fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

São Carlos confirma circulação da Cepa Brasileira

Escrito por  Mar 26, 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta sexta-feira (26/03) 8 casos da cepa brasileira (P1) do novo coronavírus em São Carlos.

No último dia 10 de março o Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos encaminhou amostras de 10 pacientes para o sequenciamento de nova geração (NGS - Next Generation sequencing) do SARS CoV2 para o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes do município com Síndrome Respiratória Aguda Grave, internados em UTI, com ventilação mecânica invasiva, sendo três do Hospital Universitário (HU/UFSCar), 4 da Santa Casa e três da Unimed.

Nesta sexta-feira (26/03) o Departamento de Vigilância em Saúde recebeu os resultados. Das 10 amostras sequenciadas, oito eram variantes P1 e duas, de outras linhagens já conhecidas de SARS-CoV-2. A variante P1 foi identificada inicialmente em Manaus e tem sido detectada em vários outros municípios do Brasil.

“Agradecemos o trabalho do Laboratório de Parasitologia Médica do Instituto de Medicina Tropical da USP por ter nos dado esse apoio e também o laboratório DNA Consult pela logística de envio das amostras. Na verdade, esperávamos essa comprovação uma vez que essa nova variante já estava circulando em outros municípios da região, inclusive em Araraquara”, destaca Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, com o aumento da transmissão da COVID-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados a circulação da nova cepa já era esperada. “Por isso mesmo antes do resultado dos exames, a Prefeitura já anunciou novas medidas restritivas válidas a partir deste sábado. Esperamos que a população entenda a gravidade da situação e nos ajude a parar essa transmissão”.


NOVAS MEDIDAS – A partir deste sábado, dia 27 de março, a multa para proprietários de área de lazer que alugam esses locais para promoção de eventos sociais e, consequentemente, aglomerações, será de R$ 10 mil, além de encargos sanitários e de posturas. A Prefeitura também decretou ponto facultativo na quinta-feira (01/04), já que no dia seguinte é sexta-feira da paixão (02/04), já considerado feriado nacional e proibiu vendas por sistema drive thru durante a semana da páscoa.

No período de 27 de março a 4 de abril, o comércio essencial e não essencial, incluindo bares e restaurantes, somente poderão atender por delivery, com proibição de retirada de produtos no local e por drive thru.

Para mercados, hipermercados, atacadistas/varejistas, a pedido do governador João Doria e do coordenador do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, a recomendação é manter o atendimento presencial, sendo assim, o horário de funcionamento, do segmento, continuará limitado até às 20h.

Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.

Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30