"Diversos tipos de telas de TV, celulares e tablets compõem o universo infantil, pois, embora exista um uso funcional dessa tecnologia em prol do aprendizado de crianças na primeira infância, elas passam a maior parte do tempo online consumindo diversos conteúdos. A tecnologia tornou-se um artigo frequente na vida das crianças pequenas pré-escolares, com um aumento de uso ao longo dos anos, acentuado pela pandemia de Covid-19", descrevem os estudantes de Psicologia da UFSCar, Ana Carla Fonseca Salgado, Catarina Rentroia Picca e Julio Moya Kazmarek, pesquisadores envolvidos no estudo.
Segundo eles, o impacto do uso precoce de telas tem sido investigado em relação ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, físico, emocional e social das crianças. "Diversos estudos indicam uma relação importante entre o uso de telas pelas crianças e o desenvolvimento cognitivo, especialmente, das funções executivas. Muitos pesquisadores têm considerado possíveis prejuízos decorrentes da precocidade do acesso e do tempo despendido pelas crianças com as telas", explicam.
Entretanto, existem lacunas no que diz respeito aos impactos do uso nas funções executivas, especialmente em relação à memória de trabalho, afirmam os pesquisadores: "A memória de trabalho pode ser entendida como uma capacidade de reter pequenas quantidades de informação durante um curto período de tempo. É possível que o acesso precoce e prolongado às telas tenha impacto sobre essa capacidade das crianças. A importância deste estudo reside justamente em investigar uma possível associação entre o uso de telas e a memória de trabalho de crianças pequenas".
Participação
Pode participar da pesquisa apenas a pessoa responsável que convive com a criança diariamente; para isso, será necessário responder um questionário online sobre a criança, que deverá ter entre 4 a 5 anos de idade e que também realizará uma atividade para verificar como está sua memória. A atividade da criança acontece presencialmente no Laboratório de Interação Social (LIS), na área Sul do Campus São Carlos. A identidade dos participantes será mantida sob sigilo. Os resultados serão devolvidos aos responsáveis na forma de um relatório simplificado. Interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Catarina Ricca pelo WhatsApp (11) 99706-3661 ou pelo e-mail catarinarentroia@
O trabalho "Estudo sobre os efeitos do tempo de tela na memória de trabalho de crianças pré-escolares" tem orientação da professora Maria Stella Gil, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, sendo desenvolvido no âmbito da disciplina de "Práticas em Pesquisa 4" do curso de graduação em Psicologia da Universidade. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 73825423.5.0000.5504).