em geral tiveram recuo de 5,2%, passando de 426 para 404 – 22 casos a menos. É o menor número da série histórica, iniciada em 2001.

 

 

A região não registrou roubo a banco em fevereiro. Em igual mês do ano passado, houve uma ocorrência. Os casos e vítimas de latrocínio permaneceram estáveis, com uma ocorrência e uma vítima. Os homicídios dolosos aumentaram, passando de 17 para 22 casos. A quantidade de vítima teve elevação de 19 para 23.

As taxas dos últimos 12 meses (de março de 2021 a fevereiro de 2022) ficaram em 7,05 casos e 7,40 vítimas de homicídios dolosos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.