fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 22 Agosto 2024

SÃO CARLOS/SP - Uma dermatologista de 41 anos, residente em São Carlos, teve sua assinatura falsificada, em um caso que gerou suspeitas de fraude por parte de uma ex-paciente.

A médica disse que foi informada sobre o ocorrido após receber uma ligação de uma farmácia de manipulação, que questionava sobre a fórmula de um medicamento solicitado por uma mulher. Ao ouvir o nome da paciente, a dermatologista reconheceu como sendo de uma ex-paciente que não atende há 4 anos.

A farmácia enviou à médica uma foto da receita em questão, que estava datada de julho de 2024. Ao examinar o documento, a dermatologista identificou que sua assinatura havia sido falsificada.

Diante da situação, ela registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, que agora investiga o caso.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O caso que vamos relatar envolve uma igreja evangélica localizada na Vila Isabel, onde a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) descobriu, durante uma inspeção, um esquema de furto de energia elétrica conhecido como “gato”.

A fraude foi detectada através de um medidor de energia que estava "travado", o que impedia o registro correto do consumo de energia, sugerindo uma adulteração intencional para reduzir a conta de luz.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, a concessionária estima que o prejuízo causado pela fraude ultrapassa R$ 11 mil. Esse tipo de crime é classificado como estelionato, que envolve enganar alguém para obter vantagem ilícita.

A CPFL, ao identificar tal irregularidade, costuma adotar medidas legais contra os responsáveis, que podem incluir multas, cobranças retroativas, além de ações criminais, como é o caso registrado.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - A marca de balas Dori anunciou, na quinta-feira, 22 de agosto, que vai recolher produtos fabricados em Rolândia (PR) no período de 21 de junho a 10 de julho de 2024, "devido a um potencial risco de contaminação com Salmonella muenchen", segundo comunicado da empresa.

Na segunda-feira (19), após ser avisada pela Dori sobre esses possíveis riscos, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União uma determinação proibindo a comercialização, a distribuição e o uso de lotes específicos do alimento [veja imagens abaixo].

Segundo a fabricante, os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda dos seguintes produtos (dependendo do lote e da validade), distribuídos nacionalmente:

  • Bala Hortelã Recheada 30x600G
  • Bala Bolete Tutti Frutti 30x600G
  • Bala Hortelã Mint 30x600G
  • Bala Morango Recheada 30x600G
  • Dori Regaliz Tijolo 16x60G
  • Bala Lua Cheia Chantilly 24x600G
  • Bala Yogurte100 Morango 24x600G
  • Bala Yogurte100 Morango 24x400G

Ainda de acordo com a empresa, "o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído."

O que a contaminação pode provocar?

A ingestão da bactéria Salmonella muenchen pode causar infecção gastrointestinal, cujos sintomas mais comuns são:

  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • febre
  • e vômito

Orientação aos consumidores

A Dori orienta que os consumidores que já compraram os lotes dos alimentos acima não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente para esclarecer dúvidas sobre o recolhimento e/ou o processo de reembolso.

Telefone: 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

g1

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza no próximo sábado (24/08), das 9h às 13h, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery, mais uma edição do Dia do Folclore.

O Dia Municipal do Folclore foi instituído no calendário oficial do município pela Lei Municipal nº 20.832/2022. O objetivo do evento é valorizar as manifestações próprias da cultura popular brasileira, reconhecer e festejar a riqueza do folclore brasileiro com suas lendas, mitos, brinquedos e brincadeiras.

A programação será abertura às 9h com a apresentação da Banda da APAE, apresentação do Ballet - CeMEAR, apresentação do musical do Espaço Dom Luciano, às 10h a  Fanfarra e o Grupo de Dança Nave Sal da Terra ocupam o palco, às 11h, tem Girafulô e a partir do meio dia tem aulão de capoeira.

Entre as atividades serão ofertadas oficinas de xilogravura, rabo de gato, chás, danças da cultura popular, brinquedos e brincadeiras tradicionais, confecção de chincha e 5 marias, de pipas, de peteca, fuxico, pintura corporal e arte gráfica dos povos indígenas, além disso vai ter Exposição de Quadro String art e contação de causos folclóricos e músicas folclóricas, amarelinha africana, arte figurativa com argila, contação de causos e cordel, corrida do saco e brincadeiras de roda.

Ônibus com passe livre sairão das seguintes escolas para  FESC: EMEB Ulysses Ferreira Picollo (Eduardo Abdelnur), EMEB Afonso Fioca Vitali (Cidade Aracy), EMEB Antonio Stela Moruzzi (Jardim Tangará), EMEB Arthur Natalino Deriggi (Cidade Aracy II), CEMEI Homero Frei (Santa Felícia), CEMEI Professor Antônio Cotrim (Jardim Munique), CEMEI Pedro Pucci (Jacobucci) e do CEMEI Monsenhor Alcindo Siqueira (Jacobucci). A saída das escolas será 8h30 e o retorno da FESC será 12h30.

O evento tem como parceiros Museu da Ciência e Tecnologia Profº Mário Tolentino, FESC, APAE São Carlos, Fundação Pró-Memória, SiBISC, CeMEAR, Nave Sal da Terra, Espaço Dom Luciano e Salesianos.

Publicado em Outras Notícias

Atividade integra ciclo que aborda a Universidade para o futuro e será aberta ao público

 

SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 27 de agosto, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a terceira conferência do ciclo "Universidade para o futuro". O evento é aberto a todo o público e abordará a temática "O futuro da Universidade: os desafios da pesquisa e da inovação". A atividade é gratuita e tem início às 14h30, no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O evento também será transmitido pelo canal UFSCar Oficial no YouTube.

O tema será apresentado por Helena Nader, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro do Conselho do IEAE, e por Igor Manhães, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A curadoria da conferência é dos professores da UFSCar Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, diretor do IEAE, e Ernesto Pereira, coordenadora da Embrapii UFSCar-Materiais.

De acordo com Adilson de Oliveira, o tema da atividade coloca em debate dois aspectos fundamentais que merecem atenção especial. "No caso da pesquisa, é importante frisar que a ela não é algo apenas associado ao pesquisador, mas que a universidade deve pensar em direcionamento para os projetos de pesquisa assim como fazem grandes instituições do exterior", destaca Adilson, reforçando que a inovação será abordada a partir da Embrapii, que financia importantes projetos de pesquisa. 

O ciclo "Universidade para o futuro" teve início no ano passado e a iniciativa pretende refletir sobre como a universidade - no Brasil e no mundo - precisa se repensar a partir das várias crises que a sociedade enfrenta, como política, sanitária, de desinformação, além da emergência climática. Para Oliveira, "a universidade é uma instituição que não mudou muito nos últimos séculos, e é preciso que se olhe de um novo ponto de vista, para que também a sociedade a veja de forma diferente, para que perceba sua relevância, busque o espaço acadêmico para compartilhar e buscar soluções para os seus problemas, confie no potencial do conhecimento especializado, dentre outras interações possíveis".

Publicado em Educação

PIRACICABA/SP - Um homem, de 30 anos, foi preso com cerca de 220 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína, além de uma arma e mais de R$ 460 em espécie. O flagrante aconteceu na quarta-feira (21), na região do bairro Santa Terezinha, em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Policiais Militares da Força Tática estavam em patrulhamento quando desconfiaram de um veículo. O motorista não obedeceu à ordem de parada, dando início a um acompanhamento.

As equipes alcançaram o suspeito, realizaram a vistoria no carro e encontraram alguns tijolos de drogas. Posteriormente, os policiais acompanharam o homem até um apartamento onde ele armazenava o restante das substâncias ilícitas.

No local, foram encontrados pelo menos 280 tijolos de maconha e cocaína, além de uma pedra de crack. Os militares também apreenderam uma espingarda, sete munições, 12 balanças de precisão, quatro placas de veículo, seis cadernos com anotações sobre o tráfico, dois celulares e 300 embalagens usadas para acondicionar as substâncias ilícitas.

Os itens foram apreendidos para a perícia. O suspeito foi encaminhado à 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, da Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba, onde permaneceu preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Publicado em Outras Cidades

INDAIATUBA/SP - Os cães farejadores Conan e Max, do Batalhão de Ações de Polícia (Baep), ajudaram os policiais a encontrar uma casa que era usada como refinaria para o tráfico de drogas em Indaiatuba, no interior de São Paulo, na terça-feira (20). Além de materiais para embalar o entorpecente, foram encontradas quase 200 munições de uma espingarda calibre 12.

Os policiais chegaram ao endereço após uma denúncia anônima sobre o tráfico de drogas na região. O imóvel estava desocupado. O cão farejador Max vistoriou o local e indicou a presença de entorpecentes em um dos cômodos, totalizando quatro quilos de maconha e 12 de cocaína. No local, ainda havia material bélico. Os militares encontraram munições de espingarda, colete balístico, mira holográfica, luneta de precisão, além de um rádio comunicador, maquinas de embalagem a vácuo e diversas embalagens vazias.

As equipes perceberam que a energia utilizada no imóvel estava conectada a um comércio que fica no mesmo terreno. Uma escada interligava as duas construções. Nas buscas, o cão Conan indicou uma caixa de sapatos, onde foram encontrados R$ 153 mil em espécie que, segundo a polícia, foram obtidos com a venda de entorpecentes.

Um homem, de 37 anos, que estava no local foi abordado. Ele foi encaminhado à delegacia e permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia da cidade.

Publicado em Outras Cidades

Tradicional evento que reúne milhares de atletas na região acontece neste final de semana
 

 

SÃO CARLOS/SP - Seguindo o seu compromisso de sempre promover iniciativas de incentivo ao bem-estar e cuidado com a saúde, o Iguatemi São Carlos, em parceria com a Unimed, apoia a V Corrida Unimed, em mais uma edição de sucesso. O tradicional evento, que reúne milhares de atletas na região, acontece neste final de semana, no Parque Ecoesportivo Damha, Rodovia SP-318, Km 234, com programação inclusiva até para os pets.
 
No sábado, 24 de agosto, acontece a 3ª Cãominhada Unimed Mude 1 Hábito, com distância aproximada de 2 km e largada prevista para às 8h. Às 8h30, acontece também a Corrida Infantil Unimed São Carlos, para incentivar a criançada a ter hábitos saudáveis desde cedo. 
 
Já no domingo, a competição é direcionada aos adultos e contempla duas modalidades: a corrida, com trajetos de 5 e 10 km, e a caminhada, de 5 km. Além disso, cabe ressaltar que o evento é projetado para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa promove a participação de todos e reforça o compromisso com a diversidade e inclusão.
 
A retirada dos kits pelos participantes deve ser realizada entre sexta-feira (23/08), das 10h às 20h e sábado (24/08), das 10h às 19h, exclusivamente no Iguatemi São Carlos, na rotatória da Riachuelo. 
 
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site. Ainda, beneficiários Unimed São Carlos têm desconto exclusivo na inscrição. Para mais informações, basta acessar: Link 
 
Serviço:
Retirada de kits V Corrida Unimed | Iguatemi São Carlos:
 
Data e Horário: 23/08 (sexta-feira), das 10h às 20h, e sábado (24/08), das 10h às 19h.
Local: rotatória da Riachuelo
Inscrições: através do site da Unimed
 
 

Publicado em Comércio

BRASÍLIA/DF - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 21, um projeto de lei complementar que fixa os prazos de inelegibilidade em oito anos e favorece políticos condenados pela Lei da Ficha Limpa. A votação se deu de forma simbólica, e um requerimento de urgência foi enviado ao plenário da Casa. O relator da matéria, Weverton Rocha (PDT-MA), no entanto, descartou a possibilidade de a votação ocorrer nesta semana.

A proposição foi aprovada na Câmara em setembro do ano passado e é de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ). O pai da parlamentar, o ex-presidente da Casa e deputado cassado Eduardo Cunha (PRD-SP), poderá ser um dos beneficiados pelo projeto.

A proposta em debate no Senado determina que o período de inelegibilidade passe a ser único, de oito anos contados a partir de um destes marcos: data da decisão que decretar a perda do mandato; data da eleição na qual ocorreu prática abusiva; data da condenação por órgão colegiado; ou data da renúncia ao cargo eletivo.

Pela legislação em vigor, o político que se torna inelegível não pode concorrer nas eleições que se realizarem durante o restante do mandato e nos oito anos seguintes ao término da legislatura.

Com a possível mudança, Cunha, por exemplo, que teve o mandato cassado em 2016, completaria os oito anos previstos em 2024. Pelas normas atuais, o ex-presidente da Câmara está cassado até 2027.

 

Abuso de poder

No caso de condenação pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político ou econômico, o projeto prevê que o candidato ficará inelegível quando houver cassação do mandato, diploma ou registro, o que não é exigido atualmente. O projeto fixa ainda um limite máximo de 12 anos para condenações por inelegibilidade, mesmo por condenações sucessivas em processos diferentes.

O advogado Márlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, afirmou que o afrouxamento das regras poderia beneficiar também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e declarado inelegível até 2030.

Segundo o advogado, a inelegibilidade de Bolsonaro não implicou cassação de registro ou diploma, já que ele perdeu o pleito e não foi diplomado, o que permitiria ao ex-presidente recuperar sua elegibilidade. "Parece que não mudou nada, mas mudou muito", disse Reis. Caso o projeto seja sancionado como lei, as novas regras têm aplicação imediata, inclusive para condenações preexistentes.

Na avaliação de um grupo de advogados eleitoralistas, capitaneados por Márlon Reis, o projeto em discussão no Senado pode implicar um "caos político". Em manifesto, eles alertam que reverter a Lei da Ficha Limpa "atenta contra a soberania popular, contraria o interesse público e serve apenas para dar livre acesso à candidatura a cargos eletivos a indivíduos que deveriam estar fora do processo político".

 

Apoio

O relator do projeto, por sua vez, afirmou que a mudança "aperfeiçoa a legislação eleitoral". O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também defendeu o texto. "Apoio a iniciativa de restabelecermos a ordem jurídica e democrática. Se for da minha vontade, vota agora", declarou.

"É que nem cassar o diploma de um médico. É preciso ter muita parcimônia", disse o senador Dr. Hiran (PP-RR). "Devemos estabelecer um limite para que haja penalização, mas para que haja também a possibilidade de o político inelegível voltar à vida pública."

A aprovação na CCJ ocorre uma semana após a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia, que perdoa dívidas impostas a partidos políticos, passar no Senado.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa ao setor produtivo que a campanha de vacinação contra a brucelose chega ao fim no próximo dia 31 de agosto no estado de São Paulo. A campanha, que geralmente acontece semestralmente, sofreu prorrogação devido ao desabastecimento da vacina B19 em todo o país.

Além do prazo para vacinação, o período para o produtor declarar a vacinação no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) também foi prorrogado e se estende até o dia 6 de setembro.

Nesta etapa, devem ser vacinadas todas as fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade. Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

A relação dos médicos-veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do estado de São Paulo está disponível no site https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados/. A emissão do atestado de vacinação contra a brucelose pelo médico veterinário cadastrado não dispensa a obrigatoriedade da declaração da vacinação.

Para manter e preservar o rebanho, a Defesa Agropecuária atua de diversas maneiras, sendo elas a obrigatoriedade da vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose; o abate sanitário ou eutanásia de animais acometidos pela doença; a exigência de atestado de exames para brucelose e tuberculose para o trânsito de animais destinados à reprodução ou para participação em feiras, exposições, leilões e provas esportivas como rodeios, além de medidas voluntárias como a certificação de propriedades livres.

Além disso, também é responsável pela realização de inquéritos epidemiológicos para determinar a prevalência da doença no estado de São Paulo.

Atualização dos rebanhos

Após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo, o produtor rural passou, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao Gedave. Os proprietários têm até dia 6 de setembro para declarar todas as espécies, além dos bovídeos, presentes em suas propriedades

Devem ser atualizados os rebanhos de bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

A declaração pode ser feita diretamente no sistema Gedave. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas nas 40 regionais e também através do envio por e-mail do formulário que está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/atualizacao_rebanho.pdf.

Publicado em Ciência & Saúde

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.