fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Comitê emergencial de combate ao coronavirus se reúne para discutir novas flexibilizações

Comitê emergencial de combate ao coronavirus se reúne para discutir novas flexibilizações

Escrito por  Set 30, 2021

As novas recomendações serão apresentadas ao prefeito Airton Garcia 

SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta quarta-feira (29/09) para discutir novas medidas relativas a COVID-19 no município.

Desde de 17 de agosto o Governo do Estado retirou as restrições de horário e capacidade de público para comércio e serviços. Em São Carlos a capacidade de público permaneceu 80% e o horário de atendimento em restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência) já estava liberado em todos os dias da semana de acordo com o alvará de funcionamento. A intenção do Comitê agora é liberar a capacidade de público, ou seja, permitir 100% de ocupação. 

A liberação, se aprovada pelo prefeito Airton Garcia, será válida para comércio, mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços, além de academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e atividades religiosas.

Regras sanitárias permanecendo valendo. De acordo como Comitê, o uso de máscaras continua a ser obrigatório, assim como os protocolos de higiene. Permanece obrigatório, ainda, que os setores da economia sigam o distanciamento social, sem aglomerações e com distância de 1 metro.

 “O que nos preocupa são as mais de 20 mil pessoas que não finalizaram o esquema vacinal, ou seja, não receberam a segunda dose no período estabelecido. Somente na faixa etária de 30 a 39 anos são mais de 7 mil pessoas. A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus, portanto para continuarmos avançando, precisamos da colaboração de todos”, ressaltou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.  

Continua depois da publicidade

 “A nossa intenção é apresentar as recomendações o mais rápido possível ao prefeito Airton Garcia e publicar um novo decreto. Os indicadores da saúde nos permitem flexibilizar a capacidade de ocupação, porém precisamos da conscientização das pessoas quanto aos protocolos sanitários, o distanciamento e, principalmente, a importância da vacinação, uma vez que somente ela propicia o retorno integral das atividades econômicas. A imunização permitirá o retorno seguro de todos às atividades diárias, a recuperação do mercado consumidor e dos investimentos e, consequentemente, a reativação de todos os setores da economia”, ressaltou Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação.

O Passaporte da Vacina, mecanismo que já vem sendo usado na capital e em outros municípios do país, que comprova se a pessoa já tomou a primeira dose, completou o esquema vacinal ou recebeu dose única do imunizante contra a COVID-19 foi outro tema discutido na reunião do Comitê. “Vamos marcar uma reunião com todos os segmentos e por sugestão do vereador Gustavo Pozzi também poderemos realizar uma audiência pública sobre o tema. A ideia é fazer uma união pela vacina sem precisar de novos decretos”, finalizou Aquino.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, divulgou os novos indicadores da COVID-19 no município. “Os números nos mostram reduções nas médias. A média diária de novos casos está em 10,7 e de óbitos caiu de 1,68 a média diária para menos de 0,03. A vacinação também avançou e hoje 368.056 doses da vacina contra a COVID-19 já foram aplicadas no município, sendo 215.132 relativas a primeira dose, o que representa 84,53% da população, e com as duas doses 152.928, ou seja, 60,09% da população”.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31