EUA - Em clima de final de ano, o WhatsApp fez na quarta-feira (14) uma retrospectiva das principais novidades relacionadas à função de chamadas de áudio e vídeo lançadas em 2022, no Android e no iOS. Como lembrou o mensageiro, a ferramenta é cada vez mais utilizada em todo o mundo.
A possibilidade de realizar chamadas de vídeo com até 32 pessoas simultaneamente, no celular, foi uma das melhorias relembradas pelo app da Meta. A ampliação, igualando a quantidade de pessoas nas ligações por voz, representa um número quatro vezes maior do que a capacidade anterior.
Também foi relembrada pela companhia a função de silenciar participantes ou enviar mensagem diretamente para eles durante uma chamada. Basta pressionar o nome da pessoa em questão, na lista, para aumentar o feed de áudio ou de vídeo e silenciar ou se comunicar com ela em particular.
Outro destaque entre as atualizações na ferramenta de chamadas do WhatsApp, este ano, foi a capacidade de convidar as pessoas para uma ligação em grupo enviando um link. A novidade colocou o mensageiro entre as opções para a realização de teleconferências, concorrendo com várias outras plataformas.
Mudanças no design
O mensageiro relembrou ainda as várias alterações visuais que chegaram à plataforma nos últimos 12 meses, como as “ondas coloridas” para permitir saber quem está chamando mesmo se a câmera estiver desligada. As notificações de banner aparecendo quando algum novo participante entra na conversa também foram citadas.
Em teste na versão beta do app para iOS, o recurso Picture in Picture (PiP) foi outra novidade mencionada pela empresa. Previsto para estrear no ano que vem no sistema da Apple, ele facilita a realização de outras atividades em meio às chamadas de vídeo.
Ao final da retrospectiva, o WhatsApp reforçou o compromisso de continuar a trazer melhorias para a função em 2023, oferecendo “chamadas privadas de alta qualidade” para todos.
por André Luiz Dias Gonçalves / TecMundo