Não é só o sol forte que é prejudicial, a exposição a luzes artificiais também pode causar danos, por elas emitirem radiações; uso do protetor solar deve ser uma constante
SÃO CARLOS/SP - Neste período de distanciamento social, o celular, o tablet, o computador e a televisão têm se tornado ainda mais presentes no dia a dia das pessoas, seja para informar, seja para entreter, trabalhar ou estudar. Entretanto, é comum não levar em conta que, além da praticidade, esses dispositivos eletrônicos emitem uma luminosidade que pode trazer prejuízos à pele. O alerta é da docente Alessandra Sant´Ana, do curso Técnico em Estética do Senac São Carlos.
“Luzes artificiais, como lâmpadas, computadores e aparelhos de celular, emitem radiações que podem causar manchas e o envelhecimento precoce. Essa luminosidade tem capacidade de penetrar na pele, alcançando suas camadas superficiais, provocando perda de vitalidade e aumentando os sinais de envelhecimento”, explica.
A boa notícia é que os efeitos podem ser facilmente anulados com o protetor solar, que deixa de ser um recurso usado apenas em situações de exposição ao sol, no verão, e passa a ser fundamental também em todas as outras estações, inclusive no inverno, e em casa. A docente também reforça para a falsa sensação de que, no frio, os raios solares são menos danosos.
“Embora no inverno o sol esteja mais fraco e a claridade seja menor, é errado pensarmos que os raios não nos atingem. Em termos comparativos e estatísticos, é praticamente a mesma intensidade dos dias ensolarados do verão”, pontua Alessandra.
A radiação solar é responsável por muitos sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce e manchas. Há também problemas graves que os raios ultravioletas podem causar, como queimaduras, lesões e até câncer de pele.
Para Silvia Helena Crempe, docente da área de beleza e estética do Senac São Carlos, usar o protetor solar todos os dias é fundamental. “Não se esqueça de proteger o rosto, assim como o corpo, locais específicos e de contato constante com o sol, como mãos, colo, peito do pé, orelhas e braços”, reforça.
A loção cria uma barreira, capaz de evitar que os raios UVA e UVB penetrem na pele e provoquem queimaduras mais sérias. “A recomendação é reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre que houver situações que possam minimizar sua eficácia, como a prática de atividades físicas”, orienta Silvia.
Aprimorando o conhecimento
Se você deseja saber mais sobre a área de beleza e estética, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética, com valores promocionais. Para mais informações, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos