Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Neste final do ano o assunto é a troca de presentes e por mais simples e debatido que ele seja, sempre existem dúvidas.
Sistematicamente a compra e venda de produtos aumenta em época sazonais e no Natal não é diferente.
Quando compramos produtos para nós mesmos, nem sempre temos a certeza de que iremos gostar ou nos adaptar. Agora quando damos um presente, a chance do produto não servir ou não agradar o presenteado é muito maior, entre tais motivos estão: não gostou da cor, do modelo ou quem deu o presente não acertou no tamanho.
Diante de tais questões, é importante o consumidor e o fornecedor saberem os seus diretos e deveres.
Destaco os exemplos mais comuns que ocorrem durante os pedidos de troca e reforço que tanto faz se a compra é para presentear ou para a própria pessoa, vamos lá:
COMPREI, NÃO GOSTEI OU NÃO SERVIU - A loja/fornecedor não é obrigado a efetuar a troca, a menos que no momento da venda ela tenha se comprometido com o cliente. Por isso, antes de comprar informe-se sobre as condições de troca do estabelecimento, exija que a informação conste na nota fiscal ou de outra forma, por exemplo, carimbo na caixa de sapato ou etiqueta de roupa;
COMPREI E O PRODUTO POSSUI VÍCIO/DEFEITO - A loja fornecedora e fabricante têm até 30 dias para solucionar o problema, por isso é essencial que o consumidor tenha um documento com o dia em que a reclamação foi feita, e-mail, protocolo por exemplo.
Ressalto que se o reparo não for realizado em até 30 dias, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.
Importante: Agora se o produto adquirido for essencial como por exemplo, geladeira, fogão, colchão ou se em virtude da extensão do defeito a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir-lhe o valor, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado. Neste caso, cabe a devolução do valor pago ou troca imediata do produto.
COMPREI PELA INTERNET, CATÁLOGO, TV, TELEFONE E NÃO ME ADAPTEI E NÃO GOSTEI DO PRODUTO OU PRESENTE - Neste caso o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias - da data da aquisição ou recebimento do produto. É importante formalizar a desistência por escrito, exemplo: e-mail, carta com aviso de recebimento (AR).
Se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago, inclusive frete. A despesa para encaminhar o produto deve ser arcado pela empresa fornecedora, o consumidor não pode ter ônus.
Se a opção for apenas trocar o produto, verifique a política de troca do site.
COMO FAÇO PARA TROCAR O PRODUTO?
Devo guardar de forma segura a nota fiscal ou o recibo de compra e apresentar na hora de fazer a troca. Em caso de peças de vestuário, mantenha a etiqueta do produto.
E QUANTO AO VALOR DA TROCA?
No momento da troca, deve prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço.
Lembro que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o lojista não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.
Agora que aprendemos mais sobre a troca de produtos e presentes, basta no momento da compra nos atentarmos para com a política de troca do estabelecimento, com isso diminuímos a chance de não usarmos as compras e o fornecedor que realiza a troca por liberalidade aumenta a chance de conquistar seus clientes.
Atualmente a Lei autoriza o lojista a diferenciar as compras realizadas em dinheiro daquelas realizadas em Cartão de Crédito e Débito, em todo caso, converse e solicite que o desconto no cartão de débito e de crédito em uma parcela seja o mesmo do pagamento em dinheiro.
Evite comprar com quem diferencia o dinheiro em espécie do dinheiro de plástico (cartão).
Com o aumento da criminalidade e a falta de segurança pública, evite andar com dinheiro vivo, siga as normas sanitárias.
Boa troca a todos, por hoje é só!
*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP.
Foram 556 cartas e bombons entregues aos profissionais da saúde, hotelaria e área administrativa como forma de agradecimento.
SÃO CARLOS/SP - Um grupo de voluntários da Congregação de Língua Espanhola das Testemunhas de Jeová de São Carlos preparou 556 cartas com bombons para os profissionais da Santa Casa. No total, 46 pessoas entre idosos, adultos e crianças prepararam as cartas escritas à mão. Dessas, 310 cartas foram destinadas aos médicos, 133 aos enfermeiros, 60 para a equipe da limpeza e 53 cartas foram entregues para as áreas administrativas.
De acordo com o representante do grupo, Juliano Linares Santos, a ação visa valorizar a dedicação dos profissionais da saúde pelo cuidado oferecido aos pacientes, principalmente durante todo esse ano de pandemia. “Com o passar dos meses, temos observado o grande esforço de todos os profissionais que trabalham na linha de frente no combate à pandemia. Um integrante do nosso grupo contraiu a doença e precisou de cuidados especiais. Por esse motivo, decidimos escrever cartas de agradecimento aos profissionais da Santa Casa de São Carlos que atuam no combate da COVID-19 e todas as equipes em geral do hospital que trabalham arduamente arriscando suas próprias vidas para cuidar da saúde de tantas pessoas que necessitam de cuidados”, explica o representante.
Juliano ressalta que o trabalho terá continuidade e o grupo já está escrevendo cartas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos e Araraquara.
As cartas foram entregues aos profissionais de diversos setores através da equipe do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa. Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa, Juliana Tedesco “ações como estas são importantes para valorizar o trabalho dos profissionais que se dedicam ao cuidado do próximo em um momento tão ímpar. Os profissionais de saúde também sentem medo da doença e, mesmo assim, em um ato de coragem, se expõem para cuidar das pessoas que necessitam”, conta a coordenadora.
“Só tenho a agradecer a todos pelo carinho recebido, nos sentimos vistos e isso nos conforta e nos dá mais força para seguir em frente e a fazer o melhor por cada paciente. Gratidão por cada palavra recebida através da carta. Esse gesto nos tirou tantos sorrisos nesse momento difícil que estamos passando. Obrigada por nos proporcionarem esse sentimento de felicidade”, ressalta a psicóloga da Santa Casa, Jaqueline Triani.
Para o nefrologista e Responsável Técnico da Nefrologia da Santa Casa, Douglas Pinotti, esse gesto é muito importante para demonstrar, em um momento em que todos estão fragilizados. “Por conta da pandemia, muitos abriram mão de muitos projetos pessoais para se empenhar nesse trabalho árduo. Por isso, receber um alento de uma comunidade tão importante e religiosa da cidade, só nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Em nome de toda equipe da Nefrologia, quero agradecer o carinho do grupo e dizer que isso nos dá forças”, agradece Pinotti.
“Acredito que influenciamos a vida do próximo. Deixamos marcas na vida das pessoas, assim como os pacientes deixam marcas em nossas vidas. Esse gesto foi genuíno e nos trouxe mais ânimo, coragem e vontade de lutar ainda mais pela cura de cada paciente”, ressalta a Nefrologista da Santa Casa, Ana Paula Giraldes.
A Escriturária do setor da Nefrologia da Santa Casa, Silvia Marques, afirma que “esse gesto tão simples me encheu de alegria e mostrou que não devemos desanimar durante esse momento de pandemia. Cada pessoa que se dedicou a escrever essas cartas me fez lembrar do tempo em que recebíamos cartas. Fiquei muito feliz com esse gesto e estou profundamente emocionada com esse carinho”.
De acordo com o Coordenador de Enfermagem da Nefrologia, Elio Vieira da Silva Júnior, o gesto de solidariedade levou alegria e conforto aos profissionais que receberam a carta. “Essas ações nos trazem uma emoção muito grande. É um cenário crítico para toda população e uma exposição muito grande para todos nós. Receber esse carinho é uma demonstração de afeto que nos motiva cada vez mais a enfrentar os novos desafios, a equilibrar a nossa equipe nessa atuação e a vencer esses novos obstáculos que podem surgir. Todos nós juntos podemos ser muito mais fortes nesse momento de tamanha dificuldade”, conta o Coordenador.
SÃO CARLOS/SP - Chegamos ao fim de um ano tão conturbado, com mudanças repentinas que afetaram a vida de todas as pessoas pelo mundo. De repente, todos se viram em uma situação de isolamento social para evitar uma maior onda de contágio causada por um vírus que começou a circular por todos os continentes, afetando grande parte da população.
Mudanças desse tipo, podem gerar grande impacto na saúde mental de diversas pessoas, uma vez que, a rotina muda repentinamente e vem a sobrecarga de tarefas com o home office, cuidar da casa, filhos e demais atividades, além da preocupação com a situação da pandemia.
Em março, quando começaram oficialmente os casos no Brasil, pessoas ficaram desesperadas com o ocorrido. A preocupação demasiada com a contaminação, gerou mais ansiedade e estresse, principalmente naqueles que não puderam manter o isolamento social e precisaram sair para trabalhar.
De fato, todo este ocorrido que vem se estendendo desde março, acaba nos afetando psicologicamente e por isso precisamos dar toda atenção a este assunto. Saúde e bem-estar são elementos essenciais em nossa vida e que devem ter a devida atenção.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, casos de depressão aumentaram em 90% e casos de crises de ansiedade e estresse agudo mais que dobraram entre março e abril deste ano.
Números esses que não diminuíram, uma vez que o retorno à rotina depois do período de home office, tem causado grande ansiedade e estresse na população. Além disso um outro estudo conduzido pelo Instituto Bem do Estar e pela NOZ Pesquisa e Inteligência revelou que 53% dos brasileiros tiveram mais alterações de humor durante o período de isolamento.
E estes são sintomas cada vez mais comuns durante a pandemia, por isso, devemos nos atentar e cuidar da nossa saúde mental. Sendo assim, procure neste período realizar atividades que te tragam felicidade e bem-estar: medite, cozinhe, ouça música, dance, desenhe, escreva, leia, converse com os amigos, se exercite.
Se possível tire uns minutinhos por dia para você e realize alguma atividade, ou simplesmente descanse. O ano já está acabando e precisamos renovar nossas energias para entrar em 2021 com mais ânimo, perseverança e fé de que será um ano de prosperidade.
*Dora Ramos está há mais de 20 anos na jornada do autoconhecimento, é terapeuta holística, além de trabalhar com PNL, aromaterapia, massagem, reiki e outras terapias de reconexão. Também é consultora contábil e CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.
SÃO CARLOS/SP - A vereadora Cidinha do Oncológico apresentou um requerimento, solicitando informações da Prefeitura sobre a instalação de proteção de acrílico para atendimento em todas as unidades de saúde do município.
Segundo a vereadora, a ausência do equipamento adequado coloca em risco os servidores que estão no atendimento da população. Salientando ainda, que o risco de contaminação está aumentando em nossa cidade devido à pandemia.
A parlamentar destaca que é de extrema urgência a aquisição dos equipamentos para proteção dos servidores e também da própria população. E questiona a Prefeitura de quando esses equipamentos serão adquiridos e instalados.
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