fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 08 Agosto 2024

VINHEDO/SP - Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).

A Prefeitura de Vinhedo (SP) informou que ninguém sobreviveu à queda do avião. A aeronave saiu de Cascavel (PR) com 62 pessoas a bordo e seguiria para Guarulhos (SP).

A informação foi confirmada ao repórter Rafael Castro, da EPTV, por um assessor da prefeitura que está no condomínio Residencial Recanto Florido, onde a aeronave caiu.

A aeronave turboélice atingiu o quintal de uma casa, segundo o secretário de Segurança do município, Osmir Cruz. O titular da pasta afirmou ainda que os moradores estavam na residência no momento do acidente e não se feriram.

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um turboélice de passageiros, modelo ATR-72.

 

Nota FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

 

Nota companhia aérea

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

 

Nota aeroporto de Cascavel

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).

 

 

EPTV e G1

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - No bairro Cidade Aracy, um jovem acabou preso pela Polícia Militar por estar pilotando uma motocicleta adulterada, na última quinta-feira, 08 de agosto.

Segundo informações, o “encontro” entre a viatura e o motociclista ocorreu no cruzamento entre a Rua Lucy Serillo e a Avenida Nelson Orlandi e quando os Militares avistaram que a moto não estava com o emplacamento conforme manda a lei, a abordagem foi realizada.

Constatado a adulteração da placa, não restou outra alternativa aos policiais a não ser levar a ocorrência à Central de Polícia Judiciária, onde expôs ao delegado os fatos e o jovem de 19 anos encaminhado ao Centro de Triagem de São Carlos.

 

Publicado em Policial

Anúncio foi feito em reunião com vereadores e presidentes de partido; Muller alega insegurança jurídica e cobra responsabilidade dos homens públicos

 

SÃO CARLOS/SP - Em reunião cercada de emoção na manhã desta sexta-feira (09/08), João Muller (MDB) abriu mão da indicação a vice-prefeito na chapa liderada por Netto Donato (PP) e indicou seu amigo e companheiro de política, o ex-presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB), para ser o vice. A decisão foi compreendida e aclamada pelos presidentes de partidos e vereadores com mandato que apoiam a coligação “Amor por São Carlos” na disputa pela Prefeitura do município.

“Todos aqui conhecem minha história e minha luta de vida. Sou advogado, tenho especialização em administração pública, e milito na política de São Carlos há mais de 30 anos. Respondo uma ação jurídica, tenho certeza e fé de que serei absolvido, mas não posso trazer insegurança nem para a campanha, nem para o mandato futuro”, disse o emocionado João Muller.

Mesmo assim, ele seguirá junto e trabalhando ativamente pela eleição de Netto e Roselei. “Não quero sair candidato respaldado por uma liminar e deixar aberta a possibilidade de prejudicar o Netto. No entanto, estarei em todos os atos da campanha, mostrando nas ruas a importância que a eleição de Netto e Roselei tem para a cidade de São Carlos. João Muller não está figurando na chapa, mas me considero um segundo vice-prefeito do Netto porque sei que ele fará um bom trabalho”, complementa Muller.

Publicado em Política

Com autoridade, equipe venceu Ibaté por 3 sets a 0 em jogo ocorrido no Encanto do Planalto

 

IBATÉ/SP - O Elite, com 7 pontos, assumiu provisoriamente a 5ª colocação na 9ª Copa AVS/Smec de Vôlei Feminino. O salto na tabela aconteceu após a boa vitória em cima de Ibaté na noite de quarta-feira, 7, no ginásio municipal de esportes Donato Rocitto, em Ibaté.

Em 1h20 de jogo, o Elite, dirigido pela técnica Patrícia, venceu com as parciais de 25/15, 25/16 e 25/14. A equipe anfitriã está na última colocação com apenas 1 ponto somado.

A partida foi comandada pelo time são-carlense com tranquilidade que teve ainda na ponteira Maria, a destaque da partida. A arbitragem foi de Ederson Aguiar e Silva e Alessandra Borges. Apontador: Narciso Borges.

Ibaté: Ana, Luciana, Núbia, Pietra, Victória, Maria, Sandra e Daiane. Técnico: Lucas.

Elite: Ana, Débora, Jhenifer, Edvânia, Herika, Kalisa, Carla, Uina, Sandra, Gabi, Amanda, Maria, Thainá R. e Thainá H. Técnica: Patrícia.

Publicado em Ibaté

SÃO CARLOS/SP - A Força Tática em operação na região sul de São Carlos conseguiu localizar drogas e deter um indivíduo na noite de quinta-feira, 08.

Segundo consta, os PMs estavam pela Avenida Maranhão, no Jardim Gonzaga, quando avistaram um indivíduo e o mesmo ao ver a viatura tentou esconder uma sacola em meio a folhas secas e no meio de um bambuzal.

O adolescente foi detido e em revista corporal foi localizado apenas um aparelho celular. O cão farejador Spark e o K9 fizeram uma varredura no local e conseguiram encontrar: 

   • 309 microtubos plásticos com cocaína

   • 124 Porções de maconha

  • 82 porções de skank

  • 12 porções haxixe

 • 01 Celular

 • R{{%%ltplaceholder%%}}nbsp;375,10.

Ao notar que os cães estavam encontrando as drogas, o jovem tentou se evadir, mas não conseguiu.

Os Militares conduziram o menor à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi registrada a ocorrência, os entorpecentes apreendidos e o jovem liberado para família.

Publicado em Policial

“Nós queremos um futuro – de democracia e dignidade – que derrote o preconceito, a discriminação e a injustiça social”

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), é enfático ao antever que Newton Lima (PT) personifica um novo futuro para São Carlos. A afirmação foi feita na convenção que homologou a candidatura de Newton Lima (PT) a prefeito e de Marcos Martinelli (PSD) a vice, sábado (3), pela Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), no Hotel The Hill. “Newton Lima representa a construção de um campo democrático, a articulação para que possamos crescer e desenvolver economicamente, com justiça social”, dimensiona Edinho ao lembrar que a presente eleição municipal ainda trará o embate que polariza o País entre a democracia e o autoritarismo.

Para Edinho, Newton representa o reencontro da vocação de São Carlos com o progressismo, a modernidade, seu próprio estilo de ser um município que mais produz tecnologia. “Não uma tecnologia fria, isolada da sociedade. Mas a tecnologia que seja revertida na produção de riqueza que possa ser distribuída para todos e todas e de políticas públicas que possam efetivamente dizer ao povo de São Carlos: ‘nós queremos um outro futuro – de democracia e dignidade – que derrote o preconceito, a discriminação e a injustiça social’. Esse caminho tem um nome: é Newton Lima, prefeito e Martinelli, vice”, assegura.

Edinho considera Newton Lima um amigo, companheiro e parceiro de jornada que compreende a dimensão do momento histórico que o Brasil vive, tendo a missão de reunir o campo progressista em uma aliança capaz de consolidar a democracia. Segundo ele, uma luta de, no mínimo, médio prazo. “É preciso que avancemos primeiro onde nossa vida real acontece: nas nossas cidades”, recomenda.

Newton Lima retribui a deferência ao elogiar a gestão do atual prefeito de Araraquara – principalmente durante a pandemia de Covid, quando Edinho priorizou o uso da ciência na condução das medidas de saúde no município – e ao revelar que vê em Edinho o seu conselheiro político: “Quando preciso de alguma orientação é a ele que recorro sempre”.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura do horário estendido do comércio de São Carlos e Ibaté, até 22h, nesta sexta-feira (09), antevéspera do Dia dos Pais, que neste ano será comemorado em 11 de agosto.

No sábado (10), o comércio fica aberto até às 17h e no Feriado de 15 de Agosto (Nossa Senhora Aparecida da Babilônia) estará fechado.

Para 2024, as lojas de São Carlos e Ibaté também já estão autorizadas a funcionar nos feriados de 07 de setembro (sábado) - Independência do Brasil; 12 de outubro (sábado) – Feriado de Nossa Sra. Aparecida e Dia das Crianças e no feriado de 15 de novembro de 2024 (sexta-feira) – Proclamação da República, sempre das 9h às 13h.

O comércio das duas cidades ainda terá o horário estendido, até às 22h, para a Black Friday (29 de novembro).

Publicado em Comércio

Rio Claro, São Carlos e Araraquara estão entre as mais de 20 salas do país exibindo a animação

 

SÃO CARLOS/SP - Após três semanas de sua estreia nacional, TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA, filme recém-premiado como Melhor Longa Infantil Brasileiro de 2024, continua nas salas de cinema de todo o país, inclusive na região de São Carlos, pelo projeto Sessão Vitrine.

Em São Carlos, as sessões são às 15 horas, sábado (10) e domingo (11), no Cine São Carlos. Araraquara recebe o filme também no sábado e domingo, às 15 horas, no Cine Center Lupo. Já em Rio Claro, o Cinema Shopping Rio Claro exibe a animação a partir das 13h40, também nos dias 10 e 11. O filme segue em outras 23 salas de cinemas, em 15 cidades pelo país: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Londrina, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo.

A vida de uma pequena traça se transforma quando ela descobre o amor pela leitura na animação TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA. Com direção de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, o filme é da Rocambole Produções, que foi criada em 2003 por quatro alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), distribuído pela LPB Content e codistribuição com a Vitrine Filmes, e tem como principais patrocinadores a Petrobras, o BNDES, a SABESP, por meio de seleção em editais públicos, e Lupo S/A e Mineração Jundu, pelo Proac ICMS. TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA é um lançamento da Sessão Vitrine Petrobras.

A animação stop motion já foi premiada como o Melhor Longa Infantil de 2024 no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) no Rio de Janeiro, além do Prêmio Especial do Júri de Animação em Cuba no ano passado, e esteve em relevantes festivais de cinema em Moscou, Lisboa e Chicago. Com sua história, o filme valoriza o amor aos livros e à leitura, e traz canções inéditas e originais de Hélio Ziskind e Ivan Rocha, músicos com longa trajetória voltada para o público infantil. Já a direção de arte é de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis. Descubra todos os cinemas em cartaz em instagram.com/tecaetuti

Assista ao Trailler de TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA.

 

Serviço

TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA

Cine São Carlos

Sábado (10) e Domingo (11) - 15 horas

Ingressos online

 

Cine Center Lupo

Sábado (10) e Domingo (11) - 15 horas

Ingressos Online

 

Cinema Shopping Rio Claro

Sábado (10) e Domingo (11) - 13h40

Ingressos Online

Publicado em Outras Notícias

Levantamento recebe contribuições até o dia 27 de agosto

 

SÃO CARLOS/SP - Até o dia 27 de agosto, uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a supervisão do professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da Instituição, recebe contribuições a respeito do turismo LGBTQIAPN+ e hábitos de consumo desse público durante uma viagem.
O objetivo do trabalho é compreender a experiência e o acolhimento do turista LGBTQIAPN+ em serviços e destinos turísticos. A participação deve ser feita por meio deste formulário online (https://forms.gle/qxHe8Q6JrPmbiNr16) e todas as informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial.
De acordo com Ferragi, o levantamento quer descobrir em que medida os viajantes desse segmento já contrataram algum tipo de serviço ou produto específico voltado aos turistas LGBTQIAPN+ durante uma viagem e se em algum momento a agência de viagem já ofereceu dicas de destinos LGBTQIAPN+.
A pesquisa foi lançada durante a Feira Cultural da Diversidade realizada no dia 30 de maio, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa tem parceria com a Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) e a Universo Diverso Community, voltada para o turismo LGBTQIAPN+. 

A Feira
Durante a feira, foram ofertadas informações a respeito de destinos LGBTQIAPN+, com a participação de estudantes de diversos cursos da UFSCar, em especial do curso de Turismo do Campus Sorocaba. 
A Feira Cultural da Diversidade se consolida a cada ano como um dos principais eventos da comunidade LGBTQIAPN+ do Brasil, reunindo milhares de pessoas para celebrar a diversidade, o empreendedorismo e a cultura. O evento ofereceu uma plataforma gratuita para empreendedores e artistas LGBTQIAPN+ apresentarem seus produtos, serviços e talentos para um público amplo e diversificado. Em 2024, a Feira teve mais de 200 expositores, além de apresentações musicais, teatrais, de dança e diversas outras atividades culturais.

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu na quarta-feira (7) que o presidente Lula (PT) pode permanecer com um relógio de ouro dado a ele de presente em 2005, no seu primeiro mandato, e abriu brecha para rediscutir o caso do recebimento de joias pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O tribunal se dividiu em três correntes. Prevaleceu o entendimento do ministro Jorge Oliveira, indicado por Bolsonaro ao cargo. Oliveira argumentou que não há norma que defina o conceito de "bem de natureza personalíssima" e alto valor de mercado.

Com esse entendimento, o ministro propôs que, até que haja lei específica regulamentando e definindo esses conceitos, não é possível classificar os artigos recebidos durante o mandato como bens públicos. Pela tese, não haveria necessidade de Lula nem de outro presidente devolver esse tipo de artigo à União.

A posição dele foi acompanhada por quatro de oito ministros que votaram: Jhonatan de Jesus, Aroldo Cedraz, Augusto Nardes e Vital do Rêgo.

"Reitero que, a despeito da farta regulamentação sobre acervo documental, até a presente data não há norma de hierarquia legal ou mesmo infralegal aplicável ao presidente da República que estabeleça regras sobre recebimento, registro ou incorporação de presentes ou bens a ele direcionados", disse Oliveira.

"Sob tais fundamentos, não é possível impor obrigação de incorporação ao patrimônio público em relação ao bem objeto desta representação, como também não o é em face daqueles que são escrutinados em outros processos que tramitam nesta corte", afirmou.

A posição do ministro não apenas poupa Lula, mas abre caminho para que se rediscuta se Bolsonaro cometeu ilegalidades ao ter ficado com artigos de luxo dados a ele pela Arábia Saudita.

Como publicou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, Lula ficou enfurecido com a decisão do TCU e afirmou a interlocutores que se sente usado pela corte para que posteriormente ela possa inocentar Bolsonaro.

No ano passado, o TCU determinou que o ex-presidente devolvesse à União joias de luxo que ganhou da Arábia Saudita e que foram omitidas da Receita Federal.

A decisão do tribunal foi baseada em resolução da corte de 2016, que estabeleceu que o recebimento de presentes em cerimônias com outros chefes de Estado deveria ser considerado patrimônio público, excluídos apenas itens de natureza considerada personalíssima.

A determinação foi tomada em caráter liminar, ou seja, urgente, até que o TCU julgasse o mérito da questão, o que ainda está pendente. O presidente do tribunal, Bruno Dantas, mandou a cópia do acórdão para todos os outros processos que tratam de artigos de luxo recebidos por Bolsonaro.

A expectativa de um ministro da corte é que o relator Augusto Nardes libere o caso para julgamento e vote para arquivá-lo com base na decisão desta quarta e seja acompanhado pela maioria. Se isso ocorrer, a decisão do ano passado que mandou o ex-presidente devolver as joias será desfeita.

A defesa do ex-presidente espera que isso ocorra e possa influenciar a investigação na esfera criminal.

Bolsonaro foi indiciado na investigação da Polícia Federal que apurou o recebimento de presentes de autoridades estrangeiras não registrados pela Receita Federal e a posterior venda dos itens.

A PF concluiu que o ex-presidente cometeu crimes de associação criminosa (com previsão de pena de reclusão de 1 a 3 anos), lavagem de dinheiro (3 a 10 anos) e peculato/apropriação de bem público (2 a 12 anos) no caso das joias. Cabe agora à PGR (Procuradoria-Geral da República) decidir se o denuncia e, depois, ao STF (Supremo Tribunal Federal), se o torna réu.

"A decisão [do TCU] foi extremamente acertada. Acho que gera repercussão na questão criminal porque você não pode ter um fato sendo lícito e ilícito penal ao mesmo tempo. Tem repercussões importantes no inquérito se for mantido o entendimento", disse à Folha o advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro.

A defesa do ex-presidente pediu que a PGR aguarde o julgamento sobre as joias no TCU antes de decidir sobre eventual denúncia no caso.

A decisão da corte de contas desta quarta foi tomada num processo apresentado pelo deputado federal bolsonarista Sanderson (PL-RS) em agosto de 2023.

O parlamentar pediu que o TCU avaliasse se o relógio dado a Lula estava registrado na lista de presentes oficiais e solicitou a imediata devolução do item. Trata-se de um relógio Cartier Santos Dumont, avaliado em R$ 60 mil.

Em parecer, a área técnica do TCU defendeu que Lula pudesse permanecer com o item porque a resolução sobre o assunto é posterior ao recebimento do presente. O relator do caso, ministro Antônio Anastasia, seguiu a posição da área técnica. Anastasia foi respaldado por apenas um ministro, Marcos Bemquerer.

O tema começou a ser julgado em março, mas foi interrompido a pedido do decano da corte, Walton Rodrigues, que pediu na ocasião mais tempo para analisar o caso.

Walton defendeu a entrega do relógio ao patrimônio público, fixando um entendimento de que objetos desse tipo devem sempre pertencer à União, mas ficou isolado com seu voto. "Não somos uma ditadura de país em que o ditador confunde seu patrimônio com o do próprio país", afirmou.

A ideia de Walton foi estabelecer um marco, que valesse tanto para Lula quanto para Bolsonaro, bem como para chefes do Executivo federal anteriores com situações semelhantes.

Com isso, ele defendeu que a Presidência "transfira ao patrimônio público todos os bens que foram ou vierem a ser entregues, no exercício do cargo, aos presidentes da República, ainda que por terceiros", com exceção de "bens de natureza personalíssima, de pequeno valor". O voto, porém acabou derrotado.

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.