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Redação

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O Ranking Green Metrics avalia o esforço das Universidades para preservação do meio ambiente

 

SÃO CARLOS/SP - O Ranking Green Metrics (http://greenmetric.ui.ac.id/overall-rankings-2020/) é conduzido pela Universidade da Indonésia, sendo o único ranking internacional que avalia o esforço das Universidades para preservação do meio ambiente. Em 2020, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participa deste ranking pelo segundo ano consecutivo.

Mudanças - No total, em 2020 participaram 132 Universidades a mais que no ano de 2019. No Brasil foram 10 Universidades participantes a mais que no ano anterior. Mesmo com aumento de participantes, a UFSCar avançou 150 posições no cenário internacional (362° lugar, em 2020) e 8 posições em comparação às demais Universidades brasileiras (15° lugar, em 2020).

Para Roberta Sanches, Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e servidora da UFSCar, este avanço concretiza um esforço coletivo da Universidade. "É fruto do trabalho de toda Universidade rumo à construção de uma UFSCar cada vez mais sustentável", explica. "Além disso, a integração de diversos setores para consolidação dos dados foi de extrema importância", finaliza a Dra. Roberta Sanches.

Avaliação - A classificação é feita a partir de indicadores de sustentabilidade divididos em seis categorias: 1. Paisagem e Infraestrutura; 2. Energia e Mudanças Climáticas; 3. Resíduos; 4. Água; 5. Transporte; 6. Educação e Pesquisa.

Eficiência Energética na UFSCar - De 2017 a 2020, a UFSCar construiu 7 Usinas Solares Fotovoltaicas e realizou a troca de quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologias led. De 2019 a 2020, o quesito "Energia e Mudanças Climáticas" foi o que mais apresentou avanços no Ranking Green Metrics.

"Desde 2017 que participamos de editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em busca de recursos para o fortalecimento da UFSCar como Universidade sustentável. Desde então, já obtivemos R$ 8 milhões para investimento. Os projetos que realizamos com este recurso equivalem ao plantio de cerca de 4.400 árvores ao ano", acrescenta a Reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann.

O Ranking - Os resultados de 2020 foram apresentados em 7 de dezembro. Uma cerimônia virtual, conduzida pelo Reitor da Universidade da Indonésia, Prof. Dr. Ari Kuncoro, marcou a divulgação. Acesse o ranking completo aqui (http://greenmetric.ui.ac.id/overall-rankings-2020/).

RIO DE JANEIRO/RJ - A cantora Luísa Sonza confirmou que lançará uma música em parceria com Anitta e Pabllo Vittar, chamada “Modo Turbo”. Um possível feat entre as três já vinha sendo especulada pelos fãs há vários dias, mas a confirmação aconteceu depois que imagens de divulgação do hit foram vazadas nas redes sociais por uma pessoa ainda desconhecida.

O anúncio forçado deixou a dona do hit “Braba” irritada, e ela decidiu se manifestar sobre o assunto nas redes sociais demonstrando descontentamento com a situação: “A gente vai até o inferno achar quem vazou essa foto”, escreveu a cantora no Twitter, em tom de ameaça.

A gnt vai até o inferno achar quem vazou essa foto.

A música interpretada pelas artistas se chama “Modo Turbo” e será lançada na próxima segunda-feira (21). O horário ainda não foi divulgado.

 

 

*Por: JETSS

SÃO PAULO/SP - Jojo Todynho foi consagrada campeã de “A Fazenda 12” na noite desta última quinta-feira (17) e faturou R$ 1,5 milhão da premiação do reality show da RecordTV. Como já é de costume, a cantora participou da Cabine de Descompressão para comentar a sua participação no programa.

Ao longo do bate-papo, a cantora salientou que estava feliz por ter superado o confinamento, por saber que é uma pessoa de difícil convivência.  A funkeira foi questionada por Marcos Mion sobre o que mais exigiu dela no jogo e não titubeou ao citar o autocontrole.

“Quem mais me colocou a prova? Eu mesma. Eu queria saber se eu ia conseguir. E eu conseguir. Eu sou o meu maior desafio. O que vem não são obstáculos, nem pedras, mas aprendizados”, disse a dona do hit ‘Que Tiro Foi Esse’.

“Hoje (ontem), eu falei na sala que uma das coisas que o Batata, meu empresário, fala pra mim é que a gente tem que andar com tijolo, um balde de cimento e uma pá para fazer a escada. Faz, esperar secar e sobe. vai subindo e não use as pessoas de trampolim. Você até sobe na gambiarra, mas vai cair e feio. Prego que se destaca, toma martelada”, defendeu a cantora.

Ao longo do bate-papo, a cantora ainda esclareceu que pretende usar o prêmio para construir um projeto social em Bangu, no Rio de Janeiro. Segundo Jojo, o projeto terá como foco oferecer apoio e assistência para crianças carentes, ressaltando que deseja proporcionar o que não pode ter na sua infância. 

“Uma das ideias que eu tenho é montar um projeto poder beneficiar todas as crianças do meu bairro. Lá tem alguns brisolões e proporcionar pra eles o que eu não tive na infância. Eu queria fazer balé, mas não tinha dinheiro e fui fazer luta que era melhor. Eu quero por coisas que possam direcionar eles melhor. Eles são o futuro do nosso Brasil”, ressaltou.

“Quando eu sai de Bangu, eu sofri muito ataque e preconceito, mas fui aplaudida por muitas pessoas. Eu tenho orgulho de ter saído de Bangu”, exaltou a campeã de “A Fazenda 12”.

 

Web comemora vitória de Jojo

A vitória de Jojo foi amplamente comemorada pelos fãs da cantora nas redes sociais, fazendo com que o nome da campeã se tornasse um dos mais comentados da web ao longo de toda a madrugada no Twitter.

“Esse é prêmio é muito merecido”, pontuou um fã. “Jojo não estava errada na tese dela. 1,5M pra conta”, brincou outro seguidor. “Jojo, a lenda”, publicou um terceiro fã.

 

 

*Por: JETSS

MUNDO - A Coca-Cola informou nesta última quinta-feira (17) que reduzirá em 2.200 seu quadro de funcionários no mundo, como parte de um plano de reestruturação.

A redução de pessoal corresponde a 2,6% da força de trabalho da empresa americana e significa a eliminação de 1.200 empregos nos Estados Unidos, segundo um porta-voz da empresa.

A gigante dos refrigerantes estabeleceu um programa de demissões voluntárias, mas “algum nível de redução involuntário” será necessário, informou o porta-voz.

“A pandemia (do novo coronavírus) não foi a causa destas mudanças, mas foi um catalisador para que a companhia se mexa mais rápido”, indicou.

A Coca-Cola espera despesas de 350 a 550 milhões de dólares com esta redução de pessoal.

A empresa reportou queda de 33% em seus lucros no terceiro trimestre, que somaram 1,7 bilhão de dólares, depois de uma queda de 9% em sua receita, para US$ 8,7 bilhões.

Sobre o Brasil, a empresa enviou uma nota:

“A Coca-Cola Company anunciou uma reformulação operacional, em escala global, e trabalha para fazer os ajustes de forma adequada. No mundo todo, temos o compromisso de garantir um tratamento justo e transparente ao longo deste processo. No momento, não temos informações específicas sobre o Brasil para compartilhar.”

 

 

 

*Da redação e AFP

*ISTOÉ DINHEIRO

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