Jornalista/Radialista
2º Encontro dos Amigos Orquidófilos reúne cerca de 15 mil plantas, produtores especializados e atrações para toda a família entre os dias 26 e 28 de junho
RIO CLARO//SP - A partir desta sexta-feira, dia 26 de junho, Rio Claro se transforma na capital das orquídeas. Durante três dias, o Parque Universitário recebe o 2º Encontro dos Amigos Orquidófilos de Rio Claro, evento que promete reunir beleza, conhecimento, solidariedade e milhares de plantas para encantar visitantes de toda a região.
Com entrada gratuita, o encontro contará com aproximadamente 15 mil plantas em exposição e à venda, incluindo orquídeas de diversas espécies, exemplares raros e plantas ornamentais. A comercialização será feita diretamente pelos produtores, garantindo variedade e preços acessíveis para colecionadores, iniciantes e admiradores da jardinagem.
Ao todo, 14 expositores participarão do evento, trazendo para Rio Claro uma ampla seleção de flores, mudas e novidades do setor. Além das plantas, o público encontrará vasos, substratos, adubos, insumos e acessórios para cultivo, tudo em um só lugar.
Mais do que um espaço de compras, o encontro será uma oportunidade para aprender. Produtores e especialistas estarão disponíveis para orientar os visitantes sobre cultivo, replantio, adubação, floração e cuidados com as orquídeas, ajudando desde quem está começando até os colecionadores mais experientes.
“O evento foi planejado para aproximar as pessoas desse universo fascinante das orquídeas. Queremos que os visitantes encontrem plantas bonitas, bons preços e conhecimento para cultivar com sucesso”, destaca a organizadora Giovana Rubio.
A programação inclui ainda uma ação solidária. Quem levar 1 litro de leite poderá trocar a doação por uma muda de orquídea. Todos os itens arrecadados serão destinados a uma instituição beneficente de Rio Claro.
Serviço
2º Encontro dos Amigos Orquidófilos de Rio Claro
Local: Parque Universitário
Endereço: Av. Cinquenta, 2096 – Rio Claro/SP
Datas e horários:
26 de junho (sexta-feira): das 8h às 18h
27 de junho (sábado): das 8h às 18h
28 de junho (domingo): das 8h às 16h
Entrada gratuita
Ação solidária: leve 1 litro de leite e troque por uma muda de orquídea. As doações serão destinadas a uma instituição beneficente de Rio Claro.
Além do reconhecimento, projeto da empresa júnior da UNESP Araraquara conquistou o 2º lugar no programa SP Jovem
ARARAQUARA/SP - A assessoria da Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Araraquara esteve presente no Conexidades 2026, realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude em Campos do Jordão, na última quinta-feira (18). Além de apresentar experiências de sucesso que fortalecem as políticas públicas voltadas à juventude, o município recebeu, em nome da Câmara Municipal, o Certificado "Município Amigo da Juventude". O reconhecimento é concedido às cidades que demonstram compromisso com a promoção de oportunidades, inclusão e garantia de direitos para a população jovem.
O compromisso de Araraquara com a Agenda Jovem rendeu ao município a conquista de uma verba de R$ 200 mil, viabilizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude. O valor será destinado à implantação do Espaço da Juventude e à aquisição de um carro para o espaço, com entrega prevista para esse ano.
A conquista, recebida pela assessora da Juventude de Araraquara, Karin Evelin, reforça os esforços na construção de um futuro com mais oportunidades para a juventude araraquarense.
Ainda durante o evento, Karin foi palestrante em um painel sobre boas práticas em políticas públicas para a juventude, compartilhando sua experiência na articulação e desenvolvimento do programa SP Jovem no município. Na oportunidade, apresentou o projeto "ANDAÍ", desenvolvido pela "Paulista Jr.", empresa júnior da UNESP Araraquara, dentro da iniciativa, que conquistou o 2º lugar entre todos os projetos participantes do Estado de São Paulo.
Para a assessora, esta foi uma oportunidade de reafirmar o protagonismo de Araraquara nas pautas voltadas à juventude, evidenciando o trabalho conjunto realizado pelo poder público, instituições de ensino e demais parceiros. "Esses resultados demonstram que Araraquara tem tratado a pauta da juventude com seriedade e inovação. O reconhecimento estadual fortalece nosso compromisso de ampliar oportunidades, incentivar a participação dos jovens e desenvolver projetos que transformem realidades", completa Karin.
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, em parceria com a Raízen, realizará no próximo sábado, dia 27 de junho, duas oficinas práticas voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos, incentivando a sustentabilidade, a redução do desperdício e a geração de renda.
As atividades acontecerão na Pirâmide da Mata do Alemão e são abertas à população, com vagas limitadas.
No período da manhã, das 9h às 11h, será realizada a oficina de Minibolo de Casca de Banana, onde os participantes aprenderão a transformar ingredientes que muitas vezes são descartados em receitas saborosas, nutritivas e econômicas.
Já no período da tarde, das 13h às 15h, acontece a oficina de Casquinha de Laranja Cristalizada, ensinando o preparo de uma deliciosa receita que pode ser utilizada para consumo próprio, presentes artesanais ou até mesmo como uma oportunidade de renda extra.
As oficinas têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, apresentando técnicas simples e acessíveis que contribuem para uma alimentação mais sustentável e para a redução do desperdício.
As inscrições podem ser feitas pelos links abaixo:
Oficina de Minibolo de Casca de Banana:
Inscrição para a oficina de Minibolo de Casca de Banana
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMg4s0Q9FDt1hfS5zpHjaJdubVkUcIOwERtsTbzE3UCoTD1A/viewform
Oficina de Casquinha de Laranja Cristalizada:
Inscrição para a oficina de Casquinha de Laranja Cristalizada
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKBEKHWPsK82InI5SgbpMmvYT88ycbujkJHO0zunlStv7oAg/viewform
A Prefeitura de Ibaté convida toda a população a participar e descobrir como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, para a alimentação e para a qualidade de vida.
Concessionária reforçará sinalização, monitoramento e orientação aos motoristas durante os três dias da festa
BROTAS/SP - Para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante a Expo Brotas 2026, a Eixo SP Concessionária de Rodovias preparou um plano operacional especial que estará em vigor desta quinta-feira (25) até sábado (27). Em razão da expectativa de intensa movimentação de veículos em direção ao bairro Santa Amélia, local do evento, haverá reforço na sinalização, presença de viaturas e alterações momentâneas nos acessos rodoviários.
O principal acesso ao recinto da Expo será pela rodovia SPA 005/197, que liga a SP 197 - Rodovia Doutor Américo Piva ao município de Brotas e passa ao lado do bairro Santa Amélia. Para orientar os motoristas, a concessionária utilizará um Painel de Mensagens Variáveis (PMV) móvel na SP 197, próximo ao km 6, na pista sentido Brotas. O equipamento alertará os condutores sobre a necessidade de redução de velocidade, o aumento da movimentação de veículos à frente e a possibilidade de lentidão próximo ao acesso ao recinto.
Haverá ainda alinhamento da concessionária com a Polícia Militar Rodoviária para reforçar a segurança, acompanhar o fluxo e atuar de forma preventiva e coordenada durante a operação. Nas proximidades do km 4 da SP 197, no trevo de acesso à SPA-005/197, uma viatura operacional da Eixo SP ficará posicionada durante todo o período das atividades para orientar os usuários e preservar a fluidez viária.
Interdição de retorno
Como parte do plano operacional, haverá alterações temporárias na utilização das alças do trevo. Com o objetivo de proporcionar maior fluidez ao tráfego no local, as opções de retorno existentes no local não serão permitidas entre 19h e 23h, nos três dias de evento. Durante esse período, os motoristas que precisarem realizar o retorno deverão seguir até o próximo dispositivo, onde poderão efetuar a manobra com segurança e prosseguir viagem normalmente.
Essa alteração será devidamente sinalizada, com placas de orientação para informar os usuários sobre a rota alternativa. Além disso, uma viatura operacional da Eixo SP permanecerá posicionada nas proximidades do trevo durante toda a execução da operação para orientar os motoristas, reforçar a sinalização e contribuir para a fluidez do tráfego.
A Eixo SP recomenda aos motoristas atenção redobrada à sinalização, respeito aos limites de velocidade e às orientações das equipes que estarão presentes no trecho.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.