fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Farmácia de alto custo dispensa mais de 160 medicamentos em São Carlos

Farmácia de alto custo dispensa mais de 160 medicamentos em São Carlos

Escrito por  Jul 03, 2025

SÃO CARLOS/SP - A Farmácia de Alto Custo de São Carlos, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), realiza atualmente a dispensação de mais de 160 tipos de medicamentos, voltados ao tratamento de doenças crônicas, raras e de alta complexidade. Os medicamentos seguem os 96 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A aquisição e entrega dos medicamentos são de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara. Já a Prefeitura de São Carlos fornece a estrutura física e a equipe profissional responsável pelo atendimento aos usuários.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, essa política pública tem papel essencial na vida de milhares de pessoas. “Estamos falando de medicamentos de valor elevado, ou que, devido à necessidade de uso contínuo, acabam se tornando inacessíveis para a maior parte da população. Esse serviço garante o acesso gratuito a tratamentos que salvam vidas e assegura mais dignidade às famílias, independentemente da sua condição econômica”, afirma.

A Farmácia de Alto Custo está funcionando em novo endereço: rua José Bonifácio, nº 889, no Centro, em frente ao Fórum Trabalhista. A nova sede conta com nove guichês de atendimento, equipe formada por farmacêuticos e técnicos em farmácia, além de estrutura mais ampla e confortável, tanto para usuários quanto para servidores.

Além da Farmácia de Alto Custo, o local também abriga a Farmácia de Processos Judiciais, destinada à entrega de medicamentos concedidos por decisões da Justiça. “O atendimento agora é realizado de forma separada, com salas e guichês distintos para cada serviço, o que melhora significativamente o fluxo e reduz o tempo de espera”, explica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Vítor Bassetto.

Atualmente, são realizados de 300 a 350 atendimentos por dia, o que representa cerca de 6 mil usuários ao mês. A Farmácia Judicial realiza entre 40 e 50 atendimentos diários.

Para ter acesso aos medicamentos de alto custo, o paciente deve apresentar laudo médico e receita com a indicação do remédio e da patologia. Também é necessário portar o Cartão Nacional de Saúde (SUS), que pode ser emitido em qualquer unidade básica de saúde do município.

Os medicamentos fornecidos fazem parte da chamada Atenção Secundária à Saúde e são indicados para casos que envolvem tratamentos mais complexos, doenças raras ou quando não há resposta aos medicamentos tradicionais.

Todos os brasileiros atendidos pelo SUS têm o direito de solicitar esses medicamentos quando são essenciais para o tratamento e para a preservação da saúde e qualidade de vida.

O horário de funcionamento da Farmácia de Alto Custo é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h para retirada de senhas.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.