SÃO CARLOS/SP - A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Carlos foi encerrada nesta sexta-feira (04/07), no Auditório do Paço Municipal, após três dias de intensos debates e atividades voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento teve como tema central “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência” e reuniu mais de 500 participantes, entre representantes do poder público, trabalhadores do setor, usuários e membros da sociedade civil.
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a conferência teve como objetivo avaliar os avanços, identificar desafios e propor novas diretrizes para a consolidação da política de assistência social.
Durante o encontro, foram realizadas mesas de discussão, grupos de trabalho e debates sobre cinco eixos temáticos. As propostas elaboradas serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência, ampliando a representatividade de São Carlos no cenário das políticas públicas sociais.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, ressaltou o êxito da iniciativa. “Foram três dias muito gratificantes para o SUAS e seu fortalecimento em São Carlos. Abordamos temas fundamentais e construímos propostas importantes. Além disso, elegemos as delegadas que representarão o município nas próximas etapas: Ana Júlia Milani Santos pelos trabalhadores, Raquel Alves Borba pelas entidades e Maria Nelcy Souza pelos usuários. Agradeço a todos pela participação e engajamento”.
Para Célia Costa, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência foi uma demonstração do compromisso coletivo com a política de assistência social. “O evento destacou o papel central do usuário como protagonista dessa história. Mas nada seria possível sem o trabalho integrado entre a rede direta e indireta, a Secretaria e o Governo Municipal. É um ganho concreto para toda a cidade.”
Com o encerramento da 15ª edição, São Carlos reforça seu compromisso com a construção de uma política pública de assistência social mais participativa, inclusiva e eficaz.