Jornalista/Radialista
ARARAQUARA/SP - Um funcionário do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), do setor de cortes, foi agredido durante o serviço, na Avenida Cientista Frederico de Marco, na última quarta-feira (19).
Segundo informações, a vítima de 37 anos, foi efetuar o corte de água em um estabelecimento comercial, sendo recebido pelo proprietário, um homem de 34 anos. Ele afirmou que, mesmo mostrando a conta paga, o funcionário da autarquia fez o corte e houve um entrevero entre o funcionário e o proprietário do estabelecimento.
As partes foram levadas na delegacia onde o caso foi registrado em boletim de ocorrência.
Segundo o proprietário, a ação foi irregular e teria, além das contas pagas, gravações que comprovam suas alegações.
Em nota, o Daae esclarece que o corte de água ocorrido em um estabelecimento comercial, localizado na avenida Frederico de Marco, na Vila Xavier, no dia 19 de julho, ocorreu devido aos débitos referentes aos meses de março e abril de 2023, totalizando o valor de R$ 1.991,60.
Conforme o procedimento da autarquia, às 9h, o funcionário esteve no imóvel para o procedimento de corte. O usuário não apresentou o comprovante de pagamento. Assim, o funcionário começou a execução do serviço.
Após a realização do corte, o funcionário saiu de moto para o próximo serviço, quando ouviu um carro acelerando. No veículo, estava o usuário, dono do restaurante, que partiu para cima do funcionário, derrubando-o ao chão. Em seguida, deixou o local sem prestar ajuda ao funcionário.
Diante desta situação, foi necessário acionar a polícia militar e a equipe de apoio, que veio de carro, para ajudar na execução do serviço.
O Daae conclui que o imóvel teve o abastecimento de água interrompido na calçada, com a retirada do medidor. Os funcionários do Daae estiveram no local para dar apoio ao funcionário. Informa, ainda, que após o pagamento dos débitos será feita a reabertura da água, dentro do prazo legal de 48 horas.
Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA
Os entorpecentes foram encontrados em dois veículos; um deles era roubado
ARAÇOIABA DA SERRA/SP - A Polícia Militar Rodoviária prendeu dois homens em flagrante na quinta-feira (20) com uma tonelada de maconha no Km 118 da rodovia Raposo Tavares, em Araçoiaba da Serra. Os entorpecentes eram transportados em dois veículos, um deles sendo roubado.
Equipes do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária estavam em patrulhamento quando abordaram os dois veículos. Durante a vistoria no porta-malas, foram encontrados e apreendidos 1.337 tabletes de maconha, que pesaram 1.070 quilos da droga, e 30 pacotes de Skank, totalizando 15 quilos. Os policiais ainda constataram que um dos veículos era roubado.
A dupla foi presa em flagrante. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Judiciária em Araçoiaba da Serram como tráfico de drogas e receptação.
SÃO PEDRO/SP - Motoristas que estão em São Pedro e tenham como destino a SP 304 - Rodovia Geraldo de Barros, em direção a Piracicaba ou a Santa Maria da Serra, ou a SP 191 – Rodovia Carlos Mauro, em direção à Charqueada, precisam ficar atentos à mudança no trajeto. A partir desta sexta-feira (21), a alça que liga o município à rodovia, pela Avenida dos Imigrantes (SPA198/304), será fechada em razão das obras de alargamento do viaduto localizado alguns metros à frente.
Em razão da interdição, os usuários terão de seguir por uma rota alternativa, por dentro do município, para acessar a SP 304. A orientação aos motoristas é seguir pela Avenida dos Imigrantes até a Avenida São João. Ao passar pelo Ginásio de Esportes Municipal "Bordadão", o usuário deve virar à esquerda na Avenida Paschoal Antonelli para ter acesso à rodovia e seguir viagem, conforme mostra a ilustração. A alteração ocorre apenas para os motoristas que saem de São Pedro. A chegada ao município tanto pela SP 304 quanto pela SP 191 encontra o caminho livre.
Desde o dia 12 deste mês, a Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza obras de alargamento do viaduto localizado no km 198 da SP 304. Para a execução dos trabalhos, o tráfego sobre o dispositivo teve de ser fechado para os motoristas que seguem de São Pedro em direção à Piracicaba. Com o andamento das obras, neste momento, será necessária a interdição também da alça de acesso à SP 304 em direção à Santa Maria da Serra.
Atualmente, o dispositivo possui pista simples com uma faixa de rolamento em cada sentido. Após a conclusão dos serviços, o viaduto passará a contar com acostamento nos dois sentidos. A estrutura nova contará ainda com espaço para circulação de pedestres, tornando a travessia mais segura. A previsão inicial é de que os trabalhos sejam encerrados em dezembro deste ano. Os trechos próximos ao local da obra estão sinalizados e são monitorados pela equipe de tráfego da Concessionária.
IBATÉ/SP - A bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Ibaté, Letícia Silveira Toniolo, está entre os gestores selecionados para compor o grupo de trabalho para a constituição de uma governança para o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), que tem por objetivo formular políticas de governança que fortaleçam a rede de bibliotecas paulistas.
O grupo de trabalho é composto por gestores das 15 regiões administrativas do Estado, sendo a cidade de Ibaté uma das selecionadas para representar a região administrativa central.
O foco dos encontros do grupo é desenvolver o potencial da rede de bibliotecas, pensar a colaboração entre as unidades por meio de inovação e redes cooperativas, além de desenvolver práticas que têm por objetivo aperfeiçoar e atender às suas demandas em longo prazo.
A última reunião do grupo de trabalho aconteceu no dia 10 de julho, nas dependências da Biblioteca de São Paulo (BSP), onde foram realizadas dinâmicas a fim de discutir e levantar propostas para a incidência de municípios e regiões administrativas na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB) do Estado de São Paulo, com o fim de assegurar a todos o acesso ao livro, à leitura e à literatura. Também foram trabalhados temas referentes à curadoria de livros para a rede de bibliotecas do Estado e formulação de estratégias que garantam o acesso e a participação ativa destas bibliotecas aos processos curatoriais e formação de acervos inclusivos.
Para Letícia, é muito gratificante integrar este grupo. “Sou grata por conseguir contribuir para o fortalecimento das bibliotecas públicas de São Paulo, onde muitas acabam enfrentando sérias dificuldades por falta de investimentos”, apontou. Além desta contribuição, a gestora destaca a importância da formação de conexões entre os pares - que proporciona maior visibilidade da Biblioteca de Ibaté entre as bibliotecas do Estado -, e a constante capacitação na área, garantindo o desenvolvimento de melhores práticas de gerenciamento da biblioteca e ações voltadas à população.
SisEB
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) integra as 606 bibliotecas públicas em 435 municípios paulistas, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, laboratórios de experiências do conceito Biblioteca Viva. É coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a SP Leituras como parceira em sua operação.
Biblioteca Municipal de Ibaté
Endereço: Av. São João, 742, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Telefone: (16) 3343-3067
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.