fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 28 Dezembro 2025

SÃO CARLOS/SP - A UFSCar passará a oferecer, a partir de 2026, quatro novos cursos de graduação, ampliando sua atuação acadêmica e fortalecendo o compromisso com a formação pública, gratuita e de qualidade. As vagas estarão disponíveis na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com ingresso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2023, 2024 ou 2025, e inscrições previstas para janeiro de 2026.

Os novos cursos contemplam áreas estratégicas e inovadoras, com destaque para a Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no Campus Sorocaba, e para a criação do Campus São José do Rio Preto, que receberá três bacharelados interdisciplinares (BI): em Ciências e Humanidades, em Ciência, Tecnologia e Inovação e em Artes.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Sorocaba
No Campus Sorocaba, a UFSCar lançará o bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial (BCDIA), curso alinhado às demandas contemporâneas do mercado e ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). A graduação tem como objetivo formar profissionais com sólida base teórica e prática em Matemática, Estatística e Computação, capacitados a projetar, implementar e avaliar métodos computacionais e sistemas inteligentes.

Com carga horária total de 3.315 horas e duração de quatro anos, o curso ofertará 40 vagas anuais, em período diurno (integral). Os egressos poderão atuar em áreas como saúde, finanças, indústria 4.0, agronegócio, governo digital e cidades inteligentes, com foco em análise de dados, aprendizado de máquina, mineração de dados, visão computacional e processamento de linguagem natural, sempre pautados pela ética, responsabilidade social e sustentabilidade.

Bacharelados interdisciplinares no Campus São José do Rio Preto
A principal novidade da expansão está na inauguração do Campus São José do Rio Preto, que abrigará três bacharelados interdisciplinares estruturados em ciclos, com uma proposta pedagógica centrada na interdisciplinaridade, flexibilidade curricular e autonomia discente.

O bacharelado interdisciplinar em Ciências e Humanidades (BICH) oferece uma formação ampla e crítica, integrando dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. O curso funciona como primeiro ciclo de formação e possibilita, em um segundo ciclo, o ingresso em formações específicas, como Serviço Social e Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Habitação de Interesse Social. A graduação tem carga horária de 2.400 horas, regime semestral, oferta nos turnos matutino e noturno e 150 vagas anuais (75 matutino e 75 noturno), sendo que, em 2026, a primeira oferta contará com 30 vagas no período noturno.

Já o bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI) propõe uma formação científica e tecnológica generalista, articulando ciência, tecnologia, inovação e compromisso socioambiental. O curso também é organizado em ciclos e permite itinerários formativos em áreas como Inteligência Artificial e Ciência de Dados, além de Engenharia de Manufatura e Design. Com 2.400 horas de carga horária, o BICTI terá 260 vagas anuais (130 matutino e 130 noturno), com primeira oferta, em 2026, de 30 vagas noturnas.

O bacharelado interdisciplinar em Artes (BIA) completa o conjunto de cursos do novo campus, com uma proposta de formação humanista e técnico-criativa. O curso integra estudos teóricos e históricos da arte, práticas artísticas, políticas culturais, mediação, gestão e economia criativa. Estruturado em ciclos, o BIA possibilita continuidade em formações específicas em Artes Cênicas e Produção Cultural. A graduação terá carga horária de 2.400 horas, regime semestral, oferta matutina e noturna e 150 vagas anuais (75 matutino e 75 noturno), sendo 30 vagas noturnas na primeira oferta.

Expansão, inovação e compromisso social
Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Douglas Verrangia, a criação dos novos cursos marca um momento estratégico de expansão e inovação institucional. "A introdução desses novos cursos de graduação, especialmente com a inauguração do Campus São José do Rio Preto e o aprofundamento na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Sorocaba, representa um período de grande inovação e expansão para a UFSCar", afirma.

Verrangia destaca que os bacharelados interdisciplinares foram concebidos para enfrentar problemas complexos da sociedade contemporânea a partir de uma perspectiva transdisciplinar. "Esses cursos são desenhados para uma formação ampla, flexível e centrada na autonomia do estudante, permitindo a construção de percursos formativos diversos, com foco em eixos como justiça social, resiliência, sustentabilidade e território inovador", explica.

Sobre o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o Pró-Reitor ressalta o caráter estratégico da iniciativa. "Trata-se de uma resposta às crescentes demandas do mercado e às diretrizes nacionais para a área, formando profissionais capazes de desenvolver soluções inteligentes com ética e responsabilidade", pontua.

Para Verrangia, a ampliação da oferta de graduação vai além do aumento de vagas. "Essa expansão qualifica a presença da UFSCar em diferentes regiões, contribui para a democratização do acesso ao Ensino Superior público e fortalece o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico regional, sempre com um forte compromisso social e ambiental", conclui.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Uma ação policial registrada na noite de domingo (28) resultou na condução de dois homens suspeitos de pichação em um imóvel localizado na Avenida São Carlos. O fato ocorreu por volta das 20h48 e foi classificado como crime ambiental, conforme prevê a legislação federal.

De acordo com o relato da ocorrência, a equipe foi acionada pelo Centro de Controle Operacional após denúncia de que a fachada de um prédio estaria sendo pichada. Ao chegar ao endereço informado, os agentes encontraram S.N.G., de 24 anos, e L.G.D.A., de 32 anos, em posse de tintas e outros materiais utilizados na ação.

Diante da situação, os suspeitos foram levados ao Centro de Polícia Judiciária para registro da ocorrência e análise da autoridade policial. O caso deverá ser encaminhado posteriormente ao Distrito Policial da área para continuidade das investigações e providências legais. Após o registro, os envolvidos foram liberados.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - A Polícia Militar prendeu em flagrante ao menos 17 detentos beneficiados pela saída temporária que voltaram a cometer crimes no estado de São Paulo. As prisões ocorreram entre terça-feira (23) e a manhã deste domingo (28) e envolvem delitos como tentativa de estupro e homicídio, roubo e furto a residência.

De acordo com PM, além das prisões em flagrante, a fiscalização realizada em todo o território paulista identificou 865 beneficiados que descumpriram as condições legais da “saidinha”, inclusive infringindo mais de uma regra. Com isso, até o momento, foram registradas 994 infrações. Entre as irregularidades constatadas estão o descumprimento da permanência no município autorizado pela Justiça, a ausência do recolhimento domiciliar noturno — entre 19h e 6h —, a frequência a bares e casas noturnas, o consumo de álcool ou drogas e o deslocamento para locais não autorizados.

Um dos casos foi registrado em Indaiatuba, na última sexta-feira (26). Um detento, monitorado por tornozeleira eletrônica, roubou um carro e sequestrou um idoso. O homem estava armado e obrigou a vítima a realizar saques em caixas eletrônicos. Posteriormente, após denúncia, o idoso foi resgatado em Sorocaba e, o criminoso, detido em flagrante.

Outro caso ocorreu em Taubaté, no sábado (27), quando policiais militares abordaram um beneficiado da saída temporária que foi reconhecido por uma vítima pelo crime de tentativa de estupro. O homem foi conduzido à delegacia da região, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Ainda em Taubaté, no mesmo dia, a Polícia Militar prendeu outro suspeito em saidinha após ele tentar matar uma pessoa.

Além disso, no primeiro e segundo dias do benefício, pelo menos quatro homens foram presos no interior de São Paulo por violência doméstica. Um deles foi detido em Nova Odessa após ir até um hospital ameaçar a ex-companheira. Outro, chegou a ameaçar a namorada com uma faca para que ela desse dinheiro para ele comprar drogas em Pirangi.

Segundo a Polícia Militar, as ações de fiscalização seguem intensificadas em todo o estado para garantir o cumprimento das determinações judiciais e coibir novos crimes durante o período da saída temporária.

Publicado em Outras Notícias

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.