SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos realizará, entre os dias 10 e 30 de novembro de 2021, um mutirão online de renegociação de dívidas. A iniciativa, que conta com a participação da Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal, acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma CONSUMIDOR.GOV.BR.
De acordo com Juliana Cortes, diretora do Procon São Carlos, muitos consumidores que estão em débito, deixam de procurar o Procon ou até mesmo o banco por se sentirem constrangidos com a situação nesse momento de pandemia. "Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão", avalia a diretora.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte link:
https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o app no seu celular.
Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.
Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, acessando o seguinte o link
https://mutirao.febraban.org.br/
Em casos de dúvidas o consumidor pode entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3419-4510 ou ir presencialmente na sede do Procon São Carlos, localizado na rua Rui Barbosa, n° 1.190, no centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 15h30.