fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 03 Julho 2025

SÃO CARLOS/SP - Nesta quinta-feira (3), o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes (PP), deu posse a Moisés Lazarini, do PL, como vereador na Câmara Municipal. Moisés assume após a extinção do mandato do vereador Leandro Augusto do Amaral, conhecido como Leandro Guerreiro (PL), em decorrência de condenação criminal com trânsito em julgado.

Com base na Constituição Federal, no Decreto-Lei nº 201/1967, na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal, a extinção do mandato é consequência automática da suspensão dos direitos políticos e não depende de deliberação do plenário. Com a vacância oficializada, foi convocado o suplente de Leandro Guerreiro, o ex-vereador Moisés Lazarine (PL).

Para o presidente da Câmara, Lucão Fernandes (PP), o vereador Moisés Lazarini tem condições de fazer um trabalho importante em prol da comunidade, e colocou a sua presidência e toda a estrutura necessária para auxiliar o vereador. “Vamos colocar toda a estrutura da Câmara à disposição do vereador Moisés Lazarini, para que ele possa exercer plenamente o seu mandato”, concluiu Lucão.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Dados da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram São Carlos entre os 50 municípios do Estado na geração de empregos. O município fechou o mês de maio com saldo positivo de 282 postos de trabalho, ocupando a 28ª posição no ranking estadual.

No acumulado do ano, São Carlos já gerou 1.605 vagas com carteira assinada, alcançando a 33ª colocação entre os municípios paulistas. Quando considerados os últimos 12 meses (junho de 2024 a maio de 2025), o saldo total chega a 2.519 empregos, o que coloca a cidade na 26ª posição no estado.

No contexto de geração de empregos e inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a atuação da Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”. No primeiro semestre deste ano, a unidade ofertou 2.056 vagas de emprego. “A Casa do Trabalhador tem sido uma ferramenta essencial para conectar empresas e candidatos em São Carlos. Nosso objetivo é garantir oportunidades igualitárias e ampliar o acesso ao emprego formal. Esses resultados comprovam que a política pública está sendo efetiva e que nossa cidade está preparada para crescer com inclusão e desenvolvimento”, afirmou.

No Estado - O estado de São Paulo também se destacou no cenário nacional, sendo responsável pela criação de 310 mil vagas formais nos primeiros cinco meses de 2025, o equivalente a cerca de 2 mil por dia. Apenas em maio, foram mais de 33 mil postos de trabalho gerados, representando 22% das vagas criadas em todo o país naquele mês. No acumulado de 12 meses, o estado soma 434 mil novas oportunidades, o que reforça seu protagonismo como motor econômico do Brasil.

Em todos os períodos analisados, houve crescimento na abertura de vagas em São Paulo: 0,23% em maio, 2,16% no acumulado do ano e 3,06% nos últimos 12 meses.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos em maio no estado, com 18.813 vagas abertas, seguido pelo comércio (8.704) e pelas áreas ligadas à administração pública, educação e saúde (7.351).

Outro dado positivo é que o Estado de São Paulo registrou o maior salário médio de admissão do Brasil em maio: R$ 2.548,34, superando a média nacional de R$ 2.248,71. Esse valor representa um crescimento de 0,51% em relação ao mesmo período de 2024 e reflete as melhores condições do mercado formal paulista.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Conservação e Qualidade Urbana, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, além da Defesa Civil, Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, acompanhou entre os dias 1º e 3 de julho a demolição de seis imóveis abandonados localizados nas ruas Eugênio de Andrade Egas e Luís Martins Rodrigues, na região da Vila Costa do Sol.

A ação ocorreu após moradores protocolarem reclamações junto à administração municipal e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, relatando que os imóveis estavam invadidos e sendo utilizados como abrigo por criminosos, usuários de drogas e pessoas em situação de rua, colocando em risco a segurança da vizinhança.

Laudo técnico da Defesa Civil constatou que as edificações apresentavam risco de desabamento. Com base nesse parecer, o Departamento de Fiscalização autorizou a demolição dos imóveis.
Antes da ação, os proprietários foram devidamente notificados sobre as condições precárias das construções e os riscos que representavam. Como não houve cumprimento dos prazos administrativos estipulados, a Prefeitura executou a demolição e realizou a limpeza das áreas, visando preservar a segurança e a saúde pública.

Segundo o diretor do departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, “a medida foi necessária para proteger os moradores e restabelecer a ordem no local”. 

O promotor de Justiça Flávio Okamoto acompanhou o processo e destacou a importância da iniciativa para o bem-estar da comunidade.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram o funcionamento do comércio varejista tradicional de São Carlos e Ibaté, nos sábados 5 (amanhã) e 12 de julho, o comércio funciona das 9h às 17h.

Já no feriado, próxima quarta-feira, 09 de julho, o comércio está autorizado a funcionar das 9h às 13h.

Para o segundo semestre de 2025, também está autorizada a abertura do comércio, no mesmo horário (das 9h às 13h), no feriado de 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República.

Além disso, as lojas de São Carlos e Ibaté terão horário estendido, até às 22h, na antevéspera do Dia dos Pais (sexta-feira, 8 de agosto) e na Black Friday (sexta-feira, 28 de novembro). No sábado, pós-Black Friday (29 de novembro), abrem das 9h às 17h. 

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Em 2025 já foram registradas 24.905 notificações para Dengue, com 5.562 casos descartados e 19.181 casos positivos (30 casos referentes a essa última semana e 155 referentes a exames de semanas anteriores, cujo resultado saiu somente agora), sendo todos autóctones, 162 ainda aguardam resultado de exame, com 20 óbitos confirmados, 5 óbitos em investigação e 16 descartados. Neste momento 1 pessoa está internada em enfermaria e 2 em UTI.

Para Chikungunya foram registradas 471 notificações, com 469 casos descartados, 2 casos positivos (todos importados) e nenhum aguardando resultado de exame.

Para Zika foram registradas 422 notificações, com 422 casos descartados e Febre Amarela 2 notificações e 1 óbito confirmado e 1 exame pendente para humanos.  Portanto até o momento foram registrados 20 óbitos por Dengue e 1 por Febre Amarela.  

Confira os óbitos por Dengue:

1) 90 anos, sexo feminino, moradora do Jardim Paraíso e com comorbidades. Óbito em 13/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 02/03/25;

2) 93 anos, sexo masculino, morador da Vila Prado e com comorbidades. Óbito em 13/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 28/02/25;

3) 90 anos, sexo feminino, moradora da Vila Prado e com comorbidades. Óbito em 20/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 07/03/25;

4) 83 anos, sexo feminino, morador do Cruzeiro do Sul e com comorbidades. Óbito em 29/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 21/03/25;

5) 91 anos, sexo masculino , morador  do Presidente Collor e com comorbidades. Óbito em 28/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 12/03/25;

6) 74 anos, sexo masculino, morador do Planalto Paraíso e com comorbidades. Óbito em 22/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 14/03/25;

7) 65 anos, sexo feminino, moradora  no Cidade Aracy e com comorbidades. Óbito em 10/04/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 01/04/25;

8) 81 anos, sexo masculino, morador  do Jardim Tangará e com comorbidades. Óbito em 13/04/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 06/04/25;  

9) 82 anos, sexo feminino, moradora  da Vila Costa do Sol e com comorbidades. Óbito em 23/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 19/03/25;

10) 58 anos, sexo feminino, moradora da Vila Costa do Sol e com comorbidades. Óbito em 25/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 20/03/25.

11) 84 anos, sexo feminino, moradora do Jardim Tangará e com comorbidades. Óbito em 31/03/25 e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 26/03/25;

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de Cidade Inteligente e Transparência, recebeu a visita do secretário adjunto de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, Humberto de Alencar, em um encontro que reuniu representantes da USP, UFSCar, Sebrae, Senai e ParqTec. O objetivo foi compartilhar experiências e boas práticas adotadas na capital paulista e que podem fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia em nível municipal.

Durante a reunião, Alencar - que também é pesquisador da Escola Politécnica da USP - destacou o papel da regulamentação do marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação como instrumento para desburocratizar processos e impulsionar iniciativas inovadoras. “Nossa intenção é apresentar as melhores práticas que temos aplicado em São Paulo, como o modelo mais atual de Distrito de Inovação, criado em parceria entre Prefeitura e Estado, que articula universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos para transformar vocações locais em soluções de impacto”, afirmou.

Conexão - A proposta é criar um ambiente de cooperação entre universidades, startups, empresas, instituições de fomento e órgãos públicos, onde todos atuem de forma integrada para acelerar projetos inovadores. O secretário reforçou que o modelo aplicado em São Paulo é totalmente replicável em outras cidades.

Segundo Alencar, o segredo está em quebrar as barreiras burocráticas que historicamente travam o avanço tecnológico. “Não nos falta capacidade para gerar inovação. O que muitas vezes emperra é a burocracia. Criamos ferramentas jurídicas mais modernas, que dão velocidade e segurança ao processo”, explicou.

O encontro também serviu para debater o andamento do futuro Distrito de Inovação de São Carlos, que busca unir ciência, tecnologia e urbanismo. O projeto, que está sendo planejado para ser inserido no novo Plano Diretor da cidade, pretende conectar infraestrutura urbana aos eixos de desenvolvimento inovador. A meta é reunir universidades, startups e indústrias em um mesmo território, criando um ecossistema vibrante e sustentável.

O assessor do prefeito Netto Donato, José Galizia Tundisi, destacou a importância da visita de Alencar, não só por sua experiência técnica, mas também por seu papel na coordenação do Distrito de Inovação de São Paulo. “Ele nos trouxe diretrizes valiosas para estruturar o projeto de avanços tecnológicos para São Carlos”, enfatizou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destaca a importância dessa troca de experiências para que São Carlos avance em inovação tecnológica. “Esse debate sobre a modernização dos mecanismos de atuação pública é extremamente relevante. A iniciativa demonstra o comprometimento do município em se aproximar e valorizar o ecossistema de inovação, ciência e tecnologia da nossa cidade. Estamos atentos a esse setor como um eixo estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico local de forma sustentável e alinhada às demandas atuais”.

SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico de São Carlos informa que as inscrições para o Passeio Noturno e a Quarta com Bicho, agora já podem ser feitas pela internet, diretamente na plataforma Sympla .
Para se inscrever para participar do Passeio Noturno, que acontece nos dias 11 e 25 de julho, com concentração a partir das 19h, na entrada do parque basta, clicar em   https://www.sympla.com.br/evento/passeio-noturno/3022898

No Passeio, o participante terá a experiência de caminhar no escuro entre animais selvagens, guiado apenas por sons e cheiros da natureza. Durante o trajeto de até 2h30, os participantes têm a chance de observar onças, raposas e corujas, além de vivenciar uma experiência sensorial única.

Já para a Quarta com Bicho, que acontece nos dias 9 e 23 de julho, em dois turnos - manhã (08h às 11h) e tarde (13h às 16h), as inscrições devem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/quarta-com-bicho/3022993.

Na Quarta com Bicho famílias inteiras podem conhecer os bastidores do parque, acompanhar o manejo de animais e aprender sobre o trabalho dos profissionais que cuidam da fauna local. Em caso de mau tempo, a programação pode ser alterada.

Férias de Inverno - De 15 a 18 de julho, crianças de 7 a 12 anos poderão participar do Curso de Férias de Inverno, uma imersão educativa e divertida no universo da conservação ambiental. A proposta é despertar o interesse pela natureza por meio de atividades práticas sobre o meio ambiente, manejo de animais silvestres e sustentabilidade. Para essa atividade a inscrição deve ser feita presencialmente na administração do Parque. Os responsáveis devem preencher a ficha de inscrição, pagar a taxa, assinar a autorização e receber todas as orientações. É necessário seguir instruções de vestimenta adequada às atividades de campo e trazer itens como protetor solar, repelente e binóculos. Durante os dias 15, 16 e 17, não será oferecido almoço, mas os participantes podem levar seus próprios lanches.

O Parque Ecológico de São Carlos está localizado Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelo  (16) 99650-4708 (WhatsApp).

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O prefeito de São Carlos, Netto Donato, e o vice-prefeito, Roselei Françoso, receberam nesta quinta-feira (3/7) o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), que destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares ao município. O valor será investido em ações nas áreas da Saúde e da Educação, com foco na ampliação de atendimentos e na modernização das escolas.

Durante a visita, Zimbaldi reafirmou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento dos municípios e destacou a importância do diálogo direto com as lideranças locais. “É fundamental conhecer a realidade de cada cidade, como aqui em São Carlos, para entender de perto as demandas da população e viabilizar soluções junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa”, afirmou o parlamentar.

Segundo o vice-prefeito Roselei Françoso, além dos recursos para a saúde, o deputado Rafa Zimbaldi tem sido fundamental nas articulações com o Governo do Estado, especialmente para garantir a entrega de 540 computadores destinados aos alunos da rede municipal”, declarou. A aquisição faz parte do programa Currículo Paulista, e São Carlos será um dos primeiros municípios a receber os equipamentos. A meta é chegar a 1.400 computadores.

Roselei também mencionou o pedido feito durante a visita do deputado para a cobertura da quadra da maior escola do município, o CAIC Afonso Fioca Vitali, no bairro Cidade Aracy. “Essa estrutura trará mais segurança e conforto aos nossos alunos. O deputado acolheu nosso pedido e estamos confiantes em mais esse avanço”.

SAÚDE - O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, explicou que parte das emendas já está sendo utilizada no Ambulatório de Feridas do Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME), incluindo a aquisição de medicamentos modernos e bolsas de ostomia. “São investimentos que melhoram a qualidade de vida de muitos pacientes e evitam complicações como amputações. O deputado tem se mostrado um aliado estratégico da nossa cidade”, afirmou.

Leandro Pilha disse que R$ 400 mil já estão na conta da Secretaria de Saúde para esse fim. Por sua vez, o deputado estadual Rafa Zimbaldi se comprometeu a destinar outros R$ 600 mil para o Ambulatório.

Já o prefeito Netto Donato destacou a importância da aproximação com o Legislativo Estadual. “O deputado Rafa Zimbaldi tem sido um parceiro importante, não apenas pelo envio de recursos, mas também por facilitar o acesso de São Carlos às secretarias do governo. Isso acelera a adesão da cidade a novos programas e garante mais investimentos”, concluiu.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - As apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho. O reajuste atinge as modalidades Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Mega-Sena, Loteca e Super Sete.

De acordo com a Caixa, o reajuste busca ampliar premiações e fortalecer repasses sociais, contribuindo para o desenvolvimento do país.

“A atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais que beneficiam milhões de brasileiros”, informa o banco, em comunicado.

Confira abaixo o cronograma de ajuste e os novos valores por modalidade:

Modalidade Novos Valores Nº do Concurso Abertura de Apostas Sorteio
Dupla Sena     R$ 3,00      2.832         09/07/2025  11/07/2025
Quina     R$ 3,00      6.770         09/07/2025  10/07/2025
Lotofácil     R$ 3,50      3.439         09/07/2025  10/07/2025
Loteca     R$ 4,00      1.202         09/07/2025  14/07/3035
Mega-Sena     R$ 6,00         2.887         10/07/2025  12/07/2025
Super Sete     R$ 3,00       0.727          30/07/2025

  01/08/2025

 

 

AGÊNCIA BRASIL 

Publicado em Economia

BRASÍLIA/DF - O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que foi o candidato de Lula (PT) nas eleições municipais em São Paulo e é cotado para a Secretaria-Geral da Presidência, tem protagonizado ataques ao centrão nas redes sociais em ofensiva de lulistas após a derrubada pelo Congresso do decreto do IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Em vídeos e cards, Boulos diz que o governo Lula foi derrotado na votação da semana passada porque resistiu a pressões do Congresso e do mercado financeiro para cortar gastos com a população pobre.

Haveria, segundo o deputado, uma aliança entre o centrão e a direita para aumentar a insatisfação popular por meio dos cortes, enfraquecer Lula e pavimentar o caminho para a eleição de um candidato de direita em 2026.

"Se juntam para derrubar o decreto do Lula e tentar forçar o governo a fazer os cortes no lombo do povo. É o lobby dos bilionários que atuou para que eles não paguem nada e o povo pague a conta", diz o deputado em uma das postagens.

Das últimas 21 postagens do perfil do deputado no Instagram, 10 são ataques ao centrão ou à direita no Congresso. Outras quatro tratam do que seria a luta do governo por justiça tributária -discurso que governistas mobilizaram nas redes desde a derrota da quarta-feira passada.

Perfis próximos, inclusive o da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), mobilizam a palavra de ordem "Congresso inimigo do povo", mas Boulos evita o mote por enquanto. Ele também não direcionou críticas diretas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que demonstrou irritação com o mote da mobilização governista.

A postura de Boulos contrasta com a de outras figuras proeminentes no governo e na base aliada.

Mesmo o usualmente combativo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) tem feito críticas mais amenas à conduta do Congresso, e o tom das postagens do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é visivelmente mais leve.

Igual é a postura da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), responsável pelas relações com o Congresso, que chegou a ir às redes sociais defender o presidente da Câmara dos Deputados.

"O debate, a divergência, a disputa política fazem parte da democracia. Mas nada disso autoriza os ataques pessoais e desqualificados nas redes sociais contra o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta", escreveu no X.

Procurado pela reportagem, Boulos disse que nenhum colega parlamentar manifestou incômodo com suas postagens e disse que a direita tem que aprender a receber críticas. "As críticas são parte do jogo democrático. Da mesma forma que a direita ataca, tem que saber ser atacada. É importante o povo saber o que está em jogo no país neste momento".

Após a derrota na Câmara e no Senado na quarta-feira passada (25) pelo tema do IOF, governistas partiram para a ofensiva nas redes sociais. A base mobiliza a narrativa segundo a qual o Congresso estaria protegendo privilégios ao derrubar as alíquotas do IOF.

Vídeos feitos com inteligência artificial mostram trabalhadores pagando a maior parte da carga tributária nacional e sustentando o "Condomínio Brasil", enquanto os moradores de cobertura estariam desfrutando de tudo sem pagar impostos.

O governo, por sua vez, estaria buscando justiça tributária ao taxar os "BBB": bancos, bets e bilionários. Essa linha segue um direcionamento do próprio presidente Lula, que disse enfrentar uma rebelião toda vez que tenta aumentar impostos sobre os mais ricos.

A mobilização gerou incômodo entre congressistas. Motta acusou o governo de fomentar a polarização social e tem manifestado seu incômodo durante conversas no Fórum de Lisboa, encontro entre personalidades do mundo empresarial, político e jurídico na capital portuguesa.

Em meio à ofensiva midiática, o governo tenta derrubar o decreto legislativo sobre o IOF no Supremo. Em ação protocolada nesta terça-feira (1), a Advocacia-Geral da União argumenta que o decreto representa interferência indevida do Congresso sobre as prerrogativas do Executivo e, portanto, uma violação do princípio da separação entre os três poderes.

A jogada gerou movimentos de conciliação por parte de ministros de Supremo, que receiam contratar mais um desgaste em meio ao julgamento da trama golpista e logo após a discussão sobre responsabilização das big techs.

"Eu espero que aqui se construa uma solução. Eu acho que essa crise do IOF é mais a revelação de um sintoma do que da doença. Nós precisamos tratar da doença, a falta de diálogo, a falta de coordenação. Isso aqui é apenas a ponta do iceberg de uma crise. Nós precisamos resolver e debelar a crise", afirmou o ministro Gilmar Mendes nesta quarta-feira (2), em Lisboa.

 

 

por Folhapress

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.