Estudo convida pessoas de 18 a 61 anos para participação online
SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está convidando pessoas entre 18 e 61 anos para responder um questionário online sobre o uso problemático da internet e sua relação com as variáveis psicológicas de bem-estar subjetivo (relacionado à avaliação que as pessoas fazem acerca da felicidade e da satisfação com suas vidas) e Inteligência Emocional (habilidade de processar informações emocionais) entre as gerações X, Y e Z.
"Nas últimas duas décadas, com o avanço das tecnologias e a intensificação do uso da internet, a percepção do uso excessivo da internet como prejudicial para nossa saúde física e psicológica tem sido comprovada por vários estudos ao redor do mundo. No entanto, essa temática pode ser considerada ainda recente, o que indica uma necessidade de maior exploração do tema ‘uso problemático da internet’ e de suas consequências", detalha a estudante do curso de Psicologia da UFSCar, Letícia Brant Sá Ferreira, responsável pelo projeto. Ela explica que o termo "uso problemático da internet" tem sido utilizado por alguns estudiosos para designar a incapacidade do usuário de controlar o uso da internet, o que provoca dificuldades acadêmicas, sociais, profissionais e/ou psicológicas, podendo acarretar sofrimento e/ou prejuízos na vida do usuário, como sentimentos de angústia, tristeza, descontentamento, estresse, ansiedade, podendo também comprometer as atividades diárias do indivíduo.
Além disso, surgiu a curiosidade de verificar se há o uso problemático em diferentes gerações (X,Y e Z) e compreender se nessas gerações os construtos de bem-estar e de inteligência emocional são afetados de maneiras diferentes frente ao uso problemático da internet. Embasada em autores da área, a pesquisadora relata que no Brasil não há um consenso com exatidão quanto às faixas etárias que compreendem cada geração, no entanto, as diferenças de ano de nascimento propostas por diferentes autores não apresentam diferenças significativas. "Para tanto, em minha monografia optei por utilizar como referencial as seguintes faixas etárias para as gerações a serem estudadas: geração X, os nascidos entre 1963 e 1982 (nascidos antes da era digital); geração y, os nascidos entre 1983 e 1997 (cresceram em contato com as tecnologias de informação); e geração Z, os nascidos entre 1998 e 2006 (já nasceram imersos no ambiente conectado à internet)".
Para a autora, o estudo é importante visto que a determinação desta relação pode auxiliar na investigação dos efeitos causados pelo uso problemático da internet. "Devido a sua natureza recente, ainda existem poucos estudos acerca de seus efeitos no âmbito psicológico do bem-estar e da inteligência emocional. Além disso, este trabalho pode indicar como três diferentes gerações utilizam a internet (de modo problemático ou não) e auxiliar a compreender se nessas gerações os construtos bem-estar e inteligência emocional são afetados de maneiras diferentes frente ao uso problemático da internet".
Como participar
Para participar basta ter entre 18 e 61 anos e ter a disponibilidade de aproximadamente 25 minutos para responder aos questionários de pesquisa. "Estamos precisando, principalmente, aumentar o grupo de pessoas entre 27 e 41 anos", destaca a estudante. A participação é online e consiste no preenchimento do formulário disponível no link https://bit.ly/46mzdEZ, onde constam mais informações sobre o trabalho. O tempo de resposta é de cerca de 25 minutos.
O estudo, intitulado "O uso problemático da internet e sua relação com bem-estar e Inteligência Emocional em diferentes gerações", tem orientação de Monalisa Muniz Nascimento, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 77436824.4.0000.5504).
SÃO CARLOS/SP - Você sabia que, pela primeira vez na história das Olimpíadas, atletas amadores poderão participar da maratona junto com os atletas profissionais? E a inclusão não para por aí. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris estabeleceram o mesmo número de atletas masculinos e femininos nas delegações. Um marco histórico ao alcançar a paridade de gênero. E por aqui, a programação do Se Joga nos Jogos! não para, com vivência e aula aberta propiciando a oportunidade de conhecer e praticar a maratona e o skate.
Confira nossa programação no site e nas redes sociais. Vem com a gente!
Agosto Indígena
A área "Povos Indígenas" do Programa Diversidade Cultural do Sesc SP tem por objetivo valorizar e difundir a diversidade cultural desses povos no Brasil, especialmente por meio de atividades que suscitem espaços de protagonismo para indígenas - provenientes tanto de aldeias, comunidades e Terras Indígenas, quanto de contextos urbanos.
O período de realização do projeto justifica-se pela relevância mundial do "Dia Internacional dos Povos Indígenas" (9 de agosto), data criada pela ONU em 1994 e cada vez mais referenciada pelo movimento indígena no Brasil.
O tema de referência desta edição é "Educação", com o propósito de visibilizar a crescente presença indígena em escolas, universidades, centros culturais, redes sociais, instâncias de governo e do terceiro setor, fóruns nacionais e internacionais, multiplicando possibilidades formativas e transformativas de um público cada vez mais amplo. A compreensão de Educação que inspira o projeto, vinculada às perspectivas indígenas, assume uma concepção ampla, na qual consistem variadas maneiras de circulação de saberes e fazeres, seja nas aldeias, seja em espaços voltados à educação formal e não-formal - nesse último caso, as próprias unidades do Sesc SP.
Nesse sentido, a edição deste ano tem como premissa a perspectiva de que Cultura e Educação operam como noções indissociáveis, entrelaçadas em configurações plurais e particulares.
Ações para a Cidadania
bate-papo
Mahsã Kahtirotise: educação, cuidado e saúde do Povo Yepamahsã (Tukano)
Com João Paulo Tukano
Para os Yepamahsã, o corpo não é apenas constituído de aspecto biológico, mas uma potência que pode se transformar em qualquer coisa e estar inserido numa teia de relações entre humanos, seres e as coisas. O encontro convida o público a compreender como a noção de pessoa e o cuidado de saúde, para este povo, partem desses pressupostos.
---
João Paulo Lima Barreto é índígena do povo yepamahsã (tukano), nascido na aldeia São Domingos, situada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em filosofia e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai), fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi e da Casa de Comida Indígena - Biatuwi. Membro do Painel Científico para a Amazônia, da Academia Brasileira de Ciências, do Comitê Científico SoU_Ciência e da Organización del Tratado de Cooperación Amazônica (OTCA). Coordenador do Fórum Povos da Rede Unida, professor e consultor.
---
Dia 13/8. Terça, 19h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
12 anos - Autoclassificação
Cinema
Exibição
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!
Bra, 2020. Cor. Dir.: Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero. Documentário. 70 min. Antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos caçando com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, derrubaram as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos nos cercaram e a nossa terra é pequenininha. Mas os nossos yãmĩyxop são muito fortes e nos ensinaram as histórias e os cantos dos antigos que andaram por aqui.
Dia 23/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
Tecnologias e Artes
oficina
Cerâmica Kariri-Xocó
Com Dé Kariri-Xocó e Nari Nunes Kariri-Xocó
Juntar o barro e as poderosas vozes das guerreiras e anciãs do povo indígena Kariri-Xocó para um compartilhar único. Enquanto as pessoas participantes moldam suas peças, aprendem cantigas tradicionais e a técnica do uso da voz dos cantos de trabalho (o Canto Rojão) das mestras louceiras Kariri-Xocó.
Dias 8 e 9/8. Quinta e sexta, 19h.
Dias 8 e 9/8. Quinta e sexta, 19h às 21h30.
Dia 10/8. Sábado, 14h às 17h.
Galpão. Grátis. Sequencial. Inscrições online ou presenciais de 23 a 30/7 (credencial plena) e 31/7 a 8/8 (público em geral).
14 anos – Autoclassificação
Shows e Espetáculos
Música
Tarde de quê? De samba e pagode.
Venha curtir a tarde de feriado com boa música e animação.
Inovasamba
Nos braços do povo
Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows.
Dia 15/8. Quinta (feriado), 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre – Autoclassificação
show
Carol Andrade e Alex Maia
Grande Sertão: Gonzaga
Dois músicos paulistanos, descendentes de nordestinos, na trilha desses dois grandes mestres da cultura brasileira.
"Sinfonizando" a inesquecível sanfona de Luiz Gonzaga, voz e violão se multiplicam em arranjos originais e performances encantadoras para levar os ouvintes a uma emocionante travessia pelo grande sertão de cada um.
Dia 30/8. Sexta, 20h.
Convivência externa. Grátis.
Livre – Autoclassificação
Sons da Tarde
Programação que privilegia a diversidade dos estilos musicais, propondo momentos para dançar, cantar e prestigiar e conhecer artistas do interior e capital.
show
Lis Ferraz
Forró
Uma proposta musical conectada à cultura nordestina do forró pé de serra, tendo a sanfona comandada por uma mulher. Lis Ferraz é cantora, sanfoneira e compositora natural de Campinas (SP). Atualmente se destaca pelo repertório autoral e canções de outros artistas. Já recebeu 5 premiações no festival FENFIT (Festival Nacional de Forró de Itaúnas - ES), como Melhor Intérprete e Revelação Feminina.
Dia 4/8, domingo, 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre – Autoclassificação
Festival Sesc Mesa Brasil
Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. Para participar da campanha, que celebra os 30 anos do programa, sugerimos a doação de alimentos não perecíveis no dia da atividade, como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.
show
Exausta Samba e Samba das Moça
Cantam as Bambas do Samba
Musicistas de Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Votorantim e Piedade compõe a união desses dois grupos que vem se destacando na cena cultural de toda a região metropolitana de Sorocaba. No repertório, de Dona Ivone Lara à Geovanna, Alcione à Leci Brandão, entre outros grandes nomes de compositoras e intérpretes. Com Flor Maria, Bianca Milanda, Jussara Araújo, Fê Lelot, Bar e Daiane Teles.
Dia 11/8, domingo, 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
show
Banda Fannk
Soul, funk e rhythm and blues
Banda de São Carlos, traz no repertório grandes sucessos da música pop nacional e internacional. Com Gi Guastaldi (voz), Danni Gust (baixo e voz), Alan Beltrame (guitarra) e Matheus (bateria).
Dia 18/8. Domingo, 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
show
Banda Enseada
Folk elétrico
Apresentação marcante e plugada ao melhor estilo folk elétrico, com versões exclusivas de músicas clássicas do pop, folk, rock e country.
Dia 25/8. Domingo, 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre – Autoclassificação
Circo
espetáculo
Animo Festas
Com Palhaço Klaus
Ele vai onde ninguém quer ir! Ele anima festa de criança!
Animo Festas é o show do palhaço Klaus que nos narra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. Ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, o espetáculo desnuda a máscara do palhaço com humor ácido e sarcasmo, colocando no centro do picadeiro uma pessoa que está à margem da sociedade, em seu embate pessoal entre a fidelidade à arte que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado.
----
Ficha técnica
Criação e atuação: Marcio Douglas
Iluminação: Renato Jr.
Sonoplastia: Marcio Douglas e Jessica Zelma
Cenografia e figurino: Marcio Douglas
Operador de luz e som: Renato Jr.
Fotos: Beto Assem
Produção: Klaus Arrependimentos Artísticos
----
Dia 7/8. Quarta, às 20h
Teatro. R$ 40 inteira / R$ 20 meia entrada / R$ 12 Credencial Plena
Venda online a partir das 17h de 30/7 e presencial a partir das 17h de 31/7.
18 anos - Autoclassificação
Dança
intervenção
Cartas para Danças
Projeto de Cláudia Müller e Renan Marcondes. Desenhos de Ana Mazzei.
Um jogo que, por meio de um compêndio de cartas, introduz obras, escolhas e momentos-chave da história da dança contemporânea, aproximando o público da dança. A ferramenta convida a uma série de movimentos e pensamentos a partir das inúmeras composições possíveis com as 30 cartas que fazem parte do baralho, apresentando termos, símbolos e descrições que abordam, de forma lúdica, parte da trajetória da dança contemporânea no Brasil, tendo como foco artistas nacionais.
Dialogando com formas oraculares de jogo, o intuito é não apenas conhecer mais sobre o passado desta linguagem, mas, a partir dele, imaginar e realizar possibilidades futuras e inéditas de movimentos e coreografias.
----
Ficha técnica
Idealização e criação: Cláudia Müller e Renan Marcondes
Desenhos: Ana Mazzei
Produção: Milene Chinquio
Mobiliário: Zang
Montagem: Celso Cintra
Fotos: Tati Mayumi
Realização: Sesc SP
-----
Dia 15/8. Quinta (feriado), 10h às 12h: jogo individual e 14h às 16h: jogo coletivo
Convivência interna. Grátis.
Livre – Autoclassificação
Cinema
exibição
O livro da discórdia
Fra, 2022. Cor. Dir.: Baya Kasmi. Comédia. 97 min.
Youssef Salem tem 45 anos, é descendente de uma família de imigrantes argelinos e vive em Paris onde se dedica à escrita. Após uma série de contratempos, ele decide escrever um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e em particular nos tabus que rodeiam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão no seio da sua família, que Youssef tentará manter unida o melhor que puder.
Dia 2/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
14 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
exibição
Pérola
Bra, 2020. Cor. Dir.: Murilo Benício. Comédia dramática. 91 min.
Baseado na obra homônima de Mauro Rasi, Pérola conta a história de uma mãe pelo olhar de seu filho. Logo após saber da morte da mãe, ele volta para a sua antiga casa. A partir desse caminho, ele revive momentos passados de sua família. Manias da mãe, ilusões, senso de humor, espirituosidade, desejo de querer controlar todas as coisas... enfim, tudo isso com um carinho particular que apenas a distância e o tempo permitem.
Dia 9/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
12 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
exibição
Noites de Paris
Fra, 2022. Cor. Dir.: Mikhaël Hers. Drama. 110 min.
O ano é 1981, pelas ruas há um ar de esperança e mudança em Paris, por causa das eleições. Mas para Elisabeth, seu casamento está terminando e agora ela terá que sustentar a si mesma e seus dois filhos adolescentes. Ela consegue um emprego em um programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma adolescente problemática que ela decide acolher em sua casa. Com eles, Talulah experimenta o calor de uma família pela primeira vez e seu espírito livre tem uma influência transformadora naquela casa. Elisabeth e seus filhos ganham confiança e começam a correr riscos, mudando também a trajetória de suas vidas.
Dia 16/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
16 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
exibição
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!
Bra, 2020. Cor. Dir.: Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero. Documentário. 70 min. Antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos caçando com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, derrubaram as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos nos cercaram e a nossa terra é pequenininha. Mas os nossos yãmĩyxop são muito fortes e nos ensinaram as histórias e os cantos dos antigos que andaram por aqui.
Dia 23/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
exibição
No coração do mundo
Bra, 2019. Cor. Dir.: Gabriel Martins e Maurílio Martins. Drama. 120 min.
Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.
Acervo Projeto CineSesc.
Dia 30/8. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
16 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
exibição
O Rei Macaco - uma aventura mágica
Chi, 2018. Cor. Dir.: Xihai Ma. Documentário. 95 min.
No mundo mágico da mitologia chinesa, o famoso Rei Macaco é expulso do panteão pelos monges Tang e volta para a montanha sagrada, onde viverá uma grande aventura para recuperar seu lugar. Nesta incrível animação, essa história é contada por meio de brinquedos, que recontam o clássico conto chinês Jornada ao Oeste de forma muito divertida.
Dia 31/8. Sábado, 16h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
Cursos, Oficinas e Encontros
Ações para a Cidadania
ateliê
Corporeidades e identidades
Com Alekin Ambrosio
A proposta deste ateliê de experimentação é a investigação de diferentes materiais e técnicas de fácil manuseio como disparadores para discussões de temas sensíveis. O ateliê traz para o debate questões que atravessam as vivências corporais e identitárias de adolescentes e jovens como seres afetados e afetivos no mundo.
Dia 8/8. Quinta, 19h às 21h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
bate-papo
Coletividades Possíveis
Com Alekin Ambrosio
Uma roda de conversa sobre os deslocamentos juvenis na sociedade atual, trazendo para o debate atores e coletivos da cidade de São Carlos. A proposta é dar visibilidade para jovens que vivem afetados por diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, permitindo que discutam os desafios e as potencialidades de ser adolescente e jovem na atualidade.
Grupos participantes:
1. Sanca Brothers & Sisters: coletivo da juventude negra são-carlense
2. APOLGBT São Carlos: coletivo LGBTQIAPN+
3. GT Transformar: coletivo de pessoas trans e travestis da UFSCar
4. Coletivo de Mães
5. Centro de Culturas Indígenas: coletivo de estudantes indígenas da UFSCar
----
Dia 14/8. Quarta, 19h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
Tecnologias e Artes
ateliê
AteliETA: Práticas artísticas
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes
Atividades de artes visuais e manuais, jogos, técnicas de impressão, para desenvolvimento de trabalhos e projetos processuais com a assistência dos educadores e da disponibilização de materiais de uso comum.
De 3/8 a 28/12. Sábados, 14h às 15h e 15h às 16h.
Convivência interna. Grátis. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
curso
Curso de DJ
Com DJ Jefferson Scratch
Tem como objetivo apresentar a evolução dos DJs, desde os "Sound Systems" jamaicanos dos anos 60 até a discotecagem moderna, explorando o uso de equipamentos de DJ e novas tecnologias. Com uma carga horária total de 24 horas neste primeiro módulo, o aprendizado pode ser utilizado tanto como hobby quanto como uma introdução a uma carreira profissional. Jovens terão a oportunidade de descobrir seus talentos e explorar seu potencial artístico, além de adquirir conhecimentos básicos sobre produção musical e edição de áudio, capacitando-se a operar equipamentos de DJ. O curso combina arte e empreendedorismo com o talento individual de cada participante.
De 6 a 28/8, terças e quartas, das 18h30 às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes. R$ 30 inteira / R$ 15 meia entrada / R$ 10 Credencial Plena
Inscrições online ou presenciais a partir de 23/07.
16 anos – Autoclassificação
oficina
Estampando blusa com giz de cera e lixa
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes
Estampe uma camiseta ou outro tecido com a técnica de impressão com giz de cera e lixa. Método simples de executar e com bom resultado.
Recomendável trazer uma camiseta ou outro tecido que queira estampar.
Turma 1: Dia 8/8. Quinta, 18h30 às 20h30.
Turma 2: Dia 15/8. Quinta (feriado), 14h às 16h.
Convivência interna. Grátis. Inscrições online ou presenciais a partir de 30/7.
10 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
oficina
ETA conexão boa: descubra seu celular
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes
Introdução aos recursos básicos de smartphones, abrangendo desde a manipulação dos dispositivos até o uso de uma variedade de aplicativos que tornam nossa vida cotidiana mais fácil.
Dias 13 e 27/8. Terças, 14h às 16h.
Sala de atividades corporais. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados
16 anos - Classificada oficialmente pelo Ministério da Justiça
curso
Criação de roupas não binárias
Com Hellena Kuasne
Misturando teoria com prática, cada participante criará sua roupa entendendo noções de proporção de corpo, identidade de gênero, questões que permeiam a comunidade LGBTQIAPN+ e o mundo contemporâneo da moda, aprendendo a medir o próprio corpo, cortar e costurar o tecido.
----
Hellena Kuasne é artista visual, figurinista e cenógrafa. Formada em cenografia e figurino pela SP Escola de Teatro, ministrou diversas oficinas de costura, figurino e desenho para o Sesc e outras instituições. Criou a marca agênero Meninê Costurê, que há 7 anos costura roupas sob medida e figurinos para shows, cinema e teatro.
----
De 22/8 a 5/9. Quintas, 19h às 21h.
Espaço de Tecnologias e Artes. R$ 20 inteira / R$ 10 meia entrada / R$ 6 Credencial Plena
Inscrições online ou presenciais a partir de 1 a 15/8.
16 anos - Autoclassificação
Se Joga nos Jogos!
O ano Olímpico de Paris chega com a realização das Olimpíadas, no período de 26 de julho a 11 de agosto e das Paralímpiadas entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Nestas edições, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabelece novos padrões que propiciam jogos mais inclusivos, com destaque para a equidade de gênero, que nesta edição tem a participação de 10.500 atletas, sendo 5.250 homens e 5.250 mulheres, um marco histórico ao alcançar a paridade de gênero.
Outro destaque é a aproximação do público jovem a partir da inclusão de novas modalidades, como breaking, escalada, skate e surfe e, por fim, a construção de legados que evidenciem os valores do esporte na vida das pessoas e promovam ações voltadas à sustentabilidade.
Neste sentido, o Sesc SP propõe o projeto "Se joga nos jogos!" que apresenta as modalidades olímpicas e paralímpicas, a partir do diálogo já estabelecido com o programa Sesc de Esportes - pedagogia do esporte, alinhado às premissas desta edição dos Jogos Olímpicos: equidade de gênero, juventude, inclusão e sustentabilidade.
vivência
Se Joga no Skate
Com Rodrigo Riccó
Atividade recreativa com orientações de movimentos básicos e disponibilização de equipamentos para prática e vivência do skate. Oportunidade de aprender e praticar com orientações de professores especialistas.
Empréstimo de skate e capacete.
De 6 a 9/8. Terça a sexta, 18h30 às 19h30.
Dia 10/8. Sábado, 14h às 15h, 15h às 16h, 16h às 17h e 17h às 18h.
Quadra de tênis. Grátis. Senhas 30 minutos antes no local da atividade. Lugares limitados.
+6 anos
Festival Sesc Mesa Brasil
Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. Para participar da campanha, que celebra os 30 anos do programa, sugerimos a doação de alimentos não perecíveis no dia da atividade, como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.
aula aberta
Se Joga na Maratona
Durante os Jogos de Paris 2024, pela primeira vez na história, os corredores amadores poderão correr uma maratona olímpica no mesmo percurso que os atletas e no Sesc você também poderá participar.
Dia 11/8. Domingo, 8h30 às 9h30.
Ginásio de eventos. Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.
16 anos
Crianças
oficina
Se Joga!
Com educadores de Infâncias e Juventudes
Atividades para todas as famílias, com jogos, brincadeiras, vivências e oficinas. Venham brincar com a gente! Crianças devem estar acompanhadas por um adulto de referência.
De 4/8 a 29/12. Domingos, 14h às 15h e 15h às 16h.
Foyer do teatro. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados
Livre - Autoclassificação
Teatro
espetáculo
Morto Vivo
Com Badaiá Arte
Um menino com medo de fantasmas e uma caveirinha com medo de pessoas. Que amizade pode surgir de um encontro tão improvável?
Uma história sobre como a empatia e as diferenças podem nos levar a superar medos e preconceitos.
----
Ficha técnica
Texto: Augusto Figliaggi e Cristian dos Santos
Elenco, criação dos bonecos, cenografia e direção: Augusto Figliaggi e Elaine Guarani
Preparação musical: Daniel Ramalheira
Técnico de luz e áudio: Rafael de Barros
Consultoria de manipulação de bonecos: Abel Saavedra
-----
Dia 3/8. Sábado, 16h.
Convivência externa. Grátis. Lugares limitados.
45 minutos
Livre – Autoclassificação
Festival Sesc Mesa Brasil
Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. A participação é gratuita, mediante retirada de ingressos online. Para participar da campanha, que celebra os 30 anos do programa, sugerimos a doação de alimentos não perecíveis no dia da atividade, como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.
espetáculo
Valentim Valentinho
Prestes a completar onze anos, Valentim sonha com seu presente de aniversário: tornar-se mais corajoso!
Enquanto isso, na vila onde mora com a mãe, vive uma infância cheia de brincadeiras, descobertas, conflitos, confusões e muita diversão e aprendizado ao lado de seus melhores amigos.
Temas importantes como medo, bullying, opressão e racismo são tratados com sensibilidade e responsabilidade.
----
Ficha técnica
Texto e idealização: Fran Ferraretto
Direção: Marcelo Varzea e Erica Rodrigues
Elenco: Breno Ganz, Eduardo Borelli, Fran Ferraretto e John Marcatto
Direção de produção: Fernando Gimenes
Assistente de direção: Bruno Rods
Cenário e figurino: Márcio Macena
Desenho de luz: Cesar Pivetti
Direção musical e trilha original: Marcio Guimarães
Direção de movimento: Erica Rodrigues
-----
Dia 10/8. Sábado, 16h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos somente online via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br, a partir das 17h de 8/8, quinta.
50 minutos
Livre - Autoclassificação
Circo
espetáculo
O Incrível Número Final
Com Bando Golíardis
Vindo diretamente de qualquer lugar, em direção a toda e qualquer terra, o Bando Golíardis tem a audácia de apresentar um número de 4 palhaças e 12 claves, que promete arrancar palmas e até lágrimas do público. Na busca por mostrar esse número espetacular, Pexerica Pocã, Esquálido Palito e Silva, Rolyna Rolota e Sorvetão DoQuê, trazem à tona suas habilidades telepáticas, mágicas, acrobáticas, aquáticas, malabarísticas e muito mais!
Com vocês: O Incrível Número Final - um espetáculo que cumpre o que promete.
----
Ficha técnica
Concepção e dramaturgia: Bando Golíardis
Elenco: Dani Marin, Marcelo Rôya, Sabrina Motta, Tiago Cintra
Direção geral: Sabrina Motta e Marcelo Rôya
Direção musical: Tiago Cintra
Direção de movimentos: Dani Marin
Preparação malabares: Marcelo Rôya
Figurino: Projeto Barra de Saia - Fabiano Lira
----
Dia 24/8. Sábado, 16h.
Convivência externa. Grátis. Lugares limitados.
Grátis
Livre – Autoclassificação
Literatura
contação de história
A palavra é
Com Cia Cabelo de Maria
Que tal se aventurar em um jogo de forca para descobrir qual será a história contada? Vamos desvendar a palavra-chave e se encantar nessa aventura.
----
Ficha técnica
Andi Rubinstein: contadora de histórias
Renata Matar: sanfona e voz
Gustavo Finkler: violão e voz
----
Dia 17/8. Sábado, 16h.
Convivência interna. Grátis. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
exibição
O Rei Macaco - uma aventura mágica
Chi, 2018. Cor. Dir.: Xihai Ma. Documentário. 95 min.
No mundo mágico da mitologia chinesa, o famoso Rei Macaco é expulso do panteão pelos monges Tang e volta para a montanha sagrada, onde viverá uma grande aventura para recuperar seu lugar. Nesta incrível animação, essa história é contada por meio de brinquedos, que recontam o clássico conto chinês Jornada ao Oeste de forma muito divertida.
Dia 31/8. Sábado, 16h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
Pessoas Idosas
reunião
Ponto de encontro
Um espaço destinado para o diálogo e compartilhamento de saberes, que visa a regularidade de encontros entre frequentadores e frequentadoras do programa do TSI – Trabalho Social com Idosos em São Carlos.
Dia 6/8. Terça, 14h às 15h30.
Teatro. Grátis. Lugares limitados.
Exclusivo para público a partir de 60 anos
oficina
Explorando a cerâmica fria: faça sua peça!
Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes
Explore técnicas de modelagem e o desenvolvimento de habilidades tridimensionais, dentro dos múltiplos processos de modelagem em massa de modelar de secagem ao ar (cerâmica fria). Você poderá criar suas peças com instruções teóricas e práticas.
Dia 9 e 23/8. Sexta, 14h às 16h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc no primeiro dia da atividade. Lugares limitados.
Exclusivo para público a partir de 60 anos
aula aberta
Vem dançar 60+
Com educadores físico-esportivos
A prática de dança auxilia no processo de socialização coletiva, além de aprimorar o senso rítmico. Essas danças são realizadas, seguindo uma coreografia que busca alcançar harmonia e consciência do todo.
Dia 22/8. Quinta, 14h às 15h.
Sala de atividades corporais. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Exclusivo para público a partir de 60 anos
De acordo com a Entidade, manutenção da taxa básica de juros reflete conjuntura deteriorada, com câmbio desvalorizado, preços começando a subir e dúvidas sobre capacidade de contenção de gastos públicos
SÃO PAULO/SP - Não havia margem para outra decisão. A manutenção da taxa básica de juros do País, a Selic, em 10,5%, definida nesta quarta-feira (31) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen), nada mais é do que reflexo de uma conjuntura marcada pelo câmbio pressionado, pela inflação em nova aceleração e pelas incertezas do cenário fiscal.
Levando tudo isso em conta, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que o comitê acertou na manutenção da Selic no patamar atual.
Em primeiro lugar, o dólar disparou desde meados de junho, quando houve a última reunião do grupo. Hoje, a moeda norte-americana está em torno de R$ 5,65, enquanto estava R$ 5,35 há algumas semanas. A desvalorização cambial afeta os preços dos importados, bem como joga peso sobre a inflação interna.
Esta, por sua vez, parecia ter arrefecido em junho — tanto nos dados gerais quanto no setor de Serviços, que preocupava o mercado desde o início do ano. No entanto, o último relatório do IPCA-15, na metade do mês, mostrou que os preços desse setor voltaram a acelerar (0,58%) após se manterem praticamente estáveis no período anterior (0,05%). Com isso, o índice cheio atingiu 0,3%, acima das expectativas do mercado.
A consequência já tinha sido prevista no boletim Focus, o principal termômetro do mercado brasileiro, que, agora, projeta um IPCA de 4,1% ao fim do ano. Há um mês, essa taxa marcava 4%. Até mesmo as expectativas para 2025 são de elevação (de 3,87%, no começo de julho, para 3,96%, agora). É o que os economistas chamam de desancoragem — ou, dito de forma mais clara, a sensação de que há uma situação de possível perda de controle da inflação.
Contudo, na visão da FecomercioSP, o que mais balizou a decisão do Copom foi o cenário fiscal, que permanece bastante incerto. O dado mais relevante disso está no déficit nominal (que inclui pagamento de juros), hoje na casa dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB). É quase o recorde histórico do País. Além disso, o déficit primário está, agora, na casa dos 2,44% do PIB, ou seja, muito longe da meta estabelecida pelo arcabouço fiscal. Por fim, as dívidas líquida e bruta estão em alta (62,2% e 77,8% do PIB, respectivamente), o que também gera preocupações.
Diante de tudo isso, a Federação entende que a decisão do comitê não é mais do que cautelosa, como o momento exige. Agora, seria um erro baixar um pouco mais a Selic — pelo contrário, o contexto pode indicar até uma medida mais dura, com elevação tímida dos juros. O que pode mudar o quadro é um posicionamento fiscal mais claro do governo.
SÃO CARLOS/SP - Na última semana, a lei de número 22720/2024 que institui o “Dia do Psicólogo” no calendário oficial da cidade, de autoria dos vereadores André Rebello e Bruno Zancheta, foi sancionada pelo prefeito municipal e já está em vigor.
Os vereadores destacaram a relevância do trabalho dos psicólogos na promoção da saúde mental e bem-estar da população: "Os psicólogos desempenham um papel crucial em nossa sociedade, oferecendo suporte emocional e ajudando a enfrentar desafios cotidianos. Esta lei é um reconhecimento ao trabalho incansável desses profissionais".
"É essencial que reconheçamos a contribuição dos psicólogos para a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos. Este dia servirá como uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da saúde mental e para promovermos ações que valorizem esses profissionais", finalizaram os parlamentares.
A lei estabelece que o Dia do Psicólogo será comemorada anualmente no dia 27 de agosto, coincidindo com a data em que a profissão foi regulamentada no Brasil.
Com sete atrações e espaço gastronômico com entrada gratuita, 6ª edição do Brazilian Bacon Day acontece de 9 a 11 de agosto, no Alcans Hall
RIBEIRÃO PRETO/SP - É final de semana de rock, baby! A 6ª edição do Brazilian Bacon Day, pela primeira vez com três dias de duração, acontece no próximo final de semana em Ribeirão Preto. A “Cidade do Bacon”, principal novidade do festival em 2024, abrirá de 9 a 11 de agosto, com estações gastronômicas, shows ao vivo com bandas locais e áreas “instagramáveis”.
No dia 10, sábado, dia oficial do festival, o evento contará com um line-up de peso, com grandes nomes do rock, pop e metal: Biquini, Raimundos, Nenhum de Nós, Angra, Di Ferrero, Giovanna Moraes e Allen Key. Os últimos ingressos estão à venda pelo site: articket.com.br/e/1779/
“Nosso objetivo nesta edição é entregar um festival plural. O Brazilian Bacon Day é a união entre música, lazer e gastronomia. Um evento para toda a família e todas as tribos curtirem juntas”, destaca Giuliano Guedes, fundador e organizador do festival.
Shows ao vivo e gastronomia com entrada gratuita
A “Cidade do Bacon” é mais uma coisa inédita do Brazilian Bacon Day, que também será o primeiro evento a usar todo o complexo do Alcans Hall (antigo Quinta Linda). O espaço terá estações gastronômicas, shows ao vivo, áreas instagramáveis e ativações das marcas parceiras: VoePass, Mialich, Santa Massa, Tabasco, Facilita&Pronto, Black Princess, Coca Cola Andina Brasil e School of Rock Ribeirão Preto.
Aberto ao público e com entrada gratuita, a Cidade do Bacon funcionará durante todo o final de semana. “A pessoa não quer ir ao festival, mas quer comer em algum lugar diferente, terá nosso espaço como opção. Serão assadores renomados, com pratos que evidenciam o bacon e os principais cortes suínos, mas também com muitas opções veganas e vegetarianas”, comenta Guedes. “Idealizamos um evento que representa a diversidade em todas as áreas”, complementa.
Confira as atrações da Cidade do Bacon:
09 de agosto (sexta-feira)
10 de agosto (sábado)
11 de agosto (domingo)
Solidariedade
Como de costume nas primeiras edições, o Brazilian Bacon Day estimula os fãs a levarem um quilo de alimento não perecível, que são destinados ao Lar Esperança, em Jardinópolis, e a ONG Amigos Que Fazem o Bem, em Ribeirão Preto.
“A música e a solidariedade são duas coisas que conseguem unir, com facilidade, diferentes povos. Por isso, fazemos questão de reforçar nosso viés solidário a cada edição. Toda ajuda é bem-vinda”, finaliza Guedes.
Serviço
Brazilian Bacon Day 2024
Data: 9, 10 e 11 de agosto
Local: Alcans Hall (SP-330, s/n - KM 303)
Atrações*: Biquini, Nenhum de Nós, Raimundos, Di Ferrero, Giovanna Moraes, Angra e Allen Key
Ingressos: Loja EBEG (Av. Castelo Branco, 777), 4CM Tintas (Av. Independência, 3525) e articket.com.br
Informações: @brazilianbaconday
*As atrações se apresentarão no dia 10 de agosto
**Cidade do Bacon, de 9 a 11 de agosto, com entrada gratuita
Projeto cultural ocorrerá de agosto a outubro com programação de filmes para toda a família
ITIRAPINA/SP - Transformar praças e espaços públicos em salas de cinema temporárias garantindo o acesso gratuito à cultura e diversão da melhor qualidade. Esses são alguns dos principais objetivos do Cine Eixo, projeto cultural de cinema itinerante promovido pela concessionária Eixo SP em parceria com a Porto Cultural Vix e Ministério da Cultura. As sessões serão exibidas gratuitamente em 21 municípios, entre 5 de agosto e 15 de outubro.
O projeto permanecerá dois dias em cada uma das 21 cidades, com dez sessões gratuitas. Em agosto, os municípios que receberão as exibições são Cordeirópolis (5 e 6), Santa Gertrudes (8 e 9), Ipeúna (12 e 13), Charqueada (15 e 16), Corumbataí (19 e 20), Itirapina (22 e 23), Brotas (26 e 27) e Torrinha (29 e 30). Em setembro, o projeto segue para Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Itapuí, Piratininga, Gália, Herculândia, Parapuã e Lucélia. Em outubro, as sessões ocorrem em Mariápolis, Flórida Paulista, Caiabu, Indiana e Junqueirópolis. Os dias e locais das exibições em cada um desses municípios serão divulgados nos próximos dias.
A primeira cidade a receber o projeto será Cordeirópolis. As sessões gratuitas serão na segunda (5) e terça-feira (6), na Praça Jamil Abrahão Saad, no centro da cidade. Na sequência, o cinema móvel segue para Santa Gertrudes, onde permanecerá nos dias 8 e 9, no Espaço Livre do Jardim Paulista, que fica no cruzamento da rua Limeira com a avenida São Paulo.
As sessões ocorrem sempre às 8h, 10h, 14h, 16h e às 19h, com um total de cinco filmes por dia. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente e nos próprios locais das exibições. O lançamento oficial do Cine Eixo será na próxima segunda-feira (5), em Cordeirópolis, às 14h, e contará com a presença de representantes da concessionária e dos parceiros neste projeto. Em razão da cerimônia, a sessão das 14h, neste dia, será adiada para as 14h30.
Com estrutura semelhante à dos cinemas convencionais, o Cine Eixo oferece sala com isolamento térmico e acústico, ar condicionado, bomboniere e som e projeção digitais. O espaço tem capacidade para 78 pessoas e uma plataforma elevatória para garantir que todos tenham acesso à magia do cinema. E, para tornar a experiência ainda mais especial, pipoca e refrigerante são gratuitos para todos os espectadores.
Programação
A programação do Cine Eixo foi pensada para agradar a todos os públicos, com histórias cativantes e emocionantes para toda a família, de clássicos atemporais até as mais recentes aventuras animadas e comédias. As sessões da manhã e da tarde são dedicadas aos alunos das escolas do município, mas caso ainda sobrem vagas serão abertas às demais crianças e acompanhantes. Já as sessões noturnas serão abertas para todos - crianças, jovens e adultos - que buscam uma boa opção de lazer para terminar o dia de forma leve e divertida.
No primeiro dia de exibições, os espectadores terão a oportunidade de assistir a sucessos da Disney, como "Elementos", exibido às 8h, e "Wish", com sessão às 10h. Na sequência, o Cine Eixo exibe "Encanto" às 14h; "Pluf, O Fantasminha" às 16h, e " A Pequena Sereia " às 19h.
Já o segundo dia de exibições reserva ainda mais diversão com o filme "Mundo Estranho", exibido às 8h, "Lightyear" às 10h, "Dois Irmãos" às 14h, “A Bela e a Fera” às 16h, e o sucesso nacional "Mussum - O Filmis" às 19h.
Para o diretor-presidente da Eixo SP, Sergio Santillan, o projeto é uma grande oportunidade para promoção da inclusão cultural, oferecendo à população local a chance de vivenciar a magia do cinema sem custos financeiros. "Este projeto democratiza o acesso à cultura, permitindo que pessoas de todas as idades e classes sociais desfrutem de filmes que marcaram a história do cinema”, diz. Segundo ele, a iniciativa tem também um importante valor social ao permitir que os moradores se reúnam para compartilhar momentos de lazer, fortalecendo desta forma os laços comunitários.
Informações sobre os filmes e a programação poderão ser consultadas por meio do site www.cineeixo.com.br que entrará no ar na próxima segunda-feira, no lançamento do Cine Eixo.
Programação das exibições
Primeiro dia
8h - Elementos
10h - Wish
14h - Encanto
16h - Pluf, O Fantasminha
19h - A Pequena Sereia
Segundo dia
8h - Mundo Estranho
10h - Lightyear
14h - Dois Irmãos
16h - A Bela e a Fera
19h - Mussum - O Filmis
Em uma das datas mais movimentadas do varejo, empreendimento lista os principais destaques para surpreender os pais
SÃO CARLOS/SP - O mês de agosto começou e, com ele, aquece-se o clima para celebração do Dia dos Pais, uma das datas mais relevantes do ano para o varejo. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para a data é que o comércio alcance cerca de R$7,7 bilhões em volume de vendas este ano.
O cenário otimista, que representa um aumento de 4,7% em relação à 2023, deve impactar principalmente os segmentos de vestuário, perfumaria, cosméticos e eletrônicos. Acompanhando essa perspectiva, lojas de diversas categorias do Iguatemi São Carlos destacaram mais de 15 opções de presentes para facilitar a escolha dos clientes.
“Temos um mix completo, que oferece a melhor experiência de compras aos clientes que ainda estão em dúvida de como presentear seus pais. Engajamos nossos lojistas para que consigam atender dos mais clássicos aos mais modernos, passando pelos esportistas até os mais caseiros. Todos os pais terão a oportunidade de receber algo com seu estilo”, comenta Marina Brocchi, supervisora de marketing do Iguatemi São Carlos.
Comemorado oficialmente no próximo domingo, o Dia dos Pais também provoca um aumento na procura de restaurantes ao longo da semana para celebrar a data de forma especial. O Iguatemi São Carlos elencou, então, algumas opções para os que querem apostar na experiência gastronômica.
Confira os destaques de lojas e gastronomia:
• Chilli Beans: conhecida por suas coleções de óculos de sol, relógios e acessórios de moda, a Chilli Beans é uma marca que se destaca por seu design inovador e sua abordagem despojada. Com uma variedade de estilos que vão desde clássicos atemporais até peças ousadas e coloridas, seus produtos permitem expressar individualidade e estilo pessoal de forma única.
• Track&Field: a marca brasileira de moda fitness é conhecida por sua qualidade e estilo em roupas esportivas e acessórios´. Com uma abordagem voltada para o alto desempenho e o estilo de vida ativo, a Track&Field oferece uma ampla gama de produtos que combinam tecnologia, conforto e design moderno.
• Vivara: Além de joias finas, na Vivara é possível encontrar pulseiras em couro, diversas opções de relógios masculinos de marcas de alto padrão, correntes e pingentes exclusivos. Essas opções permitem presentear de forma única, adicionando um toque pessoal e simbólico a cada peça, tornando o presente uma lembrança inesquecível.
• Monte Carlo: joalheria com alto padrão de qualidade e peças selecionadas. Além de modelos de carteiras, porta cartões, canetas de alto padrão e pulseiras, que criam combinações entre si, deixando qualquer visual muito mais refinado, a Monte Carlo também oferece uma seleção de relógios das melhores marcas do mercado em modelos masculinos e femininos;
• Samsung: para quem prefere surpreender com presentes tecnológicos e sofisticados, a Samsung oferece uma linha completa de celulares, tablets, notebooks e acessórios;
• Democrata: com peças variadas, a Democrata acompanha o estilo masculino em todos os momentos, seja na hora de compor um visual básico e minimalista, nas ocasiões que exigem um traje social ou para expressar a sua atitude com roupas tendência;
• Authentic Feet: uma loja que apresenta produtos para cada estilo de vida. Cada produto dispõe de uma tecnologia individual para a prática de diferentes tipos de esportes, além de design diferenciado para quem gosta de estar na moda;
• Lupo: uma das marcas mais queridas do Brasil, a Lupo possui opções de roupa para academia, prática de esportes, roupas íntimas, pijamas e meias, para os públicos masculino, feminino e infanto-juvenil, com a qualidade que já é referência ao público.
• Aleatory: As grandes referências da marca são as camisas polo masculinas e femininas, em diversos modelos e cores. Além das polos, acessórios, calças, bermudas e calçados são outros produtos com forte demanda e acompanham o estilo casual e esportivo que atendem diversas ocasiões.
• Ophicina Foot Wear: uma loja disruptiva que apresenta um mix de confecção, calçados, bonés e acessórios das melhores marcas de Surf e Streetwear, como Vans, Converse, Oakley, Quiksilver, MCD, Element, New Era, DC, Rip Curl, New Balance, entre outras.
• Kings Sneakers: uma loja especializada em tênis exclusivos, incluindo Nike, Adidas, Reebok, New Balance, Pony, Vans e outras grandes marcas. Os produtos são focados no estilo urbano, alguns com edições limitadas, estilos retrô, além das tendências do momento.
• Polo Wear: oferece uma linha de produtos premium que mescla o estilo casual e esportivo, sem deixar de lado a influência das principais tendências do momento, sempre adaptando ao life style.
• World Tennis: a maior rede de lojas especializadas em tênis do Brasil. Apresenta calçados casuais aos esportivos masculinos, femininos e infantis, divididos por modalidade de esportes e marcas. Atualmente a loja atua com mais de 15 marcas em seu portfólio de tênis.
• Z Man: loja multimarcas de roupas masculinas, com opções de peças atemporais para agradar dos estilos mais clássicos aos mais modernos, e dos mais básicos aos mais elaborados. A loja também traz opções de acessórios para aqueles que quiserem compor os looks de forma mais especial.
• RZ Eletro: Loja especializada em acessórios para celulares, informática e games. Os produtos vão desde capinhas de celular e películas protetoras diversas, até eletrônicos, consoles e acessórios para games.
• Ótica Crislen: referência nacional no segmento ótico e no mercado de luxo. Oferecem produtos de altíssimo nível, com design e qualidade das principais grifes. A assistência aos clientes no pós-vendas é a marca registrada da loja.
Para o almoço de Dia das Pais, o Iguatemi destaca o recém-inaugurado Outback, unidade com mais de 400 m² localizada ao lado da porta principal do empreendimento. A famosa rede de barbecue australiano trouxe para a cidade seus cortes de carnes especiais e aperitivos icônicos, somados à descontração do ambiente e as tradicionais canecas de chope gelado.
Além dele, o Iguatemi também apresenta o Moussecake, rede de restaurantes conhecida por oferecer um mix de pratos que vão de massas a peixes, além de sobremesas irresistíveis em um lugar que une a culinária excepcional com um ambiente acolhedor. E o restaurante Divino Fogão, rede premiada de restaurantes especialista em comida mineira, trazendo opções de buffet, pratos à la carte e porções com o melhor da gastronomia típica de Minas Gerais.
Dados da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto apontam que, somente em 2023, foram registrados mais de 2.800 atendimentos na saúde pública relacionados à doença na cidade
Dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão, o mês de agosto traz também um alerta importante quanto ao uso do cigarro, apontado como a causa de morte mais evitável no mundo. Além de estar associado a doenças como acidente vascular encefálico (AVE), infarto, enfisema e bronquite, o hábito é considerado o principal fator de risco para a neoplasia de pulmão.
Um levantamento nacional promovido pela Fundação do Câncer mostra que a maior parte dos pacientes com este tipo de tumor são ou já foram fumantes, sendo 86% dos casos em homens e 72% em mulheres.
“Pessoas que são tabagistas estão altamente suscetíveis ao desenvolvimento do câncer de pulmão. Já os ex-fumantes fazem parte do grupo de risco, porém, estudos já comprovaram que quanto mais cedo parar, menores são as chances de incidência e mortalidade pela doença”, comenta Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.
O médico destaca, ainda, que o uso de cigarros pode estar diretamente relacionado ao surgimento de outros tumores, como o de fígado, estômago, pâncreas, rins, ureter, colon e reto, bexiga, ovários, colo do útero, cavidade nasal e seios paranasais, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e leucemia mieloide aguda.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, anualmente, mais de 32 mil novos casos de câncer de traqueia, brônquios e pulmão até 2025. Já em Ribeirão Preto, de acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 2023, foram realizados mais de 2.800 atendimentos relacionados à doença na cidade.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas de alerta relacionados ao câncer de pulmão são ligados ao aparelho respiratório, como tosse persistente – podendo ou não ser com sangue –, dor no peito, rouquidão, falta de ar, cansaço, pneumonia recorrente, perda de peso e de apetite.
“Em caso de qualquer um desses sinais, é importante procurar um médico para que seja feita uma avaliação a fim de realizar o diagnóstico o mais rápido possível e, consequentemente, aumentar a chance de sucesso do tratamento”, diz o médico.
Segundo Carlos Fruet, parar de fumar é a forma mais eficaz de se prevenir contra o câncer de pulmão. “Manter uma rotina alimentar saudável, praticar atividade física constante e evitar a exposição a agentes químicos também podem contribuir com a prevenção da doença”, conclui.
O oncologista alerta ainda, para a recomendação do rastreio do tumor através da realização da Tomografia de Tórax para pessoas acima de 55 anos, que fumam ou fumaram o equivalente a 1 maço de cigarro ao dia por 30 anos ou mais.
Cigarro eletrônico
Usado como um substituto do cigarro tradicional, o dispositivo eletrônico, também conhecido como vape, tem atraído principalmente os jovens. Embora a venda do produto seja proibida no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização ocorre de maneira ilegal e em larga escala.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, constatou que um a cada cinco jovens brasileiros consomem cigarros eletrônicos. O levantamento revela que o dispositivo é mais popular entre pessoas de 18 a 24 anos.
De acordo com o oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto, o vape contém substâncias tóxicas – assim como os cigarros tradicionais – e também a nicotina, que geram dependência e são prejudiciais à saúde. “No vapor liberado pelo dispositivo, é possível encontrar elementos como chumbo, propilenoglicol, glicerol, acetona, sódio, alumínio, ferro, entre outros”, detalha.
Carlos Fruet chama a atenção para os sabores e os aromas do dispositivo, que acabam mascarando e tornando os riscos invisíveis aos usuários. “A preocupação maior é com os jovens, já que o hábito se tornou modismo entre eles. Os danos não podem ser totalmente medidos, mas estamos caminhando para um retrocesso no combate ao tabagismo”, comenta.
Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.
SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura do horário estendido do comércio de São Carlos e Ibaté, até 22h, na sexta-feira (09), antevéspera do Dia dos Pais, que neste ano será comemorado em 11 de agosto.
Para 2024, as lojas de São Carlos e Ibaté também já estão autorizadas a funcionar nos feriados de 07 de setembro (sábado) - Independência do Brasil; 12 de outubro (sábado) – Feriado de Nossa Sra. Aparecida e Dia das Crianças e no feriado de 15 de novembro de 2024 (sexta-feira) – Proclamação da República, sempre das 9h às 13h.
O comércio das duas cidades ainda terá o horário estendido, até às 22h, para a Black Friday (29 de novembro).
RIBEIRÃO PRETO/SP - Policiais militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) encontraram 40 quilos de maconha escondidos sob o painel de um carro em um compartimento falso usado para transportar drogas. Segundo a polícia, o motorista, de 36 anos, pegou o entorpecente em Minas Gerais e planejava levar até a capital paulista.
O carro foi interceptado no km 39 da rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto, durante a Operação Impacto. Ao perceber a presença policial nos arredores, o suspeito tentou se esconder, o que motivou a abordagem.
Diante da suspeita, os policiais do 3° Batalhão de Polícia Rodoviária vistoriaram o carro. Algumas irregularidades no painel e no compartimento do rádio chamaram a atenção dos miliares. Ao puxar, as partes se soltaram e os agentes encontraram diversos tijolos da droga, já embalados para venda.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. O carro, com placas do estado de Minas Gerais, que estava com a numeração do motor suprimida e o chassi adulterado também foi apreendido. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas e adulteração de sinal identificador na Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.