fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO PAULO/SP - Representando o prefeito Airton Garcia, o secretário municipal de Governo, Netto Donato, acompanhado do vereador Elton Carvalho, participou de uma reunião na quinta-feira (20/07), na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, para discutir a construção do novo prédio da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) em São Carlos.
A delegação foi recebida pela diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que, atendendo ao pedido são-carlense, confirmou que o Governo do Estado irá custear a construção das novas instalações da faculdade na cidade, em um investimento orçado em cerca de R$ 35 milhões e que consta no orçamento estadual para execução em 2024.
As melhorias serão alcançadas em uma parceria com a Prefeitura que, nesta agenda, encaminhou a documentação completa para doação do terreno em que será construída a FATEC. Em setembro, o núcleo gestor do Centro Paula Souza pretende vir a São Carlos para realizar um evento a fim de receber oficialmente a área em que a unidade acadêmica será instalada.
A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, menciona que as melhorias são fundamentais para que este serviço siga progredindo na cidade. “A FATEC foi implantada em São Carlos em uma área cedida pela Secretaria Municipal de Educação, que nos acolheu muito bem, mas as atividades cresceram e, no momento, demandam instalações mais adequadas e ajustadas, o que já estamos providenciando. Importante destacar que já houve as providências da Prefeitura e teremos na cidade uma das FATECs mais bonitas, além de mais ampla e iluminada, com refeitório e quadra poliesportiva”, disse Laura.
A conquista foi comemorada pelo secretário municipal de Governo, Netto Donato, que lembrou da importância da união entre os poderes para que os avanços na qualidade dos serviços possam continuar ocorrendo na cidade. “Esta foi uma reunião muito produtiva porque tivemos a confirmação de que está no orçamento do Governo do Estado essa verba para construção da FATEC e estão sendo elaboradas as minutas e o processo para que possamos assinar essa doação da área. Isso é resultado de um trabalho muito árduo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, neste ato representado pelo vereador Elton Carvalho, bem como de agentes como o ex-deputado Lobbe Neto e de todas as pessoas que participaram deste processo sob comando do prefeito Airton Garcia”, celebra Netto.

SÃO CARLOS/SP - Em comemoração ao Dia do Motorista o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) fará uma grande mobilização nacional para homenagear esses profissionais e também apresentar à população os seus serviços. A iniciativa destaca a importância desses trabalhadores para o Brasil, valoriza a atividade e reforça a mensagem. 
A Mobilização Nacional do Dia do Motorista acontecerá, de forma presencial, em centenas de pontos por todo o Brasil, como em locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor. 
Em São Carlos, com o apoio da Prefeitura, o evento será realizado na unidade local do SEST SENAT neste sábado dia (22/07),  das 8h às 12h, localizada na Rua Vera Maiello César, n.º 395, no Parque Novo Mundo. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito vai apresentar à população a mini cidade do trânsito com diversas atividades, como blitz educativas e palestras de conscientização.
A população vai receber também dicas e orientações de saúde, saber como se capacitar e ter momentos de descontração com atrações para toda a família, guloseimas e brinquedos infláveis, pintura facial, personagens infantis, pipoca e algodão doce.
O Dia do Motorista é celebrado em 25 de julho, e o SEST SENAT fará, durante todo o mês, uma grande mobilização nacional para homenagear esses profissionais.

Curso de aperfeiçoamento profissional é online, gratuito e aberto ao público interessado

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento profissional "Estratégias de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos aplicadas ao contexto da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (UGRHI-13)", oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e vinculado ao Programa de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos, da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tietê-Jacaré (UGRHI-13), no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ).
O objetivo é formar, sensibilizar e mobilizar gestores e técnicos municipais, estudantes, educadores e profissionais em geral para o desenvolvimento de estratégias e ações de drenagem sustentável e de revitalização e renaturalização de rios urbanos. A intenção também é debater bases teóricas e apresentar experiências práticas e aplicadas sobre casos que proponham modelos e tecnologias inovadoras nas temáticas envolvidas.
Trata-se de um curso totalmente online e gratuito, com 100 vagas destinadas a interessados em geral e, prioritariamente, para técnicos, gestores e representantes dos 34 municípios que compõem a Bacia do Tietê-Jacaré.
O curso está estruturado em dois módulos independentes. Serão 10 encontros virtuais, sempre às terças-feiras, das 9 às 12 horas, no período de 8 de agosto a 31 de outubro.
As inscrições são feitas mediante preenchimento de formulário, até 31 de julho. Para se inscrever e consultar a programação, acesse o formulário online https://encurtador.com.br/nVZ04.
Atividades são gratuitas e acontecem nos dias 28 e 29 de julho; minicurso recebe inscrições

 

SÃO CARLOS/SP - Quais as modalidades de jogos indígenas? Quais etnias participam? Quais são os valores que guiam essas práticas? Para compreender essas questões, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a palestra "Aspectos da cultura indígena e jogos dos povos indígenas" e o minicurso "Jogos dos povos indígenas". A iniciativa é da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, com o apoio cultural do Rotary Club de São Carlos - Pinhal. 
"A cultura indígena vem se perdendo em face da força com que a cultura economicista e as mercadorias materiais e simbólicas da sociedade de consumo contemporânea têm subsumido as comunidades em geral e a cultura dos povos originários em particular", alerta o professor Waldemar Marques Junior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, que ainda ilustra as diferenças entre a cultura indígena e a do Ocidente. "Por exemplo, nos resultados alcançados nos jogos indígenas originais, todos comemoravam o sucesso do ‘adversário’; inclusive, quando os indígenas conheceram o futebol, quando alguém fazia o gol, todos comemoravam, porque tinha-se uma catarse estética coletiva e não individual". Dessa forma, abordar "a cultura e os jogos indígenas - ainda que já contaminados com o fenômeno da esportivização na forma de disputas, premiações com medalhas etc. - possibilita resgatar a memória cultural desta população massacrada, e possibilita à população em geral e aos estudantes em particular a apropriação de fragmentos dessa cultura e, principalmente, a reflexão sobre a resistência possível dessa cultura solidária quando viviam em comunidade", esclarece o docente. 
Para Celso Rizzo, sócio do Rotary - Pinhal, trata-se de uma oportunidade para a entidade participar, junto aos organizadores, dessas atividades: "O Rotary busca, por meio de seus projetos, ser uma organização diversificada, equitativa e inclusiva. Essa iniciativa vai ao encontro desses três princípios. Esperamos estar sempre envolvidos com eventos como esse".

Programação
No dia 28 de julho, sexta-feira, às 19 horas, no Teatro Bento Prado Junior da UFSCar, acontece a palestra "Aspectos da cultura indígena e jogos dos povos indígenas". O tema será ministrado por Vicente Bonachela, que é formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos e autor do livro "Um olhar sobre a Cultura Indígena", baseado em sua experiência de 23 anos de trabalho com comunidades indígenas do litoral sul do estado de São Paulo. Desde 2004, professor Vicente é membro da equipe do líder indígena Marcos Terena, responsável pela organização dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas. Em 2015, participou da organização da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizada em Palmas (TO). A palestra é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
No sábado, dia 29 de julho, acontece o minicurso "Jogos dos Povos Indígenas", que terá conteúdo teórico e prático organizado em dois módulos: módulo 1, das 9 às 12 horas, e módulo 2, das 14 às 17 horas. Entre os temas abordados estão a história dos Jogos Indígenas, etnias participantes, modalidades de esportes disputadas, Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, quadro de honra, projeção de vídeo sobre os jogos, entre outros. A parte prática inclui cabo de força, arremesso de lança, luta corporal Huka Huka, corrida com tora, jogo de peteca, txakemake (brincadeira Tupi Guarani), entre outras atividades. O minicurso também será ministrado por Vicente Bonachela, no Teatro de Bolso, no Ginásio de Esportes e nas Quadras de Areia da UFSCar. 
As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho, pelo formulário online https://encurtador.com.br/ceAM4. As vagas são limitadas e haverá certificado aos participantes. Mais informações podem ser obtidas com a secretaria da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, pelo telefone (16) 3351-8379 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.