Jornalista/Radialista
SÃO PAULO/SP - Ídolo do futebol brasileiro, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho também tem uma prolífica atuação no universo da música. O pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002 canta, produz e é compositor de sucessos no samba, no rap, no funk e até no sertanejo.
Ronaldo de Assis Moreira, o nome de batismo do ex-atleta, tem 91 músicas registradas em seu nome como compositor no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad. Em outras 32 faixas, ele é um dos intérpretes.
Na conquista da Copa do Mundo de 2002, Ronaldinho também era um dos principais jogadores que comandavam o samba no elenco da seleção. Ele toca tantã, e foi registrado em diversas imagens das celebrações do título puxando as músicas com os companheiros.
O ritmo foi o primeiro pelo qual o ex-jogador se apaixonou. Alguns dos maiores sucessos que ele escreveu foram pagodes.
É o caso de "Agora Perdeu", lançada em 2015 pelo grupo Bom Gosto, que tem quase 50 milhões de reproduções apenas no Spotify. Também de "No Meu Quintal", lançada pela banda Pique Novo com participação de Péricles.
Mas Pericão não é o único cantor famoso que já interpretou uma composição do bruxo, como é conhecido o ex-jogador. A cantora Iza gravou uma música de autoria de Ronaldinho Gaúcho em parceria com outros dois compositores, "Você Não Vive Sem Mim", em seu álbum de estreia, "Dona de Mim", de 2018. A faixa, um R&B, acumula quase 5 milhões de plays no Spotify.
Um dos momentos mais marcantes da carreira musical de Ronaldinho Gaúcho veio com "Vamos Beber". O ex-camisa dez não compôs, mas cantou e atuou no clipe da música, escrita e produzida por Dennis DJ, do funk, com participação da dupla sertaneja João Lucas & Marcelo.
Com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube, o clipe de 2014 marcou época misturando arranjos eletrônicos, batidas de funk e refrão de pegada sertaneja, além dos versos entoados por Ronaldinho. "Vem aqui com Ronaldinho/ Quero te ver dançando/ A noite já é nossa/ Vem que hoje é funknejo", ele canta.
O bruxo ainda assinou outras músicas de João Lucas & Marcelo, dupla que ficou conhecida pelo hit "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha". E também voltou a colaborar com Dennis DJ em 2017, cantando o refrão da música "Professor da Malandragem", que mistura funk com forró e também conta com Wesley Safadão.
Safadão inclusive é o intérprete de um dos maiores sucessos do ex-jogador como compositor, a música "Solteiro de Novo", gravada pelo cantor com participação do próprio Ronaldinho, com quase 190 milhões de reproduções no YouTube. Recentemente, o cearense gravou outra música com participação do ex-camisa dez, "Tu Pode Falar Mal", que também conta com Ludmilla.
Entre outros parceiros de Ronaldinho na música estão Jorge Vercillo, com quem compôs e cantou um desabafo político e social, "Garra", há sete anos. E também Xande de Pilares, que dividiu os microfones com o bruxo no samba "O Segredo do Feijão", escrito pelo ex-jogador.
O cantor Ferrugem também fez uma colaboração com Ronaldinho, mas nesse caso foi um acordo financeiro. Isso porque o ex-futebolista foi responsável por financiar a gravação de "Climatizar", o primeiro grande sucesso do pagodeiro.
O rap também está entre os ritmos que já passaram pela caneta do ex-jogador. Ele é autor, por exemplo, de "Favela", do rapper carioca Delacruz. Além da composição, sua atuação no gênero inclui projetos como a Tropa do Bruxo, espécie de coletivo em que Ronaldinho atua como curador.
A Tropa do Bruxo já lançou músicas reunindo nomes do rap e do funk, com destaque para artistas mineiros. É o caso de Djonga, Sidoka e MC Rick em "Oclin e Evoque". E também de DJ WS da Igrejinha, que assina as batidas atmosféricas de "Baile do Bruxo", música que chegou entre as mais ouvidas do Brasil no Spotify.
Criado há cerca de três anos, o projeto já lançou nove álbuns, sendo que o mais recente "Campeão", saiu neste mês de Copa do Mundo, comandado pelo produtor SMU.
Ronaldinho Gaúcho agora expande sua atuação par ao exterior, lançando o selo Tu Música, com sede em Miami e o objetivo de lançar talentos da música latina.
por Folhapress
NAZARÉ PAULISTA/SP - Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de sete homens, com idades entre 33 e 44 anos, e na apreensão de quase 200 quilos de drogas, entre crack e maconha, na quarta-feira (25), no bairro Cuiabá, em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. O flagrante aconteceu após uma denúncia anônima indicar a possível prática de atividades criminosas em um sítio da região.
Quando as equipes chegaram ao local, perceberam intensa movimentação dentro da propriedade. Assim que notaram a presença policial, alguns suspeitos tentaram fugir, pulando muros e cercas. Parte deles ainda atirou contra os militares, mas foram contidos em presos.
Com o apoio de equipes especializadas, incluindo o Canil, os policiais realizaram buscas na propriedade e encontraram aproximadamente 197 quilos de drogas, além de materiais utilizados para preparo, fracionamento e embalagem das substâncias.
Também foram apreendidos duas armas, oito celulares, dois veículos, embalagens de drogas e cadernos com anotações sobre o tráfico.
O local foi periciado e os sete suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Nazaré Paulista, onde permaneceram à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, disparo de arma de fogo e apreensão de veículo.
Ação comunitária é um momento de respiro: promove saúde emocional, fortalece vínculos e valoriza a vida em sua dimensão coletiva; evento gratuito tem início às 16h
ARARAQUARA/SP - O Parque Municipal do Botânico recebe neste sábado (27) mais uma edição do “Soul + Flashback”, a partir das 16h, com entrada gratuita e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. O projeto que nasceu em 2024, durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, convida o público a dançar, socializar e viver uma experiência coletiva marcada por música, memória e acolhimento.
A iniciativa surgiu a partir de uma inquietação de Adriana Minotti e Silvia Mazzeo, do Grupo Sou Mais Flashback, em parceria com os coletivos Embalos do Flashback e Tamo Junto, com o objetivo de criar um espaço de escuta, convivência e bem-estar por meio da dança.
“A proposta, simples e ao mesmo tempo profundamente significativa, consiste em ocupar um espaço público com música, dança e, sobretudo, conexão humana. A praça transforma-se, assim, em um lugar de acolhimento, onde as pessoas podem, ainda que por alguns instantes, aliviar o peso das dificuldades cotidianas e experimentar momentos de leveza”, conta Silvia.
Assim, o encontro passou a acontecer todo último sábado do mês no Botânico, reunindo participantes de diferentes idades ao som de clássicos das décadas de 1970, 1980 e 1990. “A dança possui esse poder de expressão e acolhimento, dispensando palavras e permitindo que cada pessoa se manifeste em seu próprio ritmo e tempo. Ao longo dos encontros, tem sido possível observar um movimento muito bonito: pessoas que chegam tímidas, por vezes carregando tristeza, saem com um sorriso, com o corpo mais leve e o coração mais sereno”, analisa Adriana.
Silvia e Adriana lembram que, embora o projeto não tenha a pretensão de resolver todos os problemas, ele “oferece um espaço de respiro, um momento de alegria em meio à dor e um importante lembrete de que ninguém está sozinho.” Assim, entre uma música e outra, constrói-se uma rede de apoio silenciosa, feita de gestos simples, sorrisos compartilhados e da presença do outro.
Ao ocupar o espaço público com arte e convivência, o projeto reafirma a importância de ações comunitárias que promovam saúde emocional, fortalecendo vínculos e valorizando a vida em sua dimensão coletiva. O Parque Municipal do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, no bairro Jardim Botânico.
SERVIÇO:
Flashback no Botânico “Soul + Flashback”
Local: Parque Municipal do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata - Jardim Botânico)
Data: sábado (27 de junho)
Horário: 16 horas
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realiza neste sábado, 27 de junho, mais uma grande atração em celebração aos 133 anos de emancipação do município.
O tradicional futebol entra em campo com um amistoso especial entre o Master 45 Ibaté e o XV de Novembro de Jaú.
A partida será realizada às 15h30, no Estádio Municipal Dagnino Rossi e promete reunir grandes nomes do futebol, além de proporcionar uma tarde de emoção, confraternização e muita paixão pelo esporte.
O encontro entre as duas equipes que carregam história e tradição dentro das quatro linhas é um convite para que toda a população prestigie mais um momento especial da programação de aniversário da cidade.
A Administração Municipal convida os moradores de Ibaté e região para vestirem a camisa, reunirem os amigos e torcerem pelo futebol ibateense em uma grande celebração do esporte.
? Data: 27 de junho (sábado)
? Horário: 15h30
? Local: Estádio Municipal Dagnino Rossi – Rua Doutor Teixeira de Barros, Centro.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.