fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 04 Julho 2025

SÃO CARLOS/SP - Um condenado de 29 anos, identificado pelas iniciais M.T.V., foi capturado pela Guarda Municipal na Rua Rio Tietê, no bairro Jockey Clube, em São Carlos, na tarde de sexta-feira (4). A ação ocorreu durante patrulhamento em um ponto conhecido pela prática de tráfico de entorpecentes. Ao avistar a viatura, o suspeito tentou fugir, exibindo nervosismo, o que levou à abordagem imediata pelos agentes.

A consulta ao sistema Muralha Paulista confirmou um mandado de prisão em aberto contra M.T.V. Ele foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde o delegado de plantão formalizou o Boletim de Ocorrência e determinou seu recolhimento ao centro de triagem, à disposição da Justiça.

A operação destaca a eficácia do patrulhamento preventivo e do uso de tecnologia pela Guarda Municipal, que segue intensificando ações em áreas críticas da cidade para garantir a segurança pública.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Carlos foi encerrada nesta sexta-feira (04/07), no Auditório do Paço Municipal, após três dias de intensos debates e atividades voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento teve como tema central “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência” e reuniu mais de 500 participantes, entre representantes do poder público, trabalhadores do setor, usuários e membros da sociedade civil.

Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a conferência teve como objetivo avaliar os avanços, identificar desafios e propor novas diretrizes para a consolidação da política de assistência social.

Durante o encontro, foram realizadas mesas de discussão, grupos de trabalho e debates sobre cinco eixos temáticos. As propostas elaboradas serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência, ampliando a representatividade de São Carlos no cenário das políticas públicas sociais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, ressaltou o êxito da iniciativa. “Foram três dias muito gratificantes para o SUAS e seu fortalecimento em São Carlos. Abordamos temas fundamentais e construímos propostas importantes. Além disso, elegemos as delegadas que representarão o município nas próximas etapas: Ana Júlia Milani Santos pelos trabalhadores, Raquel Alves Borba pelas entidades e Maria Nelcy Souza pelos usuários. Agradeço a todos pela participação e engajamento”.

Para Célia Costa, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência foi uma demonstração do compromisso coletivo com a política de assistência social. “O evento destacou o papel central do usuário como protagonista dessa história. Mas nada seria possível sem o trabalho integrado entre a rede direta e indireta, a Secretaria e o Governo Municipal. É um ganho concreto para toda a cidade.”

Com o encerramento da 15ª edição, São Carlos reforça seu compromisso com a construção de uma política pública de assistência social mais participativa, inclusiva e eficaz.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A última edição da revista “Forbes Brasil” inclui a lista anual designada “50 over 50 - 2025”, destacando cinquenta personalidades de nosso país, com mais de 50 anos, distribuídas por diversos sectores, e que ao longo dos anos, de suas carreiras, elevaram o nome do Brasil para além de suas fronteiras, prestigiando-o.

Da música ao cinema, do empreendedorismo às artes plásticas, da educação à medicina, nessa lista vamos encontrar um pesquisador que representa uma ciência brasileira que se destaca no país e no exterior.

Roberto Kalil Filho (cardiologista do InCOR), Christian Dunker (psicólogo), Jurema Werneck (Anistia Internacional do Brasil), Walter Salles (diretor de cinema), Zezé Motta e Débora Bloch (atrizes) e Francisco Gomes Neto (Embraer), são algumas das personalidades destacadas pela “Forbes Brasil” e, entre elas aparece o cientista são-carlense Vanderlei Salvador Bagnato. Tendo como seu reduto o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Vanderlei Salvador Bagnato considera que sua atuação é fruto do trabalho coletivo desenvolvido pelos colegas cientista do IFSC/USP e por todos quantos, de forma extraordinariamente competente, desempenham suas funções na Universidade de São Paulo (USP) e do país. (Acesse AQUI a lista da Forbes Brasil”)

O despertar para a ciência

Bagnato é fruto de uma classe média baixa, tendo sempre estudado em escolas públicas, com uma excelente base familiar e excelentes professores. Seu pai, entregue à profissão na sua oficina de fundo de quintal onde fazia cromação e niquelação, foi o primeiro mestre de Bagnato, com esse espaço de quintal servindo como um grande laboratório. “Todos aqueles produtos químicos que transformavam, através da eletricidade, peças enferrujadas em brilhantes, era fascinante. Trabalhei com meu pai até pouco antes de entrar para a faculdade. Apesar de não ter formação técnico-científica, ele era capaz de entender coisas do arco da velha”, recorda o pesquisador. Simultaneamente, Vanderlei Bagnato sempre considerou os seus professores de ciências e de matemática como verdadeiros heróis, já que eles permitiam que ele fizesse demonstrações em sala de aula, dentre outras ações. “Ganhei uma coleção de livros – BARSA - de meu pai, que pagou em prestações e aquilo mudou minha vida. Aos quinze anos comecei a participar do evento “Cientistas de Amanhã”, organizado pela extinta FUMBEC (a mesma que fez a coleção “Os Cientistas”, que também foi outro marco em minha vida e até hoje tenho a coleção completa). Para quem desejar, a motivação vem de todos os lados. Até hoje, todos ao meu redor me motivam para observar as coisas. A física, química, matemática, todos esses temas eram meu fascínio. Cursei Física no IFSC/USP e Engenharia de Materiais na UFSCar, simultaneamente e isso também foi um desafio que valeu a pena pois tive a chance de ter uma formação com o rigor da física e a aplicação da engenharia. Desde então, ficou claro para mim que só faz boa aplicação quem sabe fundamentos. Sempre fiz tudo com paixão e dedicação em minha vida... Nem observei a passagem de tantos anos”, comenta o cientista.

Orgulho no desempenho científico

Em seu trabalho diretamente relacionado com física atômica e molecular e em biofotônica (uso de luz e foto-efeitos em ciências da vida), o cientista do IFSC/USP considera que são vários os fatores pelos quais sente orgulho. Em primeiro lugar, por ter conseguido construir as primeiras armadilhas de átomos no MIT (EUA), enquanto aluno, e que levaram vários membros desse instituto a conquistarem o “Prêmio Nobel” através de desdobramentos importantes de seu trabalho nessa linha. Em segundo lugar, o fato de ter construído o primeiro relógio atômico brasileiro, que introduziu o país na metrologia científica de tempo e de frequência, tão importantes para navegação e telecomunicações e, mais recentemente, ter detectado, pela primeira vez, a turbulência quântica nos chamados condensados de Bose-Einstein. “Mas, as técnicas que desenvolvemos para o tratamento de câncer e controle microbiológico, inclusive, recentemente, com a demonstração da quebra da resistência bacteriana aos antibióticos, teve, sem dúvida, um grande impacto, pois afeta de forma direta milhões de pessoas e tem colocado nossos efeitos em evidência em todo o mundo. Tenho orgulho de tudo o que fiz até agora, de cada artigo e livro publicados e de cada aluno formado (são mais de 130 alunos de pós-graduação). Tudo isso me dá muito orgulho, pois é meu DNA científico se perpetuando. Cada vez que um ex-aluno é bem sucedido, cresço internamente um pouco mais. Ter recebido diversos prêmios e ter sido eleito para as principais academias de ciências do mundo é algo que orgulhosamente divido com todos meus alunos e pós-doutores”, destaca Vanderlei Bagnato.

O caminho continua

Para o Prof. Vanderlei Bagnato, um cientista não pode estar cansado de ser útil. “Incrivelmente, ainda interajo muito com o time do IFSC/USP onde, agora, teremos um grande centro com prédio próprio: é uma grande motivação. A grande demanda para novas técnicas óticas para a saúde (como elementos básicos nos grandes problemas desafiadores que vivemos), e a grande explosão das aplicações dos fenômenos quânticos em tecnologias de forma ainda mais direta, me coloca em posição especial para contribuir, pois estas são exatamente as minhas formações nessas duas grandes demandas. Sinto orgulho em dizer que os EUA me convidaram para construir, no estado do Texas, um laboratório semelhante ao que possuímos na USP de São Carlos. Isso é internacionalizar nossa ciência. Deixamos de ser filial para ser matriz e isso me dá um orgulho enorme”, finaliza o cientista são-carlense.

Confira, no link, a lista “50 over 50 - 2025” – https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2025/07/FORBES1.pdf

Confira no link a última edição da revista “Forbes Brasil” - https://forbes.com.br/

SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira (03), a Santa Casa de São Carlos recebeu a doação de 31 cobertores, que serão destinados ao acolhimento de pacientes atendidos pela instituição. A entrega foi realizada pelo conselheiro fiscal da Mesa Administrativa, Fernando Rossi, e por Elisabeth Moura, representante da Fraternidade Acaciana, grupo voluntário, sem fins lucrativos, que realiza ações de solidariedade e apoio a instituições assistenciais. 

O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, acompanhou o momento da entrega ao lado da gerente de Relações Institucionais, Ariellen Guimarães, da coordenadora de Captação de Recursos, Andreia Lourenço, e da Dra. Maria de Fátima Doricci.

Para o provedor, doações como essa fazem diferença no dia a dia do hospital. “A chegada desses cobertores representa mais do que conforto térmico, é um gesto de solidariedade que aquece o corpo e o coração dos nossos pacientes. Doações como essa fazem a diferença no dia a dia da nossa instituição. Agradecemos à Fraternidade Acaciana por esse ato generoso e por caminhar ao nosso lado no cuidado com quem mais precisa”, afirmou o provedor Antonio Valério.

SÃO CARLOS/SP - O distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos, se prepara para receber no sábado (5/7) e no domingo (6/7), a 18ª edição da já tradicional Festa da Laranja com Açúcar. O evento, que acontece em frente à rodoviária do distrito, traz uma programação cultural diversificada, gastronomia típica e artesanato local, com expectativa de público acima de 10 mil pessoas.

O encerramento da festa, no domingo, ficará por conta da dupla Durval e Alladim, prometendo muita animação e música sertaneja para fechar a edição com chave de ouro. No mesmo dia, sobem ao palco também a dupla Rud e Robson. No sábado, a festa começa às 19h com os shows de Zé Fernando, Defensores da Catira de Santa Eudóxia e João Pedro & Zé Paulo.

Além do entretenimento, o evento impulsiona a economia através do apoio à Economia Solidária, permitindo a pequenos empreendedores oferecerem seus produtos. O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, reforçou a importância cultural da festa. “Ela representa Santa Eudóxia, mas também fortalece o município como um todo”.

A realização é da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio de emendas parlamentares dos vereadores André Rebello, Cidinha do Oncológico, Bruno Zancheta, Dé Alvim, Elton Carvalho, Lucão Fernandes, Fábio Zanchin, Sérgio Rocha, Djalma Nery, Marquinho Amaral, Malabim e da Professora Neusa, fundamentais para garantir a estrutura e qualidade do evento.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A partir de 2025, todas as Taxas Mobiliárias de São Carlos — como a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF), a Taxa de Fiscalização da Vigilância Sanitária (VISAM) e o ISSQN Fixo — serão emitidas exclusivamente em formato eletrônico. A mudança, determinada pelo Decreto nº 340/2025, foi anunciada pela Secretaria Municipal de Fazenda, por meio do Departamento de Receitas Mobiliárias.

Os boletos estarão disponíveis a partir do próximo mês no site oficial da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br), acessíveis pelo ícone “SIM Online”. A data exata de liberação e os vencimentos serão divulgados em breve, segundo o departamento, que está finalizando os últimos ajustes no sistema.

A adoção do sistema digital visa modernizar o processo de arrecadação, ampliar a eficiência administrativa e oferecer mais comodidade aos contribuintes, permitindo o acesso rápido, seguro e prático aos tributos diretamente pela internet.

Segundo dados da Secretaria de Fazenda, em 2024 foram impressos 15.209 carnês referentes à TLF, à VISAM e ao ISSQN Fixo/Anual. O processo exigiu uma operação conjunta envolvendo diversas secretarias, desenvolvedores de sistemas, gráfica e os Correios — responsáveis pela distribuição.

Com a digitalização, esses trâmites são eliminados, reduzindo custos operacionais e ambientais. Além disso, evita-se a ocorrência de erros de digitação, diagramação, perdas no transporte e retrabalho da fiscalização tributária para entrega dos carnês.

“A cobrança digital proporciona mais acessibilidade ao contribuinte e contribui para a redução da inadimplência. É um avanço que fortalece a gestão fiscal, aumenta a segurança das informações e melhora a prestação de contas à sociedade”, explica Renato Daré, diretor do Departamento de Receitas Mobiliárias. Ele destaca ainda que a medida está alinhada à transformação digital do setor público: “Estamos promovendo um modelo de administração mais moderno, transparente e eficiente, adequado às demandas da era digital”.

Outras informações sobre o novo formato de cobrança podem ser obtidas pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Dionísio da Silva”, em Santa Eudóxia, vai ganhar um novo prédio. No início da semana, a Prefeitura assinou o contrato com a empresa HS Lopes Construtora, vencedora da licitação para a construção do novo prédio escolar. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões, com prazo de execução de 480 dias.

A nova unidade atenderá crianças de 0 a 3 anos, oferecendo um espaço mais amplo, seguro e acessível, substituindo o atual prédio inaugurado em 1986. A antiga sede será transformada em um centro de fisioterapia para idosos, ampliando o atendimento à população local. 

Para o assessor especial do prefeito Netto Donato, João Muller, a obra representa mais do que uma construção. “Essa é uma conquista histórica para Santa Eudóxia. O novo CEMEI é fruto de uma demanda antiga da comunidade, especialmente dos moradores do Jardim Itararé, do assentamento da antiga Fepasa e do conjunto João Tavoni. Estamos falando de dignidade, de garantir às nossas crianças um espaço adequado para crescerem com qualidade e segurança”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Lucas Leão, também destacou a importância do projeto. “A educação infantil é a base de tudo. Com essa nova estrutura, vamos oferecer um ambiente mais acolhedor, com acessibilidade e recursos pedagógicos atualizados”, disse.

O prefeito Netto Donato também saudou o vice-prefeito Roselei Françoso, que enquanto secretário de Educação, não mediu esforços para a conquista. “Guardamos um carinho especial pela população de Santa Eudóxia, que merece essa obra e, acima de tudo, reafirmamos o nosso compromisso com a Educação de São Carlos ao nos planejarmos para o início desse importante investimento para o distrito”, concluiu.

“Como secretário de Educação, lutei muito por esse novo CEMEI, por entender que nossas crianças precisam de um ambiente digno, seguro e que favoreça seu desenvolvimento integral. Hoje, como vice-prefeito, é uma alegria imensa ver essa conquista se concretizando. Isso mostra que, quando há compromisso e planejamento, os resultados chegam para quem mais precisa”, disse Roselei Françoso, vice-prefeito.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Neste dia 06/07 (domingo), acontecerá a 3ª edição do Festival de Inverno da Praça XV, das 14h às 21h. É uma iniciativa da Feira Permanente de Economia Solidária da Praça XV, Fórum Municipal de Economia Solidária e Conselho Municipal de Economia Solidária, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e emenda parlamentar da vereadora Raquel Auxiliadora.

O Festival é gratuito e apresentará um repertório musical diferenciado, promovendo a música clássica e instrumental. A edição deste ano terá apresentações de choro, jazz e blues. Assim como nas edições anteriores, serão colocadas cadeiras para que a população possa apreciar confortavelmente as apresentações.

A Praça XV tem se tornado um espaço não só de comercialização, mas de cultura, lazer e entretenimento para a população de São Carlos aos domingos.

 

 

Confira a programação das atividades

 

·       Comercialização das 14 às 21h (artesanato, gastronomia e brinquedos)

·       16h - Projeto Guri;

·       17h - Murilo Barbosa Trio (Jazz);

·       18h30 - Tiago Veltrone Quarteto (Choro);

·       20h - Netto Rockefeller Trio (Blues).

 

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio César cobrou, nesta semana, providências urgentes por parte da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Carlos para lidar com a crescente população em situação de rua no município, especialmente na região central, onde o comércio tem sido diretamente impactado.

A manifestação do parlamentar se deu após reunião com a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), que levou a ele e ao também vereador Lucão Fernandes — os únicos representantes da Câmara presentes no encontro — um relato preocupante sobre as condições enfrentadas pelos lojistas.

Segundo Jùlio César, comerciantes têm relatado episódios constantes de pessoas em situação de rua realizando necessidades fisiológicas e cuspindo nas portas das lojas. “É uma situação grave. Pela manhã, os lojistas encontram fezes, urina e muito mau cheiro nas entradas dos estabelecimentos. Perdem tempo e recursos para fazer a limpeza e ainda têm que lidar com o impacto negativo no atendimento aos clientes”, afirmou o vereador.

Além dos transtornos enfrentados pelo setor comercial, o vereador chamou a atenção para a falta de ações concretas da Assistência Social do município. “Até hoje, a Prefeitura não realizou um censo para identificar quem são esses moradores de rua, de onde vieram, por que estão aqui. É preciso conhecer essa realidade para agir com responsabilidade e oferecer as políticas públicas corretas”, cobrou.

Jùlio César também destacou a presença de imigrantes, como venezuelanos que, segundo ele, pedem dinheiro com crianças no colo nos semáforos, além de casos envolvendo bolivianos supostamente explorados por sistemas de empréstimo informal. “É um retrato de vulnerabilidade social que não pode ser ignorado. Precisamos de medidas urgentes e humanizadas”, concluiu.

O vereador reforçou que continuará acompanhando o tema e cobrando soluções por parte do Executivo, com foco na dignidade das pessoas em situação de rua, na preservação do espaço público e no apoio ao comércio local.

Publicado em Política

ARARAQUARA/SP - Na madrugada de quarta-feira (03), a Guarda Civil Municipal de Araraquara prendeu em flagrante um jovem de 22 anos, identificado como R.E.O., professor de um cursinho popular na cidade. Ele foi flagrado danificando uma placa de sinalização no Centro de Araraquara.

A ação criminosa foi registrada pelas câmeras do sistema de videomonitoramento, que captaram o momento em que o professor arrancava uma placa localizada na Rua Carlos Gomes. A Central de Monitoramento acionou imediatamente as equipes de patrulhamento da GCM, que localizaram o autor nas proximidades.

Ao perceber a chegada da viatura, o professor tentou fugir, mas foi contido pelos agentes da Guarda. A placa danificada foi apreendida e apresentada como prova no Plantão Policial.

Segundo a autoridade policial, o dano ao patrimônio público configura crime previsto em lei, com prejuízo estimado entre R$ 200,00 e R$ 400,00 para os cofres públicos. No Plantão, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, e arbitrada fiança. Após o pagamento, o autor foi liberado para responder ao processo em liberdade.

O caso chamou a atenção pelo fato de o autor atuar como professor de cursinho popular — uma função que carrega consigo a responsabilidade de transmitir valores e servir de exemplo para os alunos e para a sociedade. O episódio reforça a importância do respeito ao patrimônio público por parte de todos os cidadãos.

A Guarda Civil Municipal destaca que ações como essa não serão toleradas e que a combinação entre tecnologia e presença ativa nas ruas tem sido fundamental para garantir segurança e cidadania em Araraquara.

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.