SÃO CARLOS/SP - O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou boletim Epidemiológico de HIV referente a 2024, com o objetivo de divulgar dados atualizados sobre a situação da infecção pelo HIV, contribuindo para o planejamento de ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Ano passado foram registrados 51 novos casos, na faixa etária de 25 a 29 anos, a maioria do sexo masculino (2 homens para 1 mulher).A taxa de detecção está em 19,86 casos a cada 100 mil habitantes.
De acordo com a equipe do CAIC os dados evidenciam a importância da ampliação das estratégias de prevenção combinada, com destaque para o uso de PrEP (profilaxia pré-exposição), a testagem regular e o início imediato do tratamento antirretroviral (TARV) para todas as pessoas diagnosticadas, garantindo qualidade de vida e reduzindo a transmissão do HIV.
A testagem para HIV está disponível de forma gratuita na rede pública de saúde. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno permitem que a pessoa vivendo com HIV tenha uma vida longa e saudável, além de eliminar o risco de transmissão para outras pessoas ( indetectável=intransmissível).
Em 2024 a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os pontos de testagem rápida, fez a distribuição de preservativos e gel lubrificante, ofereceu capacitação de profissionais de saúde e campanhas educativas em escolas e comunidades.
“Reforçamos a importância da testagem regular, principalmente entre a populações-chave e em situação de maior vulnerabilidade. O enfrentamento do HIV exige o combate ao estigma, a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento das políticas públicas de saúde”, afirma Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
Ano passado a cidade recebeu a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. O objetivo é aprimorar as ações de prevenção, de diagnóstico, de assistência e de tratamento das gestantes e das crianças. Além disso, busca garantir a qualificação da Vigilância Epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical do HIV.
SÃO CARLOS/SP - Na última sexta-feira (11), véspera do aniversário da Santa Casa de São Carlos, foi celebrada uma Santa Missa em ação de graças pelos 134 anos da instituição. A celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, presidida por Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano, e concelebrada pelo vigário da Paróquia de São Carlos Borromeu, Pe. Luiz Sleutjes; pelo Pe. João Vicente, da Paróquia Santo Expedito e membro da Capelania da Santa Casa; e pelo Pe. Hintz Santos, da Comunidade Shalom, da Arquidiocese de Fortaleza.
Mais do que uma instituição hospitalar, a Santa Casa é um patrimônio de fé, amor e cuidado com a vida. A celebração foi marcada por momentos de espiritualidade e gratidão, reunindo colaboradores, mesários, familiares, voluntários e membros da diretoria.
Durante a missa, símbolos que representam o trabalho e a missão de cada colaborador foram levados até o altar. Entre eles, o provedor Antonio Valerio Morillas Junior entrou com um quadro representando o prédio da Santa Casa, como sinal da história centenária da instituição. Ele esteve acompanhado da coordenadora das voluntárias da maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas; da diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; do diretor técnico, Dr. Roberto Muniz Junior; além de colaboradores e demais representantes da instituição.
Para o provedor Antonio Valerio Morillas Junior, celebrar 134 anos da Santa Casa é reconhecer a grandeza de uma missão que une ciência, compaixão e fé. “Cada profissional, voluntário e cada gesto dentro desta instituição é parte de uma história construída com muito esforço, dedicação e amor ao próximo. Que Deus continue nos guiando, para que possamos seguir cuidando da vida com excelência e humanidade.”
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, em virtude da comemoração do Dia Mundial do Autismo, firmou um termo de cooperação com o circo instalado na Avenida Getúlio Vargas, garantindo a entrada gratuita para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A isenção da taxa de entrada será concedida mediante a apresentação do Cartão Mais Acesso, emitido pela Secretaria. A iniciativa tem como objetivo ampliar a inclusão e garantir que pessoas com autismo tenham acesso a momentos de lazer de forma gratuita e acessível.
“O Cartão Mais Acesso se consolida, assim, como uma ferramenta essencial para garantir que essas pessoas possam usufruir de momentos de lazer, como no parque de diversões, sem custos”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, lembrando que a pasta trabalha ativamente para promover a acessibilidade e a inclusão social em diversas áreas.
O secretário ressaltou, ainda, que todos ganham com uma sociedade mais inclusiva. “Essa medida reforça o compromisso do Governo do prefeito Netto Donato com as pessoas com deficiência”.
Para usufruir do benefício, basta apresentar o Cartão Mais Acesso na entrada do circo. O circo conta com uma variedade de atrações para diferentes faixas etárias, proporcionando uma experiência divertida e acessível a todos.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos está localizada na Avenida São Carlos, nº 1.800, no centro. Outras informações sobre o Cartão Mais Acesso podem ser obtidas pelo telefone (16) 3306-8523.
SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato participou na manhã desta segunda-feira (14/04), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do anúncio realizado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, de 767 unidades habitacionais para o município, sendo 200 por Carta de Crédito Associativo (CCA) e 567 por Carta de Crédito Imobiliário (CCI), através do programa habitacional “Novo Casa Paulista”.
O objetivo do programa é facilitar o entendimento da população em relação aos programas e atendimentos habitacionais realizados pelo Governo de São Paulo, além de promover a cidadania e o acesso a moradias dignas para famílias de baixa renda.
O Casa Paulista é o maior programa habitacional do Governo de São Paulo. O programa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) reúne um rol de ações e serviços da Pasta e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
O Casa Paulista tem quatro frentes de atuação: concessão de crédito imobiliário para o cidadão adquirir seu imóvel diretamente com as construtoras/incorporadoras; construção e entrega de casas populares; regularização fundiária de imóveis em áreas urbanas; execução de obras de urbanização e de melhorias habitacionais e urbanas nos municípios paulistas.
Segundo Netto Donato, o objetivo de tanto trabalho é para ver o povo de São Carlos morando melhor, vivendo melhor. “Porque quando o lar chega, tudo muda. E a mudança já começou. Por isso, estaremos sempre juntos”, completa.
O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, do Secretário Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno, do presidente da PROHAB (Progresso e Habitação), Marquinho Amaral e pelo diretor administrativo da empresa, Cesinha Maragno.
CARTA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO (CCI) - O Casa Paulista, na modalidade CCI, é um programa de fomento que concede subsídios para famílias com renda de até três salários-mínimos adquirirem unidades habitacionais nos empreendimentos autorizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), no âmbito de financiamentos CAIXA-FGTS.
A demanda é aberta a todos que se enquadram nos critérios do programa e que tenham a habilitação devidamente aprovada pela Caixa Econômica Federal, responsável por conceder o financiamento habitacional das moradias.
O objetivo da gestão estadual, com essa modalidade, é auxiliar no suprimento das necessidades habitacionais dos municípios do Estado.
CARTA DE CRÉDITO ASSOCIATIVO (CCA) - Na modalidade Carta de Crédito Associativo, a CDHU concede financiamento a famílias com renda de até cinco salários mínimos para empreendimentos inscritos por meio de editais de credenciamento, que devem ter os projetos homologados. Para participar, o conjunto habitacional precisa estar incorporado e contar com documentação técnica e jurídica aprovada pela CDHU.
Os imóveis são financiados de acordo com os critérios da CDHU e das diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero e comprometimento de 20% da renda, com o pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos. As famílias também são isentas de encargos durante a fase de obras e o pagamento da primeira prestação vai ocorrer somente 30 dias após a entrega das chaves do imóvel pronto para morar.
SÃO CARLOS/SP - A Pizzaria Tomate Cru arrecadou e doou R$ 5 mil à Santa Casa de São Carlos, valor correspondente a 100% das vendas realizadas no dia 08 de abril, em uma ação solidária em apoio aos cuidados oncológicos prestados pela instituição. A iniciativa marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer e reforçou o papel da comunidade no fortalecimento da saúde pública.
A ação foi idealizada pelo proprietário da pizzaria, Gabriel Langhi, que perdeu a mãe para o câncer há poucos meses. Ele conta que a decisão de doar surgiu como uma forma de retribuir o acolhimento e o cuidado que ela recebeu durante o tratamento.
"Minha mãe foi muito bem cuidada na Santa Casa e nós, como família, fomos amparados em um momento difícil. Poder transformar esse sentimento de gratidão em uma ação concreta, que vai beneficiar outras pessoas, é muito especial para mim e para todos da Tomate Cru", disse Gabriel.
Gabriel esteve na Santa Casa para realizar pessoalmente a entrega da doação. Ele foi recebido pelo provedor Antonio Valerio Morillas Junior, pela gerente de Relações Institucionais Ariellen Guimarães, pelo vice-diretor técnico Dr. Flávio Guimarães, pela coordenadora de Captação de Recursos Andreia Lourenço, pelo mesário Luis Carlos Trevelin e pela coordenadora do grupo de voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas.
O provedor da Santa Casa agradeceu a doação e destacou o impacto do gesto. "O valor arrecadado vai contribuir diretamente para a melhoria dos nossos serviços oncológicos. A solidariedade do Gabriel e de todos os clientes da Tomate Cru fortalece o trabalho da Santa Casa e leva esperança a muitos pacientes. Gestos como esse mostram o quanto a causa da saúde é capaz de mobilizar e unir as pessoas", afirmou Morillas Junior.
Márcio Ribeiro da Silva foi 4º colocado no geral e campeão em sua categoria
RIO CLARO/SP - Esse final de semana o atleta Márcio Ribeiro da Silva, que representa a Associação São-carlense de Atletismo, representou muito bem a equipe, em Rio Claro, durante a Festa Run, que teve um percurso de 5 km e foi realizada na tarde de sábado, 12.
Treinado por Paulo César Paiutto, Márcio foi 4° colocado no geral e 1° colocado da categoria 40/49 anos. “Márcio é um atleta que já representou o Brasil em competições internacionais e sua especialidade é os 1500m, mas compete muito bem os 5000 m e 10000 m. Esse ano ele vai representar muito bem nossa São Carlos nas competições oficiais. Parabéns ao atleta”, disse o coordenador Altair Maradona.
Sempre no pódio
Márcio é um dos destaques da ASA e em 2025 já esteve presente em várias competições, sempre se destacando. Os principais resultados na temporada foram:
3º colocado geral na Meia Maratona de Americana nos 10km;
2º colocado geral na corrida Salve o Rio Piracicaba nos 10km;
2º colocado no Circuito Pague Menos - etapa Limeira nos 5km;
Campeão na Corrida Anima Artur Nogueira – nos 10km;
Campeão na 2ª etapa Circuito Pague Menos Americana – nos 10 km;
4º colocado geral na Corrida Fest Run Rio Claro – nos 5 km.
SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso e o secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, João Muller, receberam na tarde desta sexta-feira (10/04) representantes da concessionária Rumo para a apresentação da versão final do projeto do viaduto da Avenida Morumbi. Participaram do encontro Marcelo Rodrigues, da área de Relações Governamentais, e os engenheiros Suellen dos Reis Margarido e Thiago Eloy.
Em agosto do ano passado, a proposta inicial apresentada pela empresa foi rejeitada pelos técnicos da Prefeitura, que apontaram falhas na metodologia construtiva. Segundo o secretário João Muller, a nova proposta foi bem recebida pela equipe técnica e, com a validação do prefeito Netto Donato, a empresa está autorizada a elaborar o projeto executivo e dar início ao processo de contratação da obra.
A construção será realizada em duas etapas. A primeira contempla a execução do viaduto sobre a Avenida Morumbi, com acesso pela CDHU, na Estrada Municipal, nas proximidades da Avenida Airton Leopoldino Filho.
Durante a reunião, também foram discutidas três obras complementares de acessibilidade vinculadas ao Viaduto 4 de Novembro. Essas intervenções devem ser realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo, com investimento estimado em R$ 3,2 milhões. A contratação será feita diretamente pelo município, enquanto a concessionária será responsável pelo repasse dos recursos, conforme explicou João Muller. A adequação da acessibilidade no local foi solicitada pelo Ministério Público.
Outras obras importantes já foram realizadas pela Rumo como parte da outorga de concessão da Malha Paulista. A primeira foi a duplicação do pontilhão da Praça Itália, com investimento superior a R$ 19 milhões. Em seguida, foi construída a alça viária que liga o Viaduto 4 de Novembro à Rua General Osório, incluindo recuperação estrutural do viaduto, pavimentação e pintura, com aporte de R$ 18 milhões.
A terceira obra, no valor de R$ 7 milhões, consiste na passagem sobre a linha férrea na Vila Morumbi, região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres. Esta estrutura faz parte do complexo viário do novo viaduto a ser construído na Avenida Heitor José Reali, sentido Avenida Morumbi.
A Rumo também realizou importante obra de combate a enchentes, atendendo determinação da Justiça Federal. A concessionária ampliou a vazão do córrego Monjolinho sob a linha férrea com a construção de uma ponte de 86 metros, projetada para sustentar os trilhos. O investimento foi estimado em R$ 120 milhões, com impacto direto na melhoria da vazão do córrego na região da Rotatória do Cristo
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, entregou nesta sexta-feira (11/04) a unidade do Serviços Integrados do Município - SIM “Osmar Saladini”, agora em novo endereço, na avenida São Carlos, nº 2.142, no Centro.
A mudança de local ocorreu devido à necessidade de ampliar o quadro de servidores e melhorar a estrutura de atendimento. “A unidade anterior apresentava limitações de espaço e estrutura antiga. Esse novo prédio possui características modernas e tecnológicas, garantindo melhores condições para os servidores e um atendimento mais eficiente à população”, afirmou o secretário de Fazenda, Mário Luiz Duarte Antunes.
O SIM oferece uma variedade de serviços, incluindo emissão de alvarás, abertura de empresas, cadastro de autônomos, isenção de IPTU para aposentados e pensionistas, além de informações sobre IPTU e dívida ativa. Segundo Antunes, são realizados cerca de mil atendimentos por semana.
O novo espaço tem três pavimentos e abriga setores como fiscalização, atendimento, receitas e cadastros. De acordo com Márcio Faustino, secretário adjunto de Receitas e Rendas, agora são 15 guichês disponíveis: dois para triagem, dez para atendimento ao público em geral e três exclusivos para empresas e contadores. “Estamos implementando um novo modelo de atendimento com plantão fiscal, além de suporte de profissionais da Vigilância e da Habitação”, explicou.
O prédio conta ainda com 1.500 metros quadrados, novo mobiliário e ambiente climatizado. Para o prefeito Netto Donato, a mudança está alinhada com o objetivo da gestão de modernizar a cidade. “Queremos que São Carlos seja tecnológica e acolhedora. O novo SIM proporciona conforto, acessibilidade e um atendimento mais eficiente”, destacou.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Roselei Françoso, também ressaltou a localização central como um fator positivo, facilitando o acesso da população e contribuindo para a redução no tempo de espera.
Durante a entrega, o vereador Bruno Zancheta, representando a Câmara Municipal, elogiou a nova estrutura. “Esse espaço traz dignidade para os servidores e melhora significativa no atendimento à população”, disse.
Endereços das unidades do SIM:
Centro: Avenida São Carlos, nº 2142 | Atendimento: 8h às 16h | Telefones: (16) 3362-2960 / 3362-2961;
Vila Prado: Rua Bernardino de Campos, nº 636 | Atendimento: 8h às 16h | Telefone: (16) 3374-2266;
Cidade Aracy: Rua Regit Arab, nº 205 (ao lado do Banco do Brasil) | Atendimento: 8h às 12h e 13h às 16h | Telefones: (16) 3419-8150 / 3419-8160.
SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira, 10 de abril, a Santa Casa de São Carlos promoveu o treinamento “Liderança 5.0”, no auditório Alois Partel, com o professor Fabrízio Rosso da Fator RH. O encontro reuniu líderes da instituição e também de outras Instituições de Saúde para uma imersão em temas como inovação, protagonismo, inteligência emocional e gestão de equipes diante dos desafios contemporâneos.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, participou da atividade e destacou a importância de fortalecer o papel das lideranças internas: “Investir no desenvolvimento das nossas lideranças é essencial para garantir um ambiente mais colaborativo, eficiente e preparado para as transformações do setor da saúde.”
O treinamento foi viabilizado pelo setor de Gestão de Pessoas em parceria com a Fator RH e contou com a presença do gerente Samir Rodrigues, que ressaltou o impacto da formação contínua. “A proposta da Liderança 5.0 é colocar o ser humano no centro das decisões, com responsabilidade, visão de futuro e sensibilidade. Estamos preparando nossos líderes para uma atuação cada vez mais estratégica e humanizada.”
A capacitação faz parte das ações do plano de desenvolvimento de lideranças da Santa Casa e reforça o compromisso da instituição com a valorização e o crescimento de seus profissionais.
Instalação de barreiras rígidas partirão do quilômetro 242+500m no Jardim Embaré
SÃO CARLOS/SP - A concessionária Ecovias Noroeste Paulista iniciará, na próxima segunda-feira (14/04), as obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos (SP). Os trabalhos começarão no quilômetro 242+500m, no Jardim Embaré, e seguirão até o 227+800m, início da concessão da empresa, nas proximidades do trevo de acesso a Descalvado.
Nesta fase inicial da obra, prevista para ocorrer entre os dias 14 de abril e 9 de maio, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, do tipo New Jersey, no trecho entre os quilômetros 240+400 e 238+500. Entre os dias 17 e 22 de abril, a concessionária realizará a Operação Especial Páscoa + Tiradentes, com a suspensão das obras a partir das 12h da quinta-feira (17), visando garantir melhor fluidez no tráfego durante o feriado prolongado.
Barreiras rígidas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central, como planejado e divulgado. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.
Instaladas seguindo o canteiro central, as New Jersey têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.
A Ecovias Noroeste Paulista divulgará, periodicamente, o cronograma e as interdições necessárias durante a execução dos trabalhos. O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 6h às 17 horas e de sexta-feira, das 6h às 16 horas. O cronograma está sujeito a alterações. Ele e várias outras informações podem ser acompanhados pelo perfil oficial da concessionária no Instagram: @ecoviasnoroeste.
Para minimizar impactos, a concessionária adotará medidas de sinalização e gerenciamento de tráfego para assegurar que o fluxo nas faixas não afetadas continue sem interrupções. Eventuais fechamentos temporários serão realizados de maneira controlada e comunicados previamente.
Sobre as obras em São Carlos
Serão construídos 19,2 quilômetros de terceiras faixas, sendo 10 na pista norte, sentido capital-interior, e 9 na sul. Na maior parte do trecho, elas serão implantadas no canteiro central da rodovia. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2027. O investimento da empresa será superior a R$ 150 milhões, contemplando, inclusive, toda a infraestrutura necessária, como iluminação, drenagem, sinalização e pavimentação.
O projeto também contempla a construção de uma marginal com 3,1 quilômetros (2,3 na pista norte e 770 metros na sul), que irá da Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Novo Horizonte, até a Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará. Haverá adequação de duas rotatórias existentes neste trecho.
Serão feitos, ainda, 3,9 quilômetros de ciclovias e duas novas passarelas para pedestres, nos quilômetros 231+100m e 236+200m (Jardim Tangará e Jardim Paulistano) – o trecho já conta com outras três passarelas. Uma nova Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) será implantada no quilômetro 252, na região de Ibaté. Estão previstas, também, alargamentos e adequações de Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, viadutos, passagens inferiores e superiores, etc.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.