Edna Maria de Almeida fez um excelente percurso e mostrou que é um dos destaques da modalidade no estado
SÃO CARLOS/SP - A atleta Edna Maria de Almeida mostrou resiliência e superação na Corrida Circuito Pague Menos, realizada domingo, em Americana. Ela cumpriu o percurso de 5 km com muito empenho e terminou em primeiro lugar.
Edna sagrou-se campeã geral. “Ela é uma excelente atleta que esse ano vai representar muito bem a ASA e principalmente nossa querida São Carlos. É uma atleta de elite que vem para somar junto com nossa equipe em competições oficiais e corridas de rua”, disse o coordenador do time são-carlense, Altair Maradona Pereira.
Satisfeita com a conquista, Edna disse que cumpriu bem a meta proposta em Americana. “A organização foi bacana e até a metade da prova uma leve descida e voltava subindo. Não sai muito forte e mantive o ritmo com pouca variação para conseguir fazer um bom final de prova. Estou feliz em conquistar o primeiro lugar em meio a tantas atletas boas”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, em parceria com a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), vai inaugurar nesta sexta-feira (04/04), a partir das 8h30, a Praça da ACISC “Luiz Paulillo Filho”, localizada na Rua General Osório, no Jardim Cardinali, em frente ao Bosque das Cerejeiras.
Com investimento de R$ 579.677,21, o espaço contará com pista de caminhada iluminada, bancos, paisagismo, escadas de acesso, parque infantil com brinquedos de madeira, além da pintura de pisos e escadas, execução de instalações elétricas, calçadas internas e externas, adequação para acessibilidade e margeará o Córrego Lazarini, preservando a vegetação local.
De acordo com a Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, a praça será um ponto de encontro para atividades físicas, recreação e cultura, promovendo a interação social entre os moradores. Além disso, contribuirá para a preservação ambiental, ajudando na purificação do ar, no equilíbrio climático e na redução do calor na região.
“Nós sabemos da importância da prática de atividades físicas e este local a céu aberto, arborizado, proporciona espaço adequado para a realização destas atividades e também momentos de lazer para as famílias do entorno do Jardim Cardinalli”, destaca o secretário João Muller.
A nova praça presta homenagem à ACISC, que completou 93 anos, reunindo mais de 2.400 empresas de diversos setores e desempenhando um papel de grande importância no desenvolvimento econômico e social de São Carlos. Além disso, homenageia Luiz Paulillo Filho, um nome marcante na história da cidade, sendo presidente da ACISC de 1971 a 1983, vereador entre 1973 e 1977 e fundador do Grêmio Esportivo São-carlense.
O projeto de lei que atribuiu seu nome à praça foi proposto pelo ex-vereador Marquinho Amaral, que destacou seu nome na história de São Carlos, tanto no comércio quanto em iniciativas sociais e esportivas.
Com a entrega da nova praça, São Carlos ganha um espaço que une lazer, história e homenagem, promovendo qualidade de vida e celebrando aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Ivone Zanquim, presidente da ACISC, ressaltou que os moradores da região dos bairros Jardim Brasil e Jardim Cardinali, terão um novo espaço público para desenvolver atividades físicas e de lazer. “Este espaço, que leva o nome da entidade, será um novo ponto de lazer e convivência para a comunidade, reforçando o compromisso da ACISC com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população”, completou.
SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi contemplado com o Projeto Sonoridade Gráfica - Ilustrando o Choro, sendo um Programa de Difusão Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas e da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).
O evento acontecerá até o dia 25 de abril, em diferentes espaços da cidade como CEMAC (Centro Municipal de Artes e Cultura), Teatro Municipal e CEU (Centro Educacional Unificado) das Artes do São Carlos VIII, em comemoração ao “Dia do Choro”, ampliando a visibilidade desse gênero musical e proporcionando maior acesso a essa linguagem.
De acordo com Mariana Navarro, diretora do Departamento de Artes e Cultura, para a Secretaria de Cultura e Turismo, é uma grande alegria proporcionar essa programação à população de São Carlos. “Esse projeto, viabilizado integralmente por meio da parceria com a APAA, reúne artistas talentosos e sensíveis que, por meio da música e da exposição de arte gráfica, homenageiam grandes compositores da música brasileira, promovendo um encontro entre o público e as artes”.
Com uma programação diversificada e inclusiva, o município pretende consolidar essa iniciativa como parte do calendário cultural da cidade, promovendo o choro e sua rica tradição. “Convidamos todos a participarem dessa programação gratuita, que acontecerá em diferentes espaços da cidade para garantir que a arte chegue a toda a população", completa a Diretora.
Confira a programação completa:
- Até 16/4, das 8h às 20h, no CEMAC: Exposição de painéis com obras gráficas Ilustrando o Choro;
- Dia 4/4, às 19h, no CEMAC: Roda de Choro com a Academia do Choro e convidados;
- Dia 10/4, às 14h, no CEMAC: Exibição de documentário sobre o Choro e visita guiada (Fundação Casa);
- Dia 11/04, às 19h, no CEMAC: Bate papo artístico com Léio (Artes Visuais), um dos criadores do projeto Sonoridade Gráfica;
- De 18 a 25/4, das 10h30 às 18h, no Teatro Municipal: Exposição de painéis com obras gráficas Ilustrando o Choro;
- Dia 24/4, às 20h, no Teatro Municipal: Show Sonoridade Gráfica – Abertura do Show com Grupo de Choro do Projeto Guri;
- Dia 25/4, às 9h30, no CEU das Artes Emílio Manzano: Roda de Conversa com os Músicos Tiago Veltrone e Rui Kleiner (60 adolescentes Salesianos).
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal vai realizar no próximo dia 26 de abril, das 9h às 16h, mais uma feira para adoção de cães e gatos. As feiras têm como objetivo promover a adoção consciente de animais domésticos, auxiliando na redução do abandono animal.
Neste momento, o Canil Municipal abriga 184 cães e 114 gatos, Todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.
Para adotar, o munícipe deve ter 18 anos ou mais e apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.
Desde o início do ano já foram adotados 131 animais, porém todos os dias outros são abandonados e abrigados pelo Canil, principalmente por maus tratos ou casos em que o tutor não tem condições de cuidar, principalmente ninhadas inteiras são deixadas na região da Água Fria.
“O objetivo é diminuirmos o número de animais abandonados e ao mesmo tempo tratar daqueles que não escaparam dessa crueldade.
Cada animal adotado é uma vida transformada. Trabalhamos para que as pessoas entendam a importância do compromisso ao adotar um pet. Adotar também é uma maneira de combater a exploração comercial de animais. Muitas fábricas de filhotes mantêm cães e gatos em condições precárias, visando apenas o lucro. Optar por um animal de abrigo significa dizer não a essa prática. Porém, antes de adotar, é fundamental avaliar se há estrutura e tempo para cuidar do pet. Os responsáveis devem estar cientes dos custos com alimentação, vacinas e veterinário, além do compromisso afetivo com o animal”, alerta Samir Gardini, secretário adjunto de Bem-Estar Animal.
O Canil e Gatil Municipal está localizado na Estrada Washington José Pêra, nº 3.800, na Água Fria.
EUA - Desde quando era criança e muito antes de ter filhos, Macaulay Culkin sempre teve um norte sobre o tipo de pai que gostaria de ser. O objetivo, segundo ele, foi nunca ser igual ao seu próprio pai, o também ator Christopher Cornelius Culkin.
"Uma das minhas primeiras lembranças dele [é pensar]: 'quando eu crescer, não serei assim com meus filhos'", afirmou ele no podcast Sibling Revelry, da atriz Kate Hudson. "Eu penso 'não acredito que ele era assim'. Ele tinha todos esses filhos adoráveis. É uma loucura."
O ator de "Esqueceram de Mim" é pai de Dakota, 4, e Carson, 2, do relacionamento com Brenda Song. Ele tem seis irmãos, entre eles o também ator Kieran Culkin, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante.
Segundo Macaulay, ele não fala com Christopher há 30 anos, desde quando tinha 14 anos, assim como seus irmãos, e definiu o pai como narcisista e abusivo.
"Ele merece também. Ele é um homem que teve sete filhos e agora tem quatro netos. E nenhum deles quer ter nada a ver com ele.
No passado, o ator já disse como o pai cerceava a administração de sua carreira e afirmou ter cicatrizes no corpo decorrentes de supostos episódios abusivos.
Macaulay já teve problemas com a lei e com drogas. Ele foi preso em 2004 com 17 gramas de maconha e dois tipos de tranquilizantes.
FOLHAPRESS
Tem dobradinha da feira “Tô em Casa” no Parque Infantil, no sábado e domingo; ainda: feira do “Choro das Águas” e Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”, com o encerramento da Semana de Circo, agitam o domingo
ARARAQUARA/SP - As feiras de Economia Criativa, com artesãos e empreendedores de Araraquara e região, agitam a agenda cultural do fim de semana e criam oportunidades de entretenimento para a família, assim como estimula o comércio do pequeno empreendedor.
As feiras realizadas na programação da Prefeitura de Araraquara são: a Feira Tô em Casa, neste sábado (05), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria do Trabalho e da Economia Criativa e Solidária; e no domingo: 8h tem a Feira Tô em Casa junto aos artesãos da Ampara - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara no Parque Infantil, nas atividades do Dia Mundial pela Conscientização do Autismo (realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e em parceria com a Ampara).
Depois, a partir das 16h, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, com apoio do Daae Araraquara, realizam a feira do Choro das Águas na Praça do Daae – Fonte Luminosa. Ainda, no domingo, em realização da Cultura e do Desenvolvimento Econômico, tem a feira do Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” na Praça Pedro de Toledo, das 17h às 22h. A programação conta com DJ, sorteio e diversas atividades que serão apresentadas, marcando o encerramento da Semana de Circo.
Toda a programação é gratuita.
- Sábado, 10h às 22h: Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil - Artesanato, brechós e gastronomia dão o tom à Feira Tô em Casa, já tradicional no Parque Infantil. Em sua 134ª edição, a feira reúne famílias para tardes agradáveis no Parque, localizado na região central de Araraquara.
- Domingo, 8h às 16h: Feira Tô em Casa no Dia pela Conscientização do Autismo, no Parque Infantil - A feira de artesanato Tô em Casa reúne seus empreendedores e também os da Ampara, a partir das 8h, no Parque Infantil, com artesanato e brechós, além de diversas opções gastronômicas, como doces, salgados, caldo de cana, delícias do milho – entre outros.
- Domingo, 16h às 21h: Feira do Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa - A Feira de Artesanato do Choro das Águas, com artesãos e empreendedores de Araraquara e região, abre a programação com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos participantes. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.
– Domingo, 17h às 22h: Feira do Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” na Praça Pedro de Toledo - Esta edição da feira promete muita diversão e encantamento na Praça Pedro de Toledo, pois a Quem Garimpa Acha irá receber as atividades de encerramento da 4ª edição da Semana de Circo de Araraquara.A feira destaca os incríveis expositores de produtos variados, e os comes e bebes diversos e deliciosos.
A partir das 17h tem início as atividades da programação cultural da Semana de Circo, com a concentração para o “Cortejo Entrelaços”, que sai às 17h30. Depois, a partir das 18h, junto à feira, haverá diversas atrações com a Varietê Entre Laços e Lonas. A programação apresenta: intervenções de Tarcio Costa e Palhaço Buchechinha; “Rola-Rola”, com Mateus Romano; “Através”, com Kelly Cheretti; mímica com Mimicalado; “Anseios”, com Lucas Grilo; mágica com Felipe Label; “Vertigem”, com Edi Almeida; além da apresentação do MC Palhaço Pexera. Ainda, depois, 20h, tem discotecagem com DJ Sol Negro e sorteios de Páscoa.
SERVIÇO:
Feiras da Economia Criativa com artesãos em empreendedores
Sábado (05 de abril)
- 10h às 22h: Feira “Tô em Casa”
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
Domingo (06 de abril)
- 8h às 16h: Feira Tô em Casa no Dia pela Conscientização do Autismo
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
- 16h às 21h: Feira do Choro das Águas
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próxima ao Gigantão)
– 17h às 22h: Feira do Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Programação gratuita
IBATÉ/SP - Durante patrulhamento de rotina pelo Jardim Cruzado, na Rua Borborema, próximo ao Posto de Saúde da Família (PSF), os guardas municipais abordaram dois indivíduos que demonstraram nervosismo ao avistar a viatura. Um deles, identificado apenas como INDICIADO, confessou portar entorpecentes para venda, alegando a necessidade de obter dinheiro para pagar pensão alimentícia.
No decorrer da revista pessoal, foram localizadas seis porções de substância análoga à maconha, treze pedras de substância semelhante ao crack, três eppendorfs de cocaína, além de um celular de cor preta e a quantia de R$ 235,00, supostamente proveniente do tráfico. Já o segundo indivíduo, identificado apenas como INVESTIGADO, não portava itens ilícitos; apenas um aparelho celular, que acabou apreendido para fins de investigação.
Diante dos fatos, o INDICIADO recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, previsto no Artigo 33, “caput”, da Lei 11.343/06, sendo conduzido algemado à Delegacia de Polícia e, posteriormente, ao Centro de Triagem de São Carlos. O INVESTIGADO foi liberado após prestar esclarecimentos. As substâncias, o dinheiro e o aparelho celular do INDICIADO foram apreendidos para análise e perícia.
BRASÍLIA/DF - A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que cria a Lei da Reciprocidade Comercial, autorizando o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
O texto do PL já havia sido aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.
O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar "tarifas recíprocas" contra parceiros comerciais. O anúncio do novo tarifaço, realizado mais cedo pelo líder norte-americano, incluiu uma nova sobretaxa de 10% sobre produtos brasileiros.
Durante toda a tarde, enquanto a matéria estava sendo debatida, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou requerimentos de obstrução das votações para pressionar pelo Projeto de Lei da Anistia.
Porém, um acordo entre todas as bancadas, do governo à oposição, resultou na retirada de todos os destaques para atrasar a matéria, que acabou sendo aprovada por unanimidade, em votação simbólica. Em troca, a ordem do dia da Câmara foi suspensa, e projetos que estavam na pauta de votação do plenário serão analisados nas próximas sessões.
"Nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças", declarou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que presidiu toda a votação.
O Artigo 1º do Projeto de Lei da Reciprocidade comercial estabelece critérios para respostas a ações, políticas ou práticas unilaterais de país ou bloco econômico que "impactem negativamente a competitividade internacional brasileira".
A lei valerá para países ou blocos que "interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil".
No Artigo 3º, fica autorizado o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligado ao Executivo, a "adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços", prevendo ainda medidas de negociação entre as partes antes de qualquer decisão.
O prazo para que seja sancionada pelo presidente da República e entre definitivamente em vigor são 15 dias úteis após a aprovação.
AGÊNCIA BRASIL
EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (2) um "tarifaço" global sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o "Dia de Libertação". Ele confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros.
Trump prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. No evento, ele anunciou tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.
O presidente confirmou ainda uma taxa de 25% sobre todos os veículos importados.
Em transmissão da Casa Branca, ele disse que a aplicação das tarifas aos outros países "é uma medida gentil" que tornará os "Estados Unidos grande novamente".
Segundo ele, as tarifas recíprocas serão de ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, com uma taxa mínima de 10%.
No anúncio, ele fez críticas aos governos passados, em especial a administração de Joe Biden, por terem deixado outros países aplicarem elevadas taxas aos produtos norte-americanos, impactando a indústria nacional. Segundo ele, esses países "estão roubando" e "levando vantagem" dos EUA.
Veja algumas das tarifas anunciadas por Trump
País | Taxa |
China | 34% |
União Europeia | 20% |
Vietnã | 46% |
Taiwan | 32% |
Japão | 24% |
Coreia do Sul | 25% |
Tailândia | 36% |
Suíça | 31% |
Indonésia | 32% |
Reino Unido | 10% |
África do Sul | 30% |
Brasil | 10% |
Bangladesh | 37% |
Singapura | 10% |
Israel | 17% |
Filipinas | 17% |
Chile | 10% |
Austrália | 10% |
Paquistão | 29% |
Turquia | 10% |
Sri Lanka | 44% |
Colômbia |
10% |
AGÊNCIA BRASIL
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.