fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 25 Abril 2025

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos inicia nesta segunda-feira (28/04), a Campanha do Agasalho #COMPARTILHE O QUE AQUECE DE VERDADE. As doações poderão ser feitas até o dia 13 de junho em vários pontos de arrecadação espalhados pela cidade.

A campanha tem como principal objetivo arrecadar agasalhos, cobertores, meias, calçados e roupas de frio em bom estado, que serão distribuídos para famílias carentes, moradores de rua, instituições de acolhimento e comunidades afetadas pelas baixas temperaturas.
Diversos pontos de coleta estarão espalhados na cidade, incluindo prédios públicos, condomínios residenciais, escolas e academias. A equipe do Fundo Social de Solidariedade realizará a triagem, organização e entrega das doações.

De acordo com Eucimara Jorge, diretora do Fundo Social de Solidariedade, além da solidariedade, a Campanha do Agasalho também reforça a importância do consumo consciente e do reaproveitamento de roupas, evitando o descarte desnecessário e estimulando práticas sustentáveis. “Mesmo peças simples, como um par de meias ou um casaco infantil, podem fazer toda a diferença para quem enfrenta o frio sem condições adequadas de proteção”, reforça a diretora.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, a campanha estimula a empatia e a união da sociedade. “É uma forma concreta de demonstrar cuidado com o próximo, reforçando valores de solidariedade e cidadania. Compartilhe o que aquece de verdade: doe agasalhos, cobertores e roupas em bom estado. isso é um gesto de cuidado”, ressalta a presidente do FSS.

Confira os pontos de coleta: Paço Municipal, Fundo Social de Solidariedade, SAAE, Fundação Educacional São Carlos (FESC) Vila Nery, Arena Guarás, São Carlos Clube, Escola Infantil Jequitibá, Anglo, Academia Vida, Condomínio Faber 4, Condomínio Parque Fher, Clínica Flamboyant, Edifício Maison de Marseille e Edifício Jatobá. 

Quem quiser se tornar um ponto de coleta pode entrar em contato pelo telefone (16) 3372-0865 ou na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi,  nº 375, na Vila Marina. No caso de grandes doações de roupas e cobertas, o FSS se responsabiliza pelo transporte das peças.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos de São Carlos, Rafael Almeida, participou na última semana do projeto SER (Suzano Educa e Respeita), promovido pela Prefeitura de Suzano (SP). Convidado pela Secretaria de Governo do município, Almeida ministrou uma palestra sobre “A Importância de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência”.

Durante o evento, o secretário apresentou ações implementadas em São Carlos, como o Cartão Mais Acesso, o empréstimo de equipamentos de tecnologia assistiva, parcerias com organizações não governamentais e iniciativas de acolhimento às famílias. Também destacou o papel da inclusão e da participação ativa das pessoas com deficiência nas políticas públicas locais.

A palestra contou com a presença de autoridades suzanenses, entre elas o secretário de Governo, Alex Santos; o diretor de Cidadania, André Luiz; o presidente da Câmara Municipal, Arthur Takayama; e o vice-prefeito, Said Raful.

Após o evento, Rafael Almeida foi recebido pelo prefeito Pedro Ishi. No encontro, discutiram propostas para a criação de um Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Suzano. Almeida também recebeu uma placa em reconhecimento à sua contribuição ao projeto SER.

A atividade reforça o compromisso dos municípios com o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência e o intercâmbio de boas práticas em gestão pública.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, a 56ª edição da Festa do Clima, que volta a acontecer na Praça do Mercado Municipal (Praça Maria Aparecida Resitano).

A Festa começa neste sábado (26/04), a partir das 19h, com a apresentação da Banda Próxima Parada e às 21h, o Grupo Presença foi cancelado por motivos de doença de um dos integrantes do grupo. Em substituição a essa atração, neste mesmo horário, teremos Gaab, filho do Rodriguinho (ex-integrante do Grupo Travessos). No domingo (27/04), a diversão começa mais cedo, a partir das 17h, quando o público poderá acompanhar a apresentação do Grupo Musical Big Band Guri, com seu repertório de Forró, na sequência a apresentação será do artista Gustavo Vallin e para encerrar a Festa a cantora sertaneja Nayara Amaral, apresentará muita música raiz e universitária.

Além dos shows, o público poderá aproveitar diversas opções gastronômicas nas 21 barracas e 5 food trucks presentes na praça, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar diferentes tipos de comida e bebida, tornando a festa mais completa e agradável para as famílias.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou sobre a importância da Festa do Clima como uma celebração tradicional da cidade e a valorização da história e cultura ao realizá-la novamente na Praça do Mercado. “Realizar o evento novamente na Praça do Mercado Municipal, é uma forma de resgatar e valorizar um espaço que é um marco para a comunidade, um verdadeiro "coração cultural. A combinação de música de qualidade e a diversidade gastronômica realmente cria uma experiência completa para todas as idades”.

Para facilitar o retorno para casa no sábado (26/04), após os shows, a Prefeitura disponibilizará linhas extras de ônibus a partir da área central para diversos bairros, garantindo a segurança e o conforto do público.
- Linha 01: Cidade Aracy I e II; Zavaglia; Eduardo Abdelnur; Ypê Mirim; Antenor Garcia e Planalto Verde;
- Linha 02: Redenção; Vila Prado; Botafogo; Jardim Medeiros e Belvedere;
- Linha 03: Santa Felícia; Romeu Tortorelli; Arnon de Mello; Jardim Ipanema; Araucária e Embaré;
- Linha 04: Jóquei Clube; Rodoviária; Cidade Jardim; Paulistano e Dream Santo Antônio;
- Linha 05: Maria Stella Fagá; Vila São José; São Carlos 8; Itamaraty; Jardim Tangará e Douradinho;
- Linha 06: Novo Horizonte; CDHU; Azulville e Maracanã.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - Muita gente pode ter a dúvida sobre o que acontece com a comida farta que aparece no café da manhã do Mais Você, com Ana Maria Braga.

Lixo? Doação? Comilança? A verdade é que o destino dado à grande quantidade de alimentos faz a festa dos funcionários por trás das câmeras.

Segundo o G1, sempre que acaba a gravação do dia, Ana faz um sinal para liberar a equipe para o banquete: um 'parabéns a você', mesmo que não tenha nenhum aniversariante no momento.

"Antigamente, a gente mandava o bolo de volta para a cozinha. Mas aí, ficava uma frustração no estúdio. Então esse é um jeito carinhoso de falar para os meninos que não vamos passar vontade aqui. Estão trabalhando desde as 5h da manhã. A gente libera a mesa e o pessoal come", disse ela após uma gravação.

Conforme a apresentadora, os bolos são geralmente preparados 24 horas antes. Há quem leve vasilhas para guardar os quitutes e até levar para casa.

Às vezes, quando a quantidade é ainda maior, os alimentos são doados para uma associação próxima aos estúdios da Globo em São Paulo.

Recentemente, o repórter Alessandro Jodar visitou o Mais Você e levou com ele algumas coxinhas para distribuir para o pessoal do esporte e jornalismo, dentre elas a apresentadora Sabina Simonato, que comeu ao vivo no dia seguinte no Bom Dia São Paulo.

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em TV

IBATÉ/SP - Dia 23 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Livro e para marcar esse dia, foi feito na Biblioteca Municipal o lançamento do livro “A festa de aniversário de Belinha”, das escritoras e educadoras da rede municipal de ensino, Regina Dorice e Tânia Picinin, lançado pela editora Fliartt. 

Alunos da rede municipal aprenderam se divertindo muito em uma tarde diferente.

Voltado para o público infantil, o livro propõe uma maneira divertida e criativa de ensinar conceitos matemáticos, mostrando que a matemática pode estar presente nas situações do dia a dia de forma leve e prazerosa. 

A história acompanha a personagem Belinha em sua festa de aniversário, utilizando situações cotidianas para apresentar conteúdos de maneira lúdica e acessível.

As autoras doaram dois exemplares do livro que está à disposição das crianças na Biblioteca Municipal de Ibaté, localizada na Avenida São João, 742, no Centro.

Publicado em Ibaté

SÃO PAULO/SP - O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 aponta que os roubos e furtos de celulares funcionam como porta de entrada do crime organizado para o mundo virtual e são peça importante no crescimento da sensação de medo e insegurança da população. Com o objetivo de ampliar a recuperação de aparelhos e enfraquecer o mercado ilegal, o Governo Federal iniciou uma nova etapa do Programa Celular Seguro. Mensagens automáticas são enviadas por WhatsApp a celulares que tiverem sido cadastrados como roubados, furtados ou perdidos e que tiverem chip trocado posteriormente.
 

A intenção é desmontar as engrenagens que lucram com roubo, furto e revenda de celulares, sem criminalizar o consumidor de boa-fé. A atuação é voltada principalmente a redes de receptação e revenda, que usam o comércio informal para movimentar aparelhos roubados. “O foco está em quem lucra com o crime, não no cidadão comum que comprou sem saber. O objetivo é restituir o aparelho à vítima e coibir o mercado criminoso que financia outras atividades ilegais”, disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.
 

NACIONAL – Segundo dados do Anuário, em 2023, o número de furto de celulares no Brasil caiu 10,1% em comparação a 2022. Foram registrados 442,9 mil furtos em 2023, contra 492,9 mil em 2022. A queda foi registrada em 21 das 27 unidades da Federação. Já em relação aos roubos, houve estabilidade: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. Ainda assim, 12 estados registraram queda.
 

São Paulo é uma das unidades da Federação onde foi observada redução considerável no número de roubos. No estado, esse tipo de ocorrência teve queda de 16,6%, com 372,1 casos a cada 100 mil habitantes registrados em 2022 contra 310,5 em 2023. O número de furtos também teve redução de 8%, com 387 registros a cada 100 mil habitantes em 2022 e 356,1 em 2023.
 

Como funciona o novo sistema de alertas:

Sempre que um chip novo for inserido em um celular cadastrado como roubado, furtado ou perdido no sistema, o aparelho recebe mensagem de alerta via WhatsApp dos números verificados do MJSP: (61) 2025-3000 ou (61) 2025-3003.
 

A pessoa que estiver com o celular será orientada a:

  1. Acessar o site: www.gov.br/celularseguro
  2. Comparecer a uma delegacia de polícia, com a nota fiscal ou documento que comprove que é o proprietário legal do aparelho
  3. Caso não consiga comprovar a origem, deverá devolver o aparelho

Antes de comprar, consulte a situação

Quem pretende comprar um celular de segunda mão deve, obrigatoriamente, consultar a situação do aparelho. A verificação pode ser feita de forma rápida e gratuita:

  • No app Celular Seguro, pela opção “Celulares com Restrição”
  • No site: Link
  • Ou pelo site da Anatel: Link

Basta digitar o número do IMEI (encontrado ao digitar *#06# no teclado do celular) e verificar se há restrição. Isso evita que o comprador se torne, sem saber, parte da cadeia do crime.


Outras dicas para o cidadão

  • Evite comprar celulares em locais sem nota fiscal ou garantia
  • Prefira lojas ou vendedores com reputação reconhecida
  • Guarde sempre a nota fiscal do aparelho: ela é a prova de propriedade
  • Cadastre o celular no Modo Recuperação assim que notar roubo ou furto

CIDADES – O Anuário traz o ranking das 50 cidades brasileiras com maiores taxas de roubo e furto de celular. A lista apresenta municípios de 22 Unidades da Federação com população igual ou superior a 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul não aparece com nenhuma cidade listada entre as 50 com maiores taxas do país.
 

O Amazonas lidera o ranking nacional de roubos e furtos de celulares proporcionalmente à população, com 1.075 ocorrências por 100 mil habitantes em 2023, ano em que o estado registrou 42.408 furtos e roubos de aparelhos. A capital, Manaus, registrou a maior taxa entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes: 2.096,3 ocorrências por 100 mil. Em seguida, aparecem Teresina (1.866), São Paulo (1.781), Salvador (1.716) e Lauro de Freitas - BA (1.695).
 

GLOBAL – O crescimento de roubos e furtos de celulares tornou-se um problema global, segundo destaca o Anuário. Nos Estados Unidos, em 2023, 60% de todos os roubos em São Francisco incluíam um celular e em Oakland, 75% dos roubos de rua incluíam smartphones. Na Europa ocorre o mesmo fenômeno. Os roubos e furtos de celular tiveram crescimento de 20% no Reino Unido ano passado, sendo 52 mil aparelhos subtraídos apenas na capital, Londres. Um levantamento do Financial Times mostrou que, desde 2022, o volume de roubos e furtos de celular no Reino Unido já ultrapassou a quantidade de roubos de cartões de crédito e de dinheiro.
 

REDES – Relatório da Interpol sobre redes transnacionais de roubo e receptação de celulares na América Latina mostrou que, em 2014, o faturamento chegava a US$ 500 mil dólares diariamente, em uma rede que envolvia países como Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile, Equador e México. Os celulares são usados para fraudes bancárias e golpes, e grande parte dos aparelhos tem como destino países da África, como Angola, Guiné-Bissau, Senegal e Nigéria, dado que o bloqueio das operadoras brasileiras não funciona nesses países e os celulares podem ser revendidos e reutilizados.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Larissa Camargo (PCdoB) protocolou, junto a Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, uma indicação de Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Municipal de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual em São Carlos, o PAVAS. Proposta visa garantir acolhimento humanizado, assistência multidisciplinar e acesso a direitos ás vítimas de violência sexual no município.

Em reunião com o executivo a vereadora que é ex-conselheira tutelar informou que a iniciativa tem como objetivo regulamentar e estruturar a rede proteção integrada, assegurando atendimento médico, psicológico, jurídico e social especializado para vítimas desse tipo de violência.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra, em média, um caso de violência sexual a cada 10 minutos. No entanto, muitas vítimas não recebem o suporte necessário devido à falta de políticas públicas eficientes. O projeto da vereadora busca mudar esse cenário no município, estabelecendo diretrizes claras para o atendimento emergencial, a prevenção e o acompanhamento pós-trauma.

O Projeto foi discutido com técnicos da rede de atendimento e atenção à saúde e será apreciado pelo município para regulamentação em breve.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O IFSC/USP inicia no próximo dia 05 de maio uma chamada para o tratamento experimental em pacientes portadoras de Lipedema. O estudo, que dá sequência a este tratamento experimental e inovador, visa melhorar a qualidade de vida das pacientes, investigando os benefícios da combinação entre compressão pneumática intermitente e fototerapia, buscando melhorar tanto os sintomas quanto a circulação periférica nos membros inferiores.

Para o fisioterapeuta e pesquisador do IFSC/USP, Matheus Henrique Camargo Antonio, autor do estudo, o tratamento consiste em, através de uma bota pneumática especial, exercer uma pressão nas pernas para melhorar a circulação e assim diminuir o inchaço, sendo aplicado, em simultâneo uma luz laser realizando a fotobiomodulação, ambas inseridas na citada bota. “Serão realizadas dez sessões ao longo de cinco semanas em cada paciente, sendo que cada sessão durará cerca de trinta minutos”, sublinha o pesquisador.

Este estudo contará com a participação de vinte mulheres da cidade de São Carlos, com idades superiores a 18 anos e com diagnóstico clínico prévio de Lipedema. Serão excluídas do estudo mulheres com histórico de doenças cardiovasculares, tabagismo, uso de álcool ou com histórico oncológico. A expectativa é que a combinação dessas terapias proporcione alívio significativo para as portadoras da condição, oferecendo uma nova perspectiva de tratamento e melhoria na qualidade de vida.

O que é Lipedema

O Lipedema é uma condição crônica e progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura subcutânea, afetando principalmente as pernas, quadris e, em alguns casos, os braços.

Esse acúmulo ocorre de maneira desigual, resultando em um formato corporal anômalo, com aumento desproporcional das extremidades inferiores em relação à parte superior do corpo.

Embora a causa exata ainda não seja totalmente compreendida, o Lipedema tende a ocorrer em famílias, sugerindo uma predisposição genética, e geralmente se manifesta durante períodos de mudanças hormonais, como a puberdade, o parto ou a menopausa.

Os sintomas mais comuns incluem acúmulo de gordura nas áreas afetadas, dor e sensibilidade nas regiões impactadas, além de uma sensação de peso nas extremidades. Pessoas com Lipedema também têm maior propensão a desenvolver hematomas facilmente, mesmo após pequenos traumas. Em estágios avançados, a condição pode evoluir para linfedema, caracterizado pelo acúmulo de fluido linfático, o que resulta em distúrbios circulatórios.

As pacientes interessadas em fazer parte deste estudo, que se iniciará no dia 05 de maio, deverão obter todas informações e se inscrever na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) localizada na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, através do telefone (16) 3509-1351 em horário de expediente.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.