SÃO CARLOS/SP - O primeiro trimestre de 2025 marcou uma conquista histórica para a saúde pública de São Carlos: a Santa Casa e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade foram reconhecidos com o Diamond Status Angels, uma das mais importantes certificações internacionais em excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A premiação é concedida pelo programa Angels, presente em mais de 100 países, e reconhece hospitais e serviços de emergência pré-hospitalar que seguem rigorosos protocolos de qualidade no cuidado ao AVC. No Brasil, apenas 13 serviços de emergência e 25 hospitais conquistaram esse selo neste período, e São Carlos está entre os poucos municípios que obtiveram o reconhecimento nas duas frentes: atendimento pré-hospitalar e hospitalar.
O SAMU se destacou pelos indicadores de agilidade e eficiência no socorro, como o tempo médio de atendimento inferior a 25 minutos, a pré-notificação ao hospital em praticamente todos os casos, o encaminhamento de pacientes para unidades capacitadas para AVC e a comunicação de informações cruciais, como o horário do último momento visto normal e o uso de medicamentos. Esses resultados mostram o preparo da equipe para garantir que os pacientes cheguem ao hospital dentro da chamada “janela terapêutica”, ou seja, o período crítico para o início de tratamentos capazes de reduzir ou reverter as sequelas do AVC.
Já a Santa Casa consolidou sua posição como referência nacional no tratamento hospitalar do AVC, com resultados expressivos nos tempos porta-agulha e porta-punção, taxa de recanalização, realização de exames de imagem, rastreio para disfagia, prescrição de medicamentos na alta e internação de todos os pacientes em unidades especializadas. A conquista do Diamond Status coloca a instituição entre os melhores hospitais do Brasil e do mundo no cuidado com pacientes com AVC.
O coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa, Dr. Vitor Pugliesi, celebrou a premiação. “O Diamond Status é mais do que um selo de qualidade, ele comprova que estamos entre os melhores do mundo no tratamento do AVC. Isso é resultado de investimento em capacitação, estrutura e, principalmente, de um compromisso diário com a excelência no cuidado ao paciente”, destacou.
Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, a certificação é motivo de orgulho e comprova o compromisso das equipes envolvidas. “Esse prêmio é o reflexo de um trabalho incansável e integrado entre os profissionais da Santa Casa e o SAMU. São médicos, enfermeiros, técnicos, socorristas e gestores empenhados em oferecer um atendimento ágil, humanizado e baseado em protocolos que salvam vidas”, afirmou.
Capacitação de professores reforça ações de prevenção e resposta rápida ao AVC
A excelência no atendimento ao AVC também se reflete nas ações educativas e preventivas da Santa Casa. Como parte das estratégias para ampliar a conscientização e a resposta rápida aos sinais do AVC, teve início nesta última segunda-feira (12) a capacitação de professores da rede municipal de ensino.
A iniciativa é promovida pela Santa Casa em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da equipe do programa Angels e a participação de estudantes de graduação da UFSCar. O objetivo é preparar, inicialmente, os professores para identificar sinais e sintomas do AVC e saber como agir em casos de emergência. Em um segundo momento, os alunos também serão envolvidos, atuando como multiplicadores da informação.
Compras realizadas até o Dia dos Namorados garantem números da sorte e a chance de ganhar um BYD Song Pro 0km
SÃO CARLOS/SP - A campanha “Amor em Dobro” do Shopping Iguatemi São Carlos continua até o Dia dos Namorados. A ação especial, que celebra as relações afetivas e marca uma temporada de comemorações, oferece aos clientes a chance de concorrer a um carro 0km. Até 12 de junho, a cada R$ 400 em compras nas lojas e quiosques participantes, o cliente ganha um número da sorte para participar do sorteio de um BYD Song Pro 0km.
Compras realizadas de segunda a quarta-feira valem cupons em dobro, mesmo que o cadastro das notas fiscais seja feito em outro dia da semana. Quanto mais o cliente compra, maiores são as chances de ganhar, não há limite de trocas por CPF, e os valores residuais acima de R$ 400 podem ser acumulados ao longo da campanha.
O cadastro pode ser feito de duas formas: pelo Web App da promoção ou nos tablets de autoatendimento disponíveis no posto de trocas, localizado em frente à Riachuelo. O sorteio será realizado pela Loteria Federal no dia 14 de junho de 2025, e o nome do ganhador será divulgado a partir do dia 16, às 14h, nos canais oficiais do Shopping Iguatemi São Carlos.
Com a campanha “Amor em Dobro”, o Shopping Iguatemi São Carlos - que faz parte do portfólio de administração e investimentos do Grupo AD - oferece uma experiência de compras ainda mais envolvente. “A campanha segue até o Dia dos Namorados com uma proposta que une emoção e oportunidade. Estamos incentivando nossos clientes a aproveitarem o período com benefícios, como os cupons em dobro e a chance de levar para casa um carro 0km”, afirma Fábio Maria, Gerente Geral do shopping.
Além de concorrer a um carro 0km, os clientes encontram no Shopping Iguatemi São Carlos um mix variado de lojas com opções em moda, beleza, eletrônicos, decoração e muito mais, tudo em um ambiente moderno, seguro e pensado para proporcionar a melhor experiência de compra.
“Nosso objetivo é criar conexões com os consumidores. A promoção ‘Amor em Dobro’ mostra que o Shopping Iguatemi São Carlos é mais do que um centro de compras, é um espaço que valoriza momentos e histórias”, complementa Paulo Muller, Coordenador de Administração Geral do Grupo AD.
O regulamento completo da promoção “Amor em Dobro”, está disponível no site: www.iguatemisaocarlos.com.br.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Universidade Federal de Uberlândia - CECATE Sudeste, realizará o Encontro Intermunicipal de Formação sobre Transporte Escolar no próximo dia 27 de maio.
O evento tem como público-alvo gestores e técnicos de transporte escolar, conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS FUNDEB) e do Conselho Municipal de Educação (CME) de 93 municípios das regiões geográficas imediatas de São Carlos e Ribeirão Preto, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estão incluídas as cidades de Araraquara, Barretos, Franca, Ituverava, São Joaquim da Barra, Orlândia, Araras, Limeira, Rio Claro, São José do Rio Pardo, Mococa e São João da Boa Vista.
A formação visa aprimorar o conhecimento dos participantes sobre as políticas nacionais de transporte escolar, apresentar programas do Governo Federal, abordar aspectos importantes de planejamento e regulação da área e instruir sobre o uso do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE).
Serão 300 convidados para o encontro. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site do CECATeE Sudeste: https://proexc.ufu.br/cecateufu.
Confira a programação do Encontro Intermunicipal de Formação sobre Transporte Escolar:
DIA 27/05
8h às 8h30: Abertura oficial;
9h15 às 12h: Apresentação sobre “Políticas Nacionais de Transporte Escolar”. Local: Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão - Rua 7 de Setembro, nº 1735;
13h30 às 17h30: Treinamento no uso do SETE para agentes municipais responsáveis pelo transporte escolar e reunião de gestão do CECATE Sudeste e FNDE com conselheiros municipais de Educação e CACS FUNDEB. Local: Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (EESC/USP).
IBATÉ/SP - Na manhã desta terça-feira, 13 de maio de 2025, uma operação de patrulhamento da Guarda Municipal de Ibaté resultou na apreensão de uma máquina de cartão no bairro Jardim Cruzado. O fato ocorreu por volta das 8h, na esquina da Rua Benedito Barreto com a Rua Tabatinga, ao lado do Centro Cultural.
Durante a ronda, os guardas avistaram um indivíduo com tatuagens no rosto que, ao se aproximar da viatura, escondeu um objeto dentro de uma caixa de energia e fugiu do local. Após vistoria, os agentes retornaram uma máquina de cartão, suspeita de ser utilizada para transações relacionadas ao tráfico de drogas. O equipamento foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para medidas preventivas legais.
A ocorrência reforça a importância do patrulhamento ostensivo em áreas sensíveis da cidade, mas também levanta questionamentos sobre a identificação de suspeitos que conseguem evadir-se durante as abordagens. As autoridades seguem investigando para identificar o envolvido e esclarecer o uso do equipamento apreendido.
Primeira ação acontece no bairro Cecap, com serviços de zeladoria e atendimento para a população
ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara vai estar ainda mais próxima da população com o "Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada". O projeto leva aos moradores os serviços das secretarias municipais e de zeladoria, atendendo um bairro ou região diferente a cada mês. O lançamento do programa acontece neste sábado (17) no CER Maria Renata Lupo Bo, no bairro Cecap. Para marcar o início dos trabalhos, às 9h haverá uma solenidade, com a presença do prefeito Dr. Lapena, secretários municipais, vereadores representando a Câmara e outras autoridades.
A secretaria de Obras e Serviços Públicos já está atuando na região do Cecap desde o início do mês. Nesta semana, os trabalhos de zeladoria serão intensificados, com serviços como tapa-buraco, manutenção da iluminação pública, limpeza e manutenção de bocas de lobo, poda e remoção de árvores laudadas, roçada manual e mecanizada, varrição e limpeza de praças, canteiros centrais, áreas de lazer, posto de saúde, próprios municipais de forma geral, raspagem e capina de sarjetas. Também serão feitas fiscalização e notificação de terrenos particulares em estado de abandono ou sujos.
No sábado, dentro do CER, o plantão de atendimentos sociais das secretarias acontece das 9h às 13h.
Confira os serviços disponíveis:
Secretaria de Cultura
* Inscrição para oficinas culturais.
DAAE
* Atendimento ao público e orientações gerais relacionados à conta de água.
Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
* Emissão de credencial de estacionamento para idosos 60+;
* Orientação para retificação de nome de pessoas transgênero;
* Orientação para mulheres vítimas de violência;
* Procon - atendimento ao público.
Cartório
* Casamento;
* Reconhecimento de paternidade;
* União estável;
* Certidões grátis (segunda via).
Secretaria de Saúde
* Aferição de pressão;
* Saúde bucal;
* Teste de glicemia;
* DST/AIDS;
* Dengue.
Secretaria de Esporte
* Inscrição para escolinhas de esporte.
Secretaria da Fazenda
* Dívida Ativa.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
* Divulgação do Banco do Povo Paulista;
* Recebimento de currículos pelo PAT.
Meio Ambiente
* Vistoria para poda e remoção de árvores;
* Plantio de árvores nos locais das remoções autorizadas;
* Fiscalização e notificação de terrenos privados.
Habitação
* Cadastro.
Desenvolvimento Social
* Cadastro Único;
* Corte de Cabelo.
Bem-Estar Animal
* Cadastro para castração.
SERVIÇO
Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada
Local: CER Maria Renata Lupo Bo
Endereço: Av. José Antonio Filpi, 780 - Jardim Altos do Cecap I e II
Data: 17 de maio (sábado)
Horário: das 9h às 13h
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos (FSS) promove, nesta quinta-feira (15/5), das 9h às 14h, mais uma edição do bazar itinerante, desta vez no pátio da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jockey Clube, localizada na rua Rio Araguaia, nº 750. A ação é conhecida como “caminhão itinerante”, pois todas as roupas e cobertas são transportados no veículo do FSS.
Serão disponibilizadas cerca de 4 mil peças de roupas masculinas, femininas e infantis, em diversos modelos e tamanhos, além de cobertores. Cada participante terá um tempo específico para escolher os itens, que estarão organizados para facilitar o acesso.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Herica Ricci Donato, destaca que a Campanha do Agasalho #Compartilhe o que aquece de Verdade - segue até 13 de junho, com pontos de arrecadação espalhados pela cidade. “Nosso objetivo não é esperar até o fim da campanha para entregar as doações. À medida que recebemos, já disponibilizamos. Neste bazar, vamos utilizar o caminhão para facilitar o transporte e a exposição das peças”, explicou Herica. Ela reforça que as maiores carências ainda são por roupas masculinas, roupas de cama e banho, e calçados de frio.
A diretora do FSS, Eucimara Jorge Pott, garante que todas as peças disponibilizadas são de boa qualidade. “Não estipulamos limite de peças por pessoa, apenas o tempo para a escolha. A intenção é ampliar o alcance do bazar para outras regiões da cidade, à medida que novas doações forem chegando. As entidades assistenciais também continuarão sendo atendidas”, afirmou.
As doações podem ser entregues diretamente na sede do FSS, na rua Francisco Maricondi, nº 375, Vila Marina. São aceitas roupas masculinas, femininas e infantis, agasalhos, calçados e cobertores em boas condições. Doações em grande volume podem ser recolhidas pela equipe do FSS mediante agendamento pelo telefone (16) 3372-0865. É importante ressaltar que não devem ser doadas peças rasgadas, sujas ou inutilizáveis.
Além da sede do Fundo Social, os seguintes locais também funcionam como pontos de arrecadação: Paço Municipal, SAAE, Fundação Educacional São Carlos (FESC) Vila Nery, Arena Guarás, São Carlos Clube, Escola Infantil Jequitibá, Colégio Anglo, Academia Vida, Condomínio Faber 4, Condomínio Parque Fher, Clínica Flamboyant, Edifício Maison de Marseille e Edifício Jatobá.
EUA - A oferta de milho dos Estados Unidos deve aumentar 27% no próximo ano, com uma expansão do plantio pelos agricultores, previu o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) nesta segunda-feira, após a incerteza sobre a demanda chinesa ter desencorajado alguns produtores a plantar soja.
A primeira previsão da agência do governo para os estoques do próximo ano ficou abaixo das estimativas dos analistas, ajudando a sustentar os preços futuros na bolsa de Chicago. A estimativa do USDA para a oferta de soja também ficou abaixo das expectativas.
Os traders estão monitorando de perto as previsões de oferta e demanda, já que as tensões geopolíticas alimentadas pelas tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump, interromperam os fluxos comerciais.
Agricultores nos Estados Unidos estão plantando mais milho e menos soja do que no ano passado, na esperança de lucrar e se proteger das tarifas de Trump.
A China, maior importadora de produtos agrícolas, e os Estados Unidos anunciaram uma trégua em sua guerra comercial, que reduzirá a maior parte das tarifas.
Pequim havia colocado tarifas de 125% sobre produtos americanos no mês passado, em retaliação às taxas de 145% impostas por Trump sobre produtos chineses. As taxas aplicadas por Pequim praticamente interromperiam as importações chinesas de soja americana se estivessem em vigor durante a temporada de comercialização no final deste ano.
As exportações de milho dos EUA permaneceram fortes este ano, já que os preços estão competitivos no mercado mundial e o rival Brasil tem oferta limitada.
Uma grande colheita dos EUA deve elevar os estoques domésticos para 1,8 bilhão de bushels até 1º de setembro de 2026, informou o USDA. Analistas esperavam 2,02 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Reuters.
Isso representaria um aumento em relação aos 1,415 bilhão de bushels projetados pelo USDA em 1º de setembro de 2025. A agência reduziu a estimativa para 2024/25 na comparação com o volume de 1,465 bilhão previsto no levantamento do mês passado, enquanto analistas esperavam 1,443 bilhão.
O USDA estimou os estoques finais de soja em 2025/26 em 295 milhões, em comparação com as estimativas dos analistas de 362 milhões. Ele estimou os estoques de soja dos EUA para 2024/25 em 350 milhões, em comparação com sua previsão de abril de 375 milhões e as expectativas dos analistas de 369 milhões.
Forbes
EUA - O Hospital St. Vincent, localizado em Green Bay, no estado de Wisconsin, está vivenciando uma coincidência rara e curiosa: 14 enfermeiras obstetras da instituição estão grávidas ao mesmo tempo. A informação foi confirmada pelo próprio hospital, que brinca com a situação, chamando-a de um verdadeiro “baby boom”.
“Quando ela contou que estava grávida logo no início, pensei: eu também!”, contou a enfermeira Anna Cody à emissora local NBC26. Anna e sua colega Molly Van Enkenvort têm apenas quatro dias de diferença entre as datas previstas para o parto. “Isso nos dá mais apoio”, completou Molly, destacando a rede de suporte mútuo que se formou entre as futuras mães. “Estamos todas nos ajudando”, disse.
A gestação em série vem chamando atenção até dos pacientes. “As pessoas andam pelo corredor e dizem: ‘Ali tem uma grávida, ali tem outra — todas as enfermeiras estão grávidas!’”, relatou Ashlyn Short, outra integrante do grupo.
A diretora de enfermagem do hospital, Amy Bardon, afirmou que o anúncio coletivo ganhou um significado ainda mais especial por ter ocorrido durante a Semana dos Enfermeiros, comemorada entre os dias 6 e 12 de maio, e poucos dias antes do Dia das Mães, celebrado nos Estados Unidos no último domingo (11).
“É muito especial. Todas essas mulheres ocupam um lugar especial no meu coração. Trabalhamos juntas há anos. Estive presente para o nascimento de alguns dos filhos delas e agora vamos viver tudo isso juntas mais uma vez”, declarou emocionada.
Segundo o hospital, os bebês devem nascer entre maio e o outono.
por Notícias ao Minuto
EUA - Quase dez anos após a última mudança em seu símbolo, a Google decidiu atualizar novamente seu logotipo. A alteração, no entanto, é sutil e mantém a identidade visual da marca com suas já tradicionais cores — vermelho, amarelo, verde e azul.
A principal diferença está na transição entre as cores, que agora ocorre de forma mais suave e fluida, criando um efeito visual mais harmonioso em comparação ao design anterior, no qual as cores eram rigidamente separadas.
Segundo o site especializado 9to5Google, o novo logotipo já começou a ser exibido em dispositivos iOS e nos aparelhos da linha Pixel. A expectativa é de que a atualização seja liberada gradualmente para outros smartphones Android nas próximas semanas.
por Notícias ao Minuto
EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou uma recepção luxuosa ao chegar, na terça-feira (13), à Arábia Saudita -primeira parada de um giro pelo Oriente Médio no qual o republicano promete assinar acordos que somam mais de US$ 1 trilhão (quase R$ 5,7 trilhões).
Trump desembarcou no Terminal Real, uma seção especial do Aeroporto Internacional King Khalid, em Riad, a capital saudita, e se deparou com uma delegação de líderes empresariais e membros da realeza -incluindo o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, governante de fato da região.
Em seguida, ambos se dirigiram à corte real, o gabinete executivo do rei, acompanhados de cavalos árabes, e foram recebidos por uma guarda de honra. Ainda nesta terça, dezenas de líderes de algumas das maiores empresas dos EUA se juntarão a Trump para o almoço.
A capital sedia um fórum de investimentos organizado pelo governo saudita no qual Trump deve discursar e onde estarão presentes o bilionário Elon Musk e os presidentes-executivos de IBM, BlackRock, Citigroup, Palantir e Nvidia.
O objetivo declarado é não falar de política e focar apenas em negócios. A pretensão de assinar acordos de US$ 1 trilhão, por exemplo, quantia que equivale a todo o PIB da monarquia árabe, é considerada por economistas como sendo irreal.
O príncipe herdeiro prometeu investimentos de US$ 600 bilhões ao longo de quatro anos. Mas mesmo esse número é tido como duvidoso por especialistas -e ele pode, de todo modo, acabar ofuscado se Trump, como temem os israelenses, anunciar avanços no principal pleito dos sauditas junto aos EUA: cooperação para iniciar um programa nuclear civil.
Até aqui, a ideia de que Washington ajudaria Riad a construir e operar reatores para produção de energia sempre esteve conectada a uma eventual normalização das relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e Israel. Segundo uma reportagem da agência de notícias Reuters, entretanto, negociadores americanos não pretendem mais fazer essa exigência aos sauditas, buscando, em lugar disso, um acordo puramente comercial.
Em 2020, em seu primeiro mandato, Trump anunciou os históricos Acordos de Abraão, nos quais os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein concordaram em reconhecer a existência do Estado judaico. O presidente americano sempre falou do tratado como o feito mais importante na política externa de sua primeira gestão.
Mas a adesão da Arábia Saudita, principal potência econômica e militar da região, não caminhou em razão da insistência de Riad de que o governo israelense se comprometesse com o estabelecimento de um Estado palestino -passo que Tel Aviv não se mostrou preparado para dar.
Alguns analistas apontam, inclusive, que o temor de que a Arábia Saudita reconhecesse Israel sem exigir a criação de um Estado para os palestinos teria motivado o grupo terrorista Hamas a realizar o ataque de 7 de outubro de 2023 a fim de provocar uma guerra e, assim, impossibilitar qualquer normalização. Hoje, de qualquer forma, o reconhecimento de Israel pelos sauditas não parece estar próximo.
Depois de Riad, Trump deve desembarcar no Qatar, pequeno país no golfo pérsico que desempenha papel central na mediação entre EUA, Hamas e Israel na guerra na Faixa de Gaza.
FOLHAPRESS
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.