Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Após diversas solicitações feitas ao Executivo, o vereador Lineu Navarro celebrou, na sessão da Câmara desta terça-feira (23), a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. A conquista é vista como um avanço significativo para a defesa do consumidor na cidade, garantindo que os recursos arrecadados com multas aplicadas pelo Procon permaneçam no município, o que já acontece em muitas cidades.
Em março do ano passado, o vereador havia protocolado um requerimento ao prefeito solicitando não apenas a instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor, mas também a instituição do fundo. A demora na resposta levou o vereador a buscar o Ministério Público, que instou a Prefeitura a enviar um Projeto de Lei de modificação deste conselho à Câmara. Aprovado em dezembro, a lei foi publicada, mas, até o momento, o conselho não foi composto.
“Quando existe o conselho e o fundo, os valores das multas e outras receitas próprias ficam na cidade, podendo ser usados em benefício de uma política pública de defesa dos direitos do consumidor”, destacou Lineu. Ele também lembrou que os recursos poderão ser usados em eventos e ações voltadas ao Procon municipal.
Apesar da vitória, Lineu fez uma ressalva quanto à regulamentação do fundo. Ele alerta que a composição do conselho gestor do fundo está sendo planejada para ser feita por decreto do Executivo, o que, em sua avaliação, fere o princípio democrático. O correto, segundo o vereador, seria que esta definição fosse feita por lei e não por decreto.
Após reivindicação da Acirp e de empresários da Avenida Saudade, Prefeitura anuncia base fixa da GCM, ampliação do efetivo e monitoramento inteligente para reforçar a segurança em corredores comerciais
RIBEIRÃO PRETO/SP - A mobilização da Associação Comercial Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) em defesa dos empresários e da Avenida Saudade resultou em importantes avanços para a segurança da região. Em reunião realizada na terça-feira (17), na Prefeitura de Ribeirão Preto, representantes do poder público anunciaram um conjunto de medidas que atendem às reivindicações apresentadas pela entidade e pelos empreendedores locais.
Participaram do encontro o prefeito Ricardo Silva, o vice-prefeito Alessandro Maraca, o secretário de Governo, Jean Vicente, o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Edson Ferreira da Silva, autoridades municipais, vereadores, comerciantes, lideranças comunitárias e a presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato.
“A Distrital Leste da Acirp buscava ações mais permanentes para a área comercial da Saudade e Campos Elíseos. Como associação representativa, nossa função é buscar soluções por meio do diálogo com o poder público e, neste encontro, saímos com propostas reais para o desenvolvimento das atividades econômicas nessa região”, destacou a presidente.
A Administração Municipal anunciou a implantação de uma base fixa da Guarda Civil Metropolitana na avenida, com funcionamento 24 horas por dia, a contratação de 67 novos guardas municipais para ampliação do efetivo da corporação, bem como a disponibilização de oito viaturas da Polícia Militar por meio da “Operação Delegada.”
Também foi comunicada a contratação e instalação de mais de mil câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de Inteligência Artificial, nos moldes do programa Smart Sampa, nos principais corredores comerciais da cidade. De acordo com a Prefeitura, a Avenida Saudade será uma das áreas prioritárias para receber os equipamentos, ampliando a capacidade de monitoramento e prevenção de ocorrências.
“A ação conjunta do poder público com setor produtivo e a comunidade melhora a sensação de segurança para empresários, colaboradores e consumidores que frequentam a região. Todo mundo ganha com recuperação e valorização da Avenida Saudade”, diz Brandani.
O prefeito Ricardo Silva reconheceu o papel desempenhado pela Acirp na construção do diálogo institucional, destacando a atuação da presidente da entidade na defesa dos interesses do comércio local e na busca por soluções para os desafios enfrentados pelos empresários.
O Departamento de Relações Institucionais da Acirp segue acompanhando a implementação das ações e atuando em defesa de um ambiente mais seguro e favorável ao desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.
Evento é gratuito e contará com distâncias de 5 e 10 km
SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebe no dia 26 de julho, uma nova etapa do Circuito Cidades Paulistas, com provas gratuitas de 5 e 10 km de corrida e caminhada de 5 km. O evento será realizado em frente à fábrica da Electrolux, na Avenida José Pereira Lopes, 250, na Vila Prado.
As inscrições serão abertas no dia 14 de julho pelo site tkx.com.br, às 10h, e seguirão disponíveis até o preenchimento total das 2.000 vagas, o que deve ocorrer em poucas horas.
A participação gratuita é viabilizada por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), mecanismo que permite às empresas patrocinarem projetos esportivos com a destinação de parte dos impostos devidos. A etapa São Carlos do Circuito Cidades Paulistas 2026 conta com patrocínio da Electrolux, fabricante de eletrodomésticos multinacional sueca que se consolidou como segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, em unidades vendidas.
Os percursos serão disputados em asfalto, com trechos de subida. Nos 5 km, os participantes poderão optar entre corrida ou caminhada, enquanto nos 10 km os atletas completarão duas voltas no circuito de 5 km. A largada está programada para 7h.
A retirada de kits acontecerá exclusivamente no sábado (25/07), das 10h às 16h, no AFESC Clube Electrolux São Carlos, localizado na Rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 476, na Vila Izabel. O kit será composto por camiseta, gymbag, número de peito, chip descartável de cronometragem para os inscritos na corrida, barra de cereal e medalha de participação, que será entregue aos concluintes no dia do evento.
Como forma de incentivo à solidariedade, a organização solicita, de maneira voluntária, a doação de 1 kg de alimento no momento da retirada dos kits. Toda a arrecadação será destinada ao banco de alimentos da Prefeitura Municipal de São Carlos.
O Circuito Cidades Paulistas é uma iniciativa da Associação de Cultura e Esporte Social – Rede Acesso, com realização por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo. O patrocínio é da Electrolux, com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos por meio da Secretaria de Esportes de São Carlos.
Serviço
Circuito Cidades Paulistas – Etapa São Carlos
Data: 26 de julho de 2026 (domingo)
Horário: 7h
Local: Em frente à fábrica da Electrolux
Endereço: Av. José Pereira Lopes, 250 – Vila Prado – São Carlos/SP
Distâncias: 5 km e 10 km (corrida) / 5 km (caminhada)
Retirada de kits: 25 de julho, sábado, das 10h às 16h, no AFESC Clube Electrolux São Carlos – R. Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 476 – Vila Izabel – São Carlos/SP
Inscrições e mais informações: www.tkx.com.br
SÃO PAULO/SP - Depois de abrir os trabalhos com a inédita “Investigador”, ao lado do Menos é Mais, o Turma do Pagode apresenta agora o primeiro volume do projeto “Turma Futebol Clube”. Seguindo o conceito do audiovisual gravado em campo, no clima de copa e futebol, o EP representa o primeiro tempo dessa grande partida musical. São seis faixas que passeiam entre o romantismo, a descontração e a energia descontraída que transformaram o Turma do Pagode em um dos maiores grupos do gênero no Brasil. Não por acaso, o grupo soma hoje mais de sete bilhões de streams ao longo da carreira, oito milhões de ouvintes mensais no Spotify e segue ampliando sua conexão com o público em todo o país.
A faixa de destaque é o medley “Deixa Acontecer / Curtindo a Vida”, com músicas do Grupo Revelação e Bom Gosto, que ganha uma nova versão. Unindo dois sucessos que marcaram gerações de pagodeiros, a releitura traz toda a atmosfera festiva do projeto, com clima de arquibancada, celebração entre amigos e a identidade irreverente do Turma do Pagode. É o tipo de canção que entra em campo como uma das favoritas do público e mostra por que continua sendo um verdadeiro clássico das rodas de samba.
Além da faixa foco, o repertório reúne as músicas “Jogo de Sedução”, “É Raro Mas Sempre Acontece”, “Quem Gosta de Samba” e “Do Cristo ao Pelourinho”, ampliando a proposta do projeto de conectar diferentes emoções e momentos em uma mesma experiência musical.
O EP também inclui “Investigador”, parceria com o grupo Menos é Mais, lançada anteriormente como primeira amostra do projeto. A faixa já ultrapassa 8 milhões de reproduções no Spotify e conquista ao retratar, com humor e identificação, a história de alguém que resolveu investigar um relacionamento e acabou descobrindo mais do que gostaria.
Gravado em São Paulo, o “Turma Futebol Clube” transforma o campo em palco para uma grande celebração da cultura popular brasileira. Com convidados especiais, referências ao universo do futebol e a energia característica das rodas de samba, o projeto une duas paixões nacionais em uma experiência que tem a cara do Brasil.
Faixas:
Confira: www.SMB.lnk.to/
Assista: https://www.youtube.com/watch?
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.