SÃO CARLOS/SP - A base principal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos está sendo reformada. A obra, executada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, representa um investimento de R$ 504.952,30 e deve ser concluída nos próximos 40 dias.
Entre as melhorias já realizadas estão a instalação de telhas isotérmicas — que solucionam definitivamente os problemas de infiltração —, cobertura para as ambulâncias, pintura total da unidade, ampliação do almoxarifado, cobertura sobre o gerador de energia e adequação do gradil externo com ampliação do estacionamento e acesso ao gerador.
Também foi reformado o lava-rápido das ambulâncias, com substituição dos azulejos, piso, duchas e sistema de escoamento de água, além da modernização da sala do Centro de Controle Operacional (CCO), que recebeu novos pontos de atendimento, armários e gabinetes planejados. A unidade passa ainda por adequações visuais, conforme os padrões do Ministério da Saúde, construção de estacionamento externo, galeria para captação de água e drenagem pluvial, reinstalação elétrica e troca de mobiliário.
A diretora de Manutenção da SMS, Adriana de Arruda Camargo, informou que o alojamento masculino está sendo ampliado, com reativação do banheiro interno, além de melhorias nos sanitários do vestiário e na cozinha. Bebedouros e aparelhos de ar-condicionado também foram substituídos, visando oferecer mais conforto aos profissionais.
Atualmente, o SAMU São Carlos conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), seis Unidades de Suporte Básico (USB), 98 funcionários e realiza cerca de 1.300 atendimentos mensais, segundo Daniele Roubles Antoneli, diretora do Departamento de Urgência e Emergência.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou a importância da obra. “Estamos investindo na infraestrutura do SAMU para garantir melhores condições de trabalho à equipe e, principalmente, oferecer um serviço mais eficiente e seguro à população. Essa reforma era uma demanda antiga e, mesmo diante de dificuldades orçamentárias, priorizamos esse investimento por entender o papel fundamental do SAMU no atendimento de urgências e emergências”, destacou Pilha.
O prefeito Netto Donato também comentou sobre a reforma. “Apesar de todas as dificuldades, saúde no meu governo é prioridade, não podemos deixar de melhorar os serviços prioritários”, afirmou.
O SAMU funciona 24 horas por dia, com o objetivo de prestar atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência e emergência, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica. O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou nesta semana, no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), uma escuta pública com artistas, produtores, coletivos, trabalhadores da cultura e a população em geral. O objetivo foi ouvir sugestões e demandas para a construção do Plano de Aplicação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em São Carlos.
Durante o encontro, representantes de diversos segmentos culturais puderam se manifestar e apresentar propostas que refletem as necessidades da diversidade cultural da cidade. A iniciativa reforça o caráter democrático e participativo do processo, buscando garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma justa, eficaz e transparente.
As contribuições colhidas na escuta pública serão analisadas e incorporadas ao Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que vai orientar a distribuição dos R$ 1,7 milhão que São Carlos receberá por meio da PNAB. O montante poderá ser utilizado em diferentes frentes, como produção artística, preservação do patrimônio cultural, pesquisa, difusão, eventos, apresentações, obras, reformas, manutenção e acessibilidade em espaços culturais.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, o diálogo com os agentes culturais é fundamental para a boa aplicação dos recursos. “Queremos ouvir a sociedade, os fazedores de cultura, os artistas que atuam com teatro, música, dança, artes visuais, entre outras linguagens. É uma diretriz do prefeito Netto Donato que os recursos cheguem, de forma democrática e transparente, aos diversos territórios culturais da cidade”, destacou o secretário.
Severo também explicou que os próximos passos envolvem a definição das áreas prioritárias e a abertura dos editais. “Quem avalia os projetos são pareceristas externos, garantindo isenção e foco no mérito e no alcance social das propostas”, afirmou.
A diretora do Departamento de Artes e Cultura da SMCT, Mariana Navarro, esclareceu que o Plano de Ação detalhará a forma como os recursos serão aplicados, os tipos de ações e a destinação orçamentária de cada uma. “O PAR é construído de forma compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, e é fundamental para assegurar uma gestão cultural democrática. Ele prevê, por exemplo, 25% dos recursos para a Cultura Viva, 5% para custos operacionais e os demais 70% para fomento, obras, aquisições e subsídios”, explicou.
Segundo Mariana Navarro, o envolvimento da população nesses processos é essencial. “A escuta pública serve justamente para identificar como a sociedade quer que o recurso seja utilizado. A partir disso, junto ao Conselho Municipal de Cultura, construiremos as diretrizes para os editais. É um processo estruturante para o fortalecimento das políticas culturais do município”, concluiu.
SÃO CARLOS/SP - A população do bairro Novo Horizonte/ Jardim Tijuca e de toda a região recebeu um novo espaço público de lazer. Um terreno antes ocioso foi transformado em um bosque com iluminação e uma pequena pista de caminhada, oferecendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida aos moradores.
A melhoria foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo vereador Bruno Zancheta (Republicanos), que atendeu a uma antiga demanda da comunidade local.
“É com muita felicidade que anunciamos a entrega deste novo espaço à população. Transformamos uma área sem uso em um local de convivência, lazer e prática de atividades físicas. Agradeço ao secretário municipal de Conservação Urbana, Leonardo, ao Diretor do Departamento de Serviços Urbanos Lucinaldo Legoro, o gerente da CPFL, Júlio César de Oliveira, e a Wellington Fernando de Oliveira Martins de lima representante dos moradores do Jardim Novo Horizonte/ Jardim Tijuca, por todo o apoio nessa realização. É muito gratificante tomar medidas que beneficiam quem está na ponta da linha, que é a população”, afirmou o vereador.
A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a valorização dos bairros e o incentivo à ocupação de áreas públicas com segurança e infraestrutura.
Procedimentos acontecem com técnica inovadora não disponível pelo SUS e presença de médicos do Brasil e da América Latina
SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira (13), teve início mais um Mutirão de Cirurgia de Enucleação de Próstata promovido pela Santa Casa de São Carlos, com a realização de procedimentos voltados ao tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), o aumento benigno da próstata, condição comum entre homens acima dos 50 anos. Os atendimentos continuam neste sábado (14).
Graças a parcerias estratégicas com instituições e fornecedores de tecnologia médica, está sendo aplicada a técnica de enucleação de próstata, considerada atualmente o padrão-ouro para o tratamento da HPB. Feita por via endoscópica (sem cortes), a cirurgia utiliza laser ou energia bipolar para remover o tecido que comprime a uretra, proporcionando alívio dos sintomas urinários de forma eficaz e duradoura.
Embora não esteja disponível no rol de procedimentos oferecidos pelo SUS, a técnica está sendo viabilizada por meio de esforços institucionais, de forma totalmente gratuita para os pacientes do Sistema Único de Saúde atendidos pela Santa Casa.
Os pacientes beneficiados foram selecionados por meio de triagem prévia realizada pela equipe médica da instituição, com base na gravidade do quadro e no tempo de espera pelo procedimento. Além dos profissionais da própria Santa Casa, o mutirão reuniu médicos de diversas regiões do Brasil e também de países como Colômbia, Peru e México, que vieram a São Carlos para acompanhar os procedimentos e se capacitar na técnica como parte do Latam Enucleation Program (LEP), curso internacional que promove a formação de urologistas da América Latina em centros de excelência.
Com a consolidação dessas iniciativas, São Carlos se firma como um polo de referência na técnica de enucleação de próstata, atraindo especialistas de dentro e fora do país para vivenciar, na prática, o que há de mais moderno no tratamento da HPB.
O coordenador da Urologia da Santa Casa, Dr. Fábio Vasilceac, destaca a importância da iniciativa. “É motivo de orgulho ver a Santa Casa oferecendo uma técnica de ponta para pacientes do SUS, ao mesmo tempo em que se consolida como centro de formação e intercâmbio científico. Receber médicos do Brasil e de outros países mostra que estamos no caminho certo.”
Referência nacional e internacional na técnica, o urologista Dr. Daniel Moser também participou do mutirão e reforçou o impacto da ação. “A enucleação é hoje o que há de mais eficaz no tratamento da HPB, especialmente em casos mais complexos. Essa tecnologia traz menos sangramento, recuperação mais rápida e ótimos resultados. Poder oferecer isso a pacientes do SUS e ainda compartilhar conhecimento com colegas de outros centros é algo muito especial.”
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, celebrou a realização do mutirão e destacou o papel da instituição. “Mesmo sendo uma técnica que não está no rol de procedimentos do SUS, conseguimos viabilizar esses atendimentos por meio de um esforço coletivo. Nosso compromisso é com o cuidado humanizado, com a inovação e com a missão de sermos referência em saúde pública em São Carlos, na região e, agora, reconhecidamente além das fronteiras do Brasil.”
Sobre a HPB:
A Hiperplasia Prostática Benigna é o crescimento não canceroso da próstata, que pode causar jato urinário fraco, sensação de bexiga cheia, aumento da frequência urinária, principalmente à noite, entre outros sintomas. Se não tratada, pode evoluir para complicações mais graves.
SÃO CARLOS/SP - A nova moradora do Parque Ecológico de São Carlos já tem nome: Atenas. A escolha foi feita por meio de votação popular, organizada pela Prefeitura, que recebeu 13.011 votos válidos. O nome vencedor obteve 6.798 votos (52,2%), sendo uma referência ao título de “Atenas Paulista”, dado a São Carlos por seu histórico de destaque na educação. A denominação é atribuída ao jornalista Eneas Camargo.
Além de Atenas, os nomes sugeridos para votação foram Condessa (4.973 votos), Sanca (700), Guaianás (343), Tabajás (140) e Codatinga (57).
Atenas nasceu em março deste ano e é filha de Tabatinga e Kodajás, onças resgatadas ainda filhotes e batizadas em homenagem às cidades onde foram encontradas. O nascimento segue as diretrizes do plano de manejo da Associação Mata Ciliar. Este é o quarto nascimento da espécie no local.
O irmão mais velho de Atenas, Theodoro, nascido anteriormente, foi transferido em novembro de 2024 para a Associação Mata Ciliar, onde participa de programas de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza.
A jovem onça já pode ser visitada no Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, que fica na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2. A entrada é gratuita e o parque funciona de terça a domingo, das 8h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.
SÃO PAULO — Acaba de ser lançada a trilha sonora completa da animação musical Smurfs. Com músicas de Rihanna, Tyla, DJ Khaled, Cardi B e outros, o álbum inclui 14 canções originais. As músicas “Friend Of Mine”, de Rihanna, e “Higher Love”, de DESI TRILL com DJ Khaled, Cardi B, Natania e Subhi já têm clipes disponíveis no Youtube. Confira AQUI e AQUI. O filme chega aos cinemas brasileiros em 17 de julho.
Em “Smurfs”, o público vai acompanhar Smurfette (Rihanna) liderando o grupo em uma missão no mundo real para salvar o Papai Smurf (John Goodman), após ele ser misteriosamente levado pelos bruxos malignos, Razamel e Gargamel. Com a ajuda de novos amigos, os Smurfs terão que descobrir o que define seu destino para salvar o universo. Ao lado de Rihanna, “Smurfs” traz um elenco de voz estrelado na versão original, incluindo James Corden, Nick Offerman, JP Karliak, Daniel Levy, Amy Sedaris, Natasha Lyonne, Sandra Oh, Octavia Spencer, Nick Kroll, Hannah Waddingham, Alex Winter, Maya Erskine, Billie Lourd, Xolo Maridueña com Kurt Russell e John Goodman. No Brasil, as vozes serão de Bruno Gagliasso, Jennifer Nascimento, Diego Martins e Tatá Estaniecki.
Baseado nos personagens criados pelo artista belga Peyo, a direção do novo longa é assinada por um nome com vasta experiência no universo das animações: Chris Miller, que trabalhou nos três primeiros longas da franquia “Shrek” e dirigiu os filmes “Shrek Terceiro (2007)” e “Gato de Botas” (2011), indicado a Melhor Filme de Animação no Oscar de 2012. “Smurfs” é uma parceria entre a Paramount Animation e a Ty Ty e Jay Brown.
Confira todas as músicas da trilha sonora abaixo:
Smurfs - 17 de julho nos cinemas
@paramountbrasil
#SmurfsOFilme
Filme com acessibilidade disponível através do aplicativo GRETA.
A cidade do santo casamenteiro já se consolidou como um dos principais destinos românticos no interior paulista
SANTO ANTONIO DO PINHAL/SP - O feriadão de Corpus Christi, de 19 a 22/06, está chegando e ainda dá tempo de aproveitar os merecidos dias de descanso em meio à tranquilidade das montanhas da Serra da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal. Considerada uma das cidades mais românticas do interior paulista, os visitantes encontram diversos atrativos, opções de passeio, artes e muito contato com a natureza.
Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo, Santo Antônio do Pinhal já se consolidou como um dos principais destinos românticos no interior paulista. A cidade é procurada por casais para várias ocasiões: noivado, casamento, lua de mel, comemorar bodas ou simplesmente namorar em meio à natureza, com paisagens deslumbrantes das montanhas. Os atrativos são variados.
Ao visitar Santo Antônio do Pinhal os casais experimentam a tranquilidade e hospitalidade típicas do interior. Mas também vivenciam aconchego semelhantes aos encontrados nos pequenos vilarejos europeus, especialmente por conta do clima da Serra da Mantiqueira e da arquitetura da cidade. Esse talvez seja um dos motivos pelos quais tantas histórias de amor começam na região. Além daquela forcinha do padroeiro Santo Antônio, claro.
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal
Na rua central, os casais podem conhecer a fonte de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e beber a água fresquinha que desce direto das montanhas. Muitos aproveitam para fazer orações e pedidos de um casamento cheio de felicidade. Próximo à fonte, os visitantes podem conhecer diversas lojinhas com a produção local de artesanato, com peças de crochê, patchwork, delicadas bonecas de pano, e até mimos produzidos com pinhão, fruto das Araucárias: o símbolo da cidade. Ainda no centro, vale visitar a bela Igreja da Matriz e o Mirante do Cruzeiro.
Outra possibilidade é percorrer algumas trilhas, a cavalo ou a pé, para apreciar as cachoeiras, sendo que a mais famosa é a Cachoeira do Lajeado. Outro atrativo bastante procurado é a antiga estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade. No local, os visitantes podem degustar o delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, está o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com uma linda vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
Para os amantes de arte, vale destacar que a tranquilidade de Santo Antônio do Pinhal atraiu diversos artistas de renome internacional e estabeleceu o “caminho das artes”. É possível ver e comprar pinturas, obras em madeira, cerâmica, papel machê, design de móveis, entre outras formas de arte. Além disso, anualmente, a cidade recebe a FLIMA (Festa Literária Internacional da Serra da Mantiqueira).
O Pico Agudo é um passeio obrigatório. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, é impossível não se deslumbrar com a beleza da vista em 360°. Os casais costumam ficar ali, abraçados, contemplando as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba. Também é possível assistir diversos praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos. Os mais aventureiros podem até experimentar a sensação de ganhar os céus: diversas agências marcam voos, com todo equipamento e instrutores.
Onde comer
Entre as diversas opções de bistrôs e restaurantes charmosos, uma dica de destaque é o Bistrô Seu Beneditu, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. Os pratos são produzidos com ingredientes locais e, muitos deles, típicos de Santo Antônio do Pinhal. Todos os detalhes do Seu Beneditu são pensados para oferecer uma verdadeira experiência gastronômica e intimista.
O Bistrô está aberto diariamente para o público, oferecendo café da manhã das 8h30 às 11h; almoço e jantar das 12h às 21h30 durante a semana, e das 12h às 22h aos fins de semana. O cardápio e a carta de vinhos estão disponíveis no site da pousada.
Onde se hospedar no feriado de Corpus Christi em Santo Antônio do Pinhal
Em termos de hospedagem, a Pousada Quatro Estações de Pinhal, uma das melhores e mais charmosas da região, é uma escolha certeira. Especializada em receber casais, a pousada oferece diversas categorias de chalés. Alguns com hidromassagem e teto solar retrátil para tomar um banho relaxante enquanto observa o céu azul ou a noite estrelada. Os hóspedes ainda podem escolher diversas opções de pacotes de decoração romântica.
Para o feriado de Corpus Chisti, os pacotes de 3 diárias para casal, de 19 a 22/06, tem tarifas variando a partir de R$ 3.900. No valor está incluso um delicioso café da manhã no Bistrô Seu Beneditu, com diversas opções de pães, frutas, omeletes, bolos, iogurtes e guloseimas para agradar a todos os paladares.
A Pousada Quatro Estações de Pinhal possui bistrô, 10 chalés com estacionamento coberto, Wi-Fi, lareira, frigobar free, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais, cama Queen Size. No que se refere ao lazer, a pousada oferece uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos, uma deliciosa sala de estar, além de área externa aconchegante para quem quiser passar algumas horas entretido com boas leituras. Para mais informações e reservas acesse www.
Evento realizado pela Eixo SP na SP 310 teve vacinação, distribuição de itens de segurança e orientações aos motoristas
CORUMBATAÍ/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias promoveu na terça-feira (10), das 9h às 16h, uma ação especial voltada aos caminhoneiros na base do Posto Geral de Fiscalização (PGF), localizado no km 197 da SP 310 - Rodovia Washington Luís, na pista sentido Capital, em Corumbataí. A iniciativa contou com a participação de 220 usuários e faz parte do compromisso da concessionária em proporcionar segurança aos profissionais que trafegam pelas rodovias sob sua gestão.
Durante o evento, foram aplicadas 139 vacinas contra H1N1 (gripe) em parceria com as equipes de saúde da Prefeitura de Itirapina, que cedeu e aplicou as doses. Além disso, foram instaladas 300 faixas refletivas em caminhões e trocadas 12 lâmpadas traseiras, garantindo maior visibilidade e proteção nas estradas. Todas as ações foram oferecidas gratuitamente aos caminhoneiros.
Os participantes receberam também um café da manhã com pão de queijo enquanto participavam das orientações sobre segurança viária, conduzido pela equipe da concessionária. Ao final da conversa, cada usuário recebeu um brinde como forma de agradecimento pela participação. Uma equipe da Ouvidoria da Eixo SP esteve presente, conversando diretamente com os caminhoneiros, ouvindo suas demandas e sugestões.
"Ações como essa são fundamentais para promover não apenas a segurança viária, mas também o bem-estar dos caminhoneiros, que passam longas horas na estrada. Oferecer cuidados básicos de saúde e itens que aumentam a proteção nas rodovias faz toda a diferença na vida desses profissionais", destacou Viviane Riveli, coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP.
A iniciativa contou ainda com a colaboração da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da São Francisco Resgate.
IBATÉ/SP - A solidariedade e o trabalho em conjunto entre a sociedade civil organizada e a Prefeitura estão fazendo a diferença neste inverno. Os idosos atendidos pelo Centro de Referência da Melhor Idade receberam cobertores confeccionados a partir de doações feitas por voluntárias da comunidade. A ação faz parte de uma iniciativa maior de proteção social durante os meses mais frios do ano.
A doação da microfibra, matéria-prima utilizada na confecção dos cobertores, foi realizada pelos senhores João e Aparecida Granzotti, da cidade de Borborema. A doação foi gentilmente intermediada pelo casal ibateense Nelson e Vitória Zanin, que conectaram a generosidade dos doadores às necessidades locais.
As etapas finais da produção ficaram a cargo das voluntárias dedicadas, Mônica Berthaud, Isabel Bussolan e Maria Aparecida Valério, que foram responsáveis pelo acabamento da costura dos cobertores, contribuindo para que o material chegasse pronto para o uso dos beneficiários.
A entrega simbólica aconteceu nesta quinta-feira, 12, com a presença do prefeito Ronaldo Venturi, da secretária de Assistência Social, Jacqueline Barbosa, do secretário de Governo, Fábio Gomes, da Coordenadora do Centro de Referência da Melhor Idade, Regina Nishihara, além das equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
“Essa é uma demonstração de como a união entre o poder público e a sociedade civil pode transformar realidades. Neste momento em que o frio se intensifica, poder garantir conforto e proteção para quem mais precisa é um compromisso que nos emociona e nos impulsiona”. Destacou o prefeito Ronaldo Venturi.
A Secretária de Assistência Social, Jacqueline Barbosa, explicou que o volume de doações permitiu ampliar o alcance da ação.
“Estamos no inverno, que é um período duro para quem está em situação de vulnerabilidade. A partir das doações recebidas, as voluntárias confeccionaram as cobertas. Com esse esforço conjunto, vamos conseguir atender não apenas os idosos do Centro de Referência da Melhor Idade, mas também as crianças e adolescentes da casa de acolhimento, as pessoas em situação de rua, tanto as que estão na casa de passagem quanto aquelas que não aceitam ir para lá. Nossas equipes de abordagem social poderão oferecer também esse acolhimento. Famílias atendidas pelo CRAS e pela Secretaria também serão contempladas. É uma parceria que aquece o coração de todos nós”. Afirmou.
A ação reafirma o papel do município em articular iniciativas que promovem dignidade, cuidado e cidadania para todos os públicos em situação de vulnerabilidade.
BRASÍLIA/DF - Em 2024, 68.159 pessoas apresentaram pedidos de refúgio no Brasil – um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13), em Brasília, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base no Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).
Segundo o relatório Refúgio em Números 2025, a nacionalidade com o maior número de solicitantes de refúgio no Brasil foi a venezuelana, com 27.150 pedidos, seguida por cubanos (22.288) e angolanos (3.421). Ao todo, o Brasil recebeu solicitações de refúgio de pessoas oriundas de 130 países.
O documento destaca “crescimento expressivo” no número de solicitações feitas por cubanos, que registraram variação positiva de 94,2% em relação a 2023.
Em 2024, os homens representaram 59,1% do total de solicitantes de refúgio, enquanto as mulheres responderam por 40,9% dos pedidos. Entre os solicitantes venezuelanos, os homens constituíram 37,6% do total e as mulheres representaram 43%.
Ainda segundo o relatório, em todos os grupos etários o número de homens solicitantes de refúgio superou o de mulheres. A faixa etária de 25 a 39 anos concentrou a maior proporção de homens, com 63,2%, enquanto as mulheres representaram 36,7%. Entre as mulheres solicitantes, 24,3% tinham menos de 15 anos de idade.
O documento cita ainda que, em 2024, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reconheceu 13.632 pessoas refugiadas no Brasil originárias de diferentes países, com predominância da Venezuela.
Ao longo de todo o ano passado, 44,4% das solicitações decididas pelo Conare foram registradas em unidades federativas que compõem a Região Norte. O estado de São Paulo concentrou o maior volume de pedidos de refúgio decididos pelo comitê (36,1%), seguido por Roraima (35,6%) e pelo Amazonas (5,1%).
Os maiores contingentes de pessoas reconhecidas como refugiadas em 2024 tiveram como principais países de origem a Venezuela, que concentrou mais de 93% dos casos, além do Afeganistão, Colômbia e Síria.
Os dados mostram que os homens corresponderam a 55,9% do total de pessoas reconhecidas como refugiadas em 2024 no Brasil, enquanto as mulheres representaram 43,9%.
Além disso, 41,8% eram crianças, adolescentes e jovens com até 18 anos. Tanto homens (31,4%) quanto mulheres (37,6%) reconhecidos encontravam-se, de forma mais expressiva, no grupo de idade menor que 15 anos.
AGÊNCIA BRASIL
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.