fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 21 Abril 2022

BRASÍLIA/DF - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, hoje (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.

Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde.

“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou.

Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o titular da pasta acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia.

Um impacto chave do fim da emergência será sobre as medidas de restrição e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, definida por estados e municípios. “O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que se acabe essas exigências”, disse.

Vacinação

Outro efeito do fim da emergência será sobre a exigência de vacinação para acesso a locais fechados. O ministro criticou essa exigência. Ele lembrou que 74% da população completaram o ciclo vacinal.

Sobre 2023, o ministro afirmou que “ninguém sabe” como será a vacinação contra a covid-19. “Vamos vacinar só idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças? Com qual vacina? Essa que temos, outra com capacidade de combater variantes? A ciência trará essas respostas”, ressaltou.

Sobre as vacinas e medicamentos autorizados em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministro disse que solicitou a prorrogação da medida por mais um ano.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que o fim da emergência de saúde pública não afetará a transferência do governo federal para estados e municípios na modalidade chamada “fundo a fundo”.

Secretaria Especial

A secretaria criada para o combate à covid-19 será extinta. Na entrevista coletiva, Rodrigo Cruz afirmou que o tema será tratado “em alguma área no ministério”. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que será criada uma coordenação-geral voltada a vírus respiratórios.

Vigilância

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, informou que o ministério manterá ações de controle da doença e de outros vírus de síndrome respiratória aguda grave. “Manteremos vigilância de casos, testagem, notificação obrigatória, genômica, da síndrome inflamatória em crianças e adultos e vigilância de emergência em saúde pública”, declarou.

Telemedicina

Sobre a telemedicina, autorizada em caráter excepcional em razão da pandemia, Queiroga citou o Projeto de Lei nº 1998 de 2020, que está pronto para votação na Câmara dos Deputados. “Uma vez aprovado na Câmara, podemos editar uma nova portaria enquanto o Senado Federal se manifesta sobre essa proposta legislativa”, pontuou Queiroga.

Transição

Nesta semana, os conselhos de secretários de Saúde de estados (Conass) e municípios (Conasems) questionaram o fim da emergência e pediram um prazo maior, de 90 dias, em vez de 30 dias, para adaptação.

“Sob o risco de desassistência à população, solicitamos ao Ministério da Saúde que a revogação da Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, estabeleça prazo de 90 dias para sua vigência e que seja acompanhada de medidas de transição pactuadas, focadas na mobilização pela vacinação e na elaboração de um plano de retomada capaz de definir indicadores e estratégias de controle com vigilância integrada das síndromes respiratórias”, diz o ofício das entidades.

Na entrevista coletiva, Queiroga comentou a posição dos conselhos de secretários de saúde. “Eu sei que secretários dos estados e municípios queriam que o prazo fosse maior. Mas olha, o governador Ibaneis Rocha já cancelou o decreto do DF e o governador Cláudio Castro vai fazer o mesmo no Rio de Janeiro. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adéquem”, avaliou.

Nota técnica

O Conselho Nacional de Saúde divulgou nota técnica em que defende medidas para uma “transição segura da pandemia para uma futura situação endêmica da covid-19, mantendo as medidas não farmacológicas até que sejam atingidas coberturas vacinais homogêneas em todas as unidades da federação de, no mínimo, 80% da população vacinável”.

Entre as medidas, o conselho, que reúne representantes do poder público, de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades da sociedade civil, recomenda a continuidade do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração. Outra ação defendida pelo CNS é a “implementação de estratégias para verificação dos comprovantes de vacinação, especialmente em situações de aglomeração”.

 

 

Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi à Central de Polícia Judiciária e registrou uma ocorrência contra seus vizinhos por agressão, ontem, 21, no Jardim Itamaraty, em São Carlos.

Segundo consta, a vítima de 28 anos, teria feito um churrasquinho na véspera de ferido e o mesmo afirmou que havia música com um volume um pouco acima do normal, e que seus vizinhos ficaram bravos.

Ontem, a vítima afirmou que estava ‘de boa’ lavando seu automóvel, quando o Pai e seu filho (vizinhos), foram ao seu encontro com chutes e socos. O filho do agressor estava com uma marreta e tentou acertá-lo.

Além das agressões, a vítima alegou que o portão da sua casa foi danificado.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Os bandidos não param de querer furtar fios de cobre, e com isso causam danos ao patrimônio público, pois desta vez foi a UBS da Vila Izabel o alvo dos marginais.

Era por volta de 21h40min de ontem, 21, quando o CCO (Centro de Controle Operacional) da Guarda Municipal foi acionado e viaturas foram ao local da UBS, onde lograram êxito em surpreender o autor próximo a caixa de energia dentro do pátio da unidade e com uma mochila contendo os disjuntores e os fios que estavam subtraindo.

Diante dos fatos foi acionada a responsável pelo UBS e conduzido o autor à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

 A autoridade de plantão ratificou a voz de prisão e o indiciado foi recolhido à cadeia pública ficando à disposição da justiça.

Publicado em Policial

Maior festival de churrasco do Brasil acontece dias 23 e 24 de abril, no estacionamento do centro de compras

 

São Carlos/SP – O shopping Iguatemi São Carlos realiza, no próximo fim de semana, a 2ª edição do tour do maior festival de churrasco do Brasil, o Let’s Grill. O evento acontecerá dias 23 e 24 de abril, no estacionamento do centro de compras e terá o comando do mestre churrasqueiro Rick Bolzani, paranaense reconhecido internacionalmente por compartilhar sua paixão pelo churrasco nas redes sociais, onde já conta com mais de 200 mil seguidores.

Diversas opções de cortes premium, espaço kids com monitores e atrações musicais estão previstas na programação. O festival possui uma ampla estrutura, planejada para atender de forma confortável seus visitantes e proporcionar uma saborosa experiência gastronômica - um verdadeiro show, onde os mestres churrasqueiros também interagem com o público.

O Let's Grill Festival tem entrada franca. Serão 18 horas divididas nos dois dias de festa, com oito estações de carnes para quem gosta de cortes especiais (preparados por assadores consagrados), em um ambiente familiar.

Neste sábado (23), o evento estará aberto das 12h às 22h e no domingo (24), das 12h às 20h.

Para mais informações, acesse o site do Iguatemi São Carlos (www.iguatemisaocarlos.com.br) e siga o empreendimento nas redes sociais @iguatemisaocarlos.

Serviço:

Let's Grill Festival

23 e 24 de abril 2022

(Sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h)

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

Lucas Baltieri e The Kitchen se apresentam no Sesc no dia 24 de abril, domingo, às 16h, o show tem entrada grátis, no repertório do trio, clássicos do Blues e do Vintage Rock 

 

SÃO CARLOS/SP - Trio são-carlense de músicos experientes com participações em Festivais nacionais e internacionais em cenários musicais variados e muitos anos de carreira, Lukas Baltieri (guitarra e voz), Danilo Hansen (bateria e backing vocal) e Guilherme Ambrózio (contabaixo elétrico double bass e backing vocal).

No repertório grandes clássicos do Blues, Vintage Rock e Rockabilly, das décadas de ouro – 50, 60, 70 em releituras cheias de personalidade.

Prometem emocionar o público em um show que passeia pelos anos dourados da música mundial com lembranças sonoras inusitadas e interação com os ouvintes expectadores.

 

Serviço:

Data: dia 24 de abril, domingo.

Horário: 16h.

Ingressos: Grátis – Retirada de ingressos na central de atendimento, com 1 hora de antecedência, 2 ingressos por pessoa. Lugares limitados. Livre.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia acompanhou na manhã deste feriado, 21 de abril, as obras de recuperação da rua José Luís Zanquim, no bairro Cidade Aracy.

A via está recebendo o serviço de recapeamento, um investimento de R$ 330 mil com recursos da própria Prefeitura.

"Era uma reivindicação dos moradores porque a rua não tinha mais condições de receber tapa-buraco, por isso demoramos um pouco mais, porém agora estamos resolvendo o problema de vez. Vamos continuar recapeando a cidade. A minha meta continua sendo a de recapear 90% das vias da cidade", disse o prefeito Airton Garcia que conversou com os moradores do local.

O secretário Mariel Olmo, de Serviços Públicos, acompanhou o prefeito e disse que ele já autorizou a abertura de novos processos licitatórios. "Nos próximos dias vamos iniciar o recape na região da Estação".

Também acompanharam o prefeito Airton Garcia o vereador Dé Alvim, o secretário de Governo, Edson Fermiano, e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho).

Publicado em Política

UCRÂNIA - A ONU informou na quinta-feira (21) que as pessoas que abandonaram suas casas na Ucrânia como resultado da invasão russa somam 12,7 milhões, incluindo 5 milhões de refugiados em outros países e 7,7 milhões de deslocados internos no território ucraniano.

A OIM (Organização Internacional para as Migrações) elevou hoje o número de deslocados internos para 7,7 milhões, 600 mil a mais do que em sua estimativa anterior, em 1º de abril, enquanto a Acnur (Agência das Nações Unidas para os Refugiados) calculou o número de refugiados em 5,08 milhões, 50 mil a mais do que quarta-feira.

Os números supõem que um sexto da população ucraniana está deslocada internamente e mais de um décimo refugiada em outros países, um êxodo que não é conhecido no continente europeu desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Segundo a OIM, pelo menos 60% dos deslocados internos na Ucrânia são mulheres e mais da metade desse grupo, especialmente no leste do país, tem problemas para encontrar alimentos.

A obtenção de dinheiro é a principal preocupação desses deslocados internos, seguida pelo acesso a medicamentos e equipamentos médicos, de acordo com estudo da OIM.

“Um cessar-fogo com fins humanitários é crucial para permitir a prestação de ajuda e o acesso às comunidades que são agora difíceis de alcançar”, disse o diretor-geral da OIM, António Vitorino, em comunicado.

Segundo a OIM, 15% dos deslocados internos planejam retornar às suas casas nas próximas duas semanas — principalmente localizadas na capital, Kiev, e outras áreas do norte do país —, enquanto 8% relataram que o conflito causou danos às suas casas.

 

 

por Agência EFE

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito atendeu pedido feito pela vereadora Cidinha do Oncológico e realizou melhorias na sinalização do Bairro São Carlos 8. De acordo com a parlamentar, vêm recebendo diversas solicitações de munícipes desde 2019 e prontamente protocolou diversos requerimentos à Prefeitura apontando a necessidade da repintura de faixas de pedestres, sinalização de solo para PARE, proibido estacionar entre outras.

 Cidinha ressaltou que o fluxo de veículos no local é bastante intenso principalmente de horários de pico e que a má sinalização no local poderia causar sérios acidentes. Dessa forma, com a realização do serviço, motoristas e transeuntes estarão mais seguros.

 “Quero agradecer ao secretário municipal de Transporte e Trânsito, Paulo Sérgio Luciano, e a todos os prestadores de serviço dessa Secretaria, que na medida do possível tem nos atendido e contribuído com a melhoria do trânsito da cidade.”, disse a vereadora.

Publicado em Política
Serão investidos mais de R$ 9 milhões; concebido há 10 anos, Programa atende estudantes com renda per capita familiar entre zero e um salário mínimo

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou 400 novos estudantes para serem atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), a maioria deles é formada por ingressantes em 2020 e 2021, com renda per capita familiar entre zero e um salário mínimo. A partir do mês de maio, os discentes se juntam aos outros 1.800 graduandos que já recebem algum tipo de apoio da Instituição, como bolsa moradia, por meio de vagas em imóveis ou R$ 350, alimentação - com almoço e jantar gratuitos nos Restaurantes Universitários -, além de auxílio de R$ 140 para ajudar no custeio de café da manhã e transporte, destinado aos estudantes do Campus Lagoa do Sino.
No total, o edital mais recente do PAE recebeu 638 inscrições. Além dos 400 selecionados, outros 90 estudantes que não atingiram os requisitos socioeconômicos terão desconto no Restaurante Universitário. A UFSCar, que já investia R$ 7.5 milhões anualmente em assistência estudantil, passa a investir R$ 9.3 milhões, sendo R$ 730 mil por mês. Todos esses estudantes ainda têm acesso a uma rede de apoio, por meio do Serviço Social e de Assistência à Saúde, e passam a estar aptos para participar de outros editais que concedem bolsas, como, por exemplo, o do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE).
Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar, explica que os estudantes de graduação presencial que ingressaram no PAE passaram por um processo de avaliação socioeconômica para verificação do perfil de vulnerabilidade estabelecido pelo programa. "Concebido há 10 anos, o PAE da UFSCar é fundamental. Antes de 2012, a gente não tinha dotação orçamentária exclusiva para a assistência estudantil. O financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) democratizou a permanência na universidade e, por consequência, ajudou a democratizar toda a sociedade, criando oportunidades para que todos possam se capacitar e ter condições de adentrar o mercado de trabalho", celebra.
Hoje em dia, a UFSCar oferta moradia estudantil para estudantes cujas famílias residem em cidades nas quais não há campi da Universidade. Em São Carlos, há 500 vagas distribuídas em 72 apartamentos. Em Sorocaba, são destinadas 80 vagas em imóveis alugados no próprio município e na cidade vizinha, em Salto do Pirapora. Os discentes dos campi Araras, Lagoa do Sino, em Buri, e alguns alunos do Campus São Carlos recebem bolsa moradia no valor de R$ 350.
Em 2021, o contexto da grave crise sanitária da pandemia de Covid-19 exigiu que fossem reforçadas na UFSCar ações de assistência estudantil na segurança alimentar e na inclusão digital. Na área da segurança alimentar, foram mantidas as bolsas alimentação emergencial, criadas em 2020, e realizadas ações junto aos Restaurantes Universitários para adequação dos valores com o intuito de estimular a procura por refeições nutricionalmente mais saudáveis. Em relação à inclusão digital, foram intensificadas as ações de concessão de auxílio financeiro para a aquisição de materiais, equipamentos e serviços que tinham como foco o acesso qualificado à Internet.
Também em 2021, foi desenvolvido um Programa de Fomento à Permanência Estudantil junto à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar. Chamada "Captação de Recursos para Investimento em Equidade" (CRIE), a iniciativa recebe doações de pessoas físicas e jurídicas para auxiliar ações de assistência estudantil. Para doações em valores de até R$ 500,00, basta usar o PIX Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para colaborações acima desse valor, basta acessar bit.ly/crieufscar. É possível ainda contribuir por débito automático, transferência bancária ou boleto. Por meio do CRIE, foi possível a concessão de Auxílio Inclusão e Acessibilidade para estudantes com deficiência e auxílio para suporte com cuidados relativos à saúde de estudantes em situação de sofrimento mental.
Em breve, será publicado novo edital para os ingressantes do ano letivo de 2022, que iniciam as aulas no dia 30 de maio. Serão cerca de 300 novas bolsas. Sendo assim, a previsão é de que o investimento da UFSCar em Assistência Estudantil, por meio do PAE e com a chegada dos novos calouros, seja de R$ 10.5 milhões por ano.
Publicado em Educação
Sexta, 22 Abril 2022 08:51

Homem é executado em Ribeirão Bonito

RIBEIRÃO BONITO/SP - Um homem de 49 anos foi executado a tiros na noite da última quarta-feira, dia 20, na cidade de Ribeirão Bonito. O corpo da vítima foi encontrado pela polícia no corredor de uma residência, com ferimentos de arma de fogo.

A moradora da casa contou para a Polícia Civil que estava com Marcio Reginaldo Rodrigues pouco tempo antes. E, logo depois, ouviu dois estampidos, sendo que em seguida a vítima entrou no corredor da sua casa, já ferido. O homem caiu e morreu no local.

No bolso da bermuda dele os policiais encontraram porções de maconha, cocaína e crack. A polícia investiga a motivação do crime e envolvimento da vítima com o crime de tráfico de drogas. O corpo da vítima foi enviado para a IML - Instituto Médico Legal de São Carlos.

A Polícia Civil investiga o caso.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.