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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Estudo convida profissionais da área de todo o país para responderem questionário

 

SÃO CARLOS/SP - Conhecer as práticas de pediatras, enfermeiros e fisioterapeutas relacionadas à dor do recém-nascido e à empatia clínica. Este é o objetivo central de pesquisa conduzida por Cristina Ortiz, docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do Curso de Especialização em Dor da Instituição. O estudo convida profissionais de todo o país para responderem questionário sobre as temáticas.

De acordo com Ortiz, embora não haja uma definição única, a empatia clínica é a empatia que ocorre nos cuidados em saúde. "Envolve a relação paciente-profissional, no campo individual, centrado no paciente. Compreende o entendimento da perspectiva do paciente, o compartilhamento de emoção e uma ação resultante, sem contudo perder a noção do 'eu-ele'. Nós, enquanto profissionais, jamais saberemos exatamente o que se passa com o outro, mas é fundamental que tenhamos essa intenção de forma a ajudá-lo", descreve a professora.

No caso dos recém-nascidos, o manejo da dor tem particularidades e Cristina Ortiz destaca a incapacidade de comunicação verbal desses bebês, tornando-se primordial outras formas de comunicação. "Além disso, os remédios que são usados para adultos nem sempre são seguros para esta faixa etária. O metabolismo dos medicamentos também é diferente, devendo ser levado em consideração", exemplifica. De acordo com ela, existem escalas para avaliação da dor neonatal, mas as práticas estão aquém do desejado no que se refere ao treinamento direcionado para essa avaliação. "Nesse sentido, entender a perspectiva do bebê, compartilhar esta perspectiva e emoção envolvida e agir em resposta a isto pode contribuir para a mudança destas práticas", defende a pesquisadora.

A preparação para o atendimento qualificado à dor neonatal é uma questão importante e que demanda ações de treinamento e capacitação desses profissionais. Ortiz relata que, em estudo anterior, observou-se que profissionais com residência em Neonatologia - treinamento em serviço específico para este cuidado - apresentaram maior conhecimento sobre dor nestes pacientes. "Mas temos muitos profissionais que atuam com recém-nascidos que não são especialistas", observa a professora, destacando a relevância dessa formação.

A expectativa da atual pesquisa é encontrar relação entre a empatia e as práticas em dor. A docente aponta que, se isto for comprovado, será sugerido que os treinamentos em dor incorporem a empatia clínica em seu conteúdo.

Para desenvolver o estudo, são convidados pediatras, fisioterapeutas e enfermeiros (as), que trabalhem com recém-nascidos, para responderem a um questionário eletrônico sobre os temas. Os profissionais interessados em colaborar com o estudo podem acessar o formulário (https://bit.ly/3R4VQqo) até o final do mês de março. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética da UFSCar (CAAE: 79823924.7.0000.5504).

Varejistas devem apostar em estratégias de descontos com PIX, fidelização de clientes e divulgação nas redes; itens essenciais devem dar a tônica da demanda. Divulgação do Sincomercio São Carlos

 

SÃO CARLOS/SP - A Black Friday do primeiro semestre, ou o Dia do Consumidor, no dia 15 de março, será um termômetro importante do consumo no País em meio a uma conjuntura econômica complexa. 

De um lado, o mercado de trabalho permanece bastante resiliente, com uma taxa de desemprego historicamente baixa e, por consequência, uma massa de renda que leva as famílias às compras. De outro, a inflação, que permanece acima do teto da meta (o IPCA está em 4,56% no acumulado dos 12 meses até janeiro), forçam os juros altos e — como apontam diferentes indicadores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — impactam a confiança de consumidores e do empresariado. Divulgação do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio).

As perspectivas são positivas para este ano, contudo. Além de ter se tornado uma Semana do Consumidor, a data é uma oportunidade para diversos segmentos alavancarem as vendas. Isso acontece porque, diferentemente de outras datas comemorativas, em que a busca é por presentes, no Dia do Consumidor as pessoas vão comprar produtos para uso próprio. 

Nesse contexto, a FecomercioSP avalia que a demanda por bens essenciais, como itens de saúde, higiene pessoal e beleza, será maior — que tendem a ter melhor desempenho do que alguns produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 

Os clientes devem encontrar boas oportunidades de desconto em eletrodomésticos e eletrônicos, mas, considerando a atual conjuntura econômica, a expectativa da Federação é de que a maioria adote uma postura mais cautelosa na compra de bens duráveis, normalmente dependentes de crédito e que comprometem a renda por vários meses, com o objetivo de manter o orçamento doméstico sob controle. 

Em 2024, vale lembrar, as vendas do Dia do Consumidor no Brasil caíram 2,4% em comparação ao ano anterior, registrando um faturamento de R$ 602,8 milhões no dia 15 de março, de acordo com os dados da consultoria Confi.Neotrust. Além da forte base de comparação (alta de 161%, em 2021, e 16%, em 2022, bem como retração de 21%, em 2023), a estratégia de diluir as vendas ao longo da semana da data em questão ajuda a explicar essa queda. Mas, então, como o varejo pode aproveitar a ocasião para melhorar as vendas?

 

DICAS PARA VENDER MAIS

A primeira orientação da FecomercioSP é que os negócios elaborem ações não somente para o sábado, mas já para esta semana — e, claro, para a próxima. Isso inclui promoções, campanhas de desconto, estruturas de cashback, ofertas exclusivas para clientes cadastrados e projetos de divulgação nas redes sociais, uma espécie de aquecimento. 

Tão importante quanto é destacar que todas essas informações devem ser reais, e os descontos, de fato, observados pelas pessoas. É uma orientação óbvia, mas que costuma prejudicar alguns negócios nessas datas. 

A Federação reforça, novamente, que por ser uma data em que as pessoas vão comprar itens para uso próprio, segmentos não beneficiados por eventos tradicionais podem aproveitar o Dia do Consumidor para alavancar as vendas. É o caso da comercialização de medicamentos, produtos de higiene, autopeças ou serviços de revisão de veículos, entre outros.

Algumas consultorias deverão publicar, nos próximos dias, pesquisas com tendências de compra dos consumidores — não apenas de produtos, mas de temas e condições de pagamento. Observar esses estudos para guiar o planejamento é fundamental

No varejo, especialmente, pode ser o momento para usar alguns itens parados em estoque, que tenham relação com o verão, para incluir nas promoções. Um dos aspectos que deve ajudar os negócios a vender mais é oferecer flexibilidade no pagamento — principalmente com o PIX. É bom para todos: o cliente, que pode pagar com facilidade e ganhar um desconto relevante nessa modalidade (dependendo da estratégia utilizada), e o varejista, que reforça o caixa em um momento complexo da economia do País. 

Em 2024, ainda segundo dados da Confi.Neotrust, 30% dos pagamentos no Dia do Consumidor do ano passado foram realizados via PIX. No ano anterior, essa taxa havia sido de 17%.

No caso de marketplaces, é a hora de simular os fretes da mercadoria ofertada e verificar se os valores não estão mais altos do que a concorrência. Diversas pesquisas apontam que o preço da entrega é um dos principais motivos pelos quais as pessoas “abandonam o carrinho” de compra na metade do processo. Assim, é importante criar estratégias para mudar essa trajetória. Nas lojas físicas, oferecer a entrega gratuitamente — se a margem de lucro permitir — pode ser uma abordagem bastante exitosa.

Por fim, o Dia do Consumidor traz a chance não só de aumentar as vendas como também de fidelizar clientes, que, no limite, é o que permite a boa saúde dos negócios. 

 

Mas como fazer isso? 

Em primeiro lugar, checando se o estoque que aparece no sistema do estabelecimento confere com o que está disponível. Cancelar a venda é o pior cenário possível. Em segundo, é importante garantir que o serviço de entrega ou de expedição dos produtos esteja funcionando perfeitamente, com dinamismo e precisão. 

No caso das lojas físicas, observar se os preços nas gôndolas estão corretos e treinar os funcionários para o atendimento, além de oferecer descontos no PIX, garantem uma boa experiência de compra.

Se todas essas medidas forem implementadas, o negócio estará operando perfeitamente, oferecendo qualidade de atendimento e atratividade nos preços — e, então, a tendência é de vender mais.

SÃO CARLOS/SP - O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, é uma data que vem trazer conscientização à sociedade acerca dessa comorbidade que afeta pessoas em todas as idades. Junto a obesidade, várias outras doenças também podem surgir, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Dessa forma, a fim de levar conhecimento e saúde, a Unimed São Carlos, por meio do Programa Saúde em Ação do Viver Bem, realizará no próximo sábado, dia 14 de março, uma ação educativa. As atividades acontecerão na FESC (R. São Sebastião, 2828 – Vila Nery), das 13h às 20h.

Será realizada aferição de pressão arterial, educação em saúde, bioimpedância e exercícios físicos. Os participantes contarão com a presença de nutricionista, profissional de educação física, enfermeira e gerontóloga. Essa ação é gratuita e aberta a toda comunidade.

Participe. Venha cuidar da sua saúde!

A mistura a cultura do agro com o funk e foi composta nos anos 2000

 

SÃO PAULO/SP - Us Agroboy, formado por Jota Lennon e Gabriel Vittor, em parceria com a dupla Brenno e Matheus e o DJ Ari SL, celebra um marco importante: o single “Tantão” está entre as 50 músicas mais ouvidas do país, ocupando a 46ª posição no Top 100 Spotify Brasil. O sucesso da faixa, que já conquistou o público nacional e está ganhando cada vez mais destaque.

Ouça agora: https://open.spotify.com/album/2YuxXXZnTulcC8dKbJRegT?si=-pxH57RgTZiG613X3h405Q.

Composta por Jota Lennon nos anos 2000, “Tantão” ganhou uma nova versão! A música une o talento e a criatividade dos artistas envolvidos, consolidando-se como um exemplo da evolução do sertanejo.

“A música sertaneja está em constante evolução, e ‘Tantão’ é um exemplo disso. Unimos o que há de melhor no sertanejo tradicional com elementos modernos. Estamos muito felizes com o resultado e com a parceria incrível que rendeu esse hit! A roça venceu mais uma vez”, descreve Gabriel Vittor.

A dupla Brenno e Matheus e o DJ Ari SL, donos do hit “Descer Pra BC”, trouxeram ainda mais a potência para o single. O resultado é uma mistura perfeita entre o sertanejo tradicional e elementos modernos, que tem conquistado fãs em todo o país.

“A ‘Tantão’ é uma música que carrega muita história e emoção. Ver ela ganhar vida novamente, e ainda com essa receptividade incrível do público, é algo que nos enche de orgulho. A parceria com Brenno e Matheus e o DJ Ari SL foi essencial para dar esse novo tom à música, e o clipe captura perfeitamente a essência do sertanejo que tanto amamos”, conta Jota Lennon.

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