Jornalista/Radialista
INGLATERRA - Liverpool e Chelsea ficaram com as duas últimas vagas do Campeonato Inglês para a Liga dos Campeões, enquanto o Leicester não conseguiu a classificação pela segunda temporada consecutiva após uma última rodada estressante no domingo (23).
Não houve drama para o Liverpool, que venceu o Crystal Palace por 2 a 0, e terminou a competição em terceiro lugar (uma boa posição para uma temporada difícil na qual não conseguiu defender seu título).
GET IN, REDSSSSS!!! ?
— Liverpool FC (@LFC) May 23, 2021
O Chelsea perdeu de 2 a 1 para o Aston Villa, resultado que poderia ter encerrado sua luta para terminar entre os quatro primeiros. No entanto, eles foram salvos pelo arquirrival Tottenham, que, por duas vezes, se recuperou de desvantagem de um gol para vencer o Leicester por 4 a 2.
Narrow defeat at Villa Park, but results elsewhere mean we qualify for the Champions League next season. ?#AVLCHE pic.twitter.com/fOQ1pmVEsQ
— Chelsea FC (@ChelseaFC) May 23, 2021
Harry Kane marcou pelo Tottenham e terminou o Campeonato Inglês como artilheiro pela terceira vez, com 23 gols. O galês Gareth Bale fez dois gols na reta final da partida.
????-???? ⏱ Two late @GarethBale11 strikes secure the victory on the final day! ?
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) May 23, 2021
? #LCFC 2-4 #THFC ⚪ pic.twitter.com/CTv8UCAbfG
O Liverpool ficou com 69 pontos, seguido pelo Chelsea, com 67, e Leicester, com 66.
O argentino Agüero marcou duas vezes em seu último jogo de Campeonato Inglês pelo Manchester City na goleada de 5 a 0 sobre o Everton.
FULL-TIME | What more can we say?
— Manchester City (@ManCity) May 23, 2021
Thank you so much, @aguerosergiokun! ?
? 5-0 ⚫️ #ManCity | https://t.co/axa0klD5re pic.twitter.com/bfz6rkjTDt
O Manchester United, segundo colocado, bateu o Wolverhampton por 2 a 1 e terminou a 12 pontos do City.
*Por Martyn Herman / REUTERS
BRASÍLIA/DF - A partir das 10h de hoje (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se vai receber dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.
Será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, R$ 5.548.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta ao site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
*Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
SÃO PAULO/SP - O São Paulo voltou a ser o primeiro dentre os grandes na tarde deste domingo. No Estádio do Morumbi, o time tricolor foi superior diante do rival Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista e finalmente encerrou seu jejum de títulos ao ganhar por 2 a 0.
Diante de um Palmeiras apagado, Luan colocou o time de Hernan Crespo em vantagem no primeiro tempo e Luciano aumentou na etapa complementar. O São Paulo não ganhava o Paulista desde 2005 e havia festejado um título pela última vez em 2012, ano da conquista da Copa Sul-Americana.
Pela sexta rodada da Libertadores, o São Paulo volta a campo para enfrentar o Sporting Cristal às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, no Morumbi. Já o Palmeiras pega o Universitario às 19 horas de quinta, no Allianz Parque. Os dois times paulistas já estão classificados às oitavas de final.
O Jogo – Em uma etapa inicial de poucas oportunidades, o Palmeiras chegou ao ataque primeiro. Após passe de Raphael Veiga na esquerda, Rony recebeu no mano a mano diante de Léo e rolou pelo meio para Danilo Barbosa. O meio-campista, então, bateu de primeira, mas chutou a bola pela linha de fundo.
Pouco depois, perto do banco de reservas do Palmeiras, Liziero acertou o braço no rosto de Rony e foi encarado por Abel Ferreira. O árbitro Raphael Claus mostrou cartão amarelo ao são-paulino e, com serenidade, conseguiu controlar os ânimos dos dois lados.
O São Paulo balançou as redes aos 36 minutos do primeiro tempo. Após toque de Pablo pela esquerda, Felipe Melo afastou de cabeça. Na sobra, Luan dominou e bateu para o gol de fora da área. A bola desviou no próprio Felipe Melo e enganou Weverton, que não conseguiu defender.
O time da casa quase ampliou no Morumbi logo no começo da etapa complementar. Arboleda fez lançamento longo do lado direita da defesa e Gabriel Sara furou a cabeçada. Atento, Luciano aproveitou vacilo de Luan e finalizou, mas o zagueiro palmeirense ainda conseguiu desviar.
Apesar das mudanças de Abel Ferreira, o Palmeiras, limitado aos cruzamentos dentro da área, era incapaz de assustar Tiago Volpi. Aos 31 minutos, Rodrigo Nestor recebeu de Rojas pela esquerda e cruzou rasteiro para Luciano definir com precisão diante de Weverton.
Em uma nova chegada do São Paulo, Nestor cruzou da direita, Luciano escorou de cabeça e Sara completou para defesa milagrosa de Weverton. Na tentativa de iniciar uma reação, o Palmeiras arriscou mais durante os minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota.
*Por: GAZETA ESPORTIVA
MÔNACO - Foi um passeio. Sem o pole Charles Leclerc na pista para desafiá-lo na largada, Max Verstappen só tratou de defender a posição na largada contra Valtteri Bottas, tomar a dianteira da corrida e partir para uma grande vitória no GP de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, neste domingo (23). Com atuação irretocável, o holandês recebeu a bandeirada de Serena Williams, venceu pela segunda vez na temporada e, de quebra, ainda viu o rival Lewis Hamilton amargar um grande revés ao lado da Mercedes, irreconhecível no fim de semana.
O heptacampeão não foi concorrente direto sequer ao pódio em momento algum da corrida. A Mercedes ainda tentou uma estratégia diferente ao chamá-lo antes para fazer o pit-stop e buscar o undercut contra Pierre Gasly. Não deu certo, e Lewis cruzou a linha de chegada apenas em sétimo. A Mercedes ainda se deparou com um problema na parada de Bottas, que abandonou quando tinha a chance de voltar ao pódio. Os mecânicos da equipe não conseguiram soltar a roda dianteira direita em razão de uma porca solta.
Desta forma, Verstappen não apenas assume a liderança do campeonato, pela primeira vez na sua carreira — com 105 pontos, contra 101 de Hamilton —, como a Red Bull desbanca a Mercedes para virar líder do Mundial de Construtores. É a primeira vez desde o GP da Inglaterra de 2018 que a equipe heptacampeã do mundo não conhecia outra posição que não o #1 na tabela. Max faz história também ao ser o primeiro holandês a liderar o Mundial de Pilotos.
Carlos Sainz, com a Ferrari que sobrou na corrida, alcançou o seu melhor resultado correndo pela equipe de Maranello e terminou na segunda colocação, consolidando assim um excelente fim de semana. Lando Norris, com a McLaren, conseguiu sustentar a terceira posição depois da forte pressão de Sergio Pérez, da Red Bull, e foi ao pódio pela segunda vez na temporada. O mexicano também conseguiu seu melhor resultado pela equipe taurina e foi quarto, seguido por Sebastian Vettel, na melhor atuação correndo pela Aston Martin. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, conseguiu encaixar grande resultado e foi o sexto, à frente até mesmo de Hamilton, que teve como consolo a volta mais rápida e o ponto extra da prova.
Lance Stroll consolidou a boa jornada da Aston Martin e foi o oitavo, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, enquanto Antonio Giovinazzi somou o primeiro ponto da Alfa Romeo no ano ao terminar em décimo.
Antes mesmo da largada, Charles Leclerc, dono da pole-position, enfrentou um revés inacreditável. Na saída para o grid, o piloto da casa reportou problemas no câmbio do carro da Ferrari e voltou para os boxes. A equipe não teve sequer tempo para fazer nada em termos de reparo no equipamento. O monegasco não conseguiu largar na corrida que era a sua grande chance de vencer no seu país natal.
Sem Leclerc na frente como maior oponente, Max Verstappen, então segundo lugar no grid, teve a pista limpa para a largada em Mônaco. Depois da volta de apresentação, o holandês colocou seu carro apontado para o lado oposto no colchete e, com o apagar das luzes, acelerou para evitar a ultrapassagem de Valtteri Bottas. Com manobra bastante inteligente, o piloto da Red Bull se manteve na liderança no começo.
As primeiras posições foram mantidas pelos respectivos pilotos após as primeiras voltas: Verstappen na frente, seguido por Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Lando Norris, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Antonio Giovinazzi e Esteban Ocon fechando o top-10. Quem ganhou boas posições foi Fernando Alonso, que subiu para P14.
Daí em diante, a prova foi uma verdadeira procissão, sem grandes emoções ou brigas diretas por posição. Verstappen tinha uma ligeira vantagem para Bottas, de cerca de 2s. Sainz vinha mais atrás e era seguido por Norris e Gasly, enquanto Hamilton não conseguia sair da sexta posição.
O único incidente digno de nota era a advertência, com bandeira preta e branca, que Norris sofria por exceder os limites da curva 10, que é a chicane do Porto.
À altura da volta 25, os líderes começaram a pegar os primeiros retardatários, no caso, os carros da Haas de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, e depois a AlphaTauri de Yuki Tsunoda. Verstappen abriu vantagem e tinha quase 5s de frente para Bottas.
Na volta 30, Hamilton foi aos boxes para tentar o 'pulo do gato' na estratégia e trocar os pneus macios pelos duros. A tática era aproveitar a pista limpa à frente para buscar o undercut e conseguir boas posições na corrida. No giro seguinte, foi a vez de Bottas fazer a sua parada. Só que a corrida do finlandês acabou depois de um problema que os mecânicos da Mercedes enfrentaram para retirar a roda dianteira direita.
A corrida foi totalmente fora da curva para a Mercedes, que viu Bottas abandonar em razão de um problema no pit-stop e Hamilton sem conseguir passar Gasly. Pior, os dois foram superados por Vettel após a parada.
Pérez esticou ao máximo seu período na pista e, com as trocas de pneus dos seus oponentes, subiu para segundo, logo atrás de Verstappen e à frente de Sainz, Norris, Vettel, Gasly e Hamilton. Max fez sua parada na volta 34 e também voltou à pista com pneus duros. 'Checo', então, tinha pista limpa antes do seu pit-stop.
Pérez fez a troca de pneus na volta 36. A Red Bull conseguiu se dar bem na estratégia e colocou Pérez em quarto lugar, atrás de Verstappen, Sainz, Norris e à frente de Vettel, Gasly e Hamilton. O heptacampeão, inclusive, se mostrava enormemente irritado por perder a posição para o mexicano no undercut.
A corrida estava toda desenhada para a vitória de Verstappen, o que, diante da colocação de Hamilton e do abandono de Bottas, mudaria por completo a história do campeonato.
Depois das paradas para troca de pneus, Antonio Giovinazzi permanecia em uma boa posição para somar o primeiro ponto da Alfa Romeo e era o décimo, atrás de Esteban Ocon, da Alpine, e logo à frente do companheiro de equipe Kimi Räikkönen. Daniel Ricciardo era o 12º, logo à frente da Alpine de Alonso. Quem também se deu bem durante a janela de pit-stops foi Lance Stroll, que pulou para oitavo lugar.
Verstappen seguia na liderança de forma bastante confortável, cerca de 3s8 para Sainz, com 20 voltas para o fim da corrida. Norris começava a sofrer com a falta de ritmo e perdia cada vez mais terreno para Pérez, enquanto Vettel partia para o seu melhor resultado na temporada.
Para não dizer que não havia briga, Giovinazzi apertava o ritmo na luta com Ocon pelo nono lugar. O italiano, fosse qual fosse o resultado, vivia um ótimo fim de semana no Principado. Já Stroll, depois de ter feito seu pit-stop, era investigado pelos comissários por ter passado em cima da linha na saída do pit-lane, mas não houve punição.
Com 12 voltas para o fim, a diferença de Pérez para Norris era de menos de 1s. Parecia somente questão de tempo para que o mexicano fizesse a ultrapassagem. Mas em Mônaco tudo é muito diferente.
Quando restavam dez voltas para o fim, a Mercedes chamou Hamilton para um pit-stop extra e colocou pneus macios para que o heptacampeão tentasse fazer a volta mais rápida da corrida e, assim, faturar mais um ponto. Já Tsunoda, com pneus macios, virava 1min13s037, recorde absoluto de Mônaco em corrida.
Verstappen nadava de braçada e tinha 8s6 de frente para Sainz com oito voltas para o fim da corrida. Pérez estava perto de Norris como Giovinazzi pressionava Ocon, mas uma manobra de ultrapassagem, nos dois casos, parecia improvável. E Hamilton virava 1min12s909, a volta mais rápida da história de Mônaco em corrida e se aproximava do ponto extra.
Ao fim de 78 voltas, Verstappen confirmou a conquista de uma vitória inapelável, acumulou seu triunfo 12 na Fórmula 1 e, de quebra, assumiu a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez em um dia que deu tudo errado para Hamilton e para a Mercedes. O placar agora aponta 105 x 101 em favor do holandês.
A luta pelo título, mais do que nunca, está aberta em 2021.
*Por: Fernando Silva / TERRA.com
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